sexta-feira, 15 de abril de 2011

RIO DE JANEIRO - GUARDA VIDAS - MANIFESTO DA DIGNIDADE.

BLOG SOS GUARDA VIDAS.
Quinta-feira, 14 de abril de 2011
MANIFESTO DA DIGNIDADE!

Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que este manifesto não tem nenhuma relação com a postura dos comandantes das unidades operacionais! Na verdade, esta é uma reação frontal a política do atual governo que insiste em desrespeitar, desvalorizar e desmerecer o trabalho dos bombeiros. Diante disso, nós, os guarda vidas decidimos anunciar a paralisação das nossas atividades a partir da quinta feira, dia 21/04/2011(feriado Tiradentes e da semana santa). A princípio, temos quatro reinvindicações e lutaremos implacavelmente pelos nossos propósitos! Vale lembrar, que este manifesto já foi encaminhado aos Deputados estaduais, à mídia (revistas, jornais e sites), ao COI, e aos Presidentes da Câmara e do Senado Federal, Deputado Marco Maia e Senador José Sarney, respectivamente.
* A primeira reinvindicação é pela redução do número de parcelas do aumento proposto pelo governo: de 48 parcelas para 12!
* A segunda reinvindicação é pela equiparação da gratificação dos guarda vidas ao Bope e Core, unidades especializadas da PMERJ e PCERJ, respectivamente. Os guarda vidas também fazem parte da elite do estado, haja vista o FATO de nenhuma outra tropa ser capaz de realizar o nobre e árduo serviço de salvamento no mar. Em casos de emergências policiais, o estado pode solicitar a Força Nacional, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica; mas e os Guarda Vidas, quem substituirá?
* A terceira reinvindicação é o auxílio transporte! O atual governo, além de pagar o segundo pior salário do Brasil (R$950,00), expõe seus funcionários a humilhante necessidade de pedir carona dentro dos ônibus, trens e metrôs! Por isso, contamos com a compreensão das autoridades para concessão imediata deste direito básico de todo e qualquer trabalhador!
* A quarta reinvindicação é por melhores condições de trabalho! Os Guarda Vidas do RJ estão abandonados pelo Estado! Não temos materiais apropriados para proteção individual; postos de salvamento adequados; nadadeiras, rescuetubes e pocketmasks suficientes; viaturas para ativação e desativação do serviço (micro-ônibus decente); não temos jet-skis, quadriciclos, nem binóculos. Os Guarda Vidas do interior estão sem infraestrutura básica, sem um lugar apropriado para trabalhar, fazer suas necessidades e se alimentar. A escala (12h por 36h) é extremamente nociva à saúde, pois não possibilita, em hipótese alguma, a recuperação plena (física e emocional) desses profissionais. A exposição prolongada à radiação solar tem causado diversos problemas dermatológicos, inclusive câncer de pele. Além disso, temos lesões ortopédicas, oftálmicas e auditivas frequentes ocasionando uma redução considerável na vida útil desses profissionais! Anualmente, realizamos milhares de salvamentos e precisamos de uma estrutura mínima de trabalho para que possamos oferecer um serviço ainda melhor à população e aos turistas que visitarem nosso estado!
Acreditamos, sinceramente, que o governo pode e deve negociar as nossas reivindicações, pois o que estamos pedindo é um tratamento igualitário e respeitoso por parte do Governador. Estamos desesperados, passando necessidades e apesar do amor à profissão não aguentamos mais! Por isso, esperamos a sensibilização do governo diante das reivindicações, a fim de impedir que o feriado de Tiradentes e da semana santa seja marcado por uma verdadeira tragédia de repercussão nacional e internacional (copa de 2014 e olimpíadas de 2016), haja vista o número expressivo de salvamentos que realizamos nos finais de semana e feriados (em torno de 300 registrados) na orla carioca. Esperamos o pronunciamento das autoridades e garantimos que a retaliação contra qualquer militar, por parte dos comandantes, acarretará na manutenção da paralisação! Chega de mendigar, queremos dignidade!
Guarda Vidas do Rio de Janeiro.
ATO PÚBLICO.
DATA: 17 ABR 2011 (domingo).
HORÁRIO: 09:00 horas.
LOCAL: Praia de Copacabana (Posto 6) - Concentração.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

27 comentários:

Anônimo disse...

Eu até iria, como fui a diversas manifestações por melhorias salariais, mas como bem diz o texto, trata-se de uma manifestação de guarda-vidas e eu, sou bombeiro combatente, portanto, não irei.
Aí começam as divisões, cada um buscando o seu, depois querem gritar aos quatro ventos: JUNTOS SOMOS FORTES".
A verdade, que farinha pouca meu pirão primeiro, assim que pensam, infelizmente, os guarda-vidas, que pensam sinceramente que são mais bombeiros que os outros.

Anônimo disse...

Eu nesse Blog nunca fiz apologias a manifestaçoes que condusisse a prejuizo à população porém essa manifestaçao dos BMs salva vidas é mais que justa, é ordeira e a sociedade não tem obrigatoria mente que entrar no mar.A nossa sociedade tem sim é que saber o que se passa por tras dessa politica de tudo bem do Governo do Estado RJ. Esses homems arriscam suas vidas diariamente e sem as min´mas condiçoes de trabalho.
Que essa manifestação esclareça os direitos(aparatos de proteção para desempenho eficaz) que tem esses profissionais para proteger a vida dos cidadões e a sua tb.
Eduardo
JSF

Anônimo disse...

alô pessoal da saude do cbmerj,vamos parar juntos com nossos irmãos salva vidas,atenção: gse,samu,policlinica,e hcap,chega de sermos escravos e levar o serviço de saude da corporação nas costas,nãoganhamos 12.800 reais de gratificaçãoes ,atenção também irmãos combatentes a briga é de todos nós,sem vocês não iremos conseguir,se unam em vossas unidades!!!!!!!!!!!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Embora organizada por BMs que trabalham como guarda vidas, ela é uma mobilização para todos os BMs e PMs. Afinal, a luta é de todos nós.Penso que os GVs querem dar uma nova dinâmica, pois é o primeiro grupo que se organiza para uma paralisaçäo.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Ao combatente que fez o comentário às 11:47.Meu caro guerreiro o movimento visa uma melhoria para todos os bombeiros:auxílio transporte,redução das parcelas de 48 para 12!!Entretanto,a política do atual governador é de valorizar os especializados.Nós,os guarda vidas,não escolhemos essa condição,o excelentíssimo Cabral foi que definiu!Agora se o especializado da PMERJ e PCERJ ganham 1500,00,por que os guarda vidas tem que ganhar 350,00??
As condições de trabalho dos guarda vidas saõ precárias conforme descrevemos,mas se vc lesse com mais ciudado vc perceberia que como o movimento iniciou conosco,nós descrevemos a nossa realidade,mas se houver uma união entre as QBMPS poderemos reinvindicar melhorias para TODAS as QBMPS!JUNTOS SEREMOS FORTES!!!CONTAMOS COM TODOS OS BOMBEIROS MILITARES!!

BMGV disse...

O FRUTO SERÁ DE TODOS: PM'S E BM'S! TODOS MILITARES JUNTOS! AÍ SIM CONSEGUIREMOS O JUSTO! VAMOS PARAR O RJ! JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

Alguém tem que começar a fazer alguma coisa, ficar de braços cruzados não adianta. Nós estamos colocando a cara a tapa, mas esperamos que todos os BM e PM entrem nessa manifestação, isso sem dúvida alguma. Parar o RJ, aí sim, o governador vai tomar alguma postura. Como pode, o rio com capacidade dos hoteis lotados, 70% de lotação, a maior arrecadação do brasil e termos o pior salário. Como pode?

