sábado, 24 de dezembro de 2011

UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS NO BRASIL.

O governo Sérgio Cabral (PMDB) enfrenta a segunda crise entre as Polícias Militar e Civil, a primeira ocorreu em 2008. Tais crises são frutos de um clima tenso que sempre existiu nas relações entre as duas instituições policiais, isso pelo menos nos últimos 35 anos, tempo em que fui Oficial do serviço ativo da PMERJ. Basta um arranhão para que se abram várias feridas, sendo que muitos defendem que a unificação seja a solução.
Eu defendo a criação de uma polícia única no Brasil e federal, a federalização da segurança pública, como tenho defendido nesse espaço democrático e no blog “Comentários Sobre o Sistema Policial Brasileiro” (Leiam). Entretanto, sei que isso é quase impossível, sendo a alternativa mais viável a tão propalada unificação das polícias estaduais, mas não na direção da extinção das Polícias Militares e a incorporação nas Polícias Civis, passando os atuais Policiais Militares a constituírem o segmento uniformizado da polícia desmilitarizada, como querem alguns desavisados. Isso nunca ocorrerá, esqueçam, deletem. Não se iludam com a fragilidade da PMERJ, essa PM inteiramente submissa ao poder político, a”Geni” das PMs, que aceita qualquer coisa e que perdeu seus principais valores. Bastará um movimento apenas da Brigada Militar contra tal iniciativa, por exemplo, para essa ideia não avançar um passo. Minas e São Paulo nem precisarão aumentar a voz. Os valentes nordestinos também.
E o contrário, poderá ocorrer? Penso que também não.
Creio que a unificação das polícias estaduais só ocorrerá com a extinção completa das Polícias Civis e das Polícias Militares, nascendo uma nova polícia com os dois efetivos inteiramente misturados e com o início da construção de um novo DNA, o Policial. Só assim poderemos ter a esperança de que as diferenças se dissipem ao longo do tempo e que nasça um corpo policial único e eficaz. A organização dessa nova polícia poderá ser militar ou não, esse não é o problema, mas jamais poderá ser um hibrido, terá que ser inteiramente nova. Deverão sumir para sempre os Coronéis e Delegados, os Comissários e os Capitães, os Sargentos e os Inspetores. Nascerão novos níveis hierárquicos compostos por oriundos das duas instituições na proporcionalidade de seus efetivos. Toda legislação deverá estar em conformidade com a Constituição Federal e os futuros mandatários dessa nova polícia acessarão a carreira através de concurso público, sendo possuidores de curso superior completo e todos ingressarão como Policiais, o primeiro nível hierárquico.
Sonhos, sem dúvida, delírios, talvez, mas pelo menos possíveis, pois incorporar as Polícias Militares é um pesadelo, desistam.
Juntos Somos Fortes!

36 comentários:

Anônimo disse...

Para que isto aconteça,devemos acabar com a ESFO,certo que,para ser oficial,basta 2º grau,para inspetor,Delegado da PCERJ,nível superior,maioria dos oficiais da pmerj infelizmente,estariam de fora se este sonho fosse realidade,claro que eles não querem,existe PEC de unificação parada a anos,os Coronéis trataram de se mobilizar para que isto não acontecesse,não querem perder as prerrogativas que possuem do oficialato,no mais um oficial teria que ser comparado a um soldado na unificação,pois a exigência de nível de escolaridade é a mesma(2 grau),diferente da PCERJ nível superior,imaginem um coronel(2 grau),tendo a mesma função de Delegado(nível superior),seria o mesmo que água e vinho,sonhar Cel Paul não custa nada.

Anônimo disse...

Só que o amigo aí não sabe que o curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar D. João VI, é reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura, antigo MEC, como de nível superior, portanto, o profissional sai de lá para exercer as suas funções na PMERJ OSTENTANDO O MESMO STATUS, INCLUSIVE, SER ENCARREGADO DE IPM, QUANDO FOR O CASO, COMO AUTORIDADE POLICAL MILITAR DELEGADA, O QUE, NA PCERJ, SOMENTE O DELEGADO PODERIA EXERCER. Quem escreve o que quer, lê o que não quer.

Anônimo disse...

