segunda-feira, 25 de abril de 2011

BOMBEIROS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - CAP BM LAURO BOTTO.

Segunda-feira, 25 de abril de 2011
MOVIMENTO PELA DIGNIDADE DO BOMBEIRO MILITAR - RJ

Lá se vão quase 02 meses que não publico sequer um artigo neste blog, mas a situação requer um posicionamento e revi a decisão de ter me mantido calado nesse tempo.
Depois das duas punições disciplinares que sofri (12 dias de prisão + 05 dias de detenção) e de mais uma transferência de OBM (do 2ºGSFMA - Magé para o 23ºGBM - Resende), decidi reorganizar pensamentos e atitudes e eis que nesse tempo surgiu um movimento como nunca antes visto na história do CBMERJ.
Bombeiros, exclusivamente PRAÇAS BM, se organizaram para demonstrar a insatisfação proporcionada pela diferenciação de tratamento dispensado às diversas qualificações do CBMERJ, pelas inúmeras gratificações criadas no atual governo/comando e pela degradante política remuneratória implementada pelo governo estadual a seus militares estaduais. Confesso que senti e ainda sinto uma "inveja boa" (se é que isso existe) de não ter idealizado e organizado tal movimento. Fato é que depois de faixas em aviões voando pela orla do Rio, bombeiros transferidos "por necessidade de serviço" para a baixada e mobilizações em frente a diversos quartéis, a mobilização parece ter tomado rumos jamais esperados pelo mais otimista dos mobilizados. TODOS o grandes jornais vêm acompanhando a luta de nossos militares na busca por DIGNIDADE para TODOS da corporação, inclusive para os que os punem e transferem.
Quando iniciei minha participação nas diversas manifestações dos últimos anos, não acreditava que um dia chegássemos a esse nível de conscientização da TROPA. Mas, felizmente, para minha surpresa, "o elefante descobriu estar amarrado ao barbante"!
Os avisos de que a insatisfação da TROPA era avassaladora foram muitos... mas preferiram acreditar que eram gritos isolados de um capitão!
Por dever de ofício, estarei em Resende e não poderei participar da marcha, mas desejo a todos que dela participar muito sucesso e que jamais se deixem desviar da luta pelo bem comum a todos nós BOMBEIROS!
E jamais deixem de acreditar que JUNTOS SOMOS FORTES!
FONTE: DIÁRIO DO BOMBEIRO MILITAR
COMENTO:
Bom retorno, meu amigo, bravo Capitão BM Lauro Botto.
Um dos efeitos colaterais da mobilização dos Praças do Corpo de Bombeiros foi desmoralizar por completo uma afirmação do comando do CBMERJ, ao prender disciplinarmente Lauro Botto, quando foi dito que as reclamações dele não representavam a opinião da tropa.
Pois é...
Tenho certeza que agora todos sabem que a opinião de Lauro Botto é a opinião da tropa do Corpo de Bombeiros.
Bradou geral!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

17 comentários:

Anônimo disse...

meu caro amigo cap primeiro um grande abraço . pois eu tanben me sinto orgulhoso dos queridos amigos e sofredores indomaveis leões ate mais

Anônimo disse...

meu caro amigo cap primeiro um grande abraço . pois eu tanben me sinto orgulhoso dos queridos amigos e sofredores indomaveis leões ate mais

Elias disse...

Parabens ao nobre capitão,sou subten pm e gostaria que a tropa policial militar, desse aos mãos aos nossos colegas Bombeiros e partisse para reivindicar seus direitos.Somos trabalhadores sem voz,nem a Cut se interessa pelas nossas classes.As nossas instituições clamam por verdadeiros lideres,a falta dos mesmos,obriga a tropa assumir esse vacuo de liderança.

nandajudoca disse...

se n me engano esse lauro é amigo da minha colega e ela disse q ele sempre está preso por causa do blog. Ele cutuca a onça e ela avança! Ele fala a verdade!!!

brigadaluz disse...

Boa Cap Assunção Nós do RJ estamos precisando da tropa de choque da Câmara federal e de todos os BM e PM do Brasil. Vai a haver retaliações. Amigo infiltrado me transmitiu vão botar alguns na Rua, expulsão sumária daqueles que não tiverem 10 anos de serviço. O covarde do Comandante Geral armou a arapuca com o governo e seu jurídico Dr. Lisboa.
Isso se não tiver repercussão Nacional segundo o informe.
Juntos Somos Forte
informe no blog do Cap assunção

Anônimo disse...

