terça-feira, 27 de dezembro de 2011

RIO – CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA – POLÍCIA CIVIL x POLÍCIA MILITAR.

Blog do Coronel PM Jorge da Silva:
A ESTRANHA PRISÃO DO CORONEL DJALMA BELTRAMI
21 de dezembro de 2011.
Qualquer policial recruta, civil ou militar, sabe que, na barganha com bandidos, os policiais corruptos quase sempre alegam, com o objetivo de aumentar o butim, que precisam levar a parte dos de cima. Na maioria dos casos, não é verdade, como já se comprovou em outras ocasiões. O tenente-coronel Djalma Beltrami foi acusado e preso porque, numa escuta telefônica, um dos policiais envolvidos pede aumento da propina para si, os colegas de equipe e para o “Zero 1”, insistindo, ante a incredulidade do bandido, que era intermediário daquele.
O delegado encarregado da apuração afirma à imprensa que a escuta é suficiente para incriminar o tenente-coronel; que ele não tem dúvida do seu envolvimento, porém não apresenta nada mais do que a referida escuta. Bem, não vou entrar no mérito, mas se o delegado não possui outros elementos, além dos que foram repassados à mídia (…); se baseou a sua convicção apenas na gravação, estamos diante, no mínimo, de uma precipitação, dele e de quem ordenou a prisão, o que, na hipótese, seria uma temeridade.
Independentemente de se discutir a culpa ou não do coronel Beltrami, no entanto, convido os leitores do blog a discutirem outros aspectos da questão:
1 – Por que, por mera suspeita, prender o coronel? Para quê?
2 – Por que prendê-lo na chegada ao batalhão que comandava, e não ao sair de casa, antes de ir para o quartel?
3 – Como foi que a mídia adivinhou que ele seria preso ao chegar ao quartel?
4 – A quem interessa a execração pública, por mera suspeita, de um comandante de batalhão da PM e da instituição Polícia Militar?
Muito estranho…

(Cont…) A ESTRANHA PRISÃO DO CORONEL DJALMA BELTRAMI
24 de dezembro de 2011.
A discussão sobre a prisão do coronel Beltrami tem-se concentrado num aspecto técnico-jurídico de relevância duvidosa, ou seja, se havia ou não, nas escutas, elementos que justificassem o convencimento do delegado, e o do juiz para decretar a prisão. Ora, trata-se de uma questão subjetiva, não sendo esta a questão central. Imaginemos, no entanto, que o convencimento tivesse decorrido de provas materialmente cabais, cristalinas e irrefutáveis. O que deveriam fazer?
Não é o caso de trazer à discussão o fato de o RJ contar com uma organização administrativo-judiciária bem estruturada. Mas não custa perguntar, já que se concluía que um comandante de batalhão PM, no exercício do comando, teria cometido um crime relacionado com a atividade policial-militar, o seguinte: E o papel do juiz auditor da Auditoria da Justiça Militar do RJ? E o do MP junto à Auditoria? E se, na escuta, aparecesse um oficial alegando que precisaria de mais dinheiro para o “Zero 1” da PM? Pela lógica do delegado e do juiz de São Pedro D’Aldeia (…), devemos concluir que o comandante-geral da PM deveria ser preso no seu gabinete, no Quartel-General da Rua Evaristo da Veiga, em paralelo à entrevista do investigador à TV?
São perguntas que acrescento às formuladas na postagem anterior, adiante, e que aqui repito:
1 – Por que, por mera suspeita, prender o coronel? Para quê?
2 – Por que prendê-lo na chegada ao batalhão que comandava, e não ao sair de casa, antes de ir para o quartel?
3 – Como foi que a mídia adivinhou que ele seria preso ao chegar ao quartel?
4 – A quem interessa a execração pública, por mera suspeita, de um comandante de batalhão da PM e da instituição Polícia Militar?
Bem, estas é que são as questões cruciais, e não ficar discutindo quem era o “zero um” e se o “zero um”, fosse quem fosse, sabia do que se passava; e se os dados da investigação eram suficientes ou não. Ficar preso a essa pendenga é clara tentativa de desviar o foco do real problema.
Arremato: por que e para quê a entrevista do delegado à TV? Quem ganha com tudo isso? Resposta: os bandidos, de fora e de dentro.
PS. Só temo que o coronel Beltrami, com culpa ou sem culpa, tenha o mesmo fim do Cordeiro da fábula de La Fontaine.
Juntos Somos Fortes!

