terça-feira, 19 de abril de 2011

BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES DO RIO, RECONHECEM ALGUÉM?

Como tornar-se um comandante medíocre - 10 Passos
1º Passo - Ser o comandante que não comanda
Ele tem como única preocupação o usufruto das regalias do cargo, desempenhando com maestria os simbolismos da função, mas sendo incapaz de fazer sentir a sua liderança (se é que tem) tanto quanto é incompetente para conquistar o respeito voluntário de sua tropa.
2º Passo - Não ser exemplo de liderança
Aquele comandante que nenhum outro comandante em níveis hierárquicos subordinados gostaria de seguir os passos.
É aquele que:
- Acha que o problema são os outros.
- Não exerce influência sobre a tropa.
- Não sabe quando assumir a responsabilidade.
- Falha seriamente com a mídia.
- Sempre obedece, mesmo quando raramente discorda.
3º Passo - Não saber ouvir
Ouvir é o instrumento básico do relacionamento humano. Ouvir para conhecer. Ouvir para prestigiar. Ouvir para incentivar. Ouvir para amadurecer. Ouvir para decidir. Conhecer o subordinado; prestigiá-lo como pessoa; incentivá-lo à participação. Amadurecer para decidir. Decidir para comandar! O comandante que não sabe ouvir é o mesmo que: - Não sabe ver a sua Corporação pelos olhos de sua tropa. - Nomeia as pessoas certas para as funções erradas. - Não sabe usar o poder mágico das palavras.
4º Passo - Não ter um objetivo e um sentido para o seu comando.
Um comandante precisa articular uma meta comum que inspire a sua tropa a se empenhar em conjunto. Além de ser capaz de angariar o apoio coletivo. Para ser medíocre, também: - Não consiga estimular a sua tropa. - Não se empenhe para desbloquear os canais obstruídos. - Não saiba tirar disciplina da liberdade concedida.
5º Passo - Criar um clima de desconfiança
Esta condição gera uma disputa interna por cargos e funções. Não há confiança e respeito entre os graduados integrantes da estrutura administrativa superior. Os atritos são constantes e geram fofocas e incidentes de assédio moral. Este comandante é aquele que: - Não aceita que até mesmo a pior falha pode ser superada. - Trata mal o portador das más notícias e com medalhas os bajuladores. - É incapaz de proteger a sua tropa contra os graduados lunáticos.
- Não quer ser o melhor, pois teme as responsabilidades decorrentes.
6º Passo - Buscar elogios e não resultados
Estes comandantes estão preocupados simplesmente em livrar as suas peles e manter as suas gratificações pelo maior tempo possível. Este comandante: - Não ajuda a derrubar barreiras. - Não aceita a opinião de sua tropa. - É autoritário.
- Não aceita erros, mesmo que estes ocorram com a intenção de fazer o certo.
- Acredita que as boas idéias só podem surgir na cabeça de coronéis.
- Não desafia a sua tropa para superar os limites.
7º Passo - Não assumir riscos calculados
Não compreende que atualmente as Corporações devem, para permanecerem vivas e fortes, elogiar e promover aqueles que correm riscos, mesmo que fracassem de vez em quando. Aqueles que nunca erraram nunca fizeram nada para melhorar a Corporação. Estes comandantes também: - Preferem as pessoas que seguem o padrão do que aquelas que pensam por si mesmas. - Não dão oportunidades aos profissionais promissores. - Têm medo de quebrar as regras que não fazem sentido.
8º Passo - Não preparar o seu pessoal
Estes comandantes menosprezam os treinamentos, pois querem simplesmente ver o pessoal em postos de serviço para dar uma satisfação aos políticos. Acham os cursos, estágios, treinamentos e outros, dispensáveis e de menor importância. Quando o GCM erra por falta de conhecimentos técnicos, este tipo de comandante quer crucificá-lo.
9º Passo - Estimule a desunião
O comandante que não é justo no estabelecimento de punições ou, pior ainda, na concessão de prêmios e condecorações, beneficiando preferencialmente aqueles indicados politicamente ou que se estruturam pela bajulação, em detrimento dos que realmente estão correndo os riscos da atividade policial, gera um clima de descontentamento e desunião no seio da tropa.
10º Passo - Não se preocupe com a qualidade de vida de sua tropa.
Os comandantes que não têm a menor preocupação com as condições de moradia, saúde, educação, lazer e salarial de sua tropa, não se preocupando com fatores importantes como: escala de serviço, ambiente de trabalho adequado, assistência médica, promoções, acompanhamento psicológico, assistência jurídica, etc; são os verdadeiros comandantes medíocres.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

13 comentários:

Anônimo disse...

Em defesa da PEC 300 na Câmara dos Deputados



Como já mostrei aqui no blog, se não houver mobilização vai ser difícil aprovar no Congresso a PEC 300, que vai garantir a policiais e bombeiros militares de todo o país um piso salarial igual ao do Distrito Federal. O governo não tem interesse na aprovação do projeto e vários governadores entre eles Sérgio Cabral trabalham para derrubar o projeto.

Eu estou nesse luta junto com os policiais militares e bombeiros e criei no meu gabinete uma assessoria com dois coronéis para atender os representantes das duas corporações e comitivas que vêm à Câmara dos Deputados para defender e cobrar a aprovação da PEC 300. Podem contar comigo.

Aliás, no domingo que vergonha no Rio, como poderão ver abaixo. Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros fizeram um protesto em Copacabana porque além dos baixos salários não recebem equipamentos para o salvamento de afogados e pasmem, embora fiquem 8 horas seguidas no sol, nem protetor solar. Para piorar o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes mandou fotografar e filmar todos os manifestantes que podem ser punidos. Agora no feriado os guarda-vidas vão trabalhar, mas em protesto não vão usar o uniforme da corporação.

Anônimo disse...

Atençao irmãos os combatentes estão se reunindo nesse exato momento,para junto dos guarda vidas apoiar a paralisação ,caso algum militar fique preso nenhuma viatura irá sair dos quarteis.

Alexandre, The Great disse...

Discordo da expressão "comandante medíocre". Medíocre é aquele que está na média, no nível do meio. Os tipos que se alinham aos 10 perfis podem ser considerados comandantes DE MERDA !

Anônimo disse...

Cel,
Sabe quantos militares guarda-vidas foram movimentados no boletim de hoje por conta da manifestação? mais de 30, pode conferir no boletim, inclusive o valdelei.
Estamos na ditadura!

Anônimo disse...

É o caso do atual Diretor da DGP.
JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

o seu cuzão, nem batalhão tú quis comandar, só quis cintpm, tú era lobo,agora é cordeiro, seu falso moralista, ass capitão realista

Anônimo disse...

TEMOS QUE SE UNIR OU SÉRGIO CABRAL, VAI ACABAR COM O CBMERJ. NÓS PRAÇAS SOMOS A MAIORIA, O CORPO DE BOMBEIROS SOMOS NÓS. NÓS É QUE SALVAMOS, NOS ARRISCAMOS NOS ESCOMBROS, NO FOGO, NO MAR, NAS RUAS, ENFIM PRECISAMOS REAGIR. POR FAVOR COLEGAS, ESTÁ CHEGANDO AO PONTO DE NÃO DÁ MAIS PARA AGÜENTAR, OU NOS MOBILIZAMOS, OU ELE VAI ACABAR COM O CBMERJ. NÃO CONSIGO ENTENDER COMO OS OFICIAIS ACEITAM ESSAS HUMILHAÇÕES. SERÁ QUE NÃO PERCEBEM QUE ESTÃO PERDENDO SEUS SUBORDINADOS?ESTÃO CAINDO NO DESCREDITO, E QUIETOS, NÃO DESCORDAM DE NADA, SÓ ACEITAM, MESMO SABENDO QUE ESTÃO NO MESMO BARCO. PARECE QUE SOMOS BANDIDOS, NÓS AQUI NO GMAR, ESTAMOS SENDO CASSADOS. NÓS QUE SALVAMOS, NÓS QUE ARRISCAMOS A VIDA, COMO OS DEMAIS COLEGAS BOMBEIROS. É VOLTOU A DITADURA, MAS A DITADURA DO BANDITISMO. O COVARDE, MAFIOSO JUNTO COM OS FALSOS BOMBEIROS, ESTÃO ACABANDO COM A INSTITUIÇÃO!!

Anônimo disse...

Onde eles serão escalados? Fizeram concurso para guarda vidas, legalmente não podem fazer mais nada.

Anônimo disse...

Coronel, a PM de Rondônia entrou toda em greve,li a poucos minutos no site do GLOBO....
um forte abraço...!!!!

ass. Sargento do Exército
Amazônia

Anônimo disse...

O Rio De Janeiro está em estado de decomposição.Isso é uma VERGONHA!!!

Anônimo disse...

EM RONDÔNIA O MUNDO ESTÁ ACABANDO, SAQUES, ROUBOS E MEDO DE SAIR ÀS RUAS. MAIS DE 80% DOS POLICIAIS ESTÃO EM GREVE. SOU GUARDA-VIDAS E SE OS POLICIAIS SE MOBILIZA-SE JUNTOS MODIFICARÍAMOS ESSA BAGUNÇA. SOMOS A MAIORIA, VAMOS CAMINHAR AO PALÁCIO GUANABARA. VAMOS FAZER COMO RONDÔNIA, DEIXA A VAGABUNDAGEM TOMAR CONTA, É SÓ LADRÃO MESMO...

Anônimo disse...

Caros amigos,ao chegar na minha residência,como todo dia faço fui olhar o boletim do bombeiro e qual a minha surpresa?fui transferido devido a manifestação de domingo,eles acham que com isso irão nos calar e nos prejudicar,mas sabe quem vai sofrer? a população do estado do Rio que vai perder guarda-vidas nas praias, vai sobrecarregar quem ficar,porque a escala vai cair e o bombeiro que vai para a fileira combater chamas correr para acidentes automobilisticos e outras coisas mais vai precisar ser instruido para a missão, sabe por que? porque a corporação não dá o devido treinamento para seus soldados que são especializados,ou seja,sou guarda-vidas ,sempre trabalhei como tal tive uma,eu disse uma intrução de combate a incêndio em toda minha formação,por isso admiro os combatentes eles sabem fazer isso como eu sei salvar no mar eles são os melhores nisso.Para me penalizar eles estão me jogando na fileira,mas pra mim tudo bem vou fazer o que puder,e as população que frequenta a praia?essa vai ter problemas porque o guarda-vidas que está ali estará cansado ,sobrecarregado,e apopulação que necassitar de um verdadeiro combatente do fogo? vai estar desguarnecida pois eu vou precisar aprender tudo que o bombeiro não me ensinou na prática.
Resumindo SALVE-SE QUEM PUDER.
Enquanto não nos unirmos e a população não se concientizar continuaremos sofrendo e apopulação também.

Anônimo disse...

GOVERNADOR E PREFEITO GOVERNAM EM BENEFÍCIO PRÓPRIO, IGNORANDO OS PROBLEMAS DO RIO DE JANEIRO!

SERVIDORES DA PMERJ E DO CBMERJ RECEBEM OS PIORES SALÁRIOS DO BRASIL (SOLDOS ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO).