domingo, 25 de dezembro de 2011

FIM DO CONCURSO EXTERNO PARA DELEGADO E A UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS.

Os temas que constituem o título do artigo e que são referentes aos dois artigos postados ontem já foram tratados inúmeras vezes no nosso espaço democrático, sempre com um nível de abordagem compatível com uma regra tácita para os artigos da internet, no sentido de que o tamanho do artigo é inversamente proporcional ao interesse pela leitura. Artigos grandes, interesse pequeno. Os temas são recorrentes e invariavelmente, surgem comentários que acabam fazendo comparações entre as Polícias Militar e Civil, como se uma pudesse ser mais importante que a outra. Assim como, surgem comparações entre Delegados e Coronéis.
Prezado leitor, quando queremos obter uma resposta errada para a solução de um problema, basta que façamos a pergunta errada, pronto, está feito. Sinceramente, sem querer ser o dono da verdade, penso que alguns comentaristas estão fora do foco da questão. E o cerne da discussão é o interesse público, sobretudo considerando que estamos tratando de um serviço público essencial, a segurança pública.
O que atende melhor ao interesse público?
O modelo atual com duas instituições policiais, cada uma fazendo uma parte do ciclo de polícia, o que gera inclusive competição entre elas, um novo modelo com uma polícia única?
O modelo atual no qual as duas polícias têm duas portas de entrada de ingresso (Polícia Militar – base e meio, Polícia Civil – base e topo) ou um novo modelo onde a porta de entrada seja única e que a progressão seja feita pelo critério meritório (concursos e cursos internos) até alcançar o último nível hierárquico?
São essas as perguntas corretas em nossa opinião.
Nunca comparamos Delegados com Coronéis, os últimos níveis institucionais, pois os caminhos percorridos são muito diferentes. Em nenhum momento, por exemplo, a relevância dos Delegados de Polícia foi desmerecida, não queremos acabar com o cargo, muito pelo contrário, pois o novo modelo valorizará ainda mais os que, através de uma carreira de sucesso, conseguirem alcançar o último nível.
Atualmente, os Praças da Polícia Militar e os Policiais Civis de carreira têm enormes dificuldades para competirem nos concursos para Oficial e para Delegado, pois trabalham em escalas desgastantes e ainda precisam trabalhar em um segundo emprego (bico) para sustentarem com dignidade suas famílias. Eles são obrigados a competir com jovens recém saídos dos bancos escolares, concludentes do segundo grau ou do curso de bacharel em direito, sendo que muitos deles nem trabalham e ainda, freqüentam cursos preparatórios.
Jogamos a experiência profissional no lixo e isso é péssimo para a população, considerando que nas atividades policiais, a experiência também é fundamental.
Para exemplificar citamos um fenômeno que eu cheguei a vivenciar no serviço ativo. Quando ingressei na PMERJ, os Praças só alcançavam os postos de Oficiais QOA no final da carreira, com idade elevada e só eram aproveitados nas funções administrativas. A situação foi se modificando e os Praças foram chegando mais jovens ao Oficialato, o que começou a construir uma nova realidade: os Tenentes QOA começaram a se destacar positivamente em relação aos Tenentes oriundos da EsFO (APM), pois tinham o conhecimento, a experiência e ainda tinham o vigor físico.
Uma polícia única, organizada militarmente ou não, com ingresso através de concurso público pela base e com candidatos com nível superior completo, sendo o acesso aos níveis subseqüentes feitos através de concursos e cursos internos.
Quer ser Delegado ou Coronel?
Ingresse no primeiro nível hierárquico (Policial).
E, por favor, vamos parar de tentar comparar Delegados com Promotores, Defensores Públicos ou Juízes, a única semelhança é a formação acadêmica. O Delegado é um investigador, investigar é sua missão primordial, inteiramente diversa das outras carreiras citadas.
Juntos Somos Fortes!

32 comentários:

Anônimo disse...

Parem de comparar Delegados com Promotores, Juizes, Defensores, pois a UNICA semelhanca e a formacao acadêmica? E a semelhanca de TODOS serem operadores do direito, de TODOS trabalharem interpretando normas juridicas, cada qual da sua maneira? O juiz julgando, o promotor acusando, o defensor defendendo e o delegado investigando dentro da legalidade, e DECIDINDO por indiciamentos, prisoes em flagrantes, representacoes de medidas cautelares, com TOTAL INDEPENDENCIA, pois nem o Chefe de Policia ou SESEG podem determinar a um Delegado a praticar ou nao praticar tais atos, como parece desconhecer um major que comentou neste blog. Por outro lado, se entendermos que o Delegado NAO e uma funcao juridica, e NAO tem poder de representar com AUTONOMIA por uma prisao, ou indiciar um individuo PRESO EM FLAGRANTE OU NAO, entao acabou-se a discussao acerca da prisao do TC Beltrami: o Delegado nao teve culpa NENHUMA, tendo sido a responsabilidade INTEIRA dos 4 PROMOTORES e do JUIZ, (e tambem do primeiro Desembargador que negou o primeiro pedido de liminar), visto que o Delegado foi um mero investigador, que nao efetuou qualquer valoracao juridica.
Temos que parar e de comparar coroneis com Delegados, visto que estes fazem concurso, tais qual juizes, promotores, defensores, e tem que necessariamente ter nivel superior, e nao podem chegar a funcao entrando como soldado, e por criterios escusos e politicos ir galgando postos ate chegar ao topo. Alcar a funcao de Delegado, somente por MERITOCRACIA, e isto sifnifica CONCURSO PUBLICO onde todos os candidatos que preencham os requisitos podem alcar competindo em condicoes de igualdade e por criterios estritamente objetivos.
Acabar com o concurso de Delegado e acabar com o cargo, pois sera mais um cargo a ser acessado por gente despreparada, que nao teve condicoes em passar em um concurso para o cargo, mas foi politicamente articulado para subir nas carreiras, mesmo sendo as funcoes da base completamente distinta das funcoes de um Delegado, o que faria com que chegassem a funcao totalmente inexperientes naquele oficio especifico, tais como chegam os atuais Delegados - com a diferenca que estes chegam teorica e culturalmente preparados, e tem muito maior aptidao para ganhar a experiencia no dia a dia, do que alguem sem cultura, sem experiencia na funcao, com experiencia em funcoes completamente distintas.
Por outro lado pregamos a extincao dos oficiais sim. Nao digo isto para querer ofender quem quer que seja, nem por uma "guerra" entre coorporacoes que nao existe, nem poderia existir, pois fora o nome "policia" nada têm em comum, cada uma exercendo o seu ciclo de forma completa (ciclo completo de polica ostensiva e ciclo completo de policia judiciaria respectiva) e autonoma, em nada interferindo a atividade de uma com a de outra. Pregamos isto simplesmente por ser o melhor para a sociedade. Nao ha nada de bom que a funcao de oficial da PM, copiada de oficial das FFAA, tenha a oferecer a sociedade, ao sistema policial ou aos proprios integrantes nao oficiais da policia ostensiva. Esta deveria ser desmilitarizada, com seus pracas sendo incorporados pelas GMs, e os oficiais extintos paulativamente a medida que forem se reformando. Isto sim representaria um avanco para a sociedade.

Anônimo disse...

O DIA: No caso dos policiais recém-formados, não é uma chance de acompanhar a evolução patrimonial e prevenir os desvios?

BELTRAME: Em primeiro lugar, não posso acompanhar o patrimônio do policial. Propus isso em 2007, a apresentação espontânea de patrimônio, e fomos rechaçados. Não basta só dar a informação do patrimônio, é necessário uma justificativa jurídica para isso. Em tese, não podemos acompanhar isso.

O DIA: Então, a secretaria tem que cruzar os braços?

BELTRAME: Estamos lançando, depois do caso do Fallet/Fogueteiro (‘mensalão’ pago pelo tráfico a policiais da UPP), um mecanismo juridicamente palatável. A PGE (Procuradoria Geral do Estado), a CGU (Corregedoria Geral Unificada) e corregedorias internas estão finalizando o decreto de averiguação preliminar, instrumento que vai nos permitir descobrir possíveis desvios. Teremos visão, em tese, da desproporção patrimonial de um policial. Queria fazer até o fim deste ano, mas a PGE está finalizando esse decreto, que o governador vai assinar.

O DIA: As corregedorias estão estruturadas?

BELTRAME: Após a Operação Guilhotina, criamos melhores estruturas para as corregedorias, CGU e subsecretaria de Inteligência. Maior efetivo, com melhores condições financeiras e técnicas. Queremos que as corregedorias antecipem o fato. Tirá-las da reação para a proatividade. A CGU e a Coimpol fazem isso.

O DIA: Mas a Corregedoria da PM, não.

