quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

EX-COMANDANTES GERAIS DA PM DEFENDEM O COMANDANTE DO 7o BPM E JUSTIÇA MANDA SOLTÁ-LO E DESMORALIZA O DELEGADO.

- SITE G1:
20/12/2011 20h30 - Atualizado em 20/12/2011 20h30
Ex-comandantes da PM alegam que prisão de coronel no RJ é arbitrária
Djalma Beltrami, comandante do 7º BPM (São Gonçalo), está preso.
Polícia diz que coronel receberia propina para evitar ações contra o tráfico.
Dois ex-comandantes-gerais da Polícia Militar saíram nesta terça-feira (20) em defesa do coronel Djalma Beltrami, preso na segunda-feira (19) sob a acusação de receber propina para não reprimir o tráfico de drogas em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Os oficiais dizem que acreditam na inocência de Beltrami e alegam que a prisão foi arbitrária e sem provas.
Os ex-comandantes gerais da Polícia Militar Ubiratan Ângelo e Mário Sérgio Duarte, além do coronel Fernando Belo da Associação de Oficiais visitaram nesta terça-feira (20) o coronel Djalma Beltrami, preso acusado de corrupção e tráfico de drogas.
Os ex-oficiais protestaram e alegaram que as gravações apresentadas pela Polícia Civil não são suficientes para incriminar Beltrami, que era comandante do 7º BPM (São Gonçalo).
"Nunca foi uma pessoa de ostentar luxo. Nunca foi uma pessoa que nós tivéssemos qualquer ruído ou suspeita sobre a sua conduta", argumentou o coronel Ubiratan Ângelo.
"Nós ficamos bastante indignados com essa prisão. Não havia motivo algum para que o coronel fosse preso. Minha vinda aqui é para prestar solidariedade e dizer que acredito na inocência do coronel Beltrami", comentou o ex-comandante-geral Mário Sérgio Duarte.
"Se tem prova, que apresente. Se não tem, que venha com toda dignidade dizer - errei. O erro é crasso. O erro é doloso sobretudo", falou o coronel Belo, da Associação de Oficiais da PM (Leiam).
- JORNAL EXTRA:
Justiça manda soltar tenente-coronel Djalma Beltrami.
O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio, concedeu, no final da noite desta terça-feira, habeas corpus ao tenente-coronel da PM Djalma Beltrami, ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo). Ele foi preso na última segunda-feira, por policiais da Delegacia de Homicídios de Niterói, acusado de envolvimento em recebimento de propinas para não reprimir o tráfico de drogas no Morro da Coruja, em São Gonçalo. Até às 23h30m, Beltrami continuava preso numa sala no Quartel-General da Polícia Militar, na Rua Evaristo da Veiga, no Centro do Rio (Fonte).
- JORNAL EXTRA:
Desembargador liberta Beltrami e desmoraliza investigação.
“Estão brincando de investigar”. Essa foi apenas uma das frases bombásticas do desembargador Paulo Rangel, na decisão que libertou, na noite de ontem, o tenente-coronel Djalma Beltrami, comandante do 7º BPM (São Gonçalo). Cerca de 40 horas antes, o oficial havia sido preso na Operação Dezembro Negro, da Delegacia de Homicídios de Niterói, do Ministério Público e da Corregedoria Geral Unificada.
(...)
Rangel afirma que o juiz que expediu o mandado de prisão contra Beltrami se deixou levar “pela maldade da autoridade policial que entendeu que ‘zero um’ só pode ser o comandante do 7º Batalhão”. Mais adiante, diz: “A versão da autoridade policial colocou, até então, um inocente na cadeia”. E pergunta, referindo-se a Beltrami: “Quem irá reparar o mal sofrido pelo paciente?”. O desembargador completa: “Investigação policial não é brinquedo de polícia” (Leiam).
Comento:
Parabéns Ubiratan e Mário Sérgio, espero que o atual comandante geral tenha participado dessa mobilização. Se não participou, lamento profundamente.
Eu já vi esse filme, na época do comando do Coronel de Polícia Ubiratan, a Polícia Civil "colocando para fora" várias investigações sobre PMs a toque de caixa. Comentarei posteriormente.
Juntos Somos Fortes!

18 comentários:

Anônimo disse...

O ENGRAÇADO É ....QUE COORPORATIVISMO HEIM CORONEL !!!! DESMORALIZAM O DELEGADO.....SE PREPAREM CORONEIS ....OS DELEGADOS VAO CAIR EM CIMA !!! VAO FAZER O TRABALHO QUE A CORREGEDORIA DA PMERJ NAO O FAZ!!!! DEPOIS O SENHOR DIZ QUE NAO ESTA DEFENDENDO E QUE É IMPARCIAL !!!! O SENHOR NAO SABE O QUE ESTA ATRAZ DA INVESTIGAÇÃO E SE BASEIA POR NOTICIAS DO JORNAL!!! CEL.PAUL NAO SOMOS BOBOS...QUEREMOS QUE A CORREGEDORIA INVESTIGUE OS BENS DOS OFICIAIS E FAMILIARES PARA VER SE SAO COMPATIVEIS COM SEUS RENDIMENTOS!!!! A LIBERTAÇÃO DO CORONEL NAO QUER DIZER QUE ELE SEJA INOCENTE OU CULPADO!!! ACHO QUE O SENHOR DEVERIA FICAR MAIS IMPARCIAL!!! O SENHOR ESTA DEFENDENDO SIM!!!

Anônimo disse...

Trevas medievais mergulham o Estado em absurdos que superam a ficção.

Ainda bem que pessoas com lucidez, como o Desembargador, a Defensora Pública e outros se empenham em não permitir que abusos como esse ocorram ao arrepio da Lei e da Justiça, sem uma pronta resposta.

Sim, mas e os outros PPMM?
Caso não sejam apresentadas PROVAS devidas, cabe também a libertação dos mesmos. E tratem de avaliar a possibilidade de processar o Del Pol pelos prejuízos sofridos.

Anônimo disse...

MINHA ULTIMA POSTAGEM, INFELIZMENTE POR ACONTECIMENTOS NAO POSTO MAIS NO BLOG DO SENHOR!!! CEL.PAUL O SENHOR COMO EX CORREGEDOR DEVERIA SER IMPARCIAL...E MESMO SEM SABER DA INVESTIGAÇÃO , DAS PROVAS TECNICAS O SENHOR NITIDAMENTE ESTA DEFENDENDO SEU PAR!!! PENSAVA QUE O SENHOR ERA OUTRA PESSOA, UMA PESSOA JUSTA , MAS JÁ ESTA DEFENDENDO ANTES MESMO DE SABER DE TODOS OS FATOS!!!! VEJO QUE O SENHOR FAZ PARTE DO GRUPO COORPORATIVISTA QUE EXISTE NA NOSSA PMERJ!!! QUE ACHA QUE TODOS OFICIAIS SAO SANTOS!!!! ENTAO CEL.PAUL...ACHO QUE NA GESTAO DO SENHOR NA CORREGEDORIA ERA A MESMA COISA, DEFENDIA SEUS PARES!!!! UM ABRAÇO E ESPERO QUE SEU BLOG TENHA MUITO SUCESSO!!!

jcgarces disse...

QUE DELÍCIA, QUE DELÍCIA VER ESSES OFICIAIS DA PM SENDO PRESO PELA POLÍCIA CIVIL, DELÍCIA MAIOR FOI O CEL BELTAME CHORANDO E PEDINDO: ""EU QUERO VER MINHA MÃE , EU QUERO VER MEU FILHO"".

E BOM PARA ESSES CANALHAS VER VER COMO É BOM SER PRESO INJUSTAMENTE ( COMO ELE DIZ SER INOCENTE????????).TOMARA QUE VENHA MAIS.

QUALQUER DETETIVEZINHO METE A MÃO N'ELES E DIZ TÁ PRESO , E ELES COMEÇAM A CHORAR AHAHAHAHAHAHAHAHAAA.
TÔ RINDO DE ME BORRAR.

ESSES AI SÓ SABE PRENDER O SOLDADO.
A VEZ DOS CELs DOS BOMBEIROS TÁ CHEGANDO.

QUE DELÍCIA.

ABRAÇOS.

Anônimo disse...

sou policial trabalho na rua ,dependendo do setor,tem sacanagem,falo uma coisa ,podenão ser o cel beltrame o 01 ,mas que tem oficial na sacanagem isso tem ,vamos defender quem é inocente ,mas mostrem quem então é o 01 ,será o cmt de companhia,isso teria que ser investigado,que tem como sempre oficial na sacanagem tem,isso tem em todas as opm`s,é só um comentário tem oficial na sacanagem,são grandes admiradores do dinheiro bufunfa prata grana din din e outros nomes se ele não é o santo então quem é,agora que é perseguição da polícia civil pra cima da pmerj ,isso é claro ,é sacanagem,acredito que na civil isso não aconteça são todos muito honestos, quase santos ,incapazes de serem safados.

Anônimo disse...

Se preparem os coronéis, os delegados vão cair em cima? Tomara que sim, tal qual após anos de omissão resolveram cair em cima dos bicheiros, apesar de não sabermos o que está por trás disso.
O problema não é "cair em cima" dos coronéis; é "cair em cima" do cara errado, seja praça ou oficial, por omissão, incompetência ou má fé. Isso ninguém aguenta. Investiguem direito, voltem para a escola para aprender direitinho o que é "prova contundente", leiam a CF e a lei de abuso de autoridade e depois, com o dever de casa feito e sem estardalhaço, prendam o coronel, o sargento, o delegado, o inspetor, o borracheiro, o médico, o deputado etc. Chega de estereótipo de PM ladrão. Todos olhem para suas caudas compridas antes de referirem-se a um PM.

Anônimo disse...

O que acontece é o seguinte: vejo uma pmerj de cócoras frente a pcerj.Um Delegado hj, caga na cabeça de um coronel de polícia e fica por isso mesmo. A PCERJ entra em qq BPM a hora que bem entende, enrraba o comandante e ainda bate palma.e o que faz o Corregedor da PMERJ? M....nenhuma! O que faz o Comandante Geral da PMERJ? M...Nenhuma tb! e como ficamos? Na M...!!!!
Fazendo uma comparação coma as declarações do ator americano Silvester Stallone, quando esteve no Brasil, gravando cenas para o Filme “Mercenários”: “a PCERJ entra em qualquer BPM, explode tudo, arromba todos, e ainda leva um coronel preso de presente para casa”.

VERGONHA!!!!!

Anônimo disse...

CONCORDO QUE O SIGILO BANCARIO DOS POLICIAIS MILITARES E CIVIS E TAMBÉM TELEFÔNICO SEJAM QUEBRADOS E ANALISADOS EM CASO DE ENRIQUECIMENTO ILICITO,CADEIA NELES!!!

Anônimo disse...

Cel Paul
Além de uma prisão sem provas, o que nos deixa pasmos é o Cel. Belo, que na época já estava na AME como Vice-Presidente, não ter ido defender os Barbonos e o Cel. Ubiratan quando foi exonerado pelo Sergio Cabral. Ficaram quietinhos e mudos frente a covardia que fizeram com todos. Agora, travestido de Presidente da AME, vai com o mesmo Ubiratan (e na sombra dêle) tentar dar uma de Corporativista, de defensor dos fracos e oprimidos.
Em defesa de nossos vencimentos ele não fala nada, pois é um dos "meninos" do Cabral e não quer ficar mal com o "chefinho".
Haja "cara de pau"!

Anônimo disse...

Fico estarrecido com o que jornais e blogs estão divulgando a respeito da opiniões de pessoas comuns e até de autoridades. Para investigar, mandar prender e escrever em jornais é preciso conhecimento de causa, inteligência e ética. Dizer que a gravação não serviria porque faltou identificar quem era o 01 é um acinte à inteligência de qualquer investigador com um mínimo de experiência e requisitos acima. Quer dizer que se o traficante perguntasse quem era o 01 e o cara respondesse que era o coronel seria correta a prisão deste?
Será irresponsabilidade? Incompetência? Inexperiência? Não se lembram de fato ocorrido há anos, quando um soldado subia um morro fardado e punha estrelas nos ombros, dizendo-se oficial fulano para transacionar com os vagabundos? Já não viram detetive aliviar ocorrência na DP em nome de delegado e até do PM que apresentou? Já viram escrivão datilografar diferente do que foi falado pelos condutores da ocorrência?
Senhores, poupem-me, é necessário comprovar a ligação do sujeito flagrado de fato na escuta, com um fato delituoso concreto, primeiramente. Digo isto pois até mesmo esta "transação" poderia ser um artifício do PM para prender o bandido, o que a lei não proíbe (usar ardil, inteligência, enganar o criminoso). Tudo bem que o simples "solicitar" já configura, mas pode futuramente cair se provarmos que foi apenas um ardil, não havendo dolo. Daí o cuidado que deve haver de comunicar ao comandante e este ao delegado, antes, para proceder dessa maneira. Regra de quem trabalha pelo bem, mas não está escrita em lugar algum.
Em segundo lugar, estabelecer um forte elo entre o sujeito flagrado de fato na escuta com a pessoa a quem se acusa de ser o 01 ou conseguir provas, por outros meios, de que realmente quando este fala de 01, refere-se inequivocamente àquela pessoa;
Em terceiro lugar, verificar se a conduta do 2° acusado está de acordo com a lógica proposta pelo 1°, isto é, o 1° diz que tá fechado com ele, mas o 2° reúne a tropa e manda patrulhar e prender, expede ordens para todas as guarnições responsáveis pelo setor prenderem, reclama da falta de prisões, muda quem não prende, mantém e elogia quem prende e uma infinidade de outros indícios de que não há conivência, então não há suporte probatório para pedir a prisão do 2°. Volte para a investigação e procure outros elementos tais como recebimento de propina, depósitos inexplicáveis etc. Se não conseguir nada, não cometa abuso de autoridade. Isso é válido para qualquer cidadão e diz respeito ao conhecimento profissional que qualquer policial cascudo, da antiga, mesmo sem faculdade, sabe.
Ladrões, homicidas etc. com certeza possuem pai e mãe; possivelmente terão irmãos, filhos, tios, primas etc., mas ninguém fica dizendo: “-meu filho ganha a vida roubando casas”, “-meu pai é assassino” ou coisa que o valha. Acaso a lei ultrapassa cada individualidade, atingindo os parentes? Parente de bandido é por conseguinte bandido?
Se a resposta for não em relação a gente de seu sangue, o que pensar de alguém receber a imputação de um crime apenas porque um estranho usou seu nome?
Carteira de identidade deixada no local de crime é prova cabal e suficiente para pedir a preventiva? Ou necessita perícia, testemunho anterior e duvidoso a respeito de onde estava naquele dia e hora etc.? Não há necessidade de um conjunto probatório?
Hoje em dia, até para “batom na cueca” há direito de defesa (e já existe resposta aceitável), sabemos.
A cada dezessete segundos uma tentativa de fraude ocorre no Brasil. Alguém é inocente para crer que um corrupto não usaria o nome de quem manda para valorizar a sua propina? Na falta de conhecimento técnico e experiência na profissão, pensem se prenderiam a sua mãe por isto...

Anônimo disse...

Ninguém sabe na verdade quem estava na escuta,pode ser um praça ou um oficial,não quer dizer que o Cel Beltrame foi solto que ele seja inocente,vamos ter muito cuidado,ninguém leu o IP,o cantor Belo foi preso em uma escuta,por causa de um tênis "AR",qual policial não sabe o que é "Zero um"?Agora que os oficiais estão sentindo na própria carne o que é ser preso injustamente ou não,aparecem um monte de seus pares(oficiais)em defesa,porque os oficiais sempre passavam e ainda passam impunes,os bandidos na pmerj sempre eram os praças,a corregedoria da pmerj só prende praça,isso é fato,todo policial sabe disso,tenho nojo deste corporativismo,por isso que os oficiais não querem o fim do militarismo,e o Cel Paul demonstra ser corporativista descaradamente,o que é lamentável,devemos ser imparciais,para depois não nos arrependermos.

Anônimo disse...

Cel Paul.
Discordo dos ex-comandantes irem ao QG em defesa do TC prêso.
Deviam seguir o exemplo do Cmt-Geral, ficarem calados aguardando o desenrolar das acusações e se provado que o Delegado e o MP erraram, como disse o Belo, então tomar as providencias legais, e isso não cabe a ex-comandantes e a qualquer outra pessoa, cabe ao Beltrame e ao Cel. Erir.
A bem pouco tempo o Cel Mario Sergio, Comandando uma tropa de ocupação, cometeu o absurdo de manchar a história do CBM e ninguém , nenhum policial ex comandante e nem a AME foram hipotecar solidariedade aos irmãos Bombeiros por macularem a sua história.
Ubiratan e Mario Sergio, dois defenestrados pelo Sergio Cabral irem ao QG defender alguém é coisa muito estranha, debaixo desse angú tem carne, com toda a certeza.
Pergunto: e se no desenrolar das investigações ficar provado que o Beltrame tem culpa no cartório, será que os ex-comandantes irão ao QG pedir desculpas a PC e ao MP?
Aguardemos

Anônimo disse...

Caro Paul
Não precisa publicar só investique.
Este Desembargador não aquele ex-promotor que vivia prendendo PPMM que o paravam em blitz alegando racismo?
Se for esta decisão tem mais peso ainda pois ele foi da policia civil e entende das coisas.
Ass. vc sabe quem.

Anônimo disse...

Para o anônimo desta declaração:"CEL.PAUL NAO SOMOS BOBOS...QUEREMOS QUE A CORREGEDORIA INVESTIGUE OS BENS DOS OFICIAIS E FAMILIARES PARA VER SE SAO COMPATIVEIS COM SEUS RENDIMENTOS!!!!"
Resposta: E NÓS TAMBÉM; MAS NÃO APENAS DOS OFICIAIS E FAMILIARES, COMO TAMBÉM DOS DELEGADOS DE POLÍCIA E FAMILIARES, DOS JUÍZES, DESEMBARGADORES E FAMILIARES, DOS POLÍTICOS E FAMILIARES, DOS SECRETÁRIOS DE ESTADO E FAMILIARES... aliás: VAMOS VER INVESTIGAR QUASE 70% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. SERÁ QUE TEREMOS EFETIVO HONESTO PARA ISSO? A PROPÓSITO: VAMOS INVESTIGAR TAMBÉM OS HOMICÍDIOS? POR QUE APENAS CORRUPÇÃO PASSIVA? HÃ?

Anônimo disse...

