segunda-feira, 25 de abril de 2011

BOMBEIROS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - HISTÓRIA - GOVERNO - MÍDIA - VERGONHA.

O meu BB entrou em curto e tive que parar de twittar logo após a saída dos 500 Bombeiros Militares da Candelária, isso por volta das 21:00 horas. Aliás, não foi só o BB que "deu pau" a câmera e o celular também não suportaram a chuva torrencial que se abateu sobre o Centro da Cidade.
O corpo está encharcado, os equipamentos danificados, mas a alma está em festa, vivenciei um dos momentos mais importantes da história do militarismo no Rio de Janeiro, ombreando com centenas de heróis que ficaram hora sob chuva forte e caminharam da Candelária até a porta do Quartel General, agindo de forma ordeira e pacífica durante todo o deslocamento. Nos portões do QG, cantaram o Hino do Soldado do Fogo, ouviram as palavras do deputado estadual Flávio Bolsonaro e decidiram não pernoitar nas calçadas em frente ao aquartelamento em razão das chuvas torrenciais, marcando um novo ato para amanhã, quando repetirão o ato de hoje (com ou sem chuva) e desta vez, se as condições climáticas permitirem, dormiram com seus familiares nas proximidades do Central.
História, história e história.
Quem viveu, viveu.
Quem ainda não viveu, amanhã a história continuará a acontecer.
Não sei se conseguirei salvar vídeos e fotos, farei o possível, mas muitos registraram esses momentos de raro amor corporativo, idealismo, destemor e fraternidade.
Fraternidade, isso mesmo.
Os Bombeiros Militares não estão lutando só por salários, eles estão lutando para não continuarem vivendo o dilema dos médicos e dos enfermeiros dos hospitais públicos do Rio de Janeiro, que por falta de leitos nos CTIs, diariamente escolhem quem vai viver e quem vai morrer, quem ocupará o leito no CTI e quem não ocupará.
Os heróis querem ter condições de trabalho adequadas para que possam salvar vidas, essa é a natureza do seu serviço, salvar vidas, o que nem sempre conseguem, apesar de todo esforço individual.
Os Bombeiros Militares estão há QUATRO ANOS e QUATRO MESES esperando que o governador Sérgio Cabral, o secretário Sérgio Côrtes, o Coronel BM Pedro e os Oficiais resolvam essa grave situação e nada tem sido feito na direção de solucionar os problemas.
Diante de tal realidade, antes que desavisados falem em transgressão ou indício de crime por parte dos mobilizados, lembro que estamos diante de uma situação clara de inegibilidade de conduta diversa, pois o que os Bombeiros estão fazendo é comunicar à população fluminense a gravidade da situação.
O que deveriam fazer?
Unirem-se aos omissos?
Penso que os médicos e enfermeiros devam agir na mesma direção, acampando em frente aos hospitais públicos para chamar a atenção do povo e para exigir soluções.
Os Bombeiros esperaram mais de QUATRO ANOS para que Cabral, Sérgio Côrtes, Coronel BM Pedro e os Oficiais resolvessem a situação, como ninguém agiu, não tiveram outras alternativa e resolveram sacrificar suas FOLGAS para alertar à população fluminense.
Todos os serviços estão funcionando, a população não está sendo prejudicando, todos os bombeiros escalados de serviço estão trabalhando.
Amanhã, venha fazer história com eles, esteja na Candelária às 19:00 horas, vivencie uma festa cívica.
O lado triste desse acontecimento HISTÓRICO, mais uma vez, coube à mídia fluminense.
Apenas a Rede Record se fez presente na Candelária.
Não percebi a presença de nenhuma outra TV, jornal ou rádio.
A cada dia fica mais claro que o governador Sérgio Cabral controla a imprensa do Rio de Janeiro.
Repito o que já escrevi incontáveis vezes, mídia pautada não serve para nada de útil, pois não cumpre a sua função social, a sua principal função.
Mídia manietada acaba virando garota propaganda.
Felizmente, os mobilizados esperavam esse comportamento e uma equipe profissional fez todas as imagens para serem disponibilizadas para a mídia independente de outros estados e para a mídia internacional, afinal o Brasil pretende realizar uma Copa do Mundo em 2014, o mundo precisa saber como são tratados os Bombeiros no Rio de Janeiro.
O que aconteceu nesta segunda-feira no Rio de Janeiro foi um FATO HISTÓRICO e JORNALÍSTICO muito importante, que determinará uma mudança significativa nas organizações militares, considerando que a omissão deverá ser banida de tais corporações, pois se o Comando e os Oficiais se omitirem, a tropa tem o DEVER de agir, como estão fazendo os Bombeiros do Rio.
A mídia devia estar ocupada cobrindo a chuva e as suas consequências, fatos que ocorrem uma vez por semana neste Rio abandonado.
Não resta qualquer dúvida, nada de mais importante aconteceu no Rio nesta noite chuvosa.
A imprensa não cobriu porque não pode cobrir.
Por derradeiro, soube que no boletim do Corpo de Bombeiros desta noite foi públicada uma recomendação sobre a participação nestes atos cívico-democráticos, algo também mais que esperado.
Lembrem-se: inegibilidade de conduta diversa.
A tropa do CBMERJ não poderia mais continuar fazendo eco a tanta omissão.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Anônimo disse...

Atenção PMs das UPPs,a Hora é Essa, vamos apoiar os Bombeiros,aí a Cobra vai fumar...

Anônimo disse...

Policiais Militares,Civis e todos os Bombeiros,Vamos apoiar está manifestação histórica.

Anônimo disse...

Agora, com o intuito de nos amedrontar, o sr. CMT Geral, mandou publicar no BOL CG de ontem (25/04), uma nota citando os artigos 165 e 166 do CPM (código Penal Militar), que fala da insubordinação. Ora sr. CMT, o senhor terá que aplicar o CPM em todos nós. Tente a sorte!!! JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

Uma pergunta apenas,alguém sabe me dizer onde está o wagner montes agora? Afinal ele é o grande defensor dos bombeiros e policiais militares.
ESCRACHAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!

bombeiro_físico disse...

Após o 1º Governador ser vaiado por militares na história da CIVILIZAÇÃO.

Acredito que veremos o 1º Comandante-Geral Militar ser exonerado de seu cargo por ser frouxo demais e nem sequer aparecer diante de seus subordinados pra exercer a função de COMANDANTE.

Anônimo disse...

Acho que omisso,comprado, são as palavra certas para designar um Cmdo que sabe que mais de 500 BMs estão em manifestaçao e não aparece!!!
JSF

Anônimo disse...

coronel. o senhor também vai responder por crime militar, ou coronel pode tudo?

eu quero ver se tem coronel de verdade para processar um ex-corregedor.

fazer covardia com praça é mole,,,,