BELTRAME: A PM não tem o monopólio da investigação, não é judiciária e não consegue quebra de sigilo telefônico, bancário, fiscal, a não ser em casos de Justiça Militar.

O DIA: A Corregedoria da PM ainda é burocrática...

BELTRAME: Sim, muito. É pouco investigativa, mas esse barco já saiu do porto, com os investimentos que fizemos em pessoal.

Se Deus quizer o Secretario vai pedir também para corregedoria ser comandada por um "Praça", assim os " Oficiais" seram investigados , pois até hoje em dia é assim: tem "Oficial" envolvido então : arquive-se!

Anônimo disse...

Diante do tema exposto, peço permissão a V.Sª Cel detentor dos direitos do Blog, mas rogo que tal unificação deixasse de ser utopia e tornasse realidade. Me perdoe se faço faltar com o decoro com a classe, porém sou policial militar, sou mal remunerado, trabalho sob condições nefastas, todavia não saberia fazer outro ofício, senão este. Confesso que sinto por menor que seja, um sentimento nobre. Bom, termino dizendo que sou honesto, trabalhador e fiel às minhas convicções e, uma delas é acreditar na unificação das policias. Desejo ao senhor e ao seu redor um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Salientando também que em 2012 o Senhor continue na luta em prol de melhorias da classe militar e civil desse Estado amado. Atenciosamente, Papa Mike.

Anônimo disse...

EM PRIMEIRO LUGAR QUERO PARABENIZAR O ORGANIZADOR DO BLOG PELA EXCELENTE POSTAGEM. É BEM VERDADE QUE PRECISAMOS CRIAR UMA POLICIA ÚNICA E QUE FAÇA O CIRCULO COMPLETO DE POLICIAMENTO, O MODELO ATUAL, ALÉM DE ULTRAPASSADO FAZ COM QUE TODA A FALTA DE ORGANIZAÇÃO CAIA EM TOTAL SOFRIMENTO SOBRE A SOCIEDADE E SERVE DE BASE PARA POLITICOS APROVEITADORES QUE NÃO ENTENDEM NADA DE SEGURANÇA PÚBLICA, QUE A TODO MOMENTO APRESENTAM PROJETOS RIDÍCULOS PARA RESOLVER O PROBLEMA DE SEGURANÇA E QUE NADA RESOLVE. NADA IMPEDE QUE TENHAMOS DELEGADOS DE POLÍCIA OSTENSIVA E DELEGADOS DE POLÍCIA JUDICIÁRIA, SEMPRE, COM O OBJETIVO DE SERVIR A SOCIEDADE E NÃO DE SE SERVIR DELA COMO VEM OCORRENDO, POIS NESTA QUEDA DE BRAÇO ENTRE AS CORPORAÇÕES POLICIAIS QUEM SEMPRE SAI PERDENDO É A SOCIEDADE QUE DEVERIA SER NOSSA GRANDE ALIADA PASSA A SER RIVAL E EM MUITOS CASOS NÃO ENCONTRA LEGITIMIDADE NO TRABALHO POLICIAL, POR TER ESTAS MESMAS CORPORAÇÕES COMO INIMIGAS. EM 2009 O CONSEG APROVOU A DESMILITARIZAÇÃO DAS PMs, CONTUDO ATÉ O PRESENTE MOMENTO ISTO NÃO OCORREU, A DESMILITARIZAÇÃO DOS ORGANISMOS POLICIAIS É PASSO IMPORTANTE PARA UMA POLÍCIA ÚNICA. SGT RIBAMAR FREITAS PMDF.

Anônimo disse...

E desde quando os oficiais famosos "barrigudôes da pm" servem para alguma coisa??? Servem para "comandar" para onde vai o "rancho"? QQ praça sabe que fez e faz mto mais q QQ oficial da PM!! E os tiras que passaram para Delegado < ESTUDARAM E MERECERAM!! Sao melhores que os outros face a "vasta experiencia"? E os vindos da PM??Estes entao normalmente trazem uma "experiencia poluidora"! Artigo LIXO! Corporativista como todos! O dia que a PM prender algume ou "caçar" alguém da contraveção ou apreender mais de 4 milhoes EM QQ CASO! Terá direito de falar "oi"!!! Enquanto isso um OFICIAL envolvido com ADRIANO e com tiros dentro de carro!! HAHAHAHAH PM? HAHAHAHAHAHAHAH?

Anônimo disse...

