sábado, 31 de outubro de 2009

PMERJ:MAIS UMA TROCA DE COMANDO RELÂMPAGO.

A Tenente Coronel Solange, Oficial reconhecida como honesta e disciplinadora, foi exonerada do comando do 4o BPM, sendo mais um dos muitos casos de comandos relâmpagos na atual gestão.
Solange foi uma das Oficiais femininas que foram festejadas pela mídia com grandes reportagens, como as Tenentes Coronéis Bonfadini, Kátia e Siciliano, quando foram nomeadas.
Todos devemos lamentar esses comandos relâmpagos pois causam desgastes para os Oficiais nomeados e logo exonerados, além de sinalizar para a precariedade do planejamento institucional.
Se os motivos da exoneração fossem conhecidos, esses efeitos poderiam ser minimizados, o que nunca acontece.
Assim surgem os boatos, que geram desgastes ainda maiores, sobretudo quando um comandante, chefe ou diretor honesto é exonerado.
Diante do exposto, muitos acabam acreditando no @bocadesabao...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

8 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Paul, isso acontece tambéma nas instituições particulares.muitas vezes apostamos em uma pessoa damos o cargo mas não produz,portanto tem que ser trocada somente isto,é A leia da vida.

Jorge Teixiera

Paulo Ricardo Paúl disse...

Isso é lógico.
O problema é que normalmente a avaliação é comunicada ao avaliado.
Nesse caso específico, pelo que eu consegui apurar, o motivo não foi ineficiência e sim o fato de ter contrariado interesses.

Anônimo disse...

Sr Cel Paul!
Que coisa feia, sua surpresa (ou seria indignação?) contraria seu discurso inflamado de que os comandos deveriam ser exercidos por oficiais mais experientes.
No caso do 4º BPM será exercido por um Ten Cel que estará no seu 3º ou 4º comando, o que se adequaria ao seu pensamento. Será que o falacioso é o Sr?
Não se esqueça que o Sr mesmo questionou a competencia e a experiencia da TC Solange, lembra? Não desminta pois está registrado e assinado. (o que o sr. diz assina, não é?)
Está se perdendo, hein?

Anônimo disse...

Cel Paul, antes de defender a Coronel Solange, procure saber o que ela fez de bom para melhorar o índice de prisões no 4ºBPM; procure saber o que ela fez de bom para os praças do BPM; procure saber o que ela fez de bom para os oficiais do BPM; procure saber como era o trato social dela, com TODA A TROPA DO BPM, bem como, com a sociedade de São Cristóvão. Lhe garanto: o clima de trabalho está horrível. Soube que muitas pessoas que a conhecem do QG, sabem que ela ñ tinha condições de assumir tal responsabilidade.
Comandar um Batalhão, não é nada fácil, tem que ser correto, mas tem que ter habilidade também.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Há muito tempo eu aprendi uma grande verdade: as nossas palavras não são nossas, pertencem a quem as lê ou ouve, em razão da interpretação de cada um dos destinatários.
Por favor, não se confuda. São coisas diversas, eu defender que um comandante de Unidade Operacional necessite de uma experiência operacional em funções operacional, antes de assumir um comando (o que é lógico) e eu não concordar com exonerações relâmpagos, que só contribuem para desacreditar quem nomeuou e para fritar o exonerado.
Realmente, não sei como a Solange agiu no comando do 4o BPM, porém conheço um pouco da sua luta para reverter alguns problemas muito graves.
Todvia, não devemos avançar em especulações, caso contrário, você continuará jogando com as palavras e perderemos um tempo que pode ser melhor aproveitado.
Por derradeiro, não defendi a Solange, nem poderia, critiquei a ação do comando geral.

Jeise disse...

Tô lascada!!! Tô transferida p/ lá a convite dela, ela tinha planos p/ mim por lá. E agora??? O q será q o novo comandante fará comigo???
Terça me apresento no Batalhão, quarta ela passa o comando e quinta eu corto os pulsos!!!!!

Anônimo disse...

Cel Paul, está se perdendo, hein!
Estas experiencias não serviram para te mostrar que deves voltar a tua força para ajudar a PMERJ a se reestruturar não?
A propósito, a respeito de experiência, que é tão defendida da sua parte, me responda, qual a tua experiencia em comando de unidade?
Não me cite a 1ª DPJM, pois ela é uma espécie de subcomando, visto que quem manda nela é o Corregedor e a CintPM não é comando, pois só cuida do público interno. Estou torcendo para ser surpreendido com notícias alvissareiras.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Creio que estou sendo bem coerente, embora saiba que sou incapaz de convencê-lo de qualquer coisa. Pelo que vejo, nada conhece sobre a 1a DPJM e menos ainda sobre a Corregedoria. A minha vida foi na área correcional e sou o Oficial mais experiente nessa área e de vo ser por muito tempo. Assim sendo, a minha própria carreira mostra a coerência e a importância da experiência. Isso é um fato, agora colocar alguém para comandar uma UOP sem nunca ter exercido qualquer função de EM em UOP, considero um absurso. Pior só a nomeação do atual comandante do BOPE. Sou coerente.