Coronel Paul, dá uma olhada nisso.

Recurso no TSE pode tirar Diploma do Governador Sérgio Cabral, em Maio.

http://www.leiturajovem.blogspot.com/

Anônimo disse...

Sobre expulsão na PM e Bm é so ser absolvido na justiça comum que tem que ser reintegrado, somos funcionários públicos, jurisprudência para isso é o que não falta.
Acho que tem alguem querendo pagar terror e outra , não é bom terem mártires com nível alto de retaliação.É provável que haja prisões isso ja aconteceu em movimentos recentes no Brasil mas os participantes ja sabem das represálias e não tem medo e os mais novos estão protegendo os mais antigos. O Governo está em maus lençóis tem que dialogar.

JSF
Eduardo

Anônimo disse...

Fiquei triste qdo um colega pejorativamente falou daqueles que ficam nos computadores e nada fazem, as vezes passo o dia tomando remédios a base de morfina para ficar sentado enviando informações é o que eu posso fazer após 3 cirurgias de coluna, e sinto dores, não posso andar muito, não posso ficar em pé por muito tempo e nem sentado...
Desculpem-me
JSF

Anônimo disse...

Companheiro JSF, com certeza os colegas não estão se referindo à você, mas sim daqueles que não têm mal algum e ficam inertes frente a luta que está sendo travada. Eu sou um mero voluntário e repasso as informações dos meus colegas para quantos eu puder e quando posso, vou as manifestações dar o meu apoio. Tenho ficado desanimado algum tempo vendo a tropa do CBMERJ escondida, reclamando pelos cantos, aceitando migalhas...mas continuo apoiando as causas que venham a dar dignidade para nós da "Segurança Pública", pois só nós e nossos amigos e familiares é que sabem o desdobramento que temos que fazer para ter um pouco dessa dignidade.
JUNTOS SOMOS FORTES!!!
ASO.

Anônimo disse...

Boa noite companheiros, na quarta-feira (20/04/2011),recebi no Quartel onde trabalho um documento da DGF dizendo que as verbas dos Quarteis iriam ser cortadas em 50%, cade o dinheiro que é recolhido pela FUNESBOM, será que está indo pro ralo, o CBMERJ é rico não precisa do Estado, é só o dinheiro da Taxa de Incêndio ficar todo no CBMERJ e não distribuir a outras Secretarias do Estado (Obras e DER), porque a tal FABOM não faz igual a POUPEX do Exército Brasileiro, financia Imóveis e Automóveis p/ os seus associados com desconto em folha, mais não, prefere ferrar cada vez mais a vida do BM, preparem-se vamos passar fome e cada vez vai ficar pior se não reagirmos.

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Boa noite companheiros, na quarta-feira (20/04/2011),recebi no Quartel onde trabalho um documento da DGF dizendo que as verbas dos Quarteis iriam ser cortadas em 50%, cade o dinheiro que é recolhido pela FUNESBOM, será que está indo pro ralo, o CBMERJ é rico não precisa do Estado, é só o dinheiro da Taxa de Incêndio ficar todo no CBMERJ e não distribuir a outras Secretarias do Estado (Obras e DER), porque a tal FABOM não faz igual a POUPEX do Exército Brasileiro, financia Imóveis e Automóveis p/ os seus associados com desconto em folha, mais não, prefere ferrar cada vez mais a vida do BM, preparem-se vamos passar fome e cada vez vai ficar pior se não reagirmos.

Anônimo disse...

Em gravação, suposto coronel ameaça de prisão bombeiros do Rio que comprecerem a manifestação
Jornal do Brasil
Publicidade

Uma gravação de pouco mais de 12 minutos, à qual o Jornal do Brasil teve acesso, flagra um homem - que seria o comandante do 2º Grupamento Marítimo (Barra da Tijuca), Márcio Magalhães Lessa - ameaçando com punições outros 30 bombeiros subordinados a ele. Segundo as ameaças contidas na gravação, se os bombeiros realizassem nova manifestação reivindicando melhores salários e condições de trabalho, seriam presos.

