O GLOBO
O GLOBO:Mais dor de cabeça para a PM: Chefe administrativo do Estado-Maior é um dos réus de novo julgamento da lista do bicho.
Publicada em 24/10/2009 às 20h26m
Sérgio Ramalho.
RIO - O comando da PM já não enfrenta um bom momento, devido ao fato de policiais terem liberado os assassinos do coordenador de Projetos Sociais do AfroReggae, Evandro João da Silva, e por causa da violência do tráfico, que derrubou um helicóptero da corporação em Vila Isabel, mais um golpe está a caminho. No próximo dia 6, acontecerá o novo julgamento de 41 oficiais da Polícia Militar citados na lista do bicho, apreendida há 15 anos numa fortaleza de Castor de Andrade, em Bangu. Entre os réus por corrupção passiva, figura o chefe administrativo do Estado-Maior da corporação, coronel Carlos Eduardo Millan Guimarães. À época capitão, ele tinha ao lado de seu nome na contabilidade da contravenção a expressão "PPFixo".
Ao longo do processo, Millan negou ter recebido qualquer quantia da contravenção. Submetido na época a um conselho de justificação, o então capitão foi absolvido, em virtude de os oficiais responsáveis não terem encontrado em suas contas depósitos com os valores citados na lista. Na ocasião, os tenentes Dilo Pereira Soares Júnior (hoje major, investigado por suspeita de ligação com milícias) e Álvaro Lins (ex-chefe de Polícia Civil e deputado estadual cassado) foram absolvidos, com o mesmo argumento.
O processo da lista do bicho foi julgado pela primeira vez em maio de 1998. Na época, foram condenados 21 dos 45 réus, entre eles o coronel Gentil Pitta Lopes, irmão do coronel Gilson Pitta, ex-comandante-geral da PM. Os outros 24 oficiais foram absolvidos, por dúvida, mas a sentença acabou anulada.
Antes de ser marcada uma nova data para o julgamento, o processo foi remetido ao Tribunal de Justiça, em virtude de um dos réus, Álvaro Lins, ter sido eleito deputado estadual, cargo que lhe garantia foro especial. O processo voltou à pauta de julgamento na Auditoria de Justiça Militar na última semana. Quatro dos 45 réus já morreram, 35 foram para a reserva, dois deixaram a corporação e três oficiais, além do coronel Millan, ocupam cargos de comando na PM.
Propinas eram para liberar contravenção
Na época da descoberta da lista do bicho, Millan atuava no 18 BPM (Jacarepaguá). De acordo com as anotações, ele teria recebido valores mensais em 1993. Um trecho da denúncia do Ministério Público diz que o exame dos livros contábeis atestou "a disseminação da corrupção patrocinada pelos banqueiros do jogo do bicho entre os agentes da lei, constando-se que a uns se distribuíam as propinas de forma habitual e reiterada, o chamado PPFixo, enquanto outros recebiam ocasionalmente".
Segundo a denúncia, as quantias eram pagas para que oficiais não reprimissem a contravenção. Os valores foram destinados mensalmente, de fevereiro de 1989 até 1994, a oficiais de diversões batalhões: 6 BPM (Tijuca), 9 BPM (Rocha Miranda), 14 BPM (Bangu), 18 BPM (Jacarepaguá), 19 BPM (Copacabana) e 23 BPM (Leblon), além do Comando de Policiamento de Interior, do Núcleo de Operações e até do quartel-general da PM. Além de "PPFixo", aparecia ainda ao lado de alguns nomes de oficiais a anotação "despesas de refeição".
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO
3 comentários:
mais um oficial nos envergonhando! a briosa merece respeito.
POR gentileza,coloque o nome de todos,inclusive do PITTA.Vejam a lista,o que vcs escreveram não relatLISTA DOS OFICIAIS DA PM ENVOLVIDOS NO JOGO DO BICHO!
Autor MINISTERIO PUBLICO MILITAR
Réu NILTON LUIZ RIBEIRO E OUTROS
Réu ANTONIO JOSE FERREIRA FREIRE
Réu JOSE CARLOS RODRIGUES PINTO
Réu ALCIDES DE ABREU JOAO
Réu NESTOR DE SOUZA CALDEIRA
Réu GENTIL PITTA LOPES
Réu JOSE CARLOS BARRETO BONFIM
Réu SEBASTIAO MENEZES MARCONDES
Réu PEDRO CHAVARRY DUARTE
Réu JUAREZ CESAR DE OLIVEIRA
Réu PEDRO GONCALVES BORGES
Réu LUIS FELIPE RIBEIRO MEIRELLES
Réu ALEC MOURA
Réu CARLOS HENRIQUE ALVES LIMA
Réu JULIO CESAR PADULA DO NASCIMENTO
Réu CARLOS RODRIGUES BARROS
Réu DAGOBERTO MENEZES DA VEIGA
Réu ADILSON LOURINHO DA SILVA
Réu WAINER TEIXEIRA SOUZA
Réu DILO PEREIRA SOARES JUNIOR
Réu MARCOS MARCIO DE ABREU CONTREIRAS
Réu WALTER FERREIRA PINTO
Réu JOSE RICARDO IOSSI COSTA
Réu CARLOS ALBERTO MARINHO DE OLIVEIRA
Réu CARLOS EDUARDO MILLAN GUIMARAES
Réu CARLOS JORGE CUNHA
Réu ALEXANDRE CARVALHAES ROSETTE
Réu ARAMIS SOARES DE OLIVEIRA
Réu ADILSON FERNANDES
Réu VIRGILIO BARBOSA DOS SANTOS
Réu AIRTON SOUTO MAIOR QUARESMA
Réu DILERMANDO DE MENEZES SAMPAIO JUNIOR
Réu NILO FRANCISCO PEREIRA NETTO
Réu SIDNEI CESAR SILVA GUERRA
Réu ALVARO LINS DOS SANTOS
Réu MATHUSALEM PADILHA
Réu ANANI DE ANDRADE SANTOS
Réu SERGIO VERIDIANO AROCA
Réu EDUARDO LOIS BLANCO
Réu ZALMIR DE FREITAS LAGES FILHO
Réu CESAR BORGA
Acesse: http://srv85.tj.rj.gov.br/consultaProcessoWebV2/consultaProc.do?numProcesso=1994.001.027745-8&back=a a verdade.
Cel. rosette também...que coisa séria, vamos ver no que dá...
Postar um comentário