21 comentários:

Anônimo disse...

cel paul só praça que é corrupto vcs aficias são santos

Anônimo disse...

Todos sabem também que os coronéis não vão pegar o arrego na boca, e sim os seus "homens de confiança"

Anônimo disse...

Cel Paul,a primeira vista,quem lê esta postagem,percebe que na escuta se fala no Zero um,pois bem,Zero um,quem é policial sabe,é a pessoa do Comando,certo que,parece implicitamente,pelo desenrolar da postagem,que são praças negociando em nome do comandante Beltrami,mais nas escutas só ouvimos vozes,e elas tem que ser de praças,não podem ser oficiais corruptos negociando com vagabundos?E porque,"o zero um" ,NÃO pode ser realmente o Beltrami?Ele é SANTO?O CEL CLÁUDIO também é SANTO? O CORPORATIVISMO ENTRE PARES AQUI É NOTÓRIO!
Alguém lembra da Operação Gladiador e Tingui,o senhor CEL PAUL deve lembrar,os policiais foram presos por escutas,não vi nenhum Oficial aparecendo para defender,nem mesmo o senhor!Posteriormente um ano depois foram soltos pela justiça,e os danos que estes e muitos outros policiais sofreram e ainda sofrem?Esta é a nossa pmerj glórias para alguns,injustiças para maioria,e agora estão reclamando da PCERJ,porque estão prendendo Oficiais,a verdade é que a PCERJ,está fazendo o trabalho que PMERJ não faz,ou seja,prender os Oficiais corruptos,INJUSTIÇAS ,INFELIZMENTE,SEMPRE IRÃO ACONTECER,QUE OS DIGA OS PRAÇAS DA PMERJ!

Anônimo disse...

OPERAÇÃO FORA CABRAL JÁ,INTERVENÇÃO FEDERAL NO CBMERJ JÁ,DESMILITARIZAÇÃO DO CBMERJ JÁ.

Anônimo disse...

FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Anônimo 10:26h, penso que assim você não chegará a lugar nenhum. O zero um tem que ser o Beltrami, mas os que negociam para RPs receberem podem ser Oficiais. Creio que vc esteja confuso. E, muito injusto comigo no tocante às operações da PF que citou, mas isso tem pouca ou nenhuma importância.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Não vou chegar a lugar nenhum,porque estou falando de oficiais,em nenhum momento disse que o "zero um","tem que ser" o Beltrami,é só ler a minha postagem,,aliás,não faço juízo de valor,só que temos que ter muito cuidado ao entrar na defesa de uma pessoa,o senhor mais do que eu sabe do que estou falando.
Realmente a Operação da PF não tem importância,não foi o senhor Cel Paul,que ficou preso no BEP injustamente por 1 ano,sendo acusado de ser bandido e outras coisas mais,que é de praxe da pmerj,o que ainda me faz postar aqui,é que apesar do seu corporativismo com os seus pares(oficiais),nunca deixou de postar meus comentários,no mais,um Feliz Ano Novo,para o senhor e todos os leitores deste blog,espero que para o próximo ano não tenhamos tantas notícias desagradáveis referentes a nossa PMERJ.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Sinceramente, vc continua equivocado. Vc afirma que todo policial sabe que zero um é o comando, mas escreve que não disse que era o Beltrami. Eu escrevi que não tinha importância vc ser injusto comigo, pois eu desde o primeiro momento disse que poderiam ocorrer erros na identificação, isso antes da operação, o que repeti em juízo, mas vc leu algo completamente diferente, como se eu não tivesse dado importância às prisões.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Cel Paul,realmente,quem é policial sabe o que é "zero um",eu disse que "zero um ","é a pessoa do Comando",ou seja,que exerce posição de comando,pode ser qualquer oficial,ou o próprio Comandante da unidade,não estou equivocado,falo com propriedade,eu não "afirmei" que era o "BELTRAMI",disse,"porque não poderia ser o Beltrami",o senhor que não está querendo entender,ou se faz de desentendido,no mais,referente as operações da Federal,o senhor ir em juízo depois da "porta arrombada",é muito acomodável,o senhor lembra de quantos policiais foram presos,não foram 2 nem 3,foram quase 80 na Operação Gladiador,e na Operação Tingui foram em torno de 70,ainda diz que falou antes que poderiam ocorrer erros de identificação,pasmem,o que ocorreu não foi só erro,foi muita injustiça,como sempre precipitação,a pmerj tinha que pensar nisso antes de prender aqueles policiais,na verdade ela(pmerj),sempre foi assim,agora querem criticar a PCERJ porque estão prendendo oficiais,seja de forma arbitrária,sendo culpados ou não?A pmerj não tem moral para criticar o trabalho da PCERJ!

Anônimo disse...

Cel Paul,o senhor não deve mesmo saber o que é 01,o senhor ficou muito tempo na Corregedoria colocando praça na rua,a verdade,é que o praça para o senhor deve ser o "01","primeiro" a ser excluído da pmerj(praça),não o oficial que sempre foi o "00"(oficial),só para o senhor.

Anônimo disse...

Os praças tem razão em reclamar das injustiças em relação a muitas prisões, também arbitrárias. Somente não podem perder de vista que não ajuda em nada desejar a outro oficial ou praça o mesmo tratamento, seja ele proveniente de indevida ação de qualquer órgão (Justiça, MP, PM, PC, PF). Uma singela forma de ajudar é encontrar argumentos e postá-los aqui. Concito as praças que possuem conhecimento de causa a respeito de um colega de profissão injustiçado que escrevam sobre isso também. Dizer que só houve movimentação porque se tratava de um Coronel, acredito que não seja tecnicamente uma verdade e, sim, um desabafo de quem não viu semelhante movimentação no seu caso próprio ou de um companheiro conhecido. Mas vamos desarmar o espírito e pensar no seguinte, mal comparando. Quantos acidentes com armas ocorrem e não são manchetes de jornais. Bastou ocorrer no carro do Adriano e se fala até hoje. Quantos fazem programas com os travecos todas as noites e não são manchete; mas se for o Ronaldinho...
Então, pensem que o fato está sendo comentado porque houve repercussão, é simbólico e, talvez, dizem as más línguas, havia esse interesse até. Não é porque o coronel é melhor, menos ou mais humano ou decente que nenhum praça. Mas é a vida. Não fico deprimido ou culpo a Imprensa por nunca ter me filmado jogando bola, cada um na sua. Considerem a oportunidade positiva que o caso do coronel está dando de exporem os seus casos de injustiça, também, mas cuidado. Saibam escrever e definir aonde estava a injustiça, a falta de embasamento, o desrespeito a Lei. Não vale só reclamar sem dizer o que aconteceu de errado, como aconteceu, o que ficou provado e desde o início da prisão já se sabia etc...

Anônimo disse...

