terça-feira, 12 de abril de 2011

POLÍCIA MILITAR - SERVIÇO DE 24 HORAS - O HORÁRIO DE DESCANSO.

O Policial Militar do Rio de Janeiro não precisa ser maltratado pelos seus inimigos naturais - os criminosos -, a própria Polícia Militar faz isso com frequência pela mão dos seus maus gestores.
Isso é um fato.
Ontem, após entregar o meu DRD na Diretoria Geral de Pessoal, conversei com Policiais Militares que reclamaram sobre o fato de que embora escalados em serviços de 24 horas na unidade operacional, não estavam tendo direito ao descanso indispensável.
Ninguém consegue trabalhar corretamente sem descanso durante 24 horas, isso é humanamente impossível em face do cansaço físico e mental. Apesar de tal realidade ser conhecida por todos, os Policiais Militares reclamaram que estavam sendo escalados no horário do descanso em outras atividades, portanto, acabavam ficando empregados por mais de 24 horas.
Lembro que as funções desempenhadas pelo Policial Militar exigem que ele tenha um equilíbrio emocional e físico muito grande, em face das decisões que deve adotar em frações de segundo, como a decisão de atirar ou não atirar. Assim sendo, quem determina que o PM desgastado desempenhe uma função, acaba assumindo a responsabilidade pela situação de risco que cria, não custa lembrar.
Vou comentar o fato na DPJM com circunscrição sobre a unidade operacional para viabilizar que seja desenvolvida uma investigação para apurar responsabilidades.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

Ninguem trabalha 24s assim como não descansa 24 hs...de uma forma mais ou menos radical é essa minha opinião.A escala da PMERJ é um verdadeiro absurdo contra a saude do ser humano...e ninguem faz nada, nossos profissionais de saude deveriam intervir seriamente nisso...isso é Saude do Tarabalhador e ponto final.
Eduardo
JSF

Anônimo disse...

A escala deveria ser 24h por 72h ou 12h por 60h para todos os funcion´rios de segurança pública,ou seja,policiais e bombeiros!!

Anônimo disse...

senhor coronel trabalho na linha vermelha numa escala de 48 x 96 .
sendo q quando estamos de serviços o comandante de cia emprega agente nas 48 horas de serviços e nessas 48 horas agente so descansa 4 horas
isso e certo coronel.
teve colegas q foram reclamar seus direitos ele deu um castigo escalou o mesmo na guarda da cia numa escala de 24 x 48 sem alojamento adequado para descansar o serviço de 24 o mesmo coronel descansa no seu veiculo particular sendo q morar no interior.

Anônimo disse...

senhor coronel trabalho na linha vermelha numa escala de 48 x 96 .
sendo q quando estamos de serviços o comandante de cia emprega agente nas 48 horas de serviços e nessas 48 horas agente so descansa 4 horas
isso e certo coronel.
teve colegas q foram reclamar seus direitos ele deu um castigo escalou o mesmo na guarda da cia numa escala de 24 x 48 sem alojamento adequado para descansar o serviço de 24 o mesmo coronel descansa no seu veiculo particular sendo q morar no interior do rj.
coronel nos so queriamos uma escala de 24 x 72 eu ja estou sofrendo essas injustiças a 8 anos ja nao aguento mas. to ficando estresado ate um psicologo ja procurei. se o senhor puder me ajudar ficarei muito grato estou ate querendo ir pra upp da cidade de deus pois ja nao consigo mais trabalhar na linha vermelha e muita pressao.

Hugo Alexandre disse...

Senhor Coronel, existe alguma lei que faculte ao policial militar escalado de serviço 24 horas algum horario para repouso, quantas horas?