AI "OFICIAS"? O SONHO É possivel! Terá concurso para Delegado em 2012! BAsta ser formado em Direito e estar estudando DIRETO há pleno menos 2 anos para ter chance de passar em um concurso que de 100 vagas passam cerca de 50! So depende de vcs! Estudem! OS CAPAZES serão aprovados! Pq não fazem isso?? A BARRIGA já não deixa? Ou é a vista que já não funciona? OU é a reconhecida e notória incapacidade! O nome diz O CONCURSO É PUBLICO! PASSAM OS MELHORES! TENTEM FAZER! SE NEM TENTAM está explicado o desejo reprimido e o "recalque" de não poder dormin PM e acordar civil! Vcs ENVERGONHAM A PM com atigos desse! Facam artigos com sentido!!! Ex. "Melhora do policiamento ostensivo" ! Estatisticas de qtos presos do bicho pela policias OSTENSIVA e por ai vai! Boa sorte, se não mudarem de rumo! E ficarem o tempo todo "glamurisando" os Delegados e demonstrando toda inveja! Vcs so ENTERRAM A PM!!! Alais quem tem tempo de fazer isso é quem NAO TRABALHA e NUNCA TRABAALHOU!!! Fuiiiiiiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

o anonimo de cima! Ninguem entende aqui o que vc escreve. O "lobby" dos OFICIAIS BARRIGUDOES QUE NADA FAZEM é mto forte! Todos na PM sabe que o SONHO deles e "virarem" Delegados sem terem qq capacidade para isso! Pq se tivessem que fizessem o concurso e passagem! O resto é BALELA! O tira que esuada PASSA NO CONCURSO! Tem varios que estudaram e se tornaram Delegados e nao sem NEM um porcento melhores por issoI Isso sem se falar que os que vieram com grande "experiencia" da PM, normalmente são os que tem o nome lifado a coisas ruins! Manda eles "estudarem"! Escrivãi viar Juiz, Secretário antigo de MP vira Promotor e por ai vai! Isso chega a ser bizarro! Mas é bem a cara da PM do RJ, no MINIMO, BIZARRA!

Anônimo disse...

Buááááá´< buááááá! mamae eu quero ser delegado!! eu não quero mais usar esta roupa, buááá´´a! A mãe diz: "Estuda filhinho". Eu não quere estudarrrrrrr, eu quero que papai noel neste natal me"transforme" em delegado para eu não ter que ir para "escola" com este uniforme!!! Buáááá´´aááááááá. mamaé será que se não puder ser delegado papai noel deixa eu ser COMISSARIO? a mamãe responde: "Filinho, mesmo assim, vc tem que estudar, passar em um concurso e ter nivel superior! ahhhhhhh mamãe eu não quero! naõ quero! estudarrrr não!!!!!!!! Quero ser "acessado", "transformado" pela "mágica" de NOEL!!! Buááááááááá!

Fliz natal para todoas é só uma brincadeira natalina do que pensa um praça que SABE o que se passa na cabeça de vcs oficiais!

Anônimo disse...

O Salário Mínimo Necessário, referente ao mês de Novembro de 2011, foi estimado pelo DIEESE no seguinte valor: R$ 2.349,26 (DOIS MIL, TREZENTOS E QUARENTA E NOVE REAIS E VINTE E SEIS CENTAVOS).

Amparo legal: Constituição da República Federativa do Brasil, capítulo II, Dos Direitos Sociais, artigo 7º, inciso IV.

http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminMenu09-05.xml


A remuneração do Bombeiro e do Policial Militar deve ser capaz de atender às necessidades vitais básicas (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene e transporte).

O PAGAMENTO DE SOLDO INFERIOR AO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE AOS SARGENTOS, CABOS E SOLDADOS DA PMERJ E DO CBMERJ É UMA DEMONSTRAÇÃO DE DESRESPEITO.

Não há como falar em segurança pública sem valorizar o prestador do serviço de segurança pública: O Policial Militar. Aquele que deixa seu lar sem saber se voltará para casa.

Anônimo disse...

O Governo federal fixou o salário mínimo em R$ 622,00 para 2012.

Considerando que o SOLDO do MILITAR ESTADUAL não pode ser inferior ao valor do SALÁRIO MÍNIMO vigente, o Governo do Estado do Rio de Janeiro deveria arredondar o SOLDO do SOLDADO PM para R$ 625,00 em 2012.

Pelo formato de correção acordado entre o governo federal e sindicatos, o salário mínimo deverá superar a barreira dos R$ 800,00 em 2015.

Alexandre, The Great disse...

Concordamos com o artigo: o atual modelo policial bipartido está anacrônico e obsoleto. Correto também o posicionamento sobre o ingresso no "topo da carreira", mesmo que por concurso público; afinal, com base no mesmo princípio, poderia haver um concurso público para Coronel PM - com exigências até superiores a graduação, haja vista o pré requisito do CSPM possuir uma Especialização na UFF(com vaga obtida através de Vestibular) e Certificação reconhecida pelo MEC.
O cerne da questão é a EFICIÊNCIA, e essa depende mais da experiência em INVESTIGAR ou AGIR REATIVAMENTE e PREVENIR ou AGIR PROATIVAMENTE do que nos títulos ou nos concursos prestados para ingresso nas corporações. Uma unificação pela EDUCAÇÃO, ou seja, uma porta de entrada única com divisões de policiamento ostensivo e divisões de investigação, porém TODOS pertencendo a POLÍCIA seria um avanço qualitativo, sem restrição aos direitos adquiridos dos atuais integrantes das duas instituições de Estado.

Anônimo disse...

FIM DA PM!

1) Sim < pq é modelo anacronico, que so obecede a POLITICA e pelos baixos salarios, além de tratar o cidadao coomo o "inimigo" pela arcaica estrutura militar!

2)A PC já deu demonstrações que sabe ser eficiente. Vide ELUCIDACAO da MORTE DA JUIZA, investigação de BICHEIROS, de escritos de Beira-mar, etc. A ineficiencia decorre da falta de autonomia, da POLITICA e da carencia estrutural e defasagem salarial. Triplica-Se o salario da tiragem, compra-se o material necessario, lei organica com autonomia e independencia funcional de Delegados com Chefe de Policia ELEITO pelos pares com mandato de BIENIO!

3) Oficiais postos em disponibilidade com soldo proporcional ao tempo de contribuiçao. Mudança Constitucional com a Guarda Municipal (que ja e desmilitarizada e mais proxima e benquista pelao população" assumindo a função da PM com efetivos proprocionais e triplo do salário!

4) cria-se um modelo enxuto de unidade de Elite (BOPE-CORE) para intervir e apoiar qdo necessário. Uma espácie de SWAT! Sem autonomia! Sempre em auxilio as Guardas ou nas Operações de investigação da Policia Civil que demandem isso (ex. favelas)


Pronto! Muito facil! Economia aos cofres e GARANTO que a POPULACAO AOPIARIA mais que 100 porcento!!!

Anônimo disse...

"...AOPIARIA mais que 100 porcento!!!"
Essa foi ótima!

Anônimo disse...

Otima o q? A ideia dele que concordo! Ou sua omissao diante da inconstestavel boa ideia com friso em erro de digitação para não ver a verdade?

Anônimo disse...

Eu sou a favor do modelo americano de polícia, podendo este ser empregado aqui no Brasil nos estados da federação. O modelo compreende uma única polícia, na qual todos os policiais entram de uma única uma forma e com o tempo adquirindo experiência esse policial pode ser promovido atráves de méritos e/ou concursos internos.
Veja o site de recrutamento da polícia de Nova Iorque: http://www.nypdrecruit.com/ , lá mostra como funciona a carreira policial, as oportunidades de crescimento, salários, benefícios, a forma de ingresso, etc.

Para quem gosta da profissão e que não se imagina fazendo outra coisa o sonho seria grande termos uma polícia no mesmo modelo de lá. :/

Anônimo disse...

É um modelo bastante interessante, até porque retira de uma vez por todas essa característica de competição entre polícias. Os governos insistem em negar mas quem conhece a prática sabe das dificuldades de entrosamento, de gerência e de fixar diretrizes para ambas.

Anônimo disse...

OPERAÇÃO FORA CABRAL JÁ,INTERVENÇÃO FEDERAL NO CBMERJ JÁ,DESMILITARIZAÇÃO DO CBMERJ JÁ.

Anônimo disse...

FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL

cmc disse...

ô vaidade danada,ninguem ,digo ninguem è melhor que outro,seja delegado ,juiz, coronel,promotor de justiça etc,etc.Essa baboseira que um precisa idsso ou daquilo para se tornar aquilo è mera particuliaridade da funçao ,tanto o delegado que è formado em direito e um coronel que precisava antigamente de apenas 2ºgrau ,sao detentores de conhecimento juridico para executar suas funçoes,pois um coronel quando chega a esse posto foi feito varios cursos inclusive de direito,sao varios cursos e se for verificar o delegado faz um curso de pouco meses e ja è autoridade numa cidade ,mesmo sem experiencia tenbdo apenas um curso de direito feito em qualquer faculdade para ser detentor do direito de fazer o concurso e nao è dessa forma que se chega ao posto de coronel,tem que se comandar varias cidades e sessoes ter conhecimento e experiencia e dinamica em comando de todos os niveis.por isso que eu acho que para ficar fazendo essas comparaçoes deve se saber de um pouco de outras funçoes.

Anônimo disse...

O "erro de digitação" foi o menor "pobrema", o "ótimo" foi o "mais de 100 por cento"! Kkkk

Anônimo disse...

26 de dezembro de 2011 15:00

Você esquece que o Delegado empossado no cargo,estudou em uma FACULDADE DE DIREITO,e não na "escola" de oficiais(nível médio),na qual você tem apenas,"noções de direito",no mais,para ser Delegado,tem que ser aprovado em um concurso,onde poucos conseguem aprovação em todas as etapas do certame,amplamente disputado,comparado ao de promotores e juízes,tem que ser Bacharel em Direito,e não possuir apenas 2º grau para oficial da pm.
O Delegado está mais que preparado para exercer tal função,tem que estar sempre se atualizando ,estudando,não podemos dizer o mesmo,para ser Coronel basta nível médio,e receber as promoções meteóricas,esperando o tempo de promoção sem nenhum esforço e estudo e ser promovido,você não engana ninguém,aqui ninguém é burro,PRECISA DE ESTUDO PARA ISSO?Ainda diz que Coronel tem que "COMANDAR VÁRIAS CIDADES", VOCÊ FUMOU O QUE?Coronel comanda e muito mau,batalhão da PM,manda muito em subordinado,você comparar a atuação de um Delegado,autoridade policial,com a de Coronel chega até ser imoral e esdrúxula,aqui não é o blog da luluzinha,é um blog policial,NÃO ESTÁ LIDANDO COM LEIGOS.

Anônimo disse...

Anônimo dia 26 de dezembro de 2011 15:00

Antigamente para ser Coronel e até hoje é exigido o 2º grau,diferentemente para Delegado,Promotor,Juiz,Defensor,e até Inspetor de Polícia,nível superior,você fala de vaidade,quem usa aqueles fardamentos mais parecendo a Cleópatra é o Delegado?
Você colocou bem,Coronel,faz aquele "cursinho",diminutivo mesmo,não pode comparar,com uma faculdade de Direito,só pode ser oficial mesmo,não sabia que agora na língua portuguesa não utilizávamos mais os acentos gráficos,reveja a sua escrita OFICIAL,está péssima,ainda diz que tudo é baboseira,particularidade de função,vai fazer cursinho de português,e para de querer comparar Oficiais a Delegados de Polícia,nunca vi um Coronel prender Delegado,agora ao contrário,os últimos acontecimentos que o diga,Coronel prende muito praça,os verdadeiros bandidos(oficiais), ficam impunes,mais a PCERJ está fazendo a função da PMERJ,prende Comandante,bicheiro,traficante ,seja o que for,com o rigor da lei.

Anônimo disse...

ANÔNIMO COMÉDIA DIA 26 de dezembro de 2011 15:00

CORONEL TEM "CONHECIMENTO" BEM BÁSICO DE DIREITO,EM QUALQUER CURSINHO SE APRENDE,MAIS O SABER JURÍDICO,SER AUTORIDADE POLICIAL,E AINDA APLICAR A NORMA PENAL INCRIMINADORA É FUNÇÃO DO DELEGADO,QUE PRENDE MUITO CORONEL,E OFICIAL CORRUPTO DA PMERJ POR SINAL!

Anônimo disse...

"Anônimo 26 de dezembro de 2011 19:33"
Primo) o CFO é Curso Superior de Graduação com reconhecimento do MEC;
Secondo) o CSPM é Curso de Especialização com certificação do MEC também;
Tertio) o "notável saber jurídico" de um bacharel em Direito não o torna um bom policial, isso se adquire com instrução específica e, principalmente, MUITA EXPERIÊNCIA profissional. O verdadeiro policial NÃO É O DELEGADO DE POLÍCIA, MAS O DETETIVE, O AGENTE, O ESCRIVÃO. Um Del Pol recém formado "come na mão" de um experiente Escrivão, todo mundo sabe disso.
Por derradeiro: ao escrever "MAIS" vc não teria tentado dizer "MAS", por acaso?