Ao anônimo oficialzinho do dia 5 de dezembro de 2011 11:36

To morrendo e rir da sua postagem,faço um desafio a qualquer oficialzinho como você provar aqui que a ESFO é reconhecida como nível superior,no mais,para quem quiser tirar suas conclusões é só entrar no SITE DO MEC e verá a verdade,a ESFO só é reconhecida pela própria PM e muito mau por sinal.
Caro Oficial,já que você diz que a ESFO é nível superior ,faça a inscrição para Delegado,se passar,o que será impossível,pois o que vocês aprendem lá é o Estatuto e RDPM,na apresentação do seu Diploma SUPERIOR de Bacharel em Direito,requisito para Delegado,Promotor,Juiz,irão todos se matar de rir como eu estou aqui,ou para qualquer outro concurso que exija apresentação de nível superior.
Faço outro desafio,irei com você a qualquer faculdade,e lá diga que você é oficial da PM,e possui nível "superior da ESFO",quer se matricular em um curso de Direito,ou qualquer outro,pensando que irá se adiantar em qualquer curso que seja,e terás uma grande surpresa,e eu novamente vou rir como outras pessoas,e muito da sua imbecilidade,quanto ao IPM,você comparar com o IP,certo que Oficial(só para a PM),com Delegado de Polícia,tá de brincadeira,evidente que os oficiais irão conduzir o IPM(só sabem fazer isso e muito mau),cada um no seu quadrado,não poderia ser um Delegado meu caro,NÍVEL SUPERIOR LEGÍTIMO,Bacharelado em Direito,5 ANOS DE FACULDADE,NÃO É CURSINHO DA ESFO(2º grau),estar sempre se atualizando,estudando,concurso comparado atualmente aos de promotores de justiça,autoridade policial,já viu poste mijar no cachorro oficial,vai estudar,se matricular em uma faculdade,se informar antes de escrever essas asneiras,QUEM ESCREVE O QUE QUER,LÊ COMO RESPOSTA A MAIS PURA VERDADE!

Anônimo disse...

Vc não passa de um idiota, porque o IPM que o Oficial da PMERJ preside, mutatis mutandis, é o mesmo IP que o Delegado faz, com a diferança que aqui as diligências são realizadas sob a égide do CPPM e a tipicidade dos crimes no CPM. E cale a boca mais ainda porque à época que fui Major vários Delegados da PCERJ fizeram concurso para JUIZ MILITAR FEDERAL, em 2007, E TODOS NÃO PASSARAM DA 1ª FASE, ENQUANTO EU CHEGUEI A PROVA ORAL, QUE SÓ NÃO FI-LA PORQUE ELIMINARAM-ME ANTES, POR NÃO TER COMPROVADO 3 ANOS DE PRÁTICA FORENSE (perdi no supremo o mérito final, em MS).
No mais, não vou te dar a chance de saber quem eu sou, mas os Delegados que foram reprovados naquele concurso sabem quem está te respondendo. Dedico todo o meu respeito a estes Delegados, que nada têm a ver com a sua truculência.
Acredito que com isso, vou calar a sua boca podre. E mais: quando entrei na faculdade para fazer Direito, comecei direto no 4º período, portanto, não precisei de fazer vestibular

Anônimo disse...

A polícia civil tem que acabar.É invisível(ninguém sabe que são policiais), não é produtiva ( não descobre autores de homicídios) , não investiga nada. São arrogantes, soberbos e vaidosos e gostam de se aparecer.

ESCREVE O QUE QUER, LÊ COMO RESPOSTA A VERDADE POR TRAS DA HISTÓRIA!

Anônimo disse...

E TEM MAIS SUJEITO PRECONCEITUOSO: eu não fiz concurso para Delegado pq não quis e depois, também, estou muito satisfeito como Coronel, tá legal. Vc deve ser um daqueles que não é nada na PCERJ E FICA AÍ VUMITANDO BOBAGENS.

Anônimo disse...

Tem mais uma outra coisa que lembrei: certa vez, como Capitão, em 1988, fui ser ouvido como testemunha numa prisão em flagrante, numa certa Delegacia de Niterói. Ao término do depoimento, pedi para ler o que foi datilografado e fiquei estarrecido com os erros de português. Uma vergonha, porque havia erros em quase tudo e por isso recusei em assinar. E o pior: o escrivão não estava aceitando os erros, dizendo que eu estava me equivocando. No final, conseguimos um dicionário e aí ele consertou tudo, só que foi muita coisa, mas não saí de lá com o meu atestado de burro assinado.

Anônimo disse...

Anônimo 25 de dezembro de 2011 16:38

Como você é bem MENTIROSO,entrar no curso de Direito com o cursinho da ESFO em qual faculdade você entrou e no 4º período? Foi faculdade a distância? Cursei Direito e vi oficiais como você pensando que iriam chegar no curso de Direito já na metade,e começaram,muitos frustrados ,do 1º período como qualquer vestibulando,e militar não precisa fazer prova,seja oficial ou não,eu só fiz a inscrição,não sou eu que to te desmascarando,qualquer um aqui que quiser saber é só ligar e pedir informação a qualquer faculdade,no mais você pode vir aqui e dizer mais das suas mentiras deslavadas que Delegados prestaram concurso para Juiz Militar Federal,que a ESFO é reconhecida pelo MEC,caros leitores,entrem no site do MEC e verão a verdade,e constatarão,quem está mentindo,a ESFO nunca foi reconhecida como nível superior,volto a dizer IPM é o máximo que vocês podem fazer na PM,você quer se comparar a uma Autoridade Policial(nível superior) com você oficial,nível de 2ºgrau,que comparação esdrúxula e imoral!
Oficial,cada um no seu quadrado,porque para presidir um IP,tem que ser muito mais que um oficialzinho(2º grau),tem que ser Bacharelado em Direito,se preparar com muita antecedência,estar se atualizando,passar em um concurso de 100 vagas que só entram 15,comparados atualmente aos de promotores,Juízes,se você for Bacharelado em Direito,deve ser nas coxas,se não passou na prova oral,ESTUDE,está aí a maior prova que deve estudar e muito,que você não foi competente,não faça comparações que não podem COMPROVAR,tipo que teve Delegado que ficou reprovado e você chegou a prova oral e eles(Delegados),não passaram da 1ª fase você está em descrédito total,aqui você pode dizer e ser qualquer coisa,provar é outra história.
Enfim,caro oficial,não me interessa saber quem você é,não vai acrescentar em nada ao meu intelecto,no mais você não iria me intimidar em nada,não me mande calar a boca,aqui não sou seu subordinado,e mesmo se fosse não te daria chances para falar comigo desta forma autoritária e arrogante como vocês oficiais são,aqui o espaço é democrático,no mais,você dizer isso atrás de uma tela de computador é muito fácil e deselegante,vai estudar que você faz melhor,porque o máximo que você será,Ten.Coronel,sem nenhum esforço do intelecto,que para vocês oficiais(2º grau),é muita coisa por sinal.

Anônimo disse...

Engraçado,ninguém sabe que a Polícia Cívil,são policiais,oficial pm?
Que o diga o Cel Cláudio,Beltrami e a cia de oficiais corruptos presos ultimamente,estão fazendo o trabalho da pm que ela não faz,dizer que eles civis são vaidosos,e os oficiais da pm que mais parecem árvores de natal,bem que está na época deles,a verdade por trás da história,é que a PM é clone do exército,não é independente,é força "auxiliar",que vergonha,falam da Civil e tem um serviço reservado,a corregedoria copia o símbolo da Civil a "águia",nossa quanta falta de originalidade,além deste militarismo que a PM carrega ultrapassado e arcaico,da época de Dom Charuto,contrariando mormente a nossa Constituição Federal.A sociedade não quer saber se o policial é soldado,cabo ou sargento ou oficial,ela quer a presença policial e isso já basta,não um bando de sangue sugas de oficiais,que nada fazem por ela(sociedade),um verdadeiro desperdício do dinheiro público,diante dos fatos caros leitores,qual polícia realmente tem que acabar?

Anônimo disse...

Anônimo,25 de dezembro de 2011 18:16

Oficial,é porque em 1988,o nível de escolaridade era de 2º grau,mesmo de vocês oficiais até hoje,por isso os erros de português,ou então o escrivão foi oficial da PM e entrou pra civil naquela época.

Anônimo disse...

Ao anônimo 25 de dezembro de 2011 18:16

Oficial,você fazer concurso para Delegado é uma coisa ser aprovado é outra,com seu nível intelectual não conseguiria aprovação nem na 1ª fase,no mais você tem que ter nível superior,ser Coronel é muito para você oficial,eu dou parabéns por ter conseguido,o que você seria com 2ºgrau atualmente?
Quero vôos mais altos na minha vida,não ser um acomodado como você.

Anônimo disse...

O blog é democrático. Avisem a alguns que postaram neste tópico que não é sacanocrático.
Em segundo lugar, queiram não utilizar a "sociedade" quer isso ou quer aquilo, sem realizar um plebiscito. Fale em seu nome: "Eu quero e gosto ser hetero (ou homo)" e , não, "a sociedade quer que todos sejam hetero (ou homo)", entendeu? Corre-se o risco de acontecer o mesmo da época da campanha do desarmamento, onde "doutos", artistas, políticos e personalidades foram incansáveis em deitar falação sobre o que a "sociedade" queria. Na hora do vamos ver, não se aprovou. O que a "sociedade" realmente queria (e ainda quer) era os bandidos desarmados na cadeia e as pessoas decentes armadas até os dentes. Outra furada desse tipo foi a campanha do governo federal pela liberdade sexual, gastando milhões em material escolar de propaganda para crianças. Quando "a sociedade" soube de fato o teor do material (desenhos, DVD etc), que vazou na Imprensa, foi aquela grita. A maioria, parece, não queria aquilo, mas não posso afirmar, entendeu?
Só posso dizer que EU achei uma aberração e que EU gostaria que os envolvidos devolvessem aos cofres públicos o que gastaram.
Tente justificar as suas proposições com algo sólido ou exemplos, senão será igual aquilo que faz a Imprensa brasileira. Faz pergunta pro Bozo sobre segurança pública e quer ser formadora de opinião. Dizer que haverá economia por si só é chute. Fizeste acaso algum estudo como o último realizado sobre a elucidação de homicídios por parte da Polícia Civil no Rio, menos de 5%? É um dado antigo, sei, mas é único que dispomos porque, infelizmente, a Polícia Civil neste quesito não é tão transparente quanto a "truculenta" militar a qual divulga os seus dados mensalmente.
Dizer que pagar mais e investir na instituição fará isso melhorar é um tanto quanto óbvio, não achas? Se eu investisse 100 mil no meu fusca ele também poderia ficar melhor que um carro novo, lógico não?

Anônimo disse...

Vc não passa de um desqualificado. Certamente, com a faculdadezinha que cursou, não deve saber nem quem é o elmento subjetivo do tipo penal e nem o normativo. Aliás, se eu te conhecesse e discutisse direito com você, somente te restaria uma chance: ficar calado e de bouca aberta diante de mim (Direito Penal, Processo Penal, comum e militar, Constitucional e Administrativo. Já fui professor de todos esses ramos em nível superior)

Anônimo disse...

Quando acabam os argumentos começam os xingamentos. Se o nível da conversa fosse o que vc está tentando conduzir, admito: ficaria de BOCA fechada e não de "BOUCA", dado que na minha faculdade possivelmente vc não foi professor...

Anônimo disse...

Rapaz, eu sei que o certo é BOCA, eu escrevi errado porque fi-lo enquanto a minha mulher me chamava para sair, de forma insistente E ACABOU SAINDO UM "U" A MAIS NA PALAVRA. PORTANTO, NÃO EXISTE BOUCA, SEU PORCARIA.

Anônimo disse...

Oficial,seus argumentos estão cada vez mais reduzidos,não tem mais o que dizer,logo você que entrou na faculdade,não sei da onde,no 4º período,e se diz professor,é de me matar de rir,você frente a frente com o Forrest Gump não faria feio.
Quanto a transparência na elucidação de crimes,divulgar dados falsos para imprensa é muito leviano,e o senhor Secretário de Segurança,está respondendo sobre isso,no mais oficialzinho,estou a disposição a qualquer hora para discutirmos sobre Direito,terei pena de você,aliás você é tão competente,e é Coronel de Polícia,nível médio,quanta competência a sua,no mais a faculdade que cursei com certeza não foi a sua,não fiz faculdade a distância,muito menos estudei no MOBRAL da ESFO(curso nível de 2º grau),já te falei,dizer aqui que é o papa é mole,no mais insere dados gramaticais,que não escrevi ,leia os meus textos,a minha escrita,tem muito mais conteúdo e é mais precisa que a sua,em nenhum momento utilizei de xingamentos,você escreveu,escreveu e não disse nada,ainda diz que eu tenho que utilizar de dados sólidos e você fala de dados de elucidação de 5% em homicídios,ainda confessa que são dados antigos,quer enganar quem aqui,certo, se isso realmente está acontecendo é puramente por falta de policiamento ostensivo e de falta de competência da pmerj,se ela estivesse trabalhando,e seus comandantes e oficiais,não estivessem envolvidos com o criminalidade,tendo a PCERJ ainda ter que realizar o serviço da pmerj nas ruas,e ainda prender os oficiais corruptos,bicheiros,seja o que for,porque ela(pmerj)não o faz,por puro envolvimento na ilicitude,a elucidação de crimes,que você tanto ressalta,estaria zerada,venha com algo real,atual,você não está atualizado,no mais você não respondeu nenhuma das minhas réplicas,porque está sem argumentos,percebi,contra fatos não há argumentos,"quando acaba os argumentos","começa a enrolação",me refuto a falar nesse assunto novamente,CORONEL,liga o seu pisca pisca do fardamento,aproveita o natal,quem sabe você aparece melhor.

Anônimo disse...

Infeliz, o pior foi vc ter acreditado que um intelectual com eu fosse escrever a palavra BOCA com erro e não um simples vacilo na digitação. Veja nas outras postagens se há erros.

Anônimo disse...

Oficial,seus argumentos estão cada vez mais reduzidos,não tem mais o que dizer,logo você que entrou na faculdade,não sei da onde,no 4º período,e se diz professor(só se for de(Historia),é de me matar de rir,você frente a frente com o Forrest Gump não faria feio.
Quanto a transparência na elucidação de crimes,divulgar dados falsos para imprensa é muito leviano,e o senhor Secretário de Segurança,está respondendo sobre isso,no mais oficialzinho,estou a disposição a qualquer hora para discutirmos sobre Direito,terei pena de você,aliás você é tão competente,e é Coronel de Polícia,nível médio,quanta competência a sua,no mais a faculdade que cursei com certeza não foi a sua,não fiz faculdade a distância,e nem entrei no 4º período,muito menos estudei no MOBRAL da ESFO(curso nível de 2º grau),lá você deve ser professor,já te falei,dizer aqui que é o papa é mole,que faz e acontece,no mais insere dados gramaticais,que não escrevi ,leia os meus textos,a minha escrita,tem muito mais conteúdo e é mais precisa que a sua,em nenhum momento utilizei de xingamentos,você escreveu,escreveu e não disse nada,ainda diz que eu tenho que utilizar de dados sólidos e você fala de dados de elucidação de 5% em homicídios,ainda confessa que são dados antigos,quer enganar quem aqui,certo, se isso realmente está acontecendo é puramente por falta de policiamento ostensivo e de falta de competência da pmerj,se ela estivesse trabalhando,e seus comandantes e oficiais,não estivessem envolvidos com o criminalidade,tendo a PCERJ ainda ter que realizar o serviço da pmerj nas ruas,e ainda prender os oficiais corruptos,bicheiros,seja o que for,porque ela(pmerj)não o faz,por puro envolvimento na ilicitude,a elucidação de crimes,que você tanto ressalta,estaria zerada,venha com algo real,atual,você não está atualizado,no mais você não respondeu nenhuma das minhas réplicas,porque está sem argumentos,percebi,contra fatos não há argumentos,"quando acaba os argumentos","começa a enrolação",me refuto a falar nesse assunto novamente, CORONEL,liga o seu pisca pisca do fardamento,aproveita o natal,quem sabe,você aparece melhor.

Anônimo disse...

OPERAÇÃO FORA CABRAL JÁ,INTERVENÇÃO FEDERAL NO CBMERJ JÁ,DESMILITARIZAÇÃO DO CBMERJ JÁ.

Anônimo disse...

FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL

Anônimo disse...

Engraçado este policial civil aí querer enaltecer Delegado com um colega da PMERJ, porém, esqueceu que do Álvaro Lins pra cá todos os Delegados da cúpula da PCERJ FORAM EXONERADOS POR PRÁTICA DE FALCATRUAS ABSURDAS. Se enxerga imbecil. Na verdade, ambas as instituições estão passando por fases críticas por causa do desgoverno Cabral. É nisso que vocêa deveria focar as suas críticas otário, e não ficar com ofensas mútuas. Nota zero para os dois.

Anônimo disse...

Meu amigo, essa PM é osso duro de roer, porque foi Comandada pelo Pitta e o Mario Sergio e ainda está de pé. Depois disso, não vejo como ela acabar. Quanto a civil, é impressionante como tem ladrão, do Oficialzinho de cartório ao Delegado, que só estão nesse emprego porque não tiveram competência para passar num concurso para Juiz ou Promotor, que também não estão ganhando lá essas coisas. Fuiiiiiii.....

Anônimo disse...

E tem mais imbecil, veja que a postagem de 25/12, às 16:38 hs, a palavra BOCA está escrita corretamente, fazendo comprovar que o erro mencionado foi apenas um descuido de digitação. Aliás, vai estudar mais, porque vc foi questionado e não respondeu qual é o elemento subjetivo e normativo do tipo penal, duas perguntas facílimas que qualquer bacharelzinho medíocre saberia responder.

Anônimo disse...