“Hoje tem mais manifestação de vocês, não tem? Então, vou avisá-los que quem estiver lá já tem dois ônibus esperando por vocês. Vão direto para o Gepe (Grupamento Especial de Policiamento). E também tem uma juíza esperando para lavrar os autos de flagrante de quem estiver lá. (...). Tá todo mundo lá. Toda a força policial. Vão prender, vão prender, vão prender e acautelar”, ameaça o homem que, segundo denúncias, seria o comandante do GMAR da Barra.

Num outro trecho da gravação, o suposto comandante informa que o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Pedro Machado, está se sentindo “traído” pelos guarda-vidas, responsáveis por uma série de manifestações há cerca de uma semana. “Ele me disse que podia esperar isso de qualquer bombeiro, mas não dos guarda vidas. Palavras dele”.
Bombeiros, em especial guarda-vidas, fazem manifestações há mais de uma semana no Rio

Sobre o fato de pouco mais de 30 bombeiros terem sido transferidos para outros quartéis, como uma suposta medida punitiva para o movimento reivindicatório, o suposto comandante dispara:

“Eu vou falar o que? Coronel Pedro, traz meus bombeiros de volta? Não, claro que não.”.

Segundo informações, a gravação foi feita na última segunda-feira (18), depois de uma grande manifestação na orla de Copacabana que ocorreu no domingo (17), durante aqual teriam sido feitas fotografias para identificar cerca de 36 militares manifestantes, que acabaram transferidos. Após o protesto, os militares tiveram que responder um memorando informando se tinham ou não participado da mobilização. Uma cópia do documento foi publicado pelo JB.

“O Comando Geral expediu um memorando para todos os militares que não estavam de serviço no domingo (17, dia da manifestação). Quem não estava tem que responder. É sim ou não. Tem que informar se participou da manifestação na orla de Copacabana no domingo. Quem vai julgar não sou eu. É o Comando Geral. Quem quiser pôr que sim, que participou, é com vocês mesmos. É aquela velha história. Nós somos militares. Nós ainda somos militares”, alerta o coronela respeito do memorando.

Comando Geral responde:

Segundo uma nota enviada ao JB na tarde desta segunda-feira (25) pela assessoria do Comando Geral, a gravação é uma surpresa para o alto comando da corporação. Além disso, diz a nota, é um hábito entre os comandantes de unidade "aconselharem" seus subordinados. A instituição nega qualquer tipo de coação e diz desconmhecer as ameaças de prisões, os autos que seriam lavrados por uma juíza e os ônibus apontados como meio de transporte para os presos que insistissem em organizar manifestações.

Leia a nota íntegra:

Devemos ter sempre em mente que vivemos em um ambiente militar, sujeito a um regulamento disciplinar de uma corporação que completará 155 anos de existência, e que possui alicerces que se baseiam na Hierarquia e na Disciplina.

Quanto as vias de acesso aos superiores hierárquicos, elas devem atender o que preconiza tal regulamento, e a não atenção a ele poderá ser considerada trangressão militar, sujeito a punições que podem vir de uma simples repreensão verbal à prisão.

Finalizando, a Assessoria de Comunicação Social do CBMERJ é o órgão de assessoramento do Comandante-Geral da Corporação e, ainda, de controlar e coordenar as atividades de atendimento aos órgãos de imprensa, portanto os Comandantes das Unidades Descentralizadas, como é caso do TC BM Lessa, deverá se pronunciar, apenas em ocasiões, exclusivamente, operacionais.

Fonte JB online

Anônimo disse...

Em gravação, suposto coronel ameaça guarda-vidas do RJ que aderirem a protesto

JB teve acesso ao áudio. Bombeiros são ameaçados de prisão

JB online

Anônimo disse...

Continuem Bombeiros,avante Corajosos e os covardes se não querem ajudar,fiquem calados...

Anônimo disse...

A Polícia Civil está de joelhos diante do desgovernador sergio cabral,Que vergonha!!!

Anônimo disse...

São um bando de covardes...

Anônimo disse...

sergio cabral, Comandante geral Pedro...
De voces eu ja não espero muita mobilização....
POPULAÇÃO...ajude!!!!
Como pode uma corporação dessa que salva vidas em mares, desabamentos, incendios, desastres entre outros pode ter como salario base R$950,00?!?!?! POPULAÇÃO....
como se cria filhos e se tem um pouquinho de dignidade com o pior saliario do BRASIL???!??!?!?!?!?!?!
PAULA VIEIRA
ESPOSA DE CB