Era uma vez um paisano que acusou um PM de corrupção lá no MP. Foi aberto IPM e, ao final, ficou constatado, patentemente pelas testemunhas, que a versão era de que um PC tinha pedido dinheiro a ele (paisano) lá na DP, onde discutiram até o preço. O PC, num determinado momento, falou que ia lá fora conversar sobre o "acerto" com o PM, e lá foi ele. Voltou e disse que tudo estava acertado. Recebeu o dinheiro também. Em momento algum o paisano ouviu o que foi conversado. Em momento algum o PM pediu ou recebeu dinheiro diretamente do paisano, pelo contrário, disse que não tinha nada pra conversar, no entanto passou pelo constrangimento de se ver investigado e acusado. Também não estou afirmando nada aqui. Talvez a história do paisano seja mentirosa e ninguém pediu nada (PM ou PC). O que importa é discutir e mostrar que não basta supor, é necessário investigar e comprovar de todas as maneiras antes de tirar a liberdade de alguém, sendo recomendável que a Imprensa tivesse a mesma ética.

Anônimo disse...

Era uma vez,um Comandante de batalhão,ele adorava acharcar praças na unidade,juntamente com o sub comandante,dos patamos do batalhão,que recolhiam R$$$ do tráfico do Complexo do Alemão,como também na cia existia um capitão,seu capacho era o sargenteante que recolhia o dinheiro toda sexta feira,das rps,ppcs,isso a mais ou menos 17 anos atrás.
Um certo dia,um tenente revoltado,e viciado em drogas,que não levava nada,nem do comandante e do sub cmt,adentrou no complexo do alemão,com uma guarnição de patamo,deparando-se no alto do morro com bandidos fortemente armados,de imediato os bandidos abaixaram as armas,porque era tudo acertado com o CMT e o SUB CMT do Batalhão,então o tenente pediu um R$$$ para um os vagabundos,que revoltado se atracou com o mesmo,tomando seu fuzil,devolvendo-o,logo depois da confusão,deixando perplexos os policiais que o acompanhavam,o resultado foi o tenente com um braço quebrado e não levou nenhum R$$$,e ainda ficou ridicularizado no batalhão,claro,sendo transferido semanas depois.
Realmente,o que importa,não é supor,é ter certeza do fato,e este é um fato real como muitos outros,comprovado por qualquer policial daquela unidade,já ia esquecendo,a melhor parte,foi que o tenente não foi punido,graças a Deus está vivo,e atualmente ele deve ser Ten.Coronel,comandante de alguma unidade policial militar.

Anônimo disse...

Anônimo do dia,27 de dezembro de 2011 15:53

Eu não desejo nada a nenhum oficial,porque se eu fosse desejar alguma coisa,nossa,iam ser tantos,mais tantos,que não caberiam neste espaço,acredito que a grande maioria dos praças se fossem relatar algo contra oficiais,o Cel Paul ia ter que construir outro blog só com esta finalidade.
O que é de praxe caro oficial,é o que qualquer praça sabe,que quem recolhe o dinheiro para os comandantes de batalhões e oficiais corruptos,são os próprios praças imundos do GAT e APtrans,e eles (os comandantes e oficiais),nem colocam a carinha na reta,para não ofender e dizer outra coisa.

Anônimo disse...

Coronel Paúl, gostaria muito de dizer ao Sr que agora é muito tarde pra ganhar a confiança das Praças da PMERJ, pois isto deveria ser feito ainda quando era da ativa. Jamais, em esfera alguma o Sr será "eleito" o representante do policiais militares, ou pelo menos os com a patente de Soldado a Subtenente. Se não lutou por melhorias para os policiais quando estava na ativa, por que lutará agora? Não confio no Sr e jamais confiarei, pois a distância que nos separa sempre será a mesma que separa um Oficial de uma Praça.

milton disse...