Anônimo Oficialzinho do dia,26 de dezembro de 2011 17:11

Seus argumento e respostas se resumem a isso,que eu responda,"qual é o elemento subjetivo e normativo do tipo penal,é para rir,porque para chorar não dá,mesmo se eu não soubesse,o que qualquer cursinho preparatório ensina logo de início,poderia consultar a qualquer fonte de informação,seja livros ou mesmo na internet,e te responder,acha que vou perder meu tempo respondendo isso?
Me me formei em Direito,continuo estudando,me atualizando,quero vôos mais altos na minha vida,ao contrário de você,OFICIALZINHO ACOMODADO,CURSINHO DE 2º GRAU,quer se comparar a Delegado,vai estudar!
Você vem com perguntas idiotas que qualquer iniciante no curso de Direito responde,você é covarde e não respondeu minhas réplicas,falou um monte de mentiras e baboseiras,querendo enganar quem aqui?Prove tudo o que você escreveu e afirmou,fica evidente que não tem como provar!
AINDA QUER FALAR DO ÁLVARO LINS,CARO OFICIAL,ESQUECEU QUE ELE FOI "OFICIAL DA PMERJ",CARREGOU PARA A PCERJ O QUE ELE APRENDEU NA PM,OU SEJA,ROUBAR,E FOI PRESO POR ISSO,NÃO PASSOU IMPUNE,NÃO PODEMOS DIZER DOS OFICIAIS DA PMERJ,MUITOS AINDA ESTÃO IMPUNES,MAIS A PCERJ FAZ O SERVIÇO QUE DEVERIA SER DA PRÓPRIA PM,QUE É VERGONHOSO,OU SEJA PRENDER OS BANDIDOS DA PRÓPRIA PM,QUEM ASSASSINOU UMA MAGISTRADA,FOI O DELEGADO DA PCERJ?QUEM PRENDE COMANDANTE E OFICIAL É A PMERJ?
ENFIM OFICIAL,NÃO FIQUE COLOCANDO POSTAGENS "ANÔNIMAS",COMO SE FOSSE OUTRO LEITOR,SEI QUE É VOCÊ SEU COVARDE,NÃO PASSE PELOS OUTROS SEJA VOCÊ MESMO,E CUIDADO PORQUE O PRÓXIMO OFICIAL PRESO PELA EFICIENTE PCERJ,PODE SER VOCÊ!

Anônimo disse...

Me chamar de imbecil é muito deselegante,em nenhum momento me utilizei de xingamentos,ao contrário de você,no mais,dizer isto por trás de uma tela de computador é bem prático,demonstra um covardia sem tamanho,isto mostra o seu total despreparo,imagino você como comandante,com essa arrogância e prepotência,gostaria de ser seu subordinado,mais Deus não dá asa a cobra,e vocês oficiais no fundo sabem com quem falam,sabem aonde o calo aperta,deve ter muito subordinado,processando oficiais como você,aliás,é só contratar o serviço de qualquer advogado recém formado que ele faz isso,os tempos mudaram oficial!

Anônimo disse...

Tirei a maior onda com vc, pois nem Oficial sou. Na verdade eu sou apenas um advogado que quis brincar com vc, seu bobo. Te provoquei tanto que estou aqui com a minha mulher morrendo de rir das suas atitudes idiotas. Vc não passa de um tira sem escrúpulos. Agora, o que a PCERJ TERIA QUE FAZER ERA SE LIVRAR DE PESSOAS DA SUA LAIA. ADEUS BOBINHO, PQ JÁ CANSEI DE TE USAR COMO FONTE DE RISOS.

Anônimo disse...

Prezado Paul,

Penso que a unificação seria muito difícil, pelas peculiaridades que cada Instituição possui, mas sou partidário da existência de uma só polícia militarizada, FEDERAL, com dois departamentos, o que faria amenizar as tradições que cada uma iria utilizar para defender a permanência do status quo atual: um com contigente fardado (atual PM), para realizar o policiamento ostensivo e outro em trajes civis (atual PC), para realizar a investigação criminal. Com efeito, seria realizada a aglutinação das duas Instituições numa só, com menos trauma. Sabe por quê militarizada? A disciplina seria melhor e o controle interno também, vez que, no meu ponto de vista, a PC possui muita dificuldade com a hierarquia e para controlar o seu pessoal nos desvios de conduta, dado a inexixtência do rigor que regime militar impõe, mas não porque desejo que a PM engula a PC. Outra pergunta: Por quê FEDERAL? Por causa do salário. A União tem mais dinheiro para nos oferecer, senão o novo regime continuaria inócuo.
Um abraço.

Cel RR Corrêa

Anônimo disse...

Paul, a proposta que apresentei, juntar as polícias do Brasil em dois Departamentos (e como seria Federal, poderia entrar nessa estrura a PF e a PRF), além de viável, vai acabar com um outro grande problema: a disputa entre uma Instituição e outra, tal como está se vendo na leitura do seu blog (Delegado é melhor, tem que ser bacharel em Direito, Coronel tem somente o 2º grau, e vai por aí). São colocações infelizes e que somente servem para desgastar as duas instituições. Ambas merecem respeito e se estão mal das pernas, acho que isso acontece por questões políticas, ou seja, por culpa dos nossos governantes que nunca se preocuparam em dotá-las de ideais condições de trabalho. É isso que deve ser discutido e enfatizado aqui.
Um abraço.

Cel RR Corrêa

GLADIADOR disse...

Cel RR Corrêa, a disciplina que o regime militar impõe,fica restrita somente aos praças,isto é fato,o resto é balela,na sua colocação totalmente conservadora não mudaria nada,só aumentaria a gama que vocês oficiais tem de ser controladores e arbitrários,já foi feita uma pequisa pelo próprio Cel Paul neste blog,e foi unanimidade,ninguém quer saber mais da PM,não sou só eu,a própria sociedade não quer saber se o policial é soldado ou oficial,ela quer a presença policial,isso já basta,quanto a militarização,se fosse tão bom, as instituições todas elas seriam militarizadas,quanto a um servidor ser ele civil,nunca foi sinônimo de indisciplina,pois todos eles estão sujeitos a regras estatutárias que o serviço público as impõe,e podem ser exonerados caso se prove alguma irregularidade,com direito a um processo administrativo,a ampla defesa e ao contraditório,presunção de inocência,tudo isto sobre a égide da nossa Constituição Federal,o que não vemos no militarismo,não temos os direitos constitucionais preservados,muitos praças,são presos por pura vaidade de muitos oficiais,por coisas banais,que se utilizam deste regulamento arcaico e covarde como uma forma controladora,fala da PCERJ que ela tem dificuldade de controlar seus policiais no desvio de conduta por falta de um regime militar,fale da pmerj,olhe pro seu umbigo,a instituição que você fez parte,acha que prendendo se resolve,não atire pedra no telhado dos outros,se fosse assim a pmerj estaria uma maravilha,agora que os oficiais corruptos enfim estão sendo presos,vocês oficiais invocam a Constituição Federal,onde está o Regulamento,o Estatuto do militarismo que você enaltece e defende,você e muitos oficiais tem esta visão ultrapassada e conservadora,o que está levando a pmerj a sua breve extinção,quem viver verá!

Anônimo disse...

CEL CORRÊA,LEMBRA DAQUELA LISTA DO JOGO DO BICHO???QUE SÓ TINHA OFICIAL???NÃO VOU DIZER MAIS NADA,TODO MUNDO JÁ SABE!!!

Anônimo disse...

Amigo, tudo bem com a sua opinião, mas desonesto tem em qualquer lugar, até mesmo se o intraneus está submetido ao regime militar. O problema é que as pessoas que entram para o nosso quadro com o DNA de ladrão, submetido a tal regime, no meu ponto de vista, pensará duas vezes ou mais antes de meter a mão bolso do cidadão ou se enveredar para qualquer outro tipo de delito, porque o CPM é muito mais rigoroso. Além disso, a PM possui mecanismos internos muito eficientes para submeter o PM a um PAD (CJ, CD ou CRD) e o resultado disso é muito rápido, com a exclusão ou licenciamento a bem da disciplina, salvo no caso dos Oficiais, cuja demissão depende de dicisão final do TJ. Com efeito, o medo disso é que faz atenuar em muito os desvios de conduta por aqui, o que já vale a pena, você não acha? Se na PM não existisse o regime militar, se a situação já anda difícil, imagine como estaria.

CEL RR CORRÊA

Anônimo disse...

Cel Corrêa o senhor vive em 2 mundos?
O problema é que a pessoa com DNA de ladrão,não é reconhecida nos exames admissionais para a pmerj,seja para oficial ou para praça,quando os cientistas,inventarem isso,eu espero que aconteça,a seleção será bem reduzida.
Me diga em qual mundo que o senhor vive onde o CPM é mais rigoroso,no planeta terra,onde eu vivo,isso não existe,Cel Corrêa,se o militarismo realmente funcionasse como o senhor diz,se prender polícia desse resultado,a pmerj não estaria esta bagunça,aonde está esta eficiência,na verdade,ela existe só para os praças?Nos meus 20 anos de corporação,presencio e acompanhei relatos de policiais muito mais antigos,que a pmerj,não pune seus pares(oficiais),e eu próprio constatei,esta infeliz realidade nesses 20 anos,independente dos relatos,das muitas injustiças que ouvi e presenciei,tudo que colocou sobre os procedimentos disciplinares eu conheço,vou além,acompanhei várias publicações em boletins,das apurações de envolvimentos de oficiais todos eles foram indeferidos,quando eram deferidos,os oficiais eram reformados administrativamente, exclusão a bem da disciplina como o senhor colocou,só funciona para o praça,esta é a mais pura verdade.
Enfim,caro oficial,respeito a sua posição,apesar de ser contrário a ela,não sou contra o militarismo,entendo que este regime deve ser utilizado para as forças armadas,devemos separar isso da polícia,para ser um bom policial não precisa ser militar,como eu postei anteriormente,a sociedade não quer saber se o policial é militar ou civil,ela quer a presença policial para defendê-la,sou a favor de uma polícia única estadual,bem remunerada e estruturada,amparada pela nossa CRFB/88,direitos e garantias respeitados,me perdoe a franqueza,vejo que o senhor não se atualizou no tempo,é conservador,o militarismo não intimida ninguém,só o fez na ditadura militar com aquela repressão e perseguições aos que eram contra o regime e mesmo assim não durou por muito tempo.
Cumpre ressaltar,quanto a um servidor ser ele civil,nunca foi sinônimo de indisciplina,como disse anteriormente,pois todos eles estão sujeitos a regras estatutárias que o serviço público as impõe,e podem ser exonerados caso se prove alguma irregularidade,com direito a um processo administrativo,a ampla defesa e ao contraditório,presunção de inocência,tudo isto sobre a égide da nossa Constituição Federal,a carta magna do nosso país,quanto a militarização,se realmente desse resultado, todas as instituições,atualmente seriam militarizadas,a situação só piora a cada dia,vivemos em uma democracia,tente mudar a sua visão para a realidade,em vez de conservá-las.

Anônimo disse...

Alô esse moço aí que vem agredindo a PM e os Coronéis, porque não opiniões ou colocações que possam acrescentar algo ao tema principal. Faça isso que a sua contribuição será maiúscula, ao invés de todo esse ataque de histerismo aí. Acredito até que você seja um policial civil frustrado, ou seja, não é delegado e jamais poderá ser um Coronel, mesmo porque, quem desdém quer comprar.

Anônimo disse...

Esse anônimo aí que vem agredindo seguidamente a classe dos Coronéis - as evidências indicam que seja um policial civil, desculpe-me, mas quero te dizer que se para ser Coronel basta ter o 2º grau, hoje ensino médio, então para ser médico, engenheiro, dentista, advogado, etc., a situação também se insere nesse contexto. Vejo que o seu desconhecimento é total, porque o Curso de Formação de Oficiais, administrado na Academia de Polícia Militar D. João VI, que somente alça o PM ao posto de Capitão - a partir daí, terá que realizar o CAO e CSP, para chegar ao último degrau da carreira, É SUPERIOR SIM, de acordo com o Parecer nº 233/82, do Conselho Federal de Educação, homologado pelo Ministério da Educação e Cultura – DOU nº 104, de 03 Jun. 82, que tem por objetivo dar cultura jurídica, policial militar e técnico-profissional aos futuros Oficiais da Corporação. Se você ainda não está satisfeito com essa verdade, faça a sua pesquisa na internet/google, que está tudo escrito lá. Para ir mais além, em 1998, ainda Major, fiz o CSP na Polícia Militar de Santa Catarina, cujo curso é realizado em convênio com a UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), e, no final, por terem curso de graduação superior (CFO), TODOS OS CONCLUDENTES RECEBERAM O CERTIFICADO DE "PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA". Satisfeito.

CORDIALMENTE,

CEL PM RR CORRÊA

Anônimo disse...

Meu caro anônimo, se o candito se apresenta para fazer concurso para a PM, assim como na PC, com DNA de ladrão, fica mito difícil a gente saber de imediato, porque a tese de Lombroso (criminoso nato), já não existe há séculos. O único recurso que nos temos na PM para eliminar esses marginais, está no levantamento social, que é a última fase do concurso, momento em que se faz uma pesquisa a respeito do comportamento passado do candidato, nas proximidades da sua residência, o que sempre gera muitas eliminações. Fora isso, não temos outra saída, senão durante a carreira aparecer algum desvio grave. OK

CEL PM RR CORRÊA

Anônimo disse...

Cel Corrêa, não vou me identificar, mas conheço como foi o seu trabalho na PM, sempre foi uma pessoa séria e honesta por onde passou, principalmente como Subcorregedor, com uma excelente cultura jurídica e por isso já foi até Assessor Juríco da PM, na gestão do Cel Hottz, coloca comentários às vezes instrutivos e esclarecedores, mas dizer que o regime militar continua sendo o melhor para a Polícia, aí realmente percebo que o senhor ficou parado no tempo. A Ditadura militar acabou Cel. Desculpe-me a sinceridade.