segunda-feira, 27 de julho de 2009

COMANDANTE GERAL AUMENTARÁ O TEMPO PARA PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO.

O DIA:
Domingo, 26 Julho, 2009
Comandante da PM vai cobrar estudo para promover policial
O comandante da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, quer modificar e apertar os critérios de promoção dos policiais para forçar a qualificação da tropa. O maior alvo do projeto é a conquista automática de patentes apenas por tempo de serviço, há mais de ...
20 anos em vigor para cabos, sargentos e subtenentes.
Mexer no mecanismo de ascensão da tropa é como atacar um vespeiro. Recentemente, pelo menos dois comandantes tentaram e sucumbiram, diante das pressões para não dificultar as promoções por tempo de serviço. "Desagrada aos mais antigos, que só esperavam o tempo passar para serem promovidos. Queremos acabar com isso. Até porque já foi usado como instrumento político", explica Mário Sérgio.
"O policial tem que investir em conhecimento. Não pode ficar de braços cruzados. Hoje, para ir de soldado a cabo, por exemplo, basta esperar oito anos. É automático. Pelo projeto que está em estudo, queremos que passe para 12 anos. Assim ele vai voltar a estudar se quiser ascender mais rápido", compara o comandante.
Mário Sérgio sabe que, para seguir adiante, dependerá de aprovação do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e do governador Sérgio Cabral, que receberão o projeto ainda este ano.Para incentivar a qualificação, Mário Sérgio garante ainda que tenentes-coronéis só chegarão a coronéis se estiverem à frente de comandos de unidades. Para dar o exemplo, o comandante será um dos alunos do curso de gestão, com duração de uma semana, que será oferecido aos oficiais.
"Vamos aprender a usar o observatório de análise de crimes do Instituto de Segurança Pública, orçamento e outras ferramentas de trabalho. Temos que aplicar os recursos certos na hora certa.
Então, precisamos ter conhecimento", defende. As avaliações dos policiais, feitas a cada seis meses pelos comandantes de batalhões, também serão mais rigorosas. "Queremos formar lideranças na PM. Se o policial não tem compromisso, mesmo sem ter cometido transgressão disciplinar, ele poderá ser submetido a conselho disciplinar e ser demitido", avisa.
'Preguiçosos' estão na mira
Policiais considerados 'preguiçosos' também estão na mira do comandante-geral, Mário Sérgio Duarte. Para isso, serão reavaliados todos os atestados médicos da corporação."O estado não pode continuar pagando salários para oficiais e praças que não tenham o foco na profissão", adverte o comandante-geral.
Apesar de querer tratar a falta de empenho de alguns policiais com mão de ferro, Mário Sérgio pretende afagar quem estiver disposto. "O sargento, por exemplo, é o elo entre o comando e a tropa. Nós, agora, mandamos dez sargentos em viagens acompanhando capitães. Queremos apostar em mérito intelectual e capacitação", argumenta.
Semana passada, o oficial deu outro presente para a tropa: determinou aos comandantes que suspendam as prisões administrativas para transgressões leves, como atrasos e faltas.
AS REGRAS
PROMOÇÃO AUTOMÁTICA
Sem estudar, um soldado pode chegar a cabo após oito anos na corporação, sem responder a crimes. De cabo para sargento são mais sete anos. Com mais dez, chega-se a primeiro sargento e, com mais quatro, a subtenente, maior patente para quem entrou na PM fazendo concurso para cabo.
FORMAÇÃO
Se o critério de antiguidade deixar de ser requisito fundamental, o PM poderá ir a cabo em dois anos. Para isso, ele terá que fazer curso de formação. Para ser sargento também há cursos, assim como para chegar a subtenente. Pelo projeto, o policial poderá fazer cursos com intervalo de um ano. Hoje, policiais que fazem cursos são preteridos em função da preferência dada aos mais antigos.
ACADEMIA
Os oficiais são formados na Academia Dom João VI, reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura como curso superior. Depois de três anos, o cadete forma-se aspirante a oficial. Em quatro anos, chega a tenente, mas para ser major ou tenente-coronel tem que fazer curso de aperfeiçoamento. Já para ser coronel é obrigatório o curso Superior de Polícia.
Leia mais
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

5 comentários:

Anônimo disse...

Nada mais coerente para o comandante que demilitarizará a PM. Já disse que antiguidade não é posto...

