terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A NOSSA INTELIGÊNCIA É MAIS INTELIGENTE QUE A DELES!

Caