quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

BOMBEIROS MILITARES - A MISSÃO MAIS DIFÍCIL.

Prezados leitores, ontem eu postei uma mensagem do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros sobre a possibilidade da eclosão de uma greve e fiz breves comentários, prometendo um novo artigo sobre o tema. Hoje, penso ser isso desnecessário, a mensagem é uma típica comunicação de comandante em um momento de crise institucional e diante da triste situação que vivenciamos com relação ao governo estadual, o que penso ser o tema mais importante a ser tratado.
Bombeiros, Policiais Militares, Policiais Civis e funcionários públicos do Rio de Janeiro, temos que assimilar uma verdade que parecemos não aceitar no estado: os políticos não têm qualquer compromisso com os funcionários e com as instituições públicas. Os compromissos dessa gente estão centrados nos seus interesses, nem mais, nem menos. Essa é uma verdade concreta, pode ser mensurada, pode ser testada e pode ser comprovada. A Polícia Militar é o exemplo mais fácil de ser constatado. Uma instituição bissecular, heróica, composta por dezenas de milhares de integrantes, subserviente aos políticos, pessimamente qualificada e inteiramente desvalorizada. Atualmente, o governo estadual – Sérgio Cabral e Beltrame – fazem o que querem com a PMERJ, sem qualquer compromisso com os valores institucionais, com o futuro da Polícia Militar e dos Policiais Militares. Um autêntico dane-se a PMERJ e os PMs.
Escrito isso, peço que voltemos o nosso pensamento para a fórmula que precisamos adotar para reverter a situação do funcionalismo público na direção de salvar as nossas instituições, salvar a nós e as nossas famílias.
O que podemos fazer?
O que temos que fazer?
O que temos coragem de fazer?
Não é fácil descobrir as respostas certas que possam nos salvar. Ideias existem inúmeras, o problema é como operacionalizá-las e torná-las eficazes para a conquista dos nossos objetivos imediatos, sobretudo, para por um fim nesses salários miseráveis.
Penso que existem duas formas de enfrentarmos os políticos que insistem em nos destruir:
- Dizer não! Como um corpo único, todos imbuídos dos mesmos ideais corporativos, esquecendo o eu e atuando como nós, isso com uma vontade inquebrantável, impedindo que tudo que seja meramente do interesse político, mas contra o interesse público, os valores e os interesses institucionais e dos integrantes, não seja efetivado.
- Dizer não! Na pessoa dos nossos comandantes gerais, chefes e diretores, isso sempre que o poder político agir contra a população e/ou contra as instituições públicas. Eis o meio mais simples, mas para tal os nossos mandatários precisavam ser escolhidos por nós e não pelos políticos, pois só assim nós poderíamos fortalecê-los para o enfrentamento, impedindo que os políticos temporários pudessem retirá-los com uma simples canetada, colocando outro no lugar para dizer sim!
Sinceramente, não sei o que é mais difícil de implementar, a primeira ou a segunda opção. Apesar das dificuldades, uma coisa é certa, mantido o estágio atual, nós nunca seremos qualificados e valorizados como merecemos e precisamos.
Os Coronéis Barbonos agiram na direção da segunda opção, construir um comandante geral forte, mas a traição impediu que isso se concretizasse, embora estivéssemos bem perto da vitória. Os Praças do Corpo de Bombeiros parecem ter optado pela primeira opção, tentando recrutar todos para a luta institucional, mas os Oficiais parecem surdos com relação ao grito da tropa.
Efetivamente, não é fácil a missão, seja qual for o caminho escolhido.
Amanhã, os Bombeiros estarão na ALERJ, segundo o que tem sido anunciado, bem como, o aquartelamento prometido parece estar se efetivando aqui e acolá, dando curso à mobilização planejada.
Amanhã, o que esperar como postura?
Amanhã, teremos a sonhada união dos Oficiais e dos Praças?
Amanhã, seremos dezenas, centenas ou milhares na ALERJ?
Amanhã, as respostas surgirão, assim como, o sol de todos os dias.
Como escrevi no início, a mensagem do comandante geral é uma típica comunicação de um comandante que sabe que se disser não, perderá a cadeira, portanto, as palavras devem ser analisadas com essa lente. Não podemos exigir o que não pode ser dado.
Não podemos esquecer que em menos de cinco anos, a PMERJ já teve quatro comandantes gerais e a PCERJ três chefes, nesse péssimo governo estadual. O atual governo desvalorizou por completo as funções de comandante geral da Polícia Militar e de chefe da Polícia Civil, o que além de enfraquecer os ocupantes das cadeiras, enfraquece as instituições e instituições subservientes são o que os políticos mais almejam. Embora, verdade seja dita, o único que perdeu a cadeira por dizer não foi o Coronel de Polícia Ubiratan, os outros perderam apenas para que fosse dada uma resposta à população. Foram retirados como se troca uma sentinela que cumpriu seu quarto de hora na entrada do quartel (Corpo da Guarda).
Juntos Somos Fortes!

9 comentários:

Anônimo disse...

cel paul da uma olhada no blog denuncia dassilva e verá algumas fotos de bombeiros aquartelados:ABSURDO! Comandante do CBMERJ Proibe os Bombeiros de Aquartelar.
Aquartelamento está proibido Segundo o boletim de hoje, 14 de dezembro de 2011, está terminantemente proibido permanecer na sua OBM sem autorização. Vejam o texto extraído:
"3ª PARTE – ASSUNTOS GERAIS E ADMINISTRATIVOS ASSUNTOS GERAIS 1. INGRESSO E PERMANÊNCIA DE BOMBEIROS MILITARES NAS OBMS SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO ALERTA E DETERMINAÇÃO DO COMANDANTE-GERAL NOTA GAB/CMDO-GERAL 552/2011. Este Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral, tendo em vista as informações veiculadas na imprensa, bem como, nas diversas mídias sociais, ALERTA que de acordo com o Decreto-Lei Federal nº 1001/69, ocupar estabelecimento militar em desobediência à ordem superior ou em detrimento da ordem e da disciplina militar configura crime militar. Pelo exposto e com o objetivo de evitar desdobramentos indesejáveis, que acarretem prejuízos à sociedade e, em especial, aos bombeiros-militares, DETERMINO que fica expressamente proibido o ingresso e permanência de bombeiros militares nas dependências das Unidades do CBMERJ, salvo aqueles que: estejam escalados para os diversos serviços regularmente previstos; estejam escalados para o expediente administrativo do dia; e recebam autorização dos respectivos Comandantes."
Obs: Depois de recebermos esta noticia, fica bastante claro que a afirmação do comandante do CBMERJ, coronel Simões sobre a aceitação de sua tropa para consigo mesmo é, "uma obra de pura ficção", tendo em vista do mesmo se arvorar de regulamentos com o intuito de impedir que os Bombeiros aquartelem naquela que é chamada por eles de sua: "SEGUNDA CASA"
7 comentários Links para esta postagem

Anônimo disse...

O GOVERNADOR SERGIO CABRAL ACABOU DE CHEGAR AQUI NO QCG. DO CBMERJ, ESTA EM REUNIAO NO GABINETE DO COMANDANTE GERAL CEL. SERGIO SIMOES ESTAO DIZENDO QUE FOI ASSINAR A LEI DO INTERTICIO. BLOG DENUNCIA DA SILVA.

Anônimo disse...

Amigo Paul,

Por gentileza, publique o trecho abaixo no seu blog, porque não consegui fazê-lo diretamente no blog do Mario Sergio.

Um abraço.

Cel Corrêa




"Ex- Comandante Mário Sergio,

Na verdade, eu queria te encontrar para dizer algumas verdades, porém, como estou morando em Porciúncula, acredito que isso não será muito fácil.
O primeiro assunto, refere-se aquela frase que disse ao assumir o Comando da PMERJ: Acabou a era da antiguidade, chegou a era da competência. Veja bem garoto, você tem idéia de quantos incompetentes foram nomeados para comandar OPM na sua gestão, incluindo o 7º BPM? Você tem idéia de quantos Coronéis antigões competentes mandaste embora, inclusive, que fui um dos melhores nomes que já passou pela Corregedoria, mas nomeou um CEL PM para Diretor, sem cultura jurídica e que nunca teve qualquer experiência por lá?
Seguindo adiante, agora vamos ao mais importante: Você me deu um bico na canela, para não dizer em outro lugar, e fui parar na letra, pondo fim a minha carreira, no entanto, em 2007, por apreço a sua pessoa, esqueceste da ajuda que te dei naquele episódio envolvendo CEL FERNANDO, Ex-DGP, o qual o participou, por ter cometido, em tese, uma suposta indisciplina, ao proteger um tenente do BOPE, ocasião em que este teria se envolvido num entrevero com o referido Oficial Superior, na fila do ITAU, do HCPM. Diante da situação, num MOMENTO de DESESPERO, COMPARECESTE ao antigo CmdoUOpE para pedir a minha ajuda, tendo, incontinenti, comprado a sua briga e, junto com o CEL CAMILO, o qual coaptei para o meu lado, te livramos de uma situação bem complicada e da perda do Comando daquela Unidade, APESAR DE TODA A PRESSÃO que o Fernando vinha fazendo com o CMT GERAL, à época.
No final de tudo, lembra, você saiu ileso e o seu tenente também, inclusive, dei a vocês dois toda a orientação jurídica, caso fosse necessário impetrar HC junto a AJMERJ . E eu, o que ganhei com isso? Repito, um bico na canela mais tarde e, infelizmente, a inimizade do Cel Fernando, gente boa toda vida.
Finalizando Mário Sergio, o que você fez comigo dá-se o nome de INGRATIDÃO, coisa que uma pessoa, mesmo pouco sensata, por dever moral, jamais deveria fazer com qualquer outra.
Sem mais para o momento, sem esquecer que bebeste o próprio veneno, ao proferir aquela frase, deixo o resto para a sua consciência.

Cel Corrêa"

Anônimo disse...

ATENÇÃO! Sergio Cabral Acaba de sair do QCG dos Bombeiros
Aproximadamente as 16:20 horas do dia 15 de dezembro, o governador Sergio Cabral deixa o QCG dos bombeiros. Até o momento nenhuma novidade, ficando a esperança de que dias melhores virão ou dias piores, se pensarmos da maneira governista, podemos dizer que amanha na ALERJ vai sobrar tiros de borracha e muita cassetada, sem esquecer o famoso splay de pimenta, já se levarmos para o lado da fé, podemos ter boas noticias, afinal! é o que tem movido os bombeiros militares nestes 08 meses de luta e perseverança. Será! que para se conseguir um pouco de DIGNIDADE, os bombeiros do Rio de Janeiro terão que seguir os passos da juventude da atual Presidente do Brasil Dilma e do ex Presidente Lula. Lula como presidente de sindicato lutava pelos metalurgicos, Dilma na época da ditadura não se rebaixou aos militares, o que conquistaram? precisa perguntar? só tem um porém! tem que estar disposto a apanhar pela causa, mas deve valer a pena não é mesmo.

Anônimo disse...

Gratificações! Lutem pelo fim delas!!!!
POEPP - AO INVÉS DE DAR UM AUMENTO DECENTE, NOSSO GOVERNADOR
NOS DEU ESSE "CALA-BOCA" DE R$ 350,00. INATIVO NÃO RECEBE! ADOECEU?
MORRA SEM R$ 350,00! TOMOU UM TIRO? SÓ LAMENTO! TEM QUE FAZER UMA
CIRURGIA? É MELHOR FICAR A SUA DOENÇA...
TRISTE ESSA REALIDADE!!! UM AMIGO ESTÁ TRABALHANDO DOENTE, PEDINDO AO MÉDICO PARA NÃO DAR O IFP. QUE PORCARIA DE POEPP!!!!!


BOLSA FORMAÇÃO
- OUTRO ENGODO PARA MATAR O POLICIAL DO CORAÇÃO! O POLICIAL TEM QUE SE
SACRIFICAR PRA FAZER UM CURSO PELA INTERNET. A INSCRIÇÃO É MAIS DIFÍCIL
QUE VIAJAR DE FOGUETE PRO ESPAÇO! DEPOIS ELE DESEMBOLSA DO MÍSERO
SALÁRIO MAIS DE R$ 160,00 PARA DESPENCAR PRA O CENTRO DA CIDADE, PARA
TIRAR 4 CERTIDÕES PARA PROVAR QUE ELE É POLÍCIA E NÃO BANDIDO!!! DEPOIS
SE AJOELHA E PEDE A DEUS PARA OS COVARDES APROVAREM SEU REQUERIMENTO!
MUITOS NÃO SÃO APROVADOS, PORQUE ELES INVENTAM UM MONTE DE IMPEDIMENTO
PARA TENTAR MATAR O POLÍCIA DE INFARTO! OBS. EU RESUMI AS ETAPAS! É BEM
MAIS DIFÍCIL QUE ISSO!!!!!


PROEIS - (RISOS) (KKKK)
(RSRSRS) (AHSUAHSUA) ESSA BALELA DE PROEIS É PRA INGLÊS VER, OU MELHOR,
OUVIR, PORQUE ONDE ANDA ELE? SÓ OS PEIXES CONSEGUIRAM SUA VAGUINHA. EU
JA DESISTI DE ME CADASTRAR NESSA PORCARIA!!!!! MAIS UMA ISCA PARA O
COITADO DO POLÍCIA MORDER E FICAR CHEIO DE ESPERANÇAS!!!


ACAUTELAMENTO DA PISTOLA .40 - VOCÊ AINDA ACREDITA? E O PAPAI NOEL, JÁ DESCEU DE TRENÓ NO SEU BAIRRO? JÁ BOTOU A MEIA NA JANELA DA SUA CASA?
É UMA FANFARRONAGEM ESSA PROMESSA DESCABIDA.
ATENÇÃO,
SENHORES "DONOS" DA POLÍCIA, VAMOS PARAR DE ENGANAR A POLIÇADA!
QUEREMOS SER TRATADOS COMO PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA, E NÃO
COMO MENINOS CATARRENTOS, ATRÁS DE UM CHICLETE!!!
ESSE É O POLICIAL QUE VOCÊS COLOCAM NAS RUAS PARA ATENDER A POPULAÇÃO!!!


PEC 300
- JÁ MEXERAM TANTO NELA QUE AGORA É A PEC 0,3!!! SE APROVAREM UM DIA
NÃO VAI DAR PRA COMPRAR 1 KG DE BATATA! AH! PÁRA DE BLÁ BLÁ BLÁ! NÃO
PRECISAMOS DESSA PORCARIA DE PEC! QUEM GOSTA DE PEC É POLÍTICO SAFADO,
GASTADOR DO DINHEIRO PÚBLICO! QUEREMOS E EXIGIMOS SALÁRIO DIGNO DE UM
SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL, DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, QUE LIDA
DIARIAMENTE COM A VIDA E A MORTE!!! QUEREMOS AUMENTO REAL DE SALÁRIO!!!
QUEREMOS DIGNIDADE!!!


AUMENTO CASAS BAHIA
- UM RIDÍCULO AUMENTO, PARCELADO EM "UM MILHÃO" DE VEZES!!! MENOS DE 1%
(!!!!!!) AO MÊS! E AINDA CORTADO AO MEIO, PORQUE O BONZINHO NOS DEU
5,(QUALQUER PORCARIA) DE AUMENTO ANTECIPADO, MAS JÁ DESCONTOU. QUE DROGA
DE AUMENTO! UM VERDADEIRO ATESTADO DE BURRO AO POVO CARIOCA E UMA
AFRONTA AO POLICIAL MILITAR QUE TANTO DÁ SEU SANGUE POR ESSA CIDADE E
POR ESSA POPULAÇÃO.
Ô PROFISSÃOZINHA DESGRAÇADA! A GENTE SÓ SE FERRA E NINGUÉM VALORIZA!!!


CARTÃO GREEN CARD
- ESSE AQUI É PRA FECHAR COM CHAVE DE OURO! O NOME É MUITO BONITO,
PARECE COISA DE BACANA! MAS O VALOR DÁ VERGONHA DE DIZER PROS PARENTES.
NÃO POSSO AFIRMAR SE IREMOS GANHAR ESSE ANO NOVAMENTE, MAS NO ANO
ANTERIOR, GANHAMOS NO FINAL DO ANO, COMO PRÊMIO DE FINAL DE ANO, NO
LUGAR DA CESTA DE NATAL, NO VALOR DE R$ 100,00. ISSO MESMO, VOCÊ NÃO LEU
ERRADO! EU DISSE CEM REAIS!!! EU TIREI MAIOR ONDA, COMPREI PERU,
PERNIL, BACALHAU DO PORTO, AZEITE EXTRA VIRGEM, TENDER, AZEITONA DE TUDO
QUE É COR, PANETONE, CASTANHA DE TODOS OS ESTADOS... DEPOIS EU
ACORDEI!!!
ERA SONHO. AÍ FUI NO GUANABARA E INTEIREI AS COMPRINHAS DO MÊS QUE MEU MÍSERO SALÁRIO NÃO DEU CONTA!!!!!


TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. NÓS IREMOS TE ATENDER QUANDO VOCÊ LIGAR 190!!!!!

Anônimo disse...

bOMBEIROS LUTAM POR MELHORES SALÁRIOS E PMS SE ACOVARDAM!!!!

Alexandre, The Great disse...

Cel Paúl: os Servidores Públicos - Educação, Saúde, Segurança e Defesa Civil - não devem temer, JAMAIS, lutar por dignidade. O que se vê no Brasil há alguns anos é um total desmantelamento dos serviços públicos essesnciais à população com a sua substituição por serviços terceirizados, sem compromisso com a qualidade e tampouco com a excelência. Com efeito, se todas as categorias não agirem como um só corpo, continuarão a serem desmanteladas até a total extinção, que sobrevirá com a mudança da legislação e dos Estatutos. Não importa se os "de cima" não ombreiam com os "de baixo", pois a preservação da espécie é mister para todos; o que importa é que ALGUÉM faça (AÇÃO)alguma coisa, pois a inércia levará a ruína todas as instituições de Estado. A História também nos ensina: nunca houve transformação social sem um precedente derramamento de sangue("deles", de preferência). Um dos exemplos clássicos foi a Revolução Francesa e a queda da monarquia absolutista.
União, Força e Coragem! Não há vitória sem luta.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

A realidade é ade que não só os funcionários públicos ,como todo brasileiro tá acostumado a não brigar pelo que é seu,tá todo mundo roubando mesmo,todos querem ir para política para nem que seja para ficar como assessor ,boca boa,o povo não luta pelo seu dinheiro,o povo não vai para rua ,só que saber de carnaval,futebol e do próprio bolso ,isso é cultural,entrei para a pmerj soldado desempregado ,só consegui abrir os meus olhos e fazer uma faculdade de história ,e percebe que para toda vitória teve que haver luta ,e que ninguém fica no poder se não puder oferecer nada a ninguém ,o Cabral não pode oferecer salário digno aos funcionários ,não pode oferecer saúde a população,os trens transporte patrocinado pelo governo ,qualidade ruim de serviço prestado pela super via,não oferece segurança a população ,não oferece nada a não ser aos seus aliados,me diz aí cel ,acho que todos nós que temos consciência desses acontecimentos e não passamos a ninguém tem culpa ,a população brasileira em geral se tomar consciência o País vai ser o melhor e mais desenvolvido do mundo,o japonês perguntou a Deus senhor no brasil o sr colocou um lindo mar, montanhas lindas lindas ilhas e nem um terremoto ,Deus respondeu não reclama japa ,olha o povinho que coloquei lá ,é assim que funciona ,se o povinho melhorar tudo vai melhorar.

Anônimo disse...

Toda cultura é forjada historicamente e ao passar do tempo apresenta inadequações com a realidade.

Cabe ao ser humano assumir sua responsabilidade e fazer o necessário e possível dentro das circunstâncias como indivíduo e ser social.
Não basta "consciência", mesmo a nível do "povinho", como disse o anônimo de 15Dez2011 23:48, ainda que limitado ao senso comum é capaz de perceber que a vida do povo no Brasil é injusta por demais. O povo sabe que é explorado, oprimido, injustiçado.
Existe os que se organizaram em grupos para defender seus direitos e conquistam objetivamente melhorias.
No caso dos Policiais e Bombeiros estamos atrasados. E só se ferrando.
A indicação política, aqui no Rio de Janeiro é reduzir essas categorias desorganizadas a condição de meros escravos, "porque assim se ganha mais dinheiro".

Parece que os Bombeiros tomaram a frente, algum grupo tinha que dar o basta. Que os demais funcionários tomem vergonha na cara e aprendam.