sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA.

ORNAL O DIA:
Morte de coordenador do AfroReggae: Major diz que PMs ainda não podem ser chamados de criminosos
Imagens mostram policiais roubando pertences de coordenador e liberando bandidos que o mataram minutos depois
Rio - O major Oderlei Santos, relações públicas da Polícia Militar, afirmou, nesta quarta-feira em
entrevista à GloboNews, que os policiais envolvidos no caso da morte do coordenador do AfroReggae, Evandro João Silva, ainda não podem ser chamados de criminosos. Até o momento, segundo o major, a corporação investiga apenas um desvio de conduta por parte deles.
Imagens de circuito interno de Tv de lojas próximas mostram os ladrões atacando Evandro e o coordenador tirando sua jaqueta e o par de tênis.
Em seguida acontece uma luta corporal, Evandro é baleado e cai na calçada. Os ladrões fogem e, em questão de segundos, uma patrulha da Polícia Militar passa pelo local. Eles prendem os bandidos e os liberam pouco depois. No fim, as imagens mortram os PMs colocando a jaqueta e o par de tênis de Evandro dentro da viatura - o que constitui roubo.
"Em um primeiro momento, nosso comandante geral ficou sabendo pelo telefone do fato. Nós trabalhamos com a hipótese de desvio de conduta (e não crime) por que ainda não recebemos as imagens aqui no 13º BPM. Ainda não podemos dizer que um crime foi cometido, pois ainda precisamos saber o que os policiais militares envolvidos alegam", disse o major Oderlei Santos.
O major não quis dizer onde estão os pertences de Evandro, se limitando apenas a falar que o inquérito corre em segredo."Tudo será esclarecido assim que as imagens chegarem ao batalhão. Quando tudo ficar claro, quando prendermos os bandidos, aí sim divulgaremos onde estão os pertences dele e todos os outros detalhes", afirmou.
Odelerlei Santos garantiu que os nomes dos PM envolvidos foram preservados apenas para manter a integridade e parcialidade da investigação e não para proteger supostos criminosos de farda.
"Os nomes dos policiais não foram divulgados apenas por que o inquérito está em andamento e não para proteger A ou B (policiais envolvidos). O inquérito será apurado com muito rigor pelo nosso comandante geral", disse.
Se comprovado crime, ou mesmo desvio de conduta, os PMs podem ser expulsos da corporação. Mas o processo é lento e burocrático."Se comprovada a culpa, o processo vai para a corregedoria da PM e, depois, será montado um conselho disciplinar para decidir sobre a expulsão deles (os policiais). A conduta será avaliada e, por isso, eles já estão presos administrativamente", completou.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

o que aconteceu nos blogs dos militares que ficou fora?

Anônimo disse...

Vote nessa notícia vote_noticia
Freixo quer punição exemplar

Rio - O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) encaminhou ontem à Secretaria de Segurança ofício pedindo providências enérgicas contra os PMs envolvidos no caso. Freixo defende que os dois PMs devem responder pelo crime de latrocínio. “Entendo que os policiais devem responder pelo crime que não evitaram. A punição desse caso deve ser exemplar”, disse.

Coordenador executivo do AfroReggae, José Junior disse que só vai ficar satisfeito quando os assassinos forem presos. “Confio que a polícia vai prender os dois”, afirmou Junior, que ouviu do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, um pedido de desculpas.

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

Presunção da inocência não existe para o Executivo de nosso Estado.

Pessoalmente, não creio na inocência dos militares do caso Afro Regaee, mas também não posso conferir juizo final sobre o caso. Isto foi o que fez o Major.
Ah! Parece que foi exonerado....

Mas quanto ao comentário sobre os Blogs fora do ar, ou melhor sem serem encontrados, fiquei entre 1 hora da madrugada até às 4 hs sem nenhum acesso, dando um erro estranhíssimo com numeração diversa a cada tentativa de conexão com meu Blog.
Passei a tentar entrar em outros Blogs que falam sobre Segurança, do sistema BLOGGER, e o PRAÇAS DA PMERJ também estava tal qual o meu.

O seu Blog, Cel Paúl, estava normal e tentei entrar por ele em meu endereço, mas não obtive êxito, ocorrendo a mesma numeração estranha aparecendo no visor.
Vou jogar "água benta" no meu PC!

Abraço fraterno,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Anônimo disse...

Deu no Ancelmo.Com


Os viajantes

Cabral e Aécio estavam juntos ontem no congresso da Associação Brasileira de Viagens.
Sem querer antecipar temas da coluna “Nhenhenhém”, faz sentido. Com todo o respeito.

Anônimo disse...

Os culpados, após julgamento regular, devem ser punidos na forma da Lei e, não, de forma exemplar. Deputado, já mandou o seu ofício para as polícias Civil e Federal apurarem quem matou os três PM do helicóptero? Eles também são humanos, assim como os seus familiares. Exemplar é a parcialidade de juízos em relação aos criminosos comuns e PMs.