sexta-feira, 31 de julho de 2009

PROPOSTA SOBRE REALIZAÇÃO DE PALESTRAS - INDEFERIMENTO.

Boletim da PMERJ, número 017, de 30 de julho de 2009 (página 67):
(...)
23. PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DE PALESTRA SOBRE CORRUPÇÃO POLICIAL – PUBLICAÇÃO.
O Comandante Geral, em resposta ao CEL PM RG 29.297 Paulo Ricardo Paúl, referente à palestra sobre Corrupção Policial e outros temas correlatos, decide:
1. Ciente;
2. Não obstante a inequívoca demonstração de camaradagem e senso de dever do Coronel PM Paulo Ricardo Paúl, propondo realizar palestras “sem ônus para a Corporação (Estado)
[sic] sobre Corrupção Policial e outros temas correlatos”, agradecendo a manifestação do ilustre oficial superior da PMERJ, mas, atento a tais questões e verificando que não há registro recente de tais palestras em nossa instituição, este Comando Geral determinou a elaboração de calendário para eventos dessa natureza, para os quais já foram convidados próceres no tema.
(Nota nº 1347 – 30 Jul 2009 - GCG)
O organizador desse espaço democrático agradece a resposta dada pelo comando da PMERJ, a respeito da proposta sobre a realização de palestras sobre corrupção policial, percebendo pelo texto que a idéia já tinha sido implementada, o que é excelente, e que já tinham sido convidados próceres no tema (corrupção policial) para a condução das palestras.
E, para facilitar o entendimento de todos devemos esclarecer que "prócere" significa pessoa que se destaca (pessoa importante) e que [sic] é uma palavra latina que "indica que a frase ou palavra foi originalmente escrita desta forma.”
Diante do exposto, o organizador desse espaço aguardará a divulgação do calendário no boletim da PMERJ, para postular a sua participação como ouvinte nas citadas palestras, afinal, elas serão proferidas por próceres no tema.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

Wagner de Medeiros disse...

È controvertida, como se sabe, mesmo entre especialistas, a origem do comportamento corrupto: se congênito, como maldição pré-natal, ou fruto do meio ambiente, social, cultural e familiar. Fico com a segunda teoria, segundo a qual as condições em que se forjou a educação e as adjacências da ambiência do homem (não falo de pobreza e/ou riqueza ou de classes salariais) irão determinar sua pré-disposição a contrair essa doença. Por isso, julgo boa a notícia de fazer parte da estratégia do atual Comando-Geral da PMERJ a abordagem, com participação de renomados especialistas, do tema corrupção e suas implicações nas atividades da Corporação, pelos seus efeitos sobre a eficiência da segurança pública. Parabenizo, também, o Cel. Paúl por ser o primeiro a levantar o tema, pelo menos para aqueles que, como eu, não têm acesso, como não faz sentido ter, a boletins internos da Corporação. Ocorre que só pela iniciativa do autor desse Blog é que, agora, sabemos que a PM já estaria agindo no mesmo sentido. Fato é que vivemos momento em que, não só pela liberdade da imprensa e velocidade da informação, mas pela crescente percepção de impunidade, aparecem situações, com exponencial freqüência, em todas as esferas e níveis de Governo, que mostram transfigurado o conceito da ética e banalizado o exercício da corrupção, em suas mais diversas formas. Por isso, é sempre auspicioso que se discuta o assunto sob a visão do quanto esta prática, imposta por, igualmente criminosos, agentes ativos (o corruptos) e agentes passivos (o corrompidos), afronta a sociedade, subtrai recurso dos orçamentos, induz à ineficiência dos serviços públicos e contamina a saúde moral do povo. Dentre os malefícios da prática da corrupção, sem forte ação corretiva do Estado para estes agentes, sem dúvida se pode alinhar a desesperança e o desestímulo que acabam chegando àqueles que, com reservas moral e ética, lutam como formiginhas, diuturnamente, independentemente de suas funções e posições hierárquicas, por mudanças comportamentais e estruturais que auxiliem no combate ao que se assemelha a uma pandemia. Seja, ou não, restrita a audiência para os programados ciclos de palestras, considero importante que os mesmos sejam divulgados para a população, bem com as abordagens expostas pelos palestrantes,pois entendo ser um assunto de interessa de toda a sociedade, sobretudo do ponto de vista da perspectiva de que a iniciativa alcance os objetivos visados.

Wagner de Medeiros