quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

RIO DE PAZ – ADVOGADO MARCOS ESPÍNOLA.

Rio de paz
*Marcos Espínola
Foi divulgado há alguns dias um novo mapa da violência no país e o Rio de Janeiro figura numa posição que há anos não se via. Tais estatísticas confirmam o que muitos especialistas, das mais variadas áreas, vem afirmando, que é o excelente momento que o Estado, essencialmente, a Cidade do Rio vem vivendo, não só no âmbito nacional como também internacionalmente. E, em verdade, há ainda muito por vir.
Segundo o levantamento dos Ministérios da Justiça e da Saúde, o Rio registrou uma acentuada queda da violência nos últimos 10 anos. Na listagem de homicídios ocorridos no país entre 1983 e 2010, o Rio caiu da 2ª posição para a 17ª, passando de uma taxa de 51 homicídios por cada 100 mil habitantes em 2000 para 26,2 homicídios nos dias atuais.
O estudo mostra outros números que nos dão motivos para comemorar. Embora as taxas ainda sejam elevadas o fato é que ostentávamos em outros tempos certa liderança nesse quesito e hoje despencamos nos afastando de uma posição que em nada nos orgulhava. Afinal, hoje estamos na média das grandes cidades brasileiras, o que demonstra avanço na política de segurança pública fluminense e nas polícias local.
Certamente, muito devemos a gradativa conscientização das nossas autoridades e se considerarmos que tal avaliação pegou muito pouco da era UPP, provavelmente num próximo levantamento nossas taxas estarão ainda mais reduzidas.
Assim, para toda a sociedade que acompanha e torce pela retomada da ordem pública e o combate à violência, as perspectivas se apresentam de forma bem positiva. Fica a torcida de que os próximos governos prossigam focados no restabelecimento da paz num Rio que amamos e que queremos ver dessa forma.
*Advogado criminalista
Comento:
O advogado Marcos Espínola está defendendo o Coronel PM Beltrami.
Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário: