terça-feira, 29 de setembro de 2009

RIO DE JANEIRO, A CIDADE FELIZ...

JORNAL DO BRASIL:
- Policial Militar da Unidade de Polícia Pacificadora é agredido a pauladas na Cidade de Deus (leia).
- A Favela da Maré não está pra peixe.
João Pequeno, JB Online
RIO - Quatro meses após a invasão da Vila dos Pinheiros pelo Terceiro Comando Puro (TCP), a disputa com a facção rival Amigos dos Amigos (ADA) pelo controle das favelas do Complexo da Maré (Zona Norte) próximas à Linha Amarela continua assustando os moradores, que, após reunirem 600 pessoas em uma caminhada pela paz, há nove dias, seguem evitando pontos de confronto e, à cada noite, esperam novos tiroteios, já incorporados à rotina local
(
leia).
O DIA:
- Bandidos usam granada em assalto a restaurante francês em Copacabana.
Cerca de 15 clientes foram feitos reféns. Os criminosos fugiram em uma van, levando bolsas das vítimas e o dinheiro do caixa (
leia).
- Homem encontrado morto no interior da mala de um veículo na Praça Onze (leia).
O POVO DO RIO:
Filme oficial para 2016 esconde favelas da Cidade Sangue Quente do Brasil
Ícones do Rio não aparecem em apresentação. Até Morro da Mangueira desapareceu das proximidades do Maracanã
GISELLE SANT´ANNA
O Rio de Janeiro é o favorito para ser escolhido, na sexta-feira, a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, de acordo com o site Around the Rings, especializado em candidaturas olímpicas, que divulgou seu ranking na manhã de ontem. No entanto, caso a previsão se concretize, a Cidade Maravilhosa pode ser eleita ao esconder um de seus maiores ícones: as favelas. O filme oficial da candidatura do Rio, apresentado pelo Comitê Organizador à Comissão de Avaliação do COI, mostra a cidade dividida em quatro áreas: Copacabana (Zona Sul), Barra da Tijuca (Zona Oeste), Deodoro (Zona Oeste) e Maracanã (Zona Norte). Em cada uma delas, foram mostrados estádios, vilas esportivas e locais de disputas. Detalhe: nenhuma favela consta na paisagem. De acordo com o diretor de marketing do comitê brasileiro, Leonardo Gryner, a omissão não foi deliberada. Um exemplo da ausência de favelas pode ser notado no Maracanã, estádio ladeado pelo Morro da Mangueira. O estádio, com todas as modificações planejadas para o ano da Olimpíada, é mostrado de um ângulo que a mantém oculta. As favelas de Cidade de Deus, Rio das Pedras e Gardênia Azul também não aparecem. Também o estádio João Havelange aparece no filme em ângulo no qual não são mostradas as favelas ao redor. Até as imagens panorâmicas, quase em círculo, do Corcovado, não exibem os morros povoados, como Santa Marta e Cerro Corá. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, está otimista. Para ele, o Rio e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não vão dar chances para os concorrentes, muito menos para Chicago, de Barack Obama.
— Com todo respeito ao Obama, vai dar Rio de goleada —, afirmou Paes. O prefeito do Rio ainda se mostrou mais empolgado quando comentou sobre a quantidade de votos que a cidade deve receber.
— O Rio está indo para tentar conquistar todos os votos. Em seu discurso, Paes não podia deixar de pedir votos e mirou logo uma grande personalidade.
— Contamos com o voto do presidente Blatter (Joseph Blatter, presidente da Fifa). Obama havia dito que não iria à capital dinamarquesa, mas, depois, ficou em dúvida e chegou a dizer que apenas sua mulher Michelle estaria presente no evento. Mas, ontem, o americano confirmou presença em Copenhague.
Nova apresentação quer surpreender
A apresentação da candidatura Rio-2016, na próxima sexta-feira, em Copenhague, na escolha da sede para os Jogos Olímpicos, contará com um novo vídeo dirigido por Fernando Meirelles, um dos cineastas mais famosos do País, indicado ao Oscar de direção em 2004. O teor do filme vem sendo mantido em segredo. O objetivo é causar impacto nos eleitores do COI. Meirelles ganhou notoriedade ao contar a história da favela carioca no filme 'Cidade de Deus', um dos maiores sucessos internacionais do País. Baseado no romance de Paulo Lins, o filme mostrou o crescimento da violência da favela carioca, escondida no primeiro filme. O segredo sobre o que acontecerá na cerimônia tem sido a tônica entre as candidaturas. O COI permite que as postulantes façam um ensaio aberto de suas apresenta-ções. O treino do Rio será hoje, mas a postulação brasileira já decidiu que não permitirá que pessoas de fora vejam. O mesmo deve ocorrer com os rivais. Chicago tem esquema para evitar vazamento de informações. No filme que exibirá aos eleitores do COI, o Rio quer apelar para a emoção. A América do Sul nunca recebeu os jogos.
Rápida recuperação
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, será o responsável por fazer um discurso sobre a rápida recuperação da economia do País, segundo executivos da Rio-2016. A candidatura brasileira será a terceira a se apresentar no Bella Center. A primeira será Chicago, apontada como a principal concorrente do Rio. Cada cidade terá 45 minutos para fazer a última apresentação. Depois, os eleitores terão 15 minutos para questionar os projetos. Na primeira rodada, 97 membros do COI votarão. Se uma cidade não vencer com maioria, a última colocada será eliminada, e outra rodada vai ser realizada.
Presidente Lula não perderá evento em Copenhague e sai disparando defeitos de concorrentes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, no programa de rádio 'Café com o presidente', a escolha do Rio. Lula viajará a Copenhague para a defesa da cidade. — Eu acho que o Brasil tem chance de ganhar. Primeiro, porque a Espanha já fez uma Olimpíada. Segundo, porque o Japão já fez uma Olimpíada. Terceiro, porque os Estados Unidos já fizeram quatro Olimpíadas e mais quatro de inverno. Portanto, Chicago será a quinta. A União Europeia já fez 16 Olimpíadas. Com Londres, agora serão 17 Olimpíadas. E a América Latina toda fez uma, em 1968, e a América do Sul não fez nenhuma. Segundo, porque o Brasil faz parte dos dez países mais ricos do mundo e é o único que não realizou uma olimpíada. Terceiro, é porque eu acho que o Brasil está numa situação de estabilidade econômica e de possibilidade de crescimento econômico, que deve convencer as pessoas das boas qualidades que o Brasil tem para realizar uma olimpíada. Eu tenho dito que esses são fatores determinantes, porque, para os outros países, será apenas mais uma olimpíada.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: