1) É hora de mudanças na estrutura da PM, não que a experiencia dos Oficiais mas antigos não seja necessaria, mas é preciso abrir caminho para novos pensamentos e novas metodologias. Sem contar que fica complicado de pensar que existem coronéis com quase 36 anos de serviço e se pudessem ficariam 40 anos, travando o quadro para promoções dos oficiais que estão almejando a promoção ao posto acima. Quanto aos novos comandantes nomeados, acho que o criterio foi qualidade e não afinidade e no que diz respeito as Fems, uma em especial eu conheço e tenho certeza que fará um bom comando a frente do 13° BPM, pois a Ten. Cel. Bonfadini mostra-se muito capaz de cumprir a missão.
As vezes é preciso revigorar uma instituição, dar uma injeção de ânimo, inserir sangue novo e isto está acontecendo.
Elton Costa Gomes - 1° Tenente PM.
22 de Julho de 2009 15:43
22 de Julho de 2009 15:43
2) Se a questão salarial fosse primordial para acabar com a corrupção, poderiamos dizer com certeza que não haveria corrupção no Congresso, onde todos os parlamentares são muito bem pagos, então não se trata só de salário, trata-se de principios, educação e dignidade. Quem ganha R$ 900,00 e é corrupto, continuará sendo corrupto até ganhando R$ 9.000,00.
Elton Costa Gomes - 1° Tenente PM.
22 de Julho de 2009 15:47
Prezado Tenente Elton:
22 de Julho de 2009 15:47
Prezado Tenente Elton:
Agradecemos os seus comentários, continue participando e expondo as suas idéias.
Nos permita breves comentários.
No tocante ao seu segundo comentário, pensamos de modo diverso, porém respeitamos a sua interpretação sobre a corrupção e os corruptos.
Concordamos com você, quando afirma que existem Oficiais que querem ficar 40 anos na Polícia Militar, um absurdo na nossa opinião.
Entretanto, discordamos quando escreve sobre os critérios de escolha dos "novos" comandantes. Aliás, devemos deixar claro que tirando as Comandantes Femininas, praticamente, NÃO EXISTEM NOVOS COMANDANTES, a maioria esmagadora é a turma de sempre...
Na minha opinião o critério preponderante foi a afinidade e não a qualidade.
Raciocine:
A segurança pública é horrível, o desempenho da Polícia Militar é pífio, a corrupção destrói a Instituição e como resultado, a sociedade nos despreza.
Sendo assim, qual será a parcela de culpa dos VELHOS COMANDANTES nessa tragédia?
Você acha que eles tem alguma responsabilidade?
Se a resposta for sim, o critério de escolha não pode ter sido a qualidade, considerando que muitos dos VELHOS COMANDANTES continuam comandando e outros até foram PROMOVIDOS FUNCIONALMENTE.
E, a propósito, quanto tempo possui de serviço um Aspirante de 1982?
- Fácil, ele entrou na APM em 1980, portanto tem 29 (vinte e nove) anos de serviço.
Você sabe quantos anos de serviço tinham o organizador desse espaço, o Coronel de Polícia Vivas e o Coronel de Polícia Fialho, quando foram exonerados e mandados para a "geladeira"?
- 31 para 32 (trinta e dois) anos de Polícia Militar.
Uma diferença fantástica de menos de 3 (três) anos!
Isso deve significar uma distância enorme entre o arcaico e o moderno, não acha?
ISSO É O QUE NÃO SE PODE CHAMAR DE RENOVAÇÃO!
UMA GRANDE REUNIÃO DE AMIGOS, AMIGOS DE LONGA DATA, PORÉM, NUNCA UMA RENOVAÇÃO, É A(S) TURMA(S) DE SEMPRE...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO
2 comentários:
Caro Cel Paul participei que uma reuniao com o novo Cmt Geral e tenho que admitir fiquei muito impressionado com a sua filosofia de trabalho! Ele pretende numa frase que ele mesmo diz "mudar as estruturas da PM de estruturas de poder para estruturas de servicos. Eu entendi o sentido disto. Por exemplo a PM infelizmente se dividiu internamente. A algum tempo atras um Cmt Intermediario, na pratica, tinha quase ou o mesmo poder que o Cmt Geral. O Cmt de um BPCHq idem, pois alem desta OPM comandava o GTM, o GETAM, e depois o RONAC. E a Corporacao perdia muito com isso. Outro ponto que fez eu meditar e que parece que ele acha que a muitas Uop para poucos homens, com estrutura de Batalhoes, porem com efetivos de Companhia, do tamanho, por exemplo, das que o senhor comandou no CFAP, de alunos(ate muito menor). Eu acho que ele pretende enxugar isto, objetivando ganhar mais pessoal para o Policiamento. E louvavel, basta ele olhar para o QG. La existem aproximadamente 13 OPMs e a Ajudancia Geral cuida da parte administrativa(principalmente folha de pagamento) de todas elas. Ele poderia concentrar os servicos administrativos nos CPAs(folha de pagamento, escalas de servicos, folhas de alteracoes, alteracoes em Bol Interno, etc, enxugando a maquina administrativa e fazendo do Cmt do Batalhao uma pessoa muito mais voltada para o policiamento, em apoio ao PM nas ruas, um Cmt Operacional. Da mesma forma a Corregedoria deveria realizar todos os processos e procedimentos investigativos da PMERJ, desde e claro, contando com uma estrutura como a que ha em Sao Paulo.
ELTON COSTA GOMES. nao e o mesmo nome do agora capitao involvido no mensalao do trafico em 3 morros do Rio de Janeiro? Sera ele? falava de corrupcao e no entanto dava mole para o trafico por dinheiro. TEM QUE PRENDER e DAR PENA DE MORTE A POLITICO LADRAO, POLICIAL CORRUPTO E BANDIDOS.
Postar um comentário