quinta-feira, 21 de abril de 2011

RIO: A CRISE NO CORPO DE BOMBEIROS.

JORNAL DO BRASIL:
Salva-vidas acusam comando dos bombeiros de perseguição
Maria Luisa de Melo

Depois da manifestação na orla de Copacabana, no último domingo, para reivindicar melhorias salariais ao governador Sérgio Cabral, muitos guarda vidas receberam um memorando que, segundo eles, foi enviado a pedido do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
O documento pede que aqueles que tiverem participado da manifestação na orla se identifiquem assinando o documento. O mesmo seria enviado à cúpula da corporação.
O Jornal do Brasil foi procurado por um grupo de bombeiros lotado no 2º Grupamento Marítimo, na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio), que acusa o alto comando dos Bombeiros de perseguição aos que se organizam para reclamar melhorias durante o governo de Sérgio Cabral.
"Temos o direito de nos manifestar contra aquilo que não vemos como justo dentro do nosso trabalho. Somos trabalhadores e queremos ter no mínimo um salário digno", reclamou um deles, sem querer se identificar por temer represálias.
Seu colega de profissão, um outro cabo que é bombeiros há 12 anos, alega que apenas os bombeiros que estavam de folga receberam o documento. "Pediram que quem foi à manifestação na orla assinasse o documento que vai seguir para o Comando Geral. Eu tenho a impressão de que eles sabem quem participou", contou.
O Comando Geral foi procurado pelo JB no fim da manhã para informar se foi o responsável por emitir o documento, mas até as 20h desta terça-feira (19) não havia se pronunciado sobre as acusações dos militares.
Novo ato
Uma nova passeata está sendo programada para esta quarta-feira (20), às 13h. Um grupo deve seguir do Largo do Machado (Zona Sul do Rio) rumo ao Palácio Guanabara para tentar falar com o governador Sérgio Cabral. Na pauta de reivindicações está a diminuição de parcelas de um aumento concedido no início do ano (veja o memorando).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

9 comentários:

brigadaluz disse...

O culpado disso tudo é um só, o CelBM Comandante Geral do CBMERJ, que deveria ser exonerado do Cargo por absoluta incompetência. Desde do dia em que o Governador foi Vaiado por uma tropa de Bombeiros militares, coisa que nunca a aconteceu na história do Estado Rio de janeiro e do Brasil. Os Comandante Militar do leste poderia exigir a exoneração do Comandante do CBMERJ. Esta claro que ele esta incompatível com o cargo.

Brigada de luz
Postado por brigadaluz às 11:1

Anônimo disse...

eu com 30anos de serviço peço ao cmtgeral para que saia do comando urgente ! por ser ditador, truculento mal amigo dos bms e ser um pèsimo admistrador do cbmerj, egoista só pensa no seu lado puxa saco de cabral e de sua corja. do como dizia minha vovó no carnaval: lalaia lalaia tachegano hora o dia já vem raindo meu bem eu tenho que ir embora...
"pede pra sair"!

Anônimo disse...

Enquanto Cabral não acabar com os BMs e os torna-los civis eles nao os deixará em paz. Acreditem, ele fará todo o possível para isso acontecer.
JSF

Anônimo disse...

Os bombeiros estao aquartelando em todas as unidades Epecializadas neste momento.

Anônimo disse...

A excessiva preocupação com a população demonstrada pelos guarda - vidas no vídeo aqui postado, é comovente.

Em contrapartida, a população só quer saber de aproveitar o feriadão nas praias e outras áreas turísticas, sabendo que os heróis estarão ali para protegê-la ou socorrê-la, caso necessário.

Quanto aos problemas dos profissionais da segurança pública, os HERÓIS MENDIGOS, ela está como sempre "CAGANDO E ANDANDO".

Geralmente, só "valorizamos" algo ou alguém em duas circunstâncias:
QUANDO PERCEBEMOS A SUA FALTA ou SABEMOS QUANTO PREJUÍZO PODE NOS ACARRETAR.

Negociar com um "ZERO À ESQUERDA ASSUMIDO" neste momento , é tudo o que "eles" querem.

Anônimo disse...

quem manda no comandante geral dos bombeiros é o cel soares e o médico sergio cortes!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Movimentação de servidor público não pode ser aplicada como punição
Bombeiros são punidos ilegalmente


A remoção de servidor público não pode ser aplicada como punição. Esse é o entendimento da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso ao ratificar sentença sob reexame (nº 137.861/2008). No entendimento dos magistrados de Segundo Grau, a remoção desmotivada de servidor público concretizada por simples ofício a ele dirigido, sem qualquer motivação, caracteriza ato ilegal e abusivo da Administração Pública, reparável por mandado de segurança.

Consta do ato administrativo subscrito pela secretária municipal de Educação, o indeferimento do pedido de designação do impetrante para exercer as funções de coordenador pedagógico junto à Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. O relator, desembargador Sebastião de Moraes Filho, explicou que o mesmo ato fez menção à imediata apresentação do impetrante em outra escola (Municipal Nazaré), para a qual foi designado verbalmente sob pena de sofrer sanções. “Como não há garantia estatutária, nem constitucional, de inamovibilidade para o servidor público, a remoção pode se dar ex officio (a obrigação do ofício), no exercício do poder discricionário da Administração Pública, mas sempre levando-se em conta a conveniência, a razoabilidade, a necessidade e a oportunidade do ato administrativo, além da sua publicidade. Por isso mesmo, deve o administrador público motivar o ato de remoção, expondo as razões que o levaram a procedê-la, dando-lhe publicidade, sob pena de nulidade”, salientou o magistrado.

Anônimo disse...

Comentário postado no Blog Militar Legal.

AMIGOS, temos mais 150 bombeiros, protestando no GMAR da barra, montaram barracas e estão dormindo na calçada, a globo ta filmando tudo, DETALHE cadê os PMs? cadê os civis? cadê os ofícias de Mer,,,??

Anônimo disse...

Comentário postado no Blog Militar Legal. Será verdade??

AMIGOS, temos mais 150 bombeiros, protestando no GMAR da barra, montaram barracas e estão dormindo na calçada, a globo ta filmando tudo, DETALHE cadê os PMs? cadê os civis? cadê os ofícias de Mer,,,??

21 de abril de 2011 22:01