domingo, 25 de outubro de 2009

SEGURANÇA PÚBLICA: REFORMULAÇÃO AMPLA, GERAL E IRRESTRITA.

Eu tenho escrito nesse blog inúmeros argumentos que determinam a necessidade de uma ampla reforma no modelo da segurança pública brasileiro, um modelo inteiramente ineficiente e sem igual no mundo.
Erramos em tudo relacionado com a segurança pública.
O modelo constitucional equivocado; a péssima remuneração, formação e qualificação dos profissionais; as meias Polícias (sem ciclo completo); a péssima gestão das verbas destinadas à segurança pública; a existência das desnecessárias e caríssimas secretarias de segurança; as dificuldades de ascensão profissional interna corporis; os inconcebíveis concursos diretamente para a função de delegados de Polícia Federal e Civil; a falta de independência da Polícia Técnico-Científica (perícia); o inócuo programa da Força Nacional de Segurança; entre tantos outros citados são exemplos claros dos motivos da nossa ineficácia na área da segurança pública.
Concordo que a atual gestão da Polícia Militar - a gestão da modernidade ou a gestão oitenta - fracassou por completo, infelizmente não alcançou qualquer resultado positivo, todavia é deve ser totalmente inaceitável para a Instituição a promoção de uma nova mudança apenas no comando da Polícia Militar, assim como isso também é inaceitável com relação à chefia da Polícia Civil.
Urge uma mudança completa.
Um novo modelo precisa ser testado a partir do Rio de Janeiro.
Temos que construir uma política de Estado, basta de políticas de governantes que nada sabem sobre o tema e desandam a promover ações políticas que só estão destruindo as Instituições Policiais.
Reformulação ampla, geral e irrestrita!
Caso contrário, o caos perdurará para todo o sempe.
JORNAL O DIA:
Informe do Dia: Coronel na Berlinda
Rio - As últimos episódios de violência abalaram o prestígio do comandante da PM,
coronel Mário Sérgio Duarte. Pessoas próximas ao governador Sérgio Cabral não escondem a decepção com a atuação da Polícia Militar. As farpas também atingem o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
Para um dos críticos, houve falta de comando na operação no Morro dos Macacos, onde um helicóptero da PM foi derrubado. “Por que não foi utilizado o helicóptero blindado da Polícia Civil?
Não há um comando único para as duas polícias?”, questiona.
Afroreggae
Episódios relacionados à atuação de policiais no caso do assassinato de Evandro João Silva, do AfroReggae, também contribuem para o desgaste do comandante da corporação. Cabral atropelou o coronel Duarte ao determinar a demissão do porta-voz da PM.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

MEUS CAROS FALTA DE CONDUTA EXISTE EM QUALQUER TRABALHO, SEJA PÚBLICO OU PRIVADO.PORTANTO O COMANDANTE DA PMERJ NÃO PODE ESTAR EM TODOS OS LOCAIS AO MESMO TEMPO E MUITO MENOS ACOMPANHANDO POLICIAIS EM SUA RONDAS.QUANTO AO MORRO DOS MACACOS E SÃO JOÃO,SÓ TEM UM JEITINHO.É JOGAR GASOLINA E FRITAR TODOS,POIS A POPULAÇÃO DESTAS FAVELAS SÃO CONIVENTES COM TUDO QUE ACONTECE,POIS SE REALMENTE QUISEREM ACABAM COM A BANDIDAGEM É SOMENTE DENUCNCIAR ONDE ESSES VAGABUNDOS SAFADOS IGUAIS A RATOS SE ENCONTRAM.
CGEGA DE COLOCAR A CULPA NESTE OU NA QUELE ENTENDERAM?


SILVIO PEREIRA MORADOR DO GRAJAÚ

Anônimo disse...

O morador do grajaú falou e disse. Possivelmente é formado pela escola da vida e, não, mais um "especialista" formado em Harward.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Eu discordo desse posicionamento, certamente eivado de uma linguagem exagerada. A maioria esmagadora dos moradores é vítima do descaso governamental. Nós podemos mudar essa realidade. Juntos Somos Fortes!

André Schirmer disse...

Senhor morador do Grajaú, discordo do senhor quando diz que TODOS os moradores são coniventes, não acredito nem por um segundo nisso, se assim fosse, estaríamos completamente perdidos. Agora que alguns são envolvidos e são coniventes com certeza, eles são tão coniventes quanto aqueles que não pagam o IPVA e contam com a COMPREENSÃO do policial que os para numa blitz e liberam mediante um cafezinho e ainda criticam o policial como se eles próprios não tivessem feito nada de errado ou aquele que fuma UNZINHO mas não se acha viciado e se considera inocente na guerra travado em nosso dia-a-dia, ou aquele que sonega impostos ou aquele que não dá educação ao filho e acha que o Estado tem a obrigação de fazê-lo...Na verdade, todos nós somos, como se diz nos presídios, INOCENTES, nunca fazemos ou fizemos nada que configure como conivência com os reais vilões dessa história macabra em que vivemos atualmente.
Como se diz por aí, é mais fácil de enxergar o "rabo" do outro.

Anônimo disse...

Isso aí...vamos acabar com a secretaria de segurança, com os delegados, e quem sabe com os promotores e com os juízes também, pois a pm é muito preparada, vide seus brilhantes oficiais que podem resolver todos os problemas da sociedade, até mesmo assumindo a função destas autoridades! Quem sabe não seremos mais felizes...