Anônimo disse...

CARO LEITORES,ENTREM NO SITE DO MEC http://www.mec.gov.br/,E VEJAM QUEM ESTÁ MENTINDO,PROCUREM LÁ A "ESCOLINHA DE OFICIAIS DA PM",CFO,ESCOLINHA DO GUGU,QUALQUER COISA REFERENTE A PMERJ,E SE ELA É RECONHECIDA COMO SUPERIOR,É ASSIM QUE SE PROVA UMA MENTIRA DESCARADA.
QUEM PRENDE CORONEL,OFICIAL DA PM AGORA NÃO É MAIS O DELEGADO,É O ESCRIVÃO,SÓ FALTAVA ESSA!QUANTA FALTA DE ARGUMENTO OFICIAL,E QUEM FAZ O SERVIÇO SUJO DOS OFICIAIS,SÃO OS PRAÇAS,NÃO SOU EU QUE ESTOU DIZENDO,É SÓ LER OS COMENTÁRIOS DESTE BLOG,PORQUE OS OFICIAIS DA PM SÃO UM BANDO DE COVARDES,ISTO É FATO!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Sinceramente, essa discussão com agressões, sobre quem é mais relevante entre os Delegados e os Coronéis, vai acabar ganhando o prêmio da batalha mais inócua do nosso espaço democrático. A verdade é que tanto os Delegados, quantos os Coronéis, andam devendo muito ao povo fluminense, pois a Polícia Civil e a Polícia Militar são ineficientes e isso é o centro da discussão, uma nova polícia.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

"São perguntas que acrescento às formuladas na postagem anterior, adiante, e que aqui repito:

1 – Por que, por mera suspeita, prender o coronel? Para quê?

2 – Por que prendê-lo na chegada ao batalhão que comandava, e não ao sair de casa, antes de ir para o quartel?

3 – Como foi que a mídia adivinhou que ele seria preso ao chegar ao quartel?

4 – A quem interessa a execração pública, por mera suspeita, de um comandante de batalhão da PM e da instituição Polícia Militar?

Bem, estas é que são as questões cruciais, e não ficar discutindo quem era o “zero um” e se o “zero um”, fosse quem fosse, sabia do que se passava; e se os dados da investigação eram suficientes ou não. Ficar preso a essa pendenga é clara tentativa de desviar o foco do real problema.

Arremato: por que e para quê a entrevista do delegado à TV? Quem ganha com tudo isso? Resposta: os bandidos, de fora e de dentro.

PS. Só temo que o coronel Beltrami, com culpa ou sem culpa, tenha o mesmo fim do Cordeiro da fábula de La Fontaine. "

fonte:http://www.jorgedasilva.blog.br/

Anônimo disse...

Respostas ao último anônimo que citou as perguntas do Cel. Jorge da Silva:

1- Porque o Delegado, os 4 Promotores, o Juiz e o primeiro Desembargador que analisaram o caso, de posse dos autos, entenderam que era necessário às investigações, e os requisitos para prisão temporária estavam preenchidos.

2- Essa pergunta deve ser dirigida à Corregedoria da PM, que foi quem executou o mandado de prisão. Mas acredito que a resposta é que se ele fosse preso ao sair de casa, viria um idiota criticar dizendo "para que prendê-lo na porta da casa, na frente de familiares e vizinhos, quando poderia perfeitamente ser preso ao chegar no quartel?"

3- Obviamente vazou a informação. Quem vazou? Só pode ter sido alguém que sabia da prisão, ou seja, alguém oriundo ou da DH/PCERJ, ou do GAECO/MP (está cheio de praças da PM lá que odeiam oficiais), ou do fórum do Poder Judiciário, ou da Corregedoria da PM (onde também está cheio de praças que odeiam oficiais). È só escolher algum destes, embora ninguém vá nunca na verdade saber.

4- A quem interessa a execração pública de um Delegado que apenas representou por uma prisão temporária (sim, prisões temporárias são decretadas com base em mera suspeita), mas teve o aval de 4 Promotores, 1 Juiz e 1 Desembargador? Quanto à execração pública do comandante, foi ele mesmo que a provocou ao se envolver em crimes, e a da Polícia Militar é esta mesmo que vêm provocando ao cometer crimes há 200 anos.


Tudo respondido. Mais alguma pergunta coroné?

Anônimo disse...

Meu caro anônimo, para ser Coronel o PM tem que cursar a APM D. João VI, cujo curso dura 3 anos, em regime integral, ou seja, instruções de manhã e a tarde, encerrando-se as 17:00 hs, sendo, ao final do curso, promovido de cadete a Aspirante; depois, como Capitão, terá que cursar o CAO (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) para se habilitar à promoção ao Posto de Major e, a seguir, Tenente-Coronel; e, somente conseguirá chegar ao Posto de Coronel se fizer o CSP (Curso Superior de Polícia), o mesmo que o Delegado vem fazendo junto, inclusive, reconhecido com de Pós-Graduação. No quadro de Combatentes da PM, para se chegar ao último posto, o Oficial já está com 25 anos de carreira, no mínimo. Então meu amigo, não pode você ficar falando essas coisas de um Coronel, até porque não é ético, assim como, eu não ousaria em falar mal de Delegado, que merece todo o respeito da PMERJ. Desculpe-me a sinceridade.

Cel PM xxxxxxxx

Anônimo disse...

Realmente Oficial,o aspirante "cursa" a academia de oficiais,que não é uma faculdade,tão menos de Direito,como aspirante após 3 aninhos,em um estágio relâmpago no batalhão,logo é promovido a 2º tenente sem saber nada de polícia,depois a 1º tenente,idem,em torno de no mínimo 8 anos ele já será capitão,depois um curso Aperfeiçoamento(só para a pm),a major e após ten coronel e o que ele estudou e fez para ser promovido meteoricamente durante este tempo? E você,quer comparar oficial a um Delegado de Polícia,por causa de um CURSO DE FINAL DE CARREIRA DE OFICIAIS O CSP?
O engraçado que o oficial entra com nível de 2º grau é promovido nas coxas até Ten.Coronel,e se quiser chegar a Coronel,tem que fazer um curso superior de polícia,chega até ser desproporcional e imoral,em comparação a um Delegado,curso superior em Direito,passou em um concurso amplamente disputado,comparados aos de promotores e juízes,ter que cursar juntamente com oficiais da pm nível médio,pasmem,um curso superior de polícia.
Por isso que a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou parecer de 1º turno pela juridicidade do Projeto de Lei Complementar (PLC) 61/10, do governador, que altera o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais a fim de exigir curso de nível superior para o ingresso no Quadro de Oficiais e no Quadro de Praças da Polícia Militar,já é um grande passo nessa reformulação,espero que logo chegue a todos os Estados.
Caro Oficial,três anos na escola de oficiais(requisito 2º grau),é o mínimo para um estudante nível médio em qualquer escola pública e ele será,pasmem,comandante de batalhão!Evidente,o sistema de promoções e este Estatuto,regulamento arcaico que vocês não querem nunca que acabe favorece a vocês oficiais,certo que,no quadro de praças ter que ficar 25 anos para ser oficial,esta é a pmerj,muito valorosa para vocês oficiais.

Anônimo disse...

Poxa, esse cara respira ódio. Conheço muitos delegados educados e que sabem se portar com altivez. Por minha conta, trato qualquer profissional com consideração, não fazendo comparações do tipo "meu pinto é maior que o seu"... Ele deveria ver um filme chamado "Meu primo Vinny" para ter exemplos de investigação mal feita, conclusões precipitadas, testemunhos falhos, preconceito, amizade e confiança, boa defesa feita por uma pessoa a princípio despreparada etc. Dizem que a arte imita a vida e essa ficção, com as devidas reservas, aproxima-se um pouco do que vemos no dia a dia.

Anônimo disse...

A PMERJ TÁ VENDO O FILME: O MASSACRE DA PCERJ ELÉTRICA,PARTICIPAÇÃO EXCLUSIVA DO CEL CLÁUDIO E TEN DANIEL BENITEZ,MAIS UM CONVIDADO CEL BELTRAMI,tudo FILMADO NO MORRO DA CORUJA.FILME TERMINA COM A DECISÃO UNILATERAL DE UM DESEMBRAGADOR,OU SERIA DEUS+EMBARGADOR=DEUSEMBARGADOR,QUE ESTAVA SEM ÓCULOS,ACABANDO DE ACORDAR,NO DEFERIMENTO DO HABEAS CORPUS AO OFICIAL CORRUPTO!