terça-feira, 27 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA DO "MOVIMENTO FORA CABRAL!"

TERCEIRA MARCHA DEMOCRÁTICA RJ PEC 300/2008
COPACABANA - 25 OUT 2009
Eu conheci o “Movimento Fora Cabral!” na manifestação dos motoristas de van (topiqueiros), no terminal rodoviário próximo à Central do Brasil e percebi que a revolta daqueles cidadãos, que se diziam enganados por Sérgio Cabral (PMDB), poderia simbolizar algo maior que a própria mobilização.
Naquela época o “Movimento Fora Sarney!” corria o Brasil e parecia crescer a cada dia no Rio de Janeiro, com a mobilização dos estudantes.
Participamos de alguns atos cívicos dessas mobilizações inclusive uma em conjunto quando Cabral recebeu para jantar alguns deputados federais do Rio de Janeiro.
O tempo passou e hoje o “Movimento Fora Sarney!” parece inteiramente imobilizado, certamente a desmotivação se apoderou da juventude em face do vergonhoso apoio dado pelo governo federal ao “dono” do Maranhão.
Algo que deveria ser irrealizável para um partido que no passado recente afirmava ser a reserva moral da política brasileira, todavia, os arranjos políticos têm regras próprias e princípios “morais” muito particulares.
O Brasil é um país no qual as pessoas de bem enfrentam gigantescos obstáculos quando tentam implementar as mudanças que o país necessita. Aqui parece ser o paraíso dos “fora da lei”, a “terra prometida” dos políticos corruptos e a penitenciária dos homens honestos. No nosso país vale à pena ser corrupto, a mídia revela essa verdade diariamente e de uma forma que não permite margem a qualquer dúvida.
Lutar contra essa realidade é uma tarefa que demandará gerações, porém precisamos começar agora.
Por outro lado, o “Movimento Fora Cabral!” cresceu, renovando a esperança dos que lutam pela dignidade na política, sobretudo com relação às promessas de campanha, pois não podemos mais aceitar esse rotineiro “estelionato eleitoral”, candidatos que tudo prometem na campanha e que depois de eleitos nada cumprem do prometido.
Cabral prometeu quase tudo e enganou a todos.
O sucesso do “Movimento Fora Cabral!” é vital para a construção de uma democracia de verdade no Brasil, país onde a população praticamente não possui ferramentas democráticas para interromper o mandato desse tipo de político.
O “impeachment’ é impensável, a ALERJ é a casa de Sérgio Cabral (PMDB) e não a casa do povo.
O nosso povo ainda não dispõe do “recall político” que permitiria retirar através de um plebiscito políticos dessa natureza, no meio do mandato, salvando da má gestão a segunda metade do mandato.
Eu já escrevi sobre o “recall” e voltarei a fazê-lo, mas o que nos interessa no momento é o “Fora Cabral!”, um movimento que pode representar o nascimento de uma ferramenta democrática para inviabilizar a reeleição de políticos que não cumprem as suas promessas.
O “Movimento Fora Cabral!” poderá fazer nascer na população do Rio de Janeiro a indignação necessária para transformar essa mobilização em uma rotina para os próximos governantes e que funcionará preventivamente diante do fracasso do projeto de reeleição de Cabral, fazendo com que os próximos candidatos passem a entender que não podem prometer nas campanhas e depois simplesmente não cumprir.
O “Fora Cabral!” surge como uma esperança para todos os homens e mulheres de bem do Rio de Janeiro, portanto é dever de todos os funcionários públicos que foram enganados por Sérgio Cabral (PMDB), ombrearem com os “topiqueiros”.
Médicos, professores, policiais, bombeiros, etc.
Funcionários do IASERJ, demitidos do SAMU, candidatos do concurso para a Polícia Civil, etc.
É dever de todo cidadão fluminense que deseja construir um país democrático ingressar no “Fora Cabral!”.
Os “topiqueiros” fizeram adesivos “Operação Fora Cabral!”, uso um no meu carro e agora lançaram as sensacionais “Pipas Fora Cabral!”
Perfeito, eles estão usando todas as maneiras disponíveis para divulgar a sua luta por justiça.
Eles nos deram a oportunidade de construirmos um “recall político” tácito através do qual poderemos cobrar do próximo governador as suas promessas.
O povo precisa aprender a protestar nas ruas, essa talvez seja a única saída democrática que nós ainda possuímos para enfrentar os que querem transformar o Brasil em um conjunto de oligarquias cleptocráticas.
Movimento Fora Cabral!”, talvez a nossa última esperança.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: