sábado, 23 de abril de 2011

BOMBEIROS MILITARES - A LUTA CONTINUA!

G1 - O GLOBO
22/04/2011
Bombeiros do RJ voltam a fazer manifestação por melhoria salarial
Grupo se reuniu em frente ao quartel marítimo de Copacabana.
Protesto já se prolonga por três dias com militares de várias unidades.
Bombeiros e guarda –vidas voltaram a se reunir (leia matéria anterior) na noite desta sexta-feira (22), desta vez no Grupamento Marítimo de Copacabana, na Zona Sul do Rio, para chamar a atenção para suas reivindicações por melhoria salarial e condições de trabalho.
O grupo saiu em caminhada pela orla de Copacabana, em direção ao quartel do Corpo de Bombeiros no mesmo bairro.
Eles dizem que esperam ser recebidos pelo governador Sérgio Cabral para pedir que seja reconsiderada a decisão do comando geral que, segundo os manifestantes, teria transferido 36 servidores, como retaliação, por participarem dos atos de protesto.
No entanto, a assessoria do governador informou, nesta sexta-feira, que os manifestantes devem levar suas reivindicações aos comandos de suas unidades. Posição idêntica ao do comando geral, de acordo com o chefe de comunicação social do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Evandro Bezerra.
O cabo bombeiro Benevenuto Daciolo, um dos líderes do movimento, garante que encaminhou as reivindicações da categoria à Secretaria de Saúde e Defesa Civil e para todas as unidades no dia 14.
Na quinta-feira (21), o comando geral do Corpo de Bombeiros disse, através de sua assessoria, que não reconhece o manifesto do grupo da forma que está sendo conduzido.
“Eles são militares e estão seguindo um caminho equivocado. Desta maneira, o comandante geral não vai recebê-los”, afirmou o tenente-coronel Evandro Bezerra.
“Estamos fazendo um movimento de forma pacífica, sem paralisação, para não prejudicar a população nesse período de feriado prolongado. Mas, não podemos deixar de fazer nossas reivindicações, mesmo com ameaças de represálias”, afirma o cabo Daciolo.
Segundo Daciolo, o comandante de um dos quartéis teria dito à tropa que eles não têm o direito de se manifestar por serem militares.
O grupo afirma ainda que em três dias acampando na porta do quartéis – já que os servidores que não estão em serviço são impedidos de entrar – já tentaram , sem sucesso, um encontro com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Pedro Machado.
Os bombeiros dizem que, nesta sexta-feira, vão passar a madrugada na porta do quartel de Copacabana. O objetivo é continuar aquartelados - ou seja, mesmo de folga, não retornam para suas casas – para chamar a atenção para o protesto (foto).
COMENTO:
A mobilização dos Bombeiros Militares do Rio de Janeiro é o resultado de mais de quatro anos de descaso do governo Sérgio Cabral (PMDB) com a categoria, que tem sido discriminada na concessão de benefícios tais como gratificações e auxílio trasnporte (RioCard), salários indiretos, citando dois exemplos claros e facilmente comprováveis.
Cabral parece não gostar dos Bombeiros Militares, o governador faz parte dos menos de 5% da população que não enaltece o trabalho desses heróis. Não se sabe a origem dessa falta de amor para com os BMs, mas certamente ele não gostou de ser o primeiro governador na história do Brasil a ser vaiado (2 vezes) por milhares de militares estaduais fardados, isso em uma cerimônia oficial.
Vaidoso, Cabral não deve ter digerido a manifestação democrática.
Ao que parece, conforme resposta de sua assessoria, Cabral além de vaidoso vai novamente ser desastroso na condução do processo, como foi em 2007/2008 na gestão da mobilização dos Coronéis Barbonos + 40 da Evaristo. Na época Cabral afastou do serviço ativo os melhores quadros da Polícia Militar, o resultado é essa PMERJ que se arrasta maltrapilha e sem direção pelas ruas do Rio de Janeiro.
Governador, errar duas vezes será considerado burrice.
Receba uma comissão dos Bombeiros Militares no Palácio Guanabara, não custa nada e pode equacionar uma crise que aumenta a cada dia.
Os Bombeiros Militares são heróis, arriscam a vida diariamente em defesa da população, esqueça as vaias, afinal, elas foram mais do que merecidas, vossa excelência é um péssimo governador.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

Soldado Ferido
Jorge
Composição : Junior

Há muitos feridos...
Choram de angústia e de dor
Clamam por proteção e por paz...
Amigos que choram
Sua necessidade atende hoje
Não deixes um soldado ferido morrer...

Verta o bálsamo...
E a ferida sarará...
Protege-o com teu manto de amor...
O pão partiremos sim
Descanso lhes dará
E toda angústia sairá
Não deixes fiéis soldados feridos morrer

Seguindo sua ordem
Lutaram na frente para o Rei
E o forte inimigo puderam vencer...
Mas por este esforço satã intentou suas vidas matar
Não deixes um soldado ferido morrer...

Verta o bálsamo...
E a ferida sarará...
Protege-o com o teu manto de amor...
O pão partiremos sim
Descanso lhes dará
E toda angústia sairá
Não deixes fiéis soldados feridos morrer

Não podes olhar sem socorrer
O amor é mais forte, e faz viver
Não podes deixar um soldado ferido morrer

Anônimo disse...

Sérgio Cabral voce sabe o que fazer para extirpar esses cancereres em nossas instituições militares e tratar dignamente aqueles que merecem. Faça logo isso ante que a historia nao o perdoe.
JSF

Anônimo disse...

E os PMs...............? Estão à espera das migalhas que lhes sobrem do esforço, da semeadura, do cultivo e da colheita dos BMs. Ô tropa sem brio.