Anônimo disse...

Faço do meu comentário a subversiva de muitos, pois não vejo mudança alguma para os oficiais, vejo sim uma demagogia quanto ao estudo para os policiais graduados, pois está mais do que claro que não há quadro para concursos de soldados para outras graduações nem tão cedo. Até mesmo pelo ato erronio de promover cerca de 1700 policiais a sargento no último concurso. Estão querendo é uma desculpa para além de não dar aumento, não dar ao policial a promoção a que faz jús, pois aos oficiais não se muda nada. Por que então não dá uma semana de aperfeiçoamento também para os praças? Dou-lhe aqui uma sugestão, ao invés de acabar com a promoção por tempo de 8 anos, abaixe para 5 anos e recicle o policial de a cada três anos com cursos fora do estado, e não em extras em futebol; que o tempo de formação do policial passe para 2 anos de curso ao invés de 6 meses, e que o salário do policial seja igual às suas horas de trabalho, pois um oficial trabalha 160 horas mensais, sem horário noturno, um graduado no minimo 240 horas mensais, sendo a metade noturna, fora as horas extras que não são pagas e nem computadas. Por que ninguém pensa em dar justiça ou cumprir a constituição, ao invés de criarem regras novas? Não há correção salarial a muito tempo, não há efetivo a muitos anos e a muitos governos, as escalas estão arrochadissimas a muitos anos, não sei como os bombeiros tem a escala cumprida em 24 X 72 horas! Uma coisa eu sei, arrumar problemas e desculpas para incapacidades é fácil, dificil é fazer cumprir as leis trabalhistas e constitucionais! Gostaria de ver quando haveria outro concurso e onde iriam colocar tantos sargentos! Que são elementos de ligação, pois o que falta hoje são cabos e soldados. Sugiro que se querem fazer a coisa certa, comecem a cumprir as já existentes, depois criem metas realistas, não algo fora da realidade! OBs.: Nem me identificar eu posso, veja se não é mais uma das coisas que deveriam mudar?

PROMOÇÃO NA PM disse...

PROMOÇÃO NA PM.
TROQUE UM TENENTE DE 3 ANOS DE POLICIA POR 2 SOLDADOS DE 11 ANOS DE POLICIA.
O SALARIO DE UM TENETE É O MESMO QUE 2 SOLDADOS, SENDO QUE UM TENENTE TRABALHA A METADE DE UM SOLDADO.
ENTÃO A PROMOÇÃO É MAIOR. TROQUE UM TENENTE POR 4 SOLDADOS.
A POPULAÇÃO SERÁ MAIS PROTEGIDA.
PROMOÇÃO NA PM.
TROQUE UM CORONEL POR 10 SOLDADOS.
LEVANDO EM CONTA OS EXTRAS, UM SOLDADO TRABALHA NAS RUAS 50O HORAS A MAIS DO QUE UM CORONEL.
ENTÃO TROQUE UM CORONEL POR 5.000 SOLDADOS, A POPULAÇÃO AGRADECE AO COMANDANTE GERAL DA PM POR EXPRESSAR A VERDADEIRA BANDEIRA DO GOVERDO DO ESTADO EM DESMORALIZAR A FAMÍLIA DE PRAÇAS DE POLÍCIA DESTE ESTADO.
SEM MAIS PROPOSTAS DE PROMOÇÃO.

Anônimo disse...

É engraçado dizer que o soldado não pode ficar de braços cruzados esperando a promoção. Ao que me consta o soldado não tem tempo para cruzar os braços, na sua folga tem que ir para o "bico" para tentar ter o mínimo de dignidade.
Não cobre mais dedicação da tropa Sr. Cmte, não cabe mais exigir contrapartidas quando não se dá o mínimo de dignidade ao PM (Oficial e Praça). Sugiro que primeiro aumente o salario do soldado para uns 4 mil. Aí o PM não pecisará do bico para sobreviver e poderá se aplicar a pelo menos uma leitura na sua folga.
Além do mais a polícia para a qual a maioria dos soldados fez prova é aquela em que ele é promovido a Cabo em 8 anos. Mude a regra apenas para os que se inscreverem nos próximos concursos. É desleal mudar a regra no meio do jogo.

Anônimo disse...

Pm tem que estudar mesmo para ser promovido, inclusive os oficiais, pois o nível é baixo demais...