Anônimo disse...

e a carga horaria:médicos,enfermeiros,assistentes sociais,psicologos,fisioterapeutas, 24 horas semanais!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Cada QBMP puxa brasa para sua sardinha, não tem como fazer uma reivindicação que atinja a todo efetivo de bombeiro?
Por isso que essas manifestações não surtem efeito esperado, pois não há consenso nem dentro da Corporação.
Já olhou para a polícia Federal e viram uma greve só de papiloscopistas? não, nunca irão ver, pois eles lutam por toda a categoria.
Vão lá, boa sorte.
Ass.: um bombeiro combatente, com três cursos de especialização.

Anônimo disse...

O COMBATENTE NO MÍNIMO TEM COMPLEXO DE INFERIORIDADE, PORQUE ANTES DE GUARDA-VIDAS, SOMOS BOMBEIROS E SE ALGUÉM NO CBMERJ NADA FAZ, NÓS ENTÃO ESTAMOS DANDO A PARTIDA. O PROBLEMA QUE NO MÍNIMO ESTÁ COM MEDO DA PUNIÇÃO. ENTÃO SAIBA PUNIÇÃO MAIOR, É NÃO PODER "BOTAR COMIDA PRA MINHA FAMÍLIA COMER", ISSO QUE É PUNIÇÃO.
FRISO QUE FALO DO (01)PRIMEIRO COMENTÁRIO.

Anônimo disse...

O PROBLEMA É O MEDO!!!!!!
NÓS GUARDA-VIDAS NÃO TEMOS MEDO DA MORTE, PORQUE SALVAMOS VIDAS. PARA O COLEGA (0), SUGIRO QUE NÃO TENHA MEDO VENHA CONOSCO E TRAGA UM FAIXA PEDINDO SALÁRIO DECENTE PARA TODO CORPO DE BOMBEIROS, VAMOS PARA ÀS RUAS, TODAS AS QBMPs, SAÚDE,MOTORISTA,COMUNICANTE, TODOS QUE TENHA CORAGEM DE SER DIGNO DE SER FUNCIONÁRIO DA SSP-RJ, TODOS AS QPMPs, QUEREMOS UNIÃO, POLICIAL CIVIL/MILITAR, NÃO TEMOS COMO VOLTAR ATRÁS!!!!

Anônimo disse...

VENHAM TODOS OPRIMIDOS, PELO PIOR COMANDO DO CBMERJ. JUNTOS SEREMOS UM CORPO MAIS FORTE. NÃO PODEMOS DEIXAR O s.c ACABAR COM OS BOMBEIROS. NÃO TENHAM MEDO, PRINCIPALMENTE O PESSOAL DA SAÚDE QUE ESTÁ SENDO MASSACRADOS, SAMU, UPA...

Anônimo disse...

Espero que leiam o meu comentário...digo e repito aos quatro ventos: a culpa dessa política salarial discriminatória é nossa, PM´s, BM´s e PC´s...as classes são extremamente desunidas e reafirmam isso quando entendem que os Guarda-Vidas querem benefício próprio!Não é essa a idéia...tem que acontecer um efeito cascata...param os Guarda-Vidas, depois param outras especializadas e param os combatentes...paramos o CBMERJ!Ombreando nossa luta esperamos os Policiais Civis e Militares, demonstrando que nós somos mais fortes que esses políticos safados temporários!Passou o Pan e nada fizemos, passou Carnaval e nada também...alguém tem que "botar a cara!" e essa é a idéia...os corajosos Guarda-Vidas serão o estopim de algo maior, que só depende de nós combatentes...temos q aderir e mostrar ao Governo que JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

A expectativa é de que a inflação chegue a 5,8% neste ano. Em consequência disso, haverá uma redução do poder de compra do militar estadual.

O salário mínimo terá um aumento de 13,08% - subirá de R$ 545,00 para R$ 616,34 em 2012

E de acordo com o projeto enviado pelo governo ao Congresso, o valor para 2013 será de R$ 676,35 e em 2014 o mínimo chegará a R$ 745,66.


"O Estado não tem poder algum sobre a palavra, as idéias e as convicções de qualquer cidadão dessa República e de profissionais dos meios de comunicação social."

- Ministro Celso de Mello - Supremo Tribunal Federal


O SOLDO É O SALÁRIO DO PM E, ERRADAMENTE, ESTÁ ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE (DE 2º SGT PARA BAIXO).

O PM do Rio é o HERÓI do BOLSO VAZIO!

É só acompanhar o sofrimento...

SOLDO de um 3º Sargento do CBMERJ ou da PMERJ:

Jan-11 - R$ 444,61
Feb-11 - R$ 448,68
Mar-11 - R$ 452,79
Apr-11 - R$ 456,93
May-11 - R$ 461,11
Jun-11 - R$ 465,33
Jul-11 - R$ 469,59
Aug-11 - R$ 473,88
Sep-11 - R$ 478,22
Oct-11 - R$ 482,60
Nov-11 - R$ 487,01
Dec-11 - R$ 491,47

Jan-12 - R$ 495,96
Feb-12 - R$ 500,50
Mar-12 - R$ 505,08
Apr-12 - R$ 509,70
May-12 - R$ 514,37
Jun-12 - R$ 519,07
Jul-12 - R$ 523,82
Aug-12 - R$ 528,62
Sep-12 - R$ 533,45
Oct-12 - R$ 538,33
Nov-12 - R$ 543,26
Dec-12 - R$ 548,23

Jan-13 - R$ 553,25
Feb-13 - R$ 558,31
Mar-13 - R$ 563,42
Apr-13 - R$ 568,57
May-13 - R$ 573,78
Jun-13 - R$ 579,03
Jul-13 - R$ 584,32
Aug-13 - R$ 589,67
Sep-13 - R$ 595,07
Oct-13 - R$ 600,51
Nov-13 - R$ 606,01
Dec-13 - R$ 611,55

Jan-14 - R$ 617,15
Feb-14 - R$ 622,79
Mar-14 - R$ 628,49
Apr-14 - R$ 634,24
May-14 - R$ 640,05
Jun-14 - R$ 645,90
Jul-14 - R$ 651,81
Aug-14 - R$ 657,78
Sep-14 - R$ 663,80
Oct-14 - R$ 669,87
Nov-14 - R$ 676,00
Dec-14 - R$ 682,18

Conclusão: o SOLDO (de 3º Sargento para baixo) no Rio de Janeiro continuará inferior ao SALÁRIO MÍNIMO vigente.

QUE VERGONHA!

Anônimo disse...

Estareia la com certeza!! Espero que os amigos combatentes,motoristas e todas qbms possam tbm participar e expor seus problemas. Sou gv e não aguento mais. Pegar carona na estrada, comprar protetor solar e trabalhar q nem mendigo. Sou do interior e nao tenho nem lugar p guardar minha mochila. fico que nem mendigo largado na orla, torcendo p algumkiosque abrir e pedir um abrigo e uma agua p beber. Juntos Somos fortes!!

Anônimo disse...

SOMOS TODOS BOMBEIROS!
E A REDUÇÃO DAS PARCELAS DO AUMENTO, AUXÍLIO TRANSPORTE E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHOS BENEFICIARAM A TODOS!

Anônimo disse...

O 1º anônomo certamente está esperando uma ou mais uma promoçãozinha por tempo de serviço. Pode até ser um daqueles que não tem o ensino fundamental e mesmo assim foi promovido, promoção esta que afronta a lei de ensino que exige que o militar para ser sargento possua no mínimo o ensino fundamental. Mas muitos foram promovidos apenas com parte do primário concluído. Que ninguém avise ao TCE.

Anônimo disse...

Caro colega, não tenho complexo de inferioridade, sinceramente...
Ao outro colega, meu RG é 27.000,tenho dez anos de serviço, sou 2º SGT, portanto, estou longe, de esperar uma promoçãozinho por tempo de serviço.
Vai lá, GV, vc é o melhor!

Anônimo disse...

Caros colegas BOMBEIROS MILITARES e POLICIAIS MILITARES,infelizmente a política desse governo é desagregadora,essas gratificações dadas aos militares ditos "especializados" tem como objetivo justamente desagregar e dividir nós militares,temos que lutar sim,mas para que este governo reconheça o serviço prestado por todos nós BOMBEIROS e POLICIAIS MILITARES,que arriscamos nossas vidas todos os dias em cada uma de nossas especialidades doando muito de nós pelos outros.Porém os GUARDA-VIDAS tiveram a coragem de botar a cara e dar o primeiro passo para confrontar este governo desagregador,sabendo de todas as sanções que podem sofrer por serem uma unidade especializada fácil de ser retaliada , pois são poucos e suas OBMs são conhecidas de todos, mesmo assim tiveram a nobre atitude de se colocarem à frente das reividicações que não serão boas só para eles ,mas para todos nós BOMBEIROS e POLICIAIS MILITARES que aderirmos ao movimento,porque a princípio pode parecer que só os GUARDA-VIDAS serão agraciados mas a verdade é que se todos nós aderirmos e mostrarmos que estamos unidos e com o mesmo objetivo, que é conquistar DIGNIDADE para nós BOMBEIROS e POLICIAIS MILITARES,o governo certamente nos verá com outros olhos,e aí sim todos nós seremos agraciados,pois se todos pararmos,se todos nos unirmos nesta caminhada de domingo teremos mais visibilidade por parte da mídia e toda população saberá a realidade de seus BOMBEIROS e POLICIAIS MILITARES que estão pedindo SOCORRO por estarem sendo esquecidos por este governo desagregador. Por isso amigo combatente,corneteiro,músico,arrás,auxiliar de saúde,artíficie e todas as outras Qbmp's,peço que juntem-se aos guarda-vidas neste domingo mostrem que JUNTOS SOMOS FORTES.

Anônimo disse...

O mundo esta em constante mudança,uma pequena fração que presta serviços relevantes a população em dias de lazer,evitando o óbito de milhares de cidadão,nos gvs exigimos respeito e dignidade com a nossa pessoa.Avante todos os oprimidos,quem sabe o calor dentro da panela é a colher.

Anônimo disse...

REALMENTE RECRUTA NÃO TEM JEITO!!!
MELHOR QUE O CORPO DE BOMBEIROS OS GUARDA-VIDAS NÃO SÃO, MAS NO QUE FAZEMOS SOMOS MELHORES. POR ISSO CONVOCAMOS TODAS AS QBMPS, MAS SE TIVER COM MEDO, QUE É O CASO DO RECRUTA MELINDRADO, É MELHOR NÃO COMPARECER, PODE FICA SENDO EXCULACHADO NA SUA OBM. MUITO FRACO! COMO É QUE PODE? DEVE SER MAIS UM PUXA-SACO!!! P/ O RECRUTA MELINDRADO!

Anônimo disse...

Se eu fosse o antigão das 23:15 iria estudar antes de pedir um aumento...
10 anos de serviço e me chama de recruta, os bombeiros que entraram em 2008 são o quê?
A propósito, o que ele quis dizer com isso: REALMENTE RECRUTA NÃO TEM JEITO!!!
MELHOR QUE O CORPO DE BOMBEIROS OS GUARDA-VIDAS NÃO SÃO, MAS NO QUE FAZEMOS SOMOS MELHORES.
Difícil de entender!
Vai estudar, antigão!

Anônimo disse...

Acho que a causa não é só dos guarda vidas e sim de toda corporação,ninguem é melhor do que ninguem,infortunuo o comentario de alguns combatentes como o das 11:47,não fizemos isso na surdina esperamos que ocorra um efeito domino e toda a corporação juntamente com a PM abraçem essa nobre causa.Somos todos iguais mas no momento ninguem faz nosso serviço,e somos um grupo menor com certeza seria de grande impacto se toda a corporação parasse.Abços a todos

Anônimo disse...

Sou esposa de um guarda-vida! E sinceramente?!?! Sem união não há força! Estamos as vesperas da tão falada paralização, e onde está a união?? Aqui mesmo, no blog, podemos presenciar isso. A causa, não é dos GUARDA-VIDAS,como o colega do primeiro post citou, e insiste em citar em outras postagens! Peço apenas, para que este atente pelo motivo da causa! Óbvio que Guarda Vidas querem uma gratificação maior que R$ 350, já que forças especiliazadas da PM recebem...Pergunto, então, a você que acha que esta havendo uma divisão na corporção: Os bombeiros sao inferiores? Porque eles não merecem ganhar tanto quanto os outros militares? Essas são as perguntas que vc deve se fazer, caro amigo. Juntos somos fortes SIM, e nossa luta, precisa de vc!Se conseguirmos sermos notados, vai mudar p/ todos, não apenas para os Guarda - Vidas!
Espero, que vc consiga escrever:"Vamos lá AMIGOS BOMBEIROS", ao invés de "Vai lá, GV, vc é o melhor!".....
JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!!!

Anônimo disse...

bom dia a todos os irmãos,sou sgt bm cursado com 20 anos de serviço e sou combatente,primeiramente peço que nehum irmão fique desfazendo um dos outros ,um querendo ser melhor do outro,acho que é hora de união, não temos que exigir gratificações ,temos que lutar por salario digno e igual para todos,o termo RECRUTA citado pelos irmãos quer dizer aquele que está em formação,não é o caso dos meninos guarda vidas pois todos são militares formados e ESPECIALISTAS como qualquer outro militar com cursos de especialização na corporação portanto é hora de lutar todos juntos estou cansado de fazer bicos ,faço faculdade a noite e tenho 3 filhos e quero melhor pra eles vamos lutar todos juntos,porque juntos seremos fortes.

Anônimo disse...

Detiquei 13 anos da minha minha vida trabalhando como guarda vidas, trabalho ester muito desgastante se nenhum valor para os comandos mas o que importou para mim foi varias vidas que eu salvei, sem nenhua estrutura jogado na praia como um cachorro tendo que pedir carona para ir para o trabalho muitas vejes até mesmo sem alimentação não podendo sair da praia para se alimentar sendo ameaçado a ficar preso caso acontecese algum acidente na praia po parte do comando, cansei dessa vida desgastante de guarda vidas troquei a minha QBM para 8 mas mesmo assim corro o risco de ir para a praia por necesidade de serviço pois tenho o curso de salvamento no mar, não quero mas ir para a praia pois não acredito mas nas altoridades que so promete e não cumpre com o basico de serviço de praia que é condução, alimentação, material de salvatagem, epi, e respeito ao nosso trabalho no mar pois mas niguem consegue faser o que nós fasemos, pois muitos querem mas poucos consegue, agora estou aquartelado dando mas atenção a minha familia que passou varios feriados sem a minha presença, varios natal sem a minha presença, o meu filho de 14 anos tem trauma de entrar no mar pois não tive tempo de ver ele crecer, não tive tempo de ensinar a conhecer o mar, desejo boa sorte a todos os guarda vidas do estado e em especial aos guarda vidas do interior que ficam acuados com medo de sofrer punição do comando mas continuam sendo tratados como cachorro no serviço de praia...

Anônimo disse...

Parabéns aos nobres colegas, merecedor de elogios das outras qbmp, sou obrigado a dizer 2 vezes," vcs são os caras!!!", todos estão engasgados, ninguém fala nada, conheci pessoalmente a instalãção de um guarda-vida, inclusive fui bem recebido, fiquei preocupado com a umidade do local, pensei logo na tuberculose. Se a gente não põe para fora, torna-se um câncer, é pior para a saúde. vcs estão sinalizando, mas continuamos parados vendo o barco passar!!!