Companheiros,parece brincadeira o que acontece aqui!!!!!Ficamos a discutir quem faz o que contra quem,se a policia civil agiu certo ou errado,se praças são ou não corruptos,se coroneis pm também o são, onde vamos chegar com toda essa discussão????Exatamente onde quer o SERGIO CABRAL,a lugar nenhum, e de tanto nos degladiarmos chegaremos ao fim exaustos a ponto de não enxergarmos nosso verdadeiro inimigo,que tem nos tratado o tempo todo com a mesma estratégia,grarifica uns em detrimento de outros,fortalece essa unidade em dertrimento da outra etc,Volto a afirmar a vcs,nosso foco tem que ser o desgoverno pelo qual estamos passando!!Dia 03 de janeiro nossos irmãos bombeiros vão fazer uma reunião no centro da cidade pra aglutinar novamente,vamos comparecer,vamos botar a cara e nos unir pra combatermos nosso verdadeiro algoz!!!!!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Anônimo (18:22hs) quem falou para você que eu quero ganhar a confiança de Praças ou Oficiais da PMERJ. Você está viajando? Aliás, na nossa "relação", eu é quem não posso confiar em você, afinal quem é você? Um anônimo que só quwer agredir. Quem precisava da confiança dos Praças da PM eram os Praças do Corpo de Bombeiros, que esperam até hoje que os Praças da PM façam alguma coisa para ombrear com eles. E quanto a você escrever que eu não lutei por salários quando estava na ativa, isso demonstra que você não lê nem jornal.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Existem duas polícias dentro da PM. Uma constituída da nobreza dos oficiais que roubam extorquem e humilham e a outra a plebe dos praças que são humilhados em todos os sentidos. vendidos como mercadoria para os oficiais lucrarem e bancarem seus castelos. Existem também aqueles praças que se roubam e dividem com a nobreza, são farinha do mesmo saco que quando algo dá errado são jogados na cova dos leões para não manchar a honra dos nobres oficiais. FORA OFICIAIS NA PM! POLÍCIA ÚNICA E DESMILITARIZADA JÁ!

Anônimo disse...

Cel.Paul o senhor nunca escutou um boato quando era corregedor que todas as sextas feiras, a maioria dos batalhões da pmerj é o dia do "recolhe", alguns praças recolhem dinheiro na rua, entao vão em suas cias entregar a sargenteantes ou oficias, que por sua vez entregam a "oficias"? nunca escutou isso ? sabe cel.paul os praças aqui ficam revoltados por isso! pela falta de investigações desses boatos! sabe cel.paul os praças não acreditam mais nos "oficias", sejam pelas injustiças cometidas, por serem escurraçados, presos indevidamente por"alguns oficiais" e mais pela impunidade dos oficias! o pessoal ta mostrando ao senhor isso, que mesmo que o Cel.beltrami seja "inocente", os praças tão achando que ele esta passando a mesma coisa dos praças( presos injustamente).
Sinceramente Cel.Paul não acreditamos na corregedoria da Pmerj que ate hoje em dia não pune oficias! Cel.Paul tem casos semelhantes que praças sao excluidos e oficiais nao ! teve oficial pego com carro clonado na lagoa que saiu no jornal , que manchou a imagem da pmerj e nao aconteceu nada , e praças pego e excluido! entao cel.paul é por isso que os praças nao confiam no senhor, por ser oficial, mesmo que o senhor seja honesto nunca irão acreditar, pois talvez o senhor tenha sido omisso nos casos envolvendo "oficiais". um abraço

Anônimo disse...

Cel.Paul teve um sargento e um cabo que denunciou para o comandante do batalhão que o tenente chefe da cia pediu dinheiro a eles para continuar no setor, sabe o que aconteceu ? vamos lá...o comandante chamou o tenente e os praças no gabinete, o tenente falou que pediu mesmo e o comandante tirou o tenente da cia ( deveria ir na delegacia e ser preso em flagante por tentativa de extorção), e o sargento e o cabo foram para cabine como punição, passado um tempinho os praças foram transferidos "com recomendações" para outro batalhão e o tenente voltou para cia. o senhor ainda acha que os comandantes sao todos corretos ?
mas essa historia é apenas uma ficção ! tropa de elite! entao Cel.Paul é por essas historias (ficções) que os praças nao acreditam nos oficias!

Anônimo disse...

É Obrigação sua como blogueiro,postar a verdade,doua a quem doer