quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

2011 - O RIO DE JANEIRO CRESCEU EM MOBILIZAÇÕES – O MELHOR E O PIOR.

O ano está acabando, um ano de mobilizações sociais no Rio de Janeiro, que parece estar renascendo como tambor de ressonância do Brasil. Algumas delas compostas por poucos manifestantes, outras por milhares. Nós participamos de várias dessas mobilizações, filmamos e colocamos no youtube, publicando artigos nesse espaço democrático.
Os atos da ONG Rio de Paz, do Movimento Acordo Já, do Movimento Ocupa Rio, do Movimento Fora Cabral e as Marchas contra a Corrupção foram algumas das mobilizações realizadas ao longo de 2011. O funcionalismo público estadual da área da saúde também se fez presente nas ruas em várias oportunidades e os da área da educação deram um show, inclusive acampando por semanas em frente ao prédio onde funciona a Secretaria Estadual de Educação. Parabéns!
O ano de mobilizações se encerra tendo um gigantesco exemplo positivo na tropa do Corpo de Bombeiros, heróis que nos salvam diariamente no Rio de Janeiro e que recebem salários famélicos. Os Praças do CBMERJ demonstraram amor corporativo, idealismo e destemor na sua luta por cidadania. Sim, eles cometeram erros, frutos da inexperiência nessa luta por cidadania, mas os acertos foram inúmeros e incontestáveis.
A luta dos Praças do Corpo de Bombeiros foi o grande ponto positivo nas mobilizações de 2011, indubitavelmente. E o aspecto negativo, qual foi?
Penso que dividem essa negatividade a Oficialidade do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e os Praças da Polícia Militar.
Os Oficiais do CBMERJ, registrando-se as raríssimas exceções, não ombrearam com os Praças, não se posicionaram e ficaram assistindo os Praças lutando pelos salários deles e dos Oficiais se expondo ao máximo, sem moverem um músculo. Os Oficiais da PMERJ seguiram idêntico caminho. Sem dúvida, os Oficiais poderiam não ter concordado com a forma da mobilização dos Praças, isso é um direito, mas isso deveria ter sido explicitado através da presença nas ruas, discutindo os novos rumos para a luta, mas nunca ficando assistindo confortavelmente de longe. Lembro que desarmados, em trajes civis e de folga, todos poderiam ter comparecido e poderão comparecer sem qualquer problema.
Por sua vez, os Praças da Polícia Militar mantiveram a sua postura histórica de não lutar por melhores salários. Isso está pegando muito mal e levando a conclusões que tal inércia se deve ao "jeitinho" dado na pista. Os Praças da PMERJ, novamente, mostraram que estão na contramão das ações dos Praças de vários estados brasileiros, os quais têm realizado grandes mobilizações e conquistado melhores salários.
Obviamente, os Oficiais da Polícia Militar também faltaram à luta salarial, mostraram que os salários também não são importantes para eles, mas a situação dos Praças da PMERJ foi ainda mais constrangedora. Enquanto os Praças do Corpo de Bombeiros ocupavam as ruas lutando pelos salários dos Bombeiros e dos Policiais Militares, os Praças da briosa perdiam todas as desculpas, todas as justificativas para não participarem.
O rigor dos regulamentos e o medo de represálias, entre outras alegações, foram sendo jogados no lixo pelos Praças do Corpo de Bombeiros, que em defesa de seus familiares, lutavam por salários nas ruas, convocando inutilmente os Policiais Militares, que só apareciam para fazer o policiamento, com raras e valorosas exceções. Por derradeiro, para derrubar a última desculpa, um grupo de Praças do CBMERJ chegou a pensar em greve, convocando para uma reunião na ALERJ, mas nem nesse momento, os Praças da PMERJ que sempre alegam nos cantos que essa seria a solução, apareceram.
Parabéns Praças do Corpo de Bombeiros.
Parabéns aos poucos Oficiais do CBMERJ e aos raros Oficiais e Praças da PMERJ que estão lutando por salários justos.
Pêsames aos Oficiais do Corpo de Bombeiros.
Pêsames aos Oficiais e Praças da Polícia Militar, os que não precisam de bons salários para sobreviverem.
Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

BLOG BIA DE JESUS disse...

Bombeiro é herói, admiro muito e amo os bombeiros.
Vocês tem todo meu apoio.
É uma grande injustiça o que estão fazendo com os bombeiros do Brasil, conheço bombeiros em Sergipe, Alagoas e em vários outros lugares, que estão sofrendo com o descaso, falta de apoio, humilhações etc...
Em meu blog fiz a cobertura completa da prisão dos 439 presos, um absurdo!
Mas JUNTOS SOMOS FORTES, e isso tem que mudar.

Anônimo disse...

OPERAÇÃO FORA CABRAL JÁ,INTERVENÇÃO FEDERAL NO CBMERJ JÁ,DESMILITARIZAÇÃO DO CBMERJ JÁ.

Anônimo disse...

FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL

Anônimo disse...

CEL. PAUL, LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE DE TODA NOSSA LUTA. FICAVA PENSANDO, PORQUE UM CORONEL DA PMERJ, COM TODA PRERROGATIVA DE OFICIAL, ESTAVA ALÍ NAQUELA PELEJA SEM FIM. CONFESSO QUE FIQUEI INTRIGADO, E MUITO TRISTE TAMBÉM, LOGO PENSEI, SE NO CBMERJ TIVESSE CEL. DESSE QUILATE, SERIA DIFERENTE. EM SEGUIDA PERCEBI UM CEL. DE POLÍCIA LUTANDO SEM SUA TROPA, MAS NÓS PRAÇAS DO CBMERJ NA VERDADE NÃO TÍNHAMOS NOÇÃO DA DIMENSÃO, MAS MESMO ASSIM FOMOS EM FRENTE. COMO O SR. COLOCOU ERRAMOS MUITO, MAS É TUDO MUITO NOVO. A GRANDE OPORTUNIDADE PERDEMOS, PORQUE A PMERJ, NADOU CONTRA A CORRENTEZA, BRIGOU NÃO SÓ COM OS BOMBEIROS, MAS PRINCIPALMENTE CONTRA ELA MESMO. E TODAS ÀS VEZES, QUE NÓS BOMBEIROS LUTAMOS POR NÓS, E PELA PMERJ, OS POLICIAIS COMO ESCRAVOS DO IMPERADOR, COMBATIA COM TIROS, PORRADAS E BOMBAS. ENTÃO CEL. PAUL, A ÚNICA CERTEZA ABSOLUTA DE TUDO QUE "SOBREVIVEMOS" ATÉ AGORA É A SEGUINTE: A NOSSA SONHADA DIGNIDADE ESTÁ NAS MÃOS DA PMERJ. O PROBLEMA É QUE A PMERJ ESTÁ LÁ ATRÁS, NO LIVRO VII DE PLATÃO, OU SEJA, "ALEGORIA DA CAVERNA".
CEL. PAUL, FELIZ ANO NOVO, PARA O SR. E TODA SUA FAMÍLIA. A LUTA CONTINUA, E QUEM SABE EM 2012 A PMERJ, SAIA DA CAVERNA, SAIA DAS SOMBRAS, E ALCANCE A LUZ, A VERDADE, A DIREÇÃO DA PAZ.
CB BM CLAUDIO.

Anônimo disse...

COM O REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO EM 2012, O SOLDO DO POLICIAL MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FICARÁ AINDA MAIS DEFASADO!

O SARGENTO PM, O CABO PM E O SOLDADO PM RECEBEM UM SOLDO ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE, CONTRARIANDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 (INCISO VII DO ART. 7º) E A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (INCISO I DO ART. 92).

Anônimo disse...

O SOLDADO PM (SOLTEIRO, SEM FILHOS E SEM TRIÊNIOS) DEVERIA GANHAR NO MÍNIMO R$ 2.349,26 POR MÊS.

O Salário Mínimo Necessário, referente ao mês de Novembro de 2011, em atendimento ao Artigo 7º, Inciso IV, da Constituição da República Federativa do Brasil (visando suprir as necessidades vitais básicas), foi estimado pelo DIEESE em R$ 2.349,26 (DOIS MIL, TREZENTOS E QUARENTA E NOVE REAIS E VINTE E SEIS CENTAVOS).

http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminMenu09-05.xml