segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SISTEMA POLICIAL BRASILEIRO – ALGUNS COMENTÁRIOS DOS LEITORES.

Comentários postados:
1) “Fim da PM!
- Sim, pq é modelo anacrônico, que só obedece a política e pelos baixos salários, além de tratar o cidadão como o "inimigo" pela arcaica estrutura militar!
- A PC já deu demonstrações que sabe ser eficiente. Vide elucidação da morte da juíza, investigação de bicheiros, de escritos de Beira-mar, etc. A ineficiência decorre da falta de autonomia, da política e da carência estrutural e defasagem salarial. Triplica-se o salário da tiragem, compra-se o material necessário, lei orgânica com autonomia e independência funcional de Delegados com Chefe de Policia eleito pelos pares com mandato de biênio!
- Oficiais postos em disponibilidade com soldo proporcional ao tempo de contribuição. Mudança Constitucional com a Guarda Municipal (que já é desmilitarizada e mais próxima e benquista pela população) assumindo a função da PM com efetivos proporcionais e triplo do salário!
- Cria-se um modelo enxuto de unidade de Elite (BOPE-CORE) para intervir e apoiar qdo necessário. Uma espécie de SWAT! Sem autonomia! Sempre em auxílio às Guardas ou nas Operações de investigação da Policia Civil que demandem isso (ex. favelas)
Pronto! Muito fácil! Economia aos cofres e garanto que a população apoiaria mais que 100 por cento!
Anônimo.
2) Concordamos com o artigo: o atual modelo policial bipartido está anacrônico e obsoleto. Correto também o posicionamento sobre o ingresso no "topo da carreira", mesmo que por concurso público; afinal, com base no mesmo princípio, poderia haver um concurso público para Coronel PM - com exigências até superiores a graduação, haja vista o pré requisito do CSPM possuir uma Especialização na UFF(com vaga obtida através de Vestibular) e Certificação reconhecida pelo MEC.
O cerne da questão é a EFICIÊNCIA, e essa depende mais da experiência em INVESTIGAR ou AGIR REATIVAMENTE e PREVENIR ou AGIR PROATIVAMENTE do que nos títulos ou nos concursos prestados para ingresso nas corporações. Uma unificação pela EDUCAÇÃO, ou seja, uma porta de entrada única com divisões de policiamento ostensivo e divisões de investigação, porém TODOS pertencendo a POLÍCIA seria um avanço qualitativo, sem restrição aos direitos adquiridos dos atuais integrantes das duas instituições de Estado.
Alexandre, the great.
3) Seria muito fácil adotar o modelo de polícia americano, daria para juntar as 2 policias e não mudaria muita coisa. Vai um artigo em inglês sobre a organização da Policia de Los Angeles: http://en.wikipedia.org/wiki/LAPD#Office_of_Administrative_Services
Anônimo.
4) O sistema atual está ultrapassado, posso dizer isso, mas qualquer outro que venha a suceder, continuará a ser uma MERDA se pagar o péssimo salário atual. Então passe a pagar um bom salário com o que aí está que tudo vai melhorar, senão só vai ter ladrão em ação ou bandido oficializado.
Anônimo.
5) Em primeiro lugar quero parabenizar o organizador do blog pela excelente postagem. É bem verdade que precisamos criar uma policia única e que faça o circulo completo de policiamento, o modelo atual, além de ultrapassado faz com que toda a falta de organização caia em total sofrimento sobre a sociedade e serve de base para políticos aproveitadores que não entendem nada de segurança pública, que a todo momento apresentam projetos ridículos para resolver o problema de segurança e que nada resolve. Nada impede que tenhamos delegados de polícia ostensiva e delegados de polícia judiciária, sempre, com o objetivo de servir a sociedade e não de se servir dela como vem ocorrendo, pois nesta queda de braço entre as corporações policiais quem sempre sai perdendo é a sociedade que deveria ser nossa grande aliada passa a ser rival e em muitos casos não encontra legitimidade no trabalho policial, por ter estas mesmas corporações como inimigas. Em 2009 o CONSEG aprovou a desmilitarização das PMs, contudo até o presente momento isto não ocorreu, a desmilitarização dos organismos policiais é passo importante para uma polícia única.
Sgt Ribamar Freitas PMDF.
6) Diante do tema exposto, peço permissão a V.Sª Cel detentor dos direitos do Blog, mas rogo que tal unificação deixasse de ser utopia e tornasse realidade. Me perdoe se faço faltar com o decoro com a classe, porém sou policial militar, sou mal remunerado, trabalho sob condições nefastas, todavia não saberia fazer outro ofício, senão este. Confesso que sinto por menor que seja, um sentimento nobre. Bom, termino dizendo que sou honesto, trabalhador e fiel às minhas convicções e, uma delas é acreditar na unificação das policias. Desejo ao senhor e ao seu redor um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Salientando também que em 2012 o Senhor continue na luta em prol de melhorias da classe militar e civil desse Estado amado. Atenciosamente,
Papa Mike.
Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

Anônimo disse...

OPERAÇÃO FORA CABRAL JÁ,INTERVENÇÃO FEDERAL NO CBMERJ JÁ,DESMILITARIZAÇÃO DO CBMERJ JÁ.

Anônimo disse...

FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL,FORA CABRAL