quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A MÍDIA ESTÁ PERDENDO A CREDIBILIDADE.

Brasileiro reconhece ações do governo no combate à corrupção
Pesquisa de âmbito nacional, realizada pelo Centro de Referência do Interesse Público (Crip) da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Vox Populi, apontou que 75% dos brasileiros reconhecem que o crescimento neste governo não foi da corrupção, mas “da apuração dos casos de corrupção, que ficavam escondidos”.
14/09/2009
Pesquisa mostra que brasileiro reconhece ações do governo no combate à corrupção
Pesquisa de âmbito nacional, realizada pelo Centro de Referência do Interesse Público (Crip) da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Vox Populi, apontou que 75% dos brasileiros reconhecem que o crescimento neste governo não foi da corrupção, mas “da apuração dos casos de corrupção, que ficavam escondidos”.
Este percentual repete o que foi apurado no ano passado, em uma primeira rodada dessa mesma pesquisa, enquanto o percentual dos que acham que houve grande aumento da corrupção no País durante os últimos cinco anos caiu de 17%, no ano passado, para 15%, este ano. A pesquisa, divulgada na última edição da revista Carta Capital, ouviu 2,4 mil brasileiros de todas as regiões do País, entre os dias 11 e 18 de julho último.
Quanto à efetividade das ações empreendidas pelo governo no combate à corrupção, dois órgãos tiveram suas ações consideradas pelos entrevistados como as mais efetivas: a Polícia Federal, com 84%, e a Controladoria-Geral da União (CGU), com 77% das opiniões.
Avanços
O percentual dos que consideram a corrupção no Brasil atualmente como “muito grave” também caiu de 77% no ano passado para 73% este ano. Os que consideram “grave” a corrupção no País somaram 24% este ano, contra 20% em 2008.
A pesquisa mediu ainda o grau de imparcialidade da mídia na cobertura dos casos de corrupção. No ano passado, 60% dos entrevistados consideraram a cobertura da mídia imparcial e 26% consideraram-na parcial. Este ano o percentual dos que consideraram a mídia imparcial caiu para 42%, enquanto os que a consideraram parcial somaram 39%.
O ministro-chefe interino da CGU, Luiz Navarro, concorda com a análise do professor Leonardo Avritzer, coordenador do Crip, também publicada na Carta Capital. Tal como o professor Avritzer, Navarro entende que “a pesquisa revela que a população tem consciência da gravidade do problema representado pela corrupção, mas reconhece também que as ações do governo tem levado a inegáveis avanços no combate a esse mal”.
Assessoria de Comunicação Social
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Unknown disse...

É a pura verdade... Sem transparência a imprensa não terá condições de sobreviver ao caos informativo gerado pela avalancha de notícias na Web. A perspectiva é a formação de enclaves informativos (clusters), nos quais grupos de pessoas como nós da web, criam o seu próprio ambiente para circulação de notícias. Pode ser uma solução de emergência, mas em longo prazo ela gera um problema ainda maior: a ausência de diversificação informativa. Na França como em outros países, a imprensa está arriando as portas, ou seja, falindo mesmo... Mas sobre isto a gente fala mais tarde, aguardem!!!

Unknown disse...

Leia matéria completa... http://muriquifm.blogspot.com/2009/08/qual-sera-o-grande-desafio-da-imprensa.html
Um forte abraço Cel paúl. Juntossomos fortes!!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comentário.
No Rio de Janeiro a situação é muito grave. Parte da mídia demonstra que não tem independência quando o tema é Sérgio Cabral e isso é péssimo para todos nós, pois hoje o blindado é Cabral, amanhã poderá ser qualquer um que interesse comercialmente à mídia.
Lamentável e deplorável.

Anônimo disse...

Será que o aumento da ação fiscalizadora ocorreu paralelamente ou em decorrência de um aumento da deliquência?
Antes de se incensar qualquer declaração, deve-se conhecê-la profundamente.