sexta-feira, 3 de julho de 2009

DOIS DE JULHO - DIA DO BOMBEIRO - DIA DO HERÓI DO FOGO!


Dois de Julho - Dia dos Bombeiros
O deputado Marquinho Lang (Democratas) lembra da importância histórica da data de dois de julho - dias dos Bombeiros. Marquinho destaca a atuação dos bombeiros, que é muito maior que o combate ao incêndio, é sim, o trabalho competente na prevenção de sinistros.
Lang ingressou em 1989 no Corpo de Bombeiros da Brigada Militar - RS, formando-se no curso de soldado no município de Canoas. Em 1993 formou-se no curso de Cabo em Porto Alegre, porém atuando no Corpo de Bombeiros de Gramado. Quando em treinamento, em 1997, acidentou-se gravemente , tornando-se paraplégico, sendo reformado na graduação de 3º Sargento. Atualmente atua em defesa dos bombeiros na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
As primeiras organizações contra incêndios foram criadas pela necessidade de se evitar possíveis incêndios e perdas insuperáveis. Em épocas remotas, esgotar as chamas de um incêndio de grandes proporções era obra impossível, devido aos precários recursos quando a prevenção tornava-se a melhor solução contra o fogo. A origem dos Corpos de Bombeiros remonta à origem do emprego do fogo pelo homem. Uma das primeiras organizações de combate ao fogo de que se tem notícia foi criada na antiga Roma. Augusto, que se tornou Imperador em 27 A.C., formou um grupo de "vigiles". Esses "vigiles" patrulhavam as ruas para impedir incêndios e também para policiar á cidade, através de patrulhas e vigilantes contra incêndios.
A data 2 de julho foi escolhida para ser o "Dia do Bombeiro" devido que em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto do Presidente da República, desde 1954, todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear esses profissionais. Nada mais justo que uma data em honra dessas pessoas sensíveis às necessidades do próximo e engajados no desejo de servir bem a comunidade.
No Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, foi inaugurado em 1º de março de 1895 com o apoio das Companhias Seguradoras. A Estação estava localizada na confluência da Av. Mauá com Rua Dr. Flores. Seu efetivo era de 17 funcionários, sendo dez deles, os assim chamados "soldados do fogo", que em suas batalhas utilizavam um carro equipado com bomba manual e puxado por parelhas de cavalos.
Texto: Felipe Diehl.
Bombeiros Militares, Oficiais e Praças, organizem-se em torno do nome de um Bombeiro Militar (Oficial ou Praça) e votem JUNTOS nele, assim elegerão um Bombeiro Militar para Deputado Estadual, com compromisso com os Bombeiros Militares (Oficiais e Praças).
Quem prega a desunião entre Oficiais e Praças quer apenas enfraquecer a Instituição.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

Anônimo disse...

Apesar de não termos tantos motivos a comemorar neste 153º aniversário, gostaria de parabenizar os heróis do Corpo de Bombeiros, que mesmo com salários baixos e condições salariais diferentes dentro de um mesmo CBMERJ, quando os combatentes ganham menos que a área de enfermagem, exercem a mais nobre das missões: protegem riquezas e salvam vidas!
Orgulho de ser bombeiro!!
SGT BM Renato Neves