sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A FARSA DAS UPPs CONTINUA SE DESMANCHANDO NO AR.

JORNAL EXTRA:
UPPs registraram 14 homicídios e 257 roubos nos seis primeiros meses de 2011, mostram dados oficiais obtidos pelo EXTRA.
Guilherme Amado
Nos seis primeiros meses de 2011, houve 14 homicídios e 257 roubos nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o órgão da Secretaria de Segurança responsável pela divulgação das estatísticas criminais de todo o estado do Rio. O EXTRA teve acesso às estatísticas completas dos 43 indicadores monitorados pela Secretaria de Segurança, UPP a UPP, desde a criação da primeira pacificadora, da favela Santa Marta, em dezembro de 2008. Nesta sexta-feira, ao longo do dia, o Casos de Polícia publicará os principais indicadores criminais das pacificadoras.
O ISP promete divulgar em breve, em seu site, as informações. O órgão vinha descumprindo desde janeiro de 2011 um artigo do decreto número 42.787, de criação das Unidades de Polícia Pacificadora, publicado em 6 de janeiro de 2011, pelo governador Sérgio Cabral. Segundo o texto, o instituto deveria ter publicado mensalmente os indicadores de todas as UPPs.
Após cobrança do EXTRA, na última segunda-feira, o ISP promete divulgar em seu site as estatísticas, que mostram como é a dinâmica criminal das pacificadoras. Só serão divulgados, porém, os indicadores das pacificadoras criadas até o ano passado: Santa Marta, Cidade de Deus, Batam, Chapéu Mangueira e Babilônia, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, Providência, Borel, Formiga, Salgueiro, Andaraí, Turano e Macacos. Segundo o ISP, as estatísticas das UPPs do São João, Escondidinho e Prazeres, Fallet-Fogueteiro e São Carlos, Coroa e Mineira não têm previsão para serem divulgados.
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a equipe do ISP "é pequena para dar conta de todos os indicadores".
PERGUNTO:
O ISP é um órgão subordinado à secretaria de segurança, logo, subordinado ao secretário Beltrame.
Beltrame surfa nos números divulgados pelo ISP sobre a diminuição de alguns índices da violência, exibindo-se midiaticamente.
Dois fatos incontestáveis.
Quem faz a auditoria externa dos números divulgados pelo ISP?
Alguém sabe?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

PMERJ DESTOA DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL E TEM SOLDOS INFERIORES AO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE (do soldado ao segundo-sargento), o que contraria o artigo 92, inciso I, da Constituição do Estado do Rio de Janeiro e o ARTIGO 7º, INCISO VII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, pois O SOLDO É O SALÁRIO DO MILITAR.

A PMERJ tem os menores salários do Brasil, e o Governo do Estado do RJ tem a folha mais leve do país, sinal de que o governador Sérgio Cabral não está comprometido com a Segurança Pública do Rio de Janeiro. O que é feito com a segunda maior arrecadação de impostos do país?

POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA SÓ É FEITA COM POLICIAIS BEM PAGOS.” foi o que disse o então candidato ao Governo do Rio, Sérgio Cabral.

O GOVERNANTE QUE DIZ QUE O ESTADO DO RIO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR MELHOR SEUS POLICIAIS ESTÁ MENTINDO!” (palavras de Sérgio Cabral Filho em 2006)