sábado, 31 de outubro de 2009

CORONÉIS DE POLÍCIA DO ESPÍRITO SANTO DÃO EXEMPLO PARA O BRASIL.

A GAZETA ONLINE:
Governo mantém silêncio sobre coronéis da PM
30/10/2009 - 00h00
(Outros - A Gazeta)
"A movimentação de 14 dos 19 coronéis da ativa da Polícia Militar do Espírito Santo, que se insurgiram contra o secretário da Segurança Pública, Rodney Miranda, por causa do livro Espírito Santo, do qual ele é co-autor, não fez o governo romper seu silêncio sobre o fato.Ontem, mais uma vez procurados por meio de suas assessorias de imprensa, nem o governador Paulo Hartung, nem Rodney Miranda quiseram se manifestar sobre o assunto.
Informações dão conta de que os coronéis voltaram a se reunir com o comandante da Polícia Militar, coronel Oberacy Emmerich, a quem, fazem questão de deixar claro, dão crédito. O comandante também teria ido ontem ao Palácio Anchieta, mas a visita não foi confirmada pela assessoria da PM. O grupo de coronéis reagiu, de forma organizada, ao livro Espírito Santo, que conta, de forma romanceada, a história do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, ocorrida em 2003, no bairro Itapoã, Vila Velha. Os executores do crime já estão presos, mas os homens acusados de mandantes - um ex-policial civil, um juiz e um coronel da reserva da PM - aguardam ainda por julgamento. Todos alegam inocência.
Um dos coronéis descontentes, o corregedor da PM, Marcos Aurélio Capita Silva, registrou denúncia contra os autores do livro. (Claudia Feliz)".
Na condição de ex-Corregedor da PMERJ aplaudo de pé!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Anônimo disse...

é isso Q esperamos de NOSSOS coróneis PMERJ, mais infelízmente, eles se prendem à gratf., fícaria na história, todos coróneis entregassen os cargos! SERIA uma referençia para a tropa.

sgt 1/

Anônimo disse...

LÁ SÓ TEM 19 CELs NA ATIVA, NO CBMERJ COM O EFETIVO MENOR DO QUE A PMERJ TEM MAIS DE 100!!!! É BRINCADEIRA, FALA SÉRIO!!!!!

Anônimo disse...

É muito cacique pra pouco índio...a pm tem que botar é gente na rua fazendo policiamento ostensivo, inclusive oficiais, chega de gente ganhando muito pra ficar cuidando de regulamento disciplinar e outras burocracias!!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Realmente, o CBMERJ possui Coronéis demais.
Ganhando muito na PM?
Só se forem os Coronéis do alto escalão.

Anônimo disse...

Isso, bota o engenheiro para virar concreto, o médico para lavar e esterilizar roupas e instrumentos, o dono da Volks para soldar as partes dos carros e assim por diante. Vai resolver o problema do mundo e revolucionar a Polícia! Na política isso já funciona. Qualquer analfa pode ser vereador, deputado etc; votar e ser votado. E já tivemos ótimos resultados...

Anônimo disse...

14/10/2009
Detratores do cel. Marcos negam o que
escreveram no livro ‘Espírito Santo’

Da Redação
Foto capa: Arquivo SD


Pautado pela manchete de Século Diário dessa terça-feira (13) – “Autores do livro ‘Espírito Santo’ mentem, inventam, distorcem e deturpam realidade” –, o jornal “A Gazeta” ouviu o juiz Carlos Eduardo Lemos e o secretário estadual de Segurança, Rodney Miranda, sobre os processos movidos contra eles pelo corregedor da PM, coronel Marcos Aurélio Capita da Silva, e na edição desta quarta-feira (14) publicou, à página 10, matéria sob o título “Citados dizem que não fizeram acusações”.

Este texto é um box da matéria principal do jornal sobre o assunto, publicada na mesma página, na qual o repórter Geraldo Nascimento ouviu do coronel Marcos Aurélio a confirmação do que ele dissera em primeira mão a Século Diário. Ou seja, que estava processando Carlos Eduardo e Rodney por calúnia injúria e difamação, em função do que ambos escreveram no livro “Espírito Santo”. Nessa matéria, o repórter diz que Marcos Aurélio “se reconheceu nas citações” do livro sobre o personagem de nome fictício “coronel Áureo Carmelo de Souza, da Diretoria de Inteligência da PM”.

Como se o fato de se reconhecer no personagem fosse algo absurdo e inusitado, tendo em vista que os próprios autores, em matéria promocional do livro publicada no mesmo jornal, dias atrás, mandaram que as pessoas identificadas por nomes fictícios “vestissem a carapuça”. A ingenuidade do repórter mereceu do coronel Marcos Aurélio o seguinte comentário: “Quem não sabe na Polícia Militar quem era o tenente coronel da Dint na época dos fatos? Inclusive, citam nomes verdadeiros de pessoas que trabalharam na apreensão da arma. O que relatam é uma inverdade”.

A matéria, em suma, é aquilo a que, no jargão jornalístico, se dá o nome de “matéria chupada”, pois teve como base texto exclusivo deste jornal.

O que mais se destaca no resultado da pauta de “A Gazeta” inspirada em nosso trabalho, sobre os processos movidos contra Carlos Eduardo e Rodney, é o que estes afirmam no box intitulado “Citados dizem que não fizeram acusações”. Nem um nem outro assumiu os ataques à honra do oficial da PM no capítulo do livro “Espírito Santo” intitulado “As peças começam a se encaixar” (entre as páginas 29 e 45).

Os ataques do juiz e do secretário à honra do coronel Marcos Aurélio estão sendo exaustivamente abordados nas séries de matérias que Século Diário vem publicando sobre a farsa do crime de mando que Carlos Eduardo e Rodney armaram durante as investigações policiais e a condução do processo judicial em torno do caso Alexandre. Eis o trecho do Box sobre o que Rodney teria dito ao repórter Geraldo Nascimento: “O secretário de Segurança, Rodney Rocha Miranda, disse que ninguém com situação jurídica não resolvida no processo teve o nome citado, e sobre as queixas do corregedor geral, só vai se manifestar depois de conhecer o conteúdo das denúncias”. E, na parte atinente a Carlos Eduardo: “O juiz Carlos Eduardo Lemos deixou claro que o coronel não foi acusado de nada e que, no livro, foram reproduzidas as contradições apresentadas no sumiço da arma com base em documentos.” O jornal abre aspas para a seguinte declaração de Carlos Eduardo: “Se o coronel pensar melhor, verá que não acusamos de nada, só reproduzimos documentos, e isso será provado se for necessário.”.

O advogado último de Carvalho, patrono do coronel Marcos Aurélio nas duas ações contra Carlos Eduardo e Rodney, divulgou, nesta quarta-feira, os termos da denúncia encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE). Publicaremos o texto, na íntegra, em nossa edição desta quinta-feira )15).
http://www.seculodiario.com/exibir_not.asp?id=4200