Vejam bem aqueles que estão condenando as manifestações de repúdio pela prisão, sugerindo que se aguarde o desenrolar das investigações, para "não se queimar" ou "ter que pedir desculpas depois para o MP, Delegado ou Juiz". Discordo veementemente de ambas as colocações.
A primeira, desde que vivemos numa sociedade democrática, temos o direito de nos expressar, civilizadamente, assim como há toda uma série de garantias legais quanto ao direito à liberdade as quais não permitem a prisão 1º para investigar depois. Essa postura é válida, inclusive e principalmente para o serviço do policial militar que muitas vezes é processado de plano (mesmo sem a vítima da coação requerer) por efetuar prisões consideradas ilegais.
A segunda colocação também considero descabida pois não se está dizendo que o coronel é ou não culpado de algo ou estamos colocando a mão no fogo por ele. O que se está condenando, e será válido até mesmo que se prove a culpa posteriormente, é a prisão e a divulgação midiática com o vazamento de uma escuta inócua para um dos presos, especificamente, por quem alega não poder divulgar mais nada "para não prejudicar as investigações". Ora, se é assim, então por que a prisão? Por que não investigação e, no momento oportuno, chamada para declarações e/ou pedido irrefutável de prisão? Se for culpado, darei os parabéns aos que finalizarem a investigação e não desculpas por haver apontado os desmandos do momento válidos para qualquer cidadão. Se for inocente, imperdoável será toda a atuação de quem o prendeu e da Imprensa que divulgou.
Mal comparando, parece até que estou vendo Santos 0 x 4 Barcelona. Antes, a Mídia não se cansava de vender a imagem de um Neymar melhor que Pelé, adversário de Messi como melhor do mundo etc. E a maioria embarcando e achando que seria uma grande final, uma verdadeira fúria de Titãs. O tempo mostrou o que? A razão. Um jovem que ainda não mostrou e ganhou 1/100 do que Pelé deu por onde passou nacional e internacionalmente. Um time com 50% dos jogadores sem sangue, sem raça, competindo contra outro tecnicamente melhor e ainda com 100% de sangue, mesmo do melhor jogador do mundo no momento, que até dava carrinho e marcava zagueiro. Algo diferente do descaso que estávamos vendo no Flamengo, na seleção ou no Santos durante o campeonato e últimos jogos? Aí vem o Neymar no final do jogo e diz: "-Não é o caso de apontar o que faltou, o que deu errado e sim que chegamos na final e jogamos com um grande time". Discordei. Se ele dissesse que naquela hora não iria comentar, mas quando voltassem de férias certamente iriam ver novamente o jogo e estudar profissionalmente a atuação de cada um e dos conjuntos, aí sim consideraria uma resposta digna de um profissional que deseja vencer.Melhor ainda teria sido fazer isso antes do jogo. Pois é, se não basta a comparação até aí, onde o técnico é o investigador atual, afinal ninguém avisou antes aos dois que seria necessário que mesmo Ganso e Neymar marcassem o adversário para não dar vexame, complemento a resposta dizendo que estou comentando o "jogo" antes, com a diferença de que, no caso do Santos, não estava em jogo a liberdade do Neymar e sim o seu dinheirinho, algo muito menos importante e que ele pode perder sem problemas. Perguntem ao Bruno ao coronel ou a si mesmos o que prefeririam perder. Se desta feita o "técnico" ganhar o jogo no final, queimei a língua e o coronel merecerá perder a liberdade assim como o Neymar seria o melhor do mundo e o Santos não daria o vexame que deu, perdendo de cabeça erguida.

Anônimo disse...

O comentário aí de cima é oportuno.
No entanto, aproveitando a citação de democracia em que a sociedade pode se expressar livremente, também é livre a liberdade de pensamento sobre o problema que atinge a PM com a prisão do TC Beltrame, cada um tem a sua visão dos fatos e pode e deve colocá-la para conhecimento de todos que interagem nese Blog.
Quanto a análise futebolística, foi brilhante.
Se o anônimo não é um profissional dessa área, com certeza poderá sê-lo, pois sabe tudo de futebol e de psicologia e comportamento
esportivo.
"Há controvérsias"

Anônimo disse...

Perfeitamente, anônimo das 07:37; não estamos aqui para impor a nossas ideias. Muitas vezes nos deparamos com pessoas mais capazes, sagazes ou que, num determinado ponto, enxergaram melhor do que nós. Mas a discussão é válida, crescemos com isso, e principalmente: este blog é democrático quanto à informação, bem diferente da maioria de nossa Imprensa e frequentado por muitas pessoas esclarecidas sobre os assuntos tratados (novamente bem diferente da maioria de nossa Imprensa que irá perguntar o que o Bozo acha da prisão do coronel). Quanto ao comentário de futebol, foi apenas um devaneio e, se não estiveres dissimuladamente me zoando, obrigado mas estás errado nessa, sou apenas um humilde torcedor ainda apegado ao futebol das seleções de Pelé e Garrincha, de 70 e de 82, do Santos de Pelé, Pepe, Mengalvio etc., do Flamengo de Zico, do Fluminense de Rivelino, do Cruzeiro de Dirceu Lopes, do Inter de Falcão e... me perdoem os esquecidos.

carlos vitor de castro disse...

A PM prendeu o Nem da Rocinha e acabou com a farra de dinheiro que a polícia civil recebia da Rocinha. Um delegado até tentou levar o Nem para Maricá, sabe-se lá porque. Agora a civil quer vingança.