quinta-feira, 28 de abril de 2011

BOMBEIROS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - FATO NOVO.

Hoje a mobilização dos Bombeiros Militares do Rio de Janeiro ganhou um novo componente: a ALERJ.
Os que estiveram na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira não devem ter se surpreendido com a postura dos deputados, nem com os da base governista, nem com os da oposição, os dois grupos cumpriram os papéis esperados.
O que nem todos devem ter percebido foi a rapidez com que a base governista tentou (e conseguiu) retirar a comissão organizadora do plenário, onde a maioria dos que discursavam eram opositores. A base nem forçou uma posição para defender o governo, propôs logo uma conversa com os representantes dos Bombeiros, fora dos Bombeiros.
Qual o motivo dessa velocidade?
Simples, no atual momento o principal objetivo do governo, que estava sendo sufocado pelo desgaste quase que diário promovido pelos Bombeiros nas ruas, era interromper a continuidade dos atos e isso só seria possível com uma ação junto aos organizadores.
Os Bombeiros são adorados pela população e a atual avalição do governo Sérgio Cabral é muito ruim, quanto mais tempo os Bombeiros permanecerem nas ruas batendo no governo, maior o desgaste político, considerando que a população não pensará duas vezes para escolher um lado: o dos heróicos Bombeiros.
Ao final da reunião da comissão com representantes da base governista e alguns da oposição, além das promessas da base governista, veio a notícia de que o próximo ato da mobilização será no dia 03 MAI 2011, no Largo do Machado, com concentração a partir das 13:00 horas e caminhada até o Palácio Guanabara.
Uma análise rápida pode nos levar à conclusão que o governo conseguiu a sua primeira vitória, tendo em vista que interrompeu a mobilização por quase cinco dias. Tal realidade ganha mais força ainda pelo fato de que a mídia não está dando o destaque que a mobilização merece como fato jornalístico importante.
Penso que essa análise encontre eco com a opinião da maioria dos que estiveram na ALERJ, entretanto, o governo pode ter tido uma vitória de Pirro.
Nestes cinco dias que antecedem o próximo ato, a bola está com o governo que precisa produzir uma proposta que agrade aos Bombeiros Militares, caso contrário, existindo uma grande mobilização para o dia 03 MAI 2011, com um grande número de Bombeiros participando da nova caminhada para o Palácio Guanabara, a mobilização poderá retornar com força muito maior.
Por derradeiro, lembro aos Bombeiros, sobretudo aos organizadores, que a simples suspensão das transferências não significa qualquer ganho, assim como, a última forma na instauração dos IPMs, algo que considero fora das possibilidades do governo.
Os dois aspectos se atendidos significam apenas a volta a situação anterior que desencadeou a mobilização. A proposta do governo deve possuir algo substancial em termos de reajuste, da concessão do auxílio-transporte e da disponibilidade de melhores condições de trabalho.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

concordo com o que o senhor disse que a interrupção do movimento nos enfraquece,mas quando voltar no dia 3 ela volta mais forte,será mesmo cel paul?

Paulo Ricardo Paúl disse...

Torço por isso, milhares no dia 03 MAI 2011.
Juntos Somos Fortes!