quarta-feira, 29 de julho de 2009

SERÁ QUE O TRÁFICO DE DROGAS "HERDOU" OS DPOs E OS PPCs?

O nosso espaço democrático tem alcançado um dos seus principais objetivos, ou seja, tornar-se um espaço de referência para discussão de temas relacionados à segurança pública no Brasil. Um espaço que permite a participação de Policiais Militares, Policiais Civis, Policiais Federais, Soldados, Jornalistas, Delegados, estudiosos do tema, Coronéis, Inspetores, representantes da sociedade civil e dos anônimos de todas as origens, ideologias e interesses.
Assim sendo, os temas abordados são sempre de grande relevância e retratam a nossa dura realidade vivenciada no Estado do Rio de Janeiro, o Rio de Janeiro dos milhares de corpos espalhados em avenidas, becos, ruas, vielas, cemitérios clandestinos, etc. O Rio de Janeiro dos milhares de "desaparecidos" a cada ano, uma média macabra que supera os 400 "desaparecimentos" por ano.
Hoje, o jornal O Globo publia na página 12, uma matéria que retrata como o nosso espaço está sempre atualizado. A matéria tem como título:
"TRÁFICO USARIA POSTOS DA PM EM FAVELAS
Polícia (Militar) investiga se bandidos ocuparam bases em unidades desativadas".
A matéria é de Ronado Braga e cita a possiblidades das instalações dos DPOs e PPCs desativados terem sido ocupadas criminosos.
Os nossos leitores sabem que essa foi uma das nossas preocupações, quando soubemos da desativação desses postos, pois perguntamos o que seria feito dessas instalações, pois deixá-las para trás, sem dúvida, permitiria a sua utilização pelo crime.
Tais instalações deveriam ter sido repassadas oficialmente para a comunidade, onde poderiam ser instalados pelo poder público inúmeros projetos educacionais - projetos de prevenção ou de formação profissional - nas áreas da saúde, da educação, da sustentabilidade, etc.
Um projeto de prevenção à gravidez precoce ou ao uso de drogas legais e ilegais seria uma ótima idéia, bem como, um projeto de inclusão digital ou de reciclagem dos resíduos domésticos.
Infelizmente, parece que a Polícia Militar continuar resistente ao planejamento, "tocando de ouvido", agindo e vendo no que dá depois!
Isso é péssimo, empresta aos administradores da Polícia Militar um condenável amadorismo, o mesmo amadorismo daqueles que esquecem que a missão do Policial Militar é SERVIR e PROTEGER, insistindo em transformar os nossos homens e mulheres em "guerreiros".
Todos nós, cidadãos fluminenses e Policiais Militares, ganharíamos muito se os que defendem essa belicosidade, resolvessem se alistar em um dos exércitos de mercenários espalhados pelo mundo, guerreando por amor à guerra e ao dinheiro, nos permitindo voltar à nossa missão constitucional, da qual estamos cada vez mais afastados.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

2 comentários:

Anônimo disse...

ONDE SERÁ QUE NOSSA PM VAI PARAR?


Volta Redonda

Um convênio que será formalizado na próxima semana entre a Polícia Militar e a prefeitura de Volta Redonda vai, ao mesmo tempo, aumentar o número de policiais militares nas ruas e diminuir o tempo para o registro de ocorrências de trânsito na cidade. O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) se reuniu ontem á tarde, no gabinete dele, com o comandante do 28º BPM, tenente-coronel Kleber dos Santos Martins, e o comandante da Guarda Municipal, Luiz Henrique Monteiro Barbosa, para definir os detalhes do convênio que vai transferir o registro dos acidentes de trânsito no município - por meio do BRAT (Boletim de Registro de Acidentes de Trânsito) - da PM para a Guarda Municipal.
Com a medida, quinze policiais militares serão liberados para aumentar o efetivo da PM nas ruas, enquanto a estrutura da Guarda Municipal vai agilizar o processo de registro das ocorrências, diminuindo o tempo de espera dos envolvidos em acidentes de trânsito. A partir do dia 6 de agosto, quando o convênio for assinado, o número que deverá ser chamado em caso de acidentes de trânsito será 0800 7021 190, e não mais o 190, da Polícia Militar. A medida está de acordo com as orientações do novo comandante geral da PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), coronel Mario Sérgio de Brito Duarte, que já extinguiu os serviços burocráticos nos quartéis e batalhões nas sextas-feiras, justamente para aumentar o efetivo nas ruas, e está incentivando este tipo de convênio em outras cidades fluminenses. Volta Redonda será o primeiro município do Estado do Rio a fechar a parceria.
- Volta Redonda tem entre 10 e 12 ocorrências no trânsito por dia. Nós seremos o primeiro município do estado onde a Guarda Municipal vai assumir as ocorrências de trânsito. Com isso vamos liberar quinze homens da PM para prevenção ao crime. A Guarda Municipal vai capacitar os homens esta semana e no dia 6 de agosto vamos assinar o convênio para colocar em prática. É mais uma de muitas parcerias que virão - disse Neto. Segundo o prefeito, há a intenção de implantar o BRAT eletrônico, que será obtido junto ao Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito), que utilizarão os palmtops já em operação na Guarda Municipal. Neto explicou ainda que, por um decreto estadual, os BRATs são de responsabilidade da PM, mas o comandante geral da PM autorizou o convênio, em todas as cidades onde houver interesse.
O comandante do 28º BPM, que levou a sugestão do convênio ao prefeito, disse que a medida vai melhorar a segurança pública na cidade.
- Nós tínhamos cerca de quinze policiais responsáveis por fiscalizar os acidentes em Volta Redonda. Com esse convênio com a prefeitura, estes homens irão para as ruas, e vamos ter uma maior prevenção ao crime - disse o coronel, lembrando que na cidade do Rio de Janeiro o convênio também já está sendo articulado. "Mas Volta Redonda se articulou mais rápido, e vamos sair na frente".
Neto também ressaltou o ganho na segurança pública que a cidade poderá ter. "Nosso pensamento é que tudo que pudermos fazer para melhorar a segurança pública em Volta redonda é muito importante"

VEJAM O LINK:http://diariodovale.uol.com.br/web/noticias/0,7581.html

Coronel Paul, minhas continências, seria o começo da instição da PMERJ? Tudo de bom para o Senhor e o Maj Wanderby, que "Deus" continue lhe dando força e paz, para superar todas as opressões.

Anônimo disse...

Alguem que tenha maior conhecimento por favor me explique uma coisa:
Guarda Municipaç tem PODER DE POLICIA para assumir certas funções ?
Que legitimidade teria um BRAT confeccionado por um Guarda Municipal frente a uma seguradora, ou em alguma possivel ação no judiciário?