quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A PRISÃO DO MAJOR.

COMENTÁRIO POSTADO:
"Um protesto incomum chamou a atenção de quem passava próximo ao Palácio Rio Branco, Acre, na manhã desta terça-feira (27). Amordaçado com fita adesiva, o presidente da Associação dos Militares do Acre (AME-AC), sargento bombeiro Luiz Gonzaga Ribeiro, 39, se acorrentou a uma palmeira imperial, na praça dos seringueiros, nos fundos do Palácio Rio Branco. Ele protestava contra a prisão do major PM Wherles Rocha, ocorrida no início da manhã, por ordem do comando-geral da Polícia Militar, devido a uma entrevista concedida no dia quatro, durante manifestação dos militares em favor da PEC 300.
Com uma Constituição Federal nas mãos, mordaça e correntes apertadas, o sargento Ribeiro permaneceu amarrado à palmeira por quase três horas. Escrevendo suas mensagens, disse que o objetivo do protesto era “acabar com essa injustiça”, em relação à prisão do major. Através de gestos, ele disse que permaneceria no local até ser preso.
Às 11h20, o capitão BM Glácio foi até o local pedir para que o sargento encerrasse o protesto, pois já havia conseguido seu objetivo que era chamar a atenção para um assunto. Ribeiro pediu mais um tempo, ficando até próximo às 12h. Muitas pessoas pararam no local para assistir ao protesto e criticavam a atitude do comando da PM em prender o major Rocha.
Ribeiro lembrou que de seus 39 anos de idade, 18 são servindo à corporação na qual tem comportamento considerado “excepcional”. Ele demonstrou, porém, que a prisão do major atenta contra a liberdade de expressão, garantida pela Constituição Federal, à qual mantinha em suas mãos".
Os Chefes militares federais e estaduais precisam entender que os integrantes das Forças Armadas, das Políciais Militares e dos Bombeiros Militares são cidadãos plenos e que não podem ter seus direitos constitucionais cerceados em face de regulamentos disciplinares.
Essa mordaça que ainda existe nas Instituições Militares só tem servido para a desvalorização dos militares, para o sucateamento das Instituições e para a sua dominação política.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

UMA PERGUNTA! disse...

SE FOSSE O SGT PRESO.
O MAJOR FARIA O MESMO?

ESSA É A DIFERENÇA DO PRAÇA PARA O OFICIAL, A CORAGEM DE BATER DE FRENTE, QUANDO O OFICIAL BATE DE FRENTE E CHAMA O PRAÇA, ELE NUNCA É DERROTADO.

CORRETO?

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comentário.
Respeitosamente, creio que essa solidariedade é um fato isolado, pois um único Praça se solidarizou, não podemos generalizar.

Rose Mary M. Prado disse...

De que modo a polícia poderá melhorar o serviço para a população e oferecer condições dignas de trabalho, senão aceitando seus erros?
O engraçado é que falar bem pode...
Mas falar mal (ou a verdade?!)não pode!

Anônimo disse...

Se querem se apoiar na Constituição Federal, seria melhor que deixassem de ser militares e como civis pudessem se sindicalizar e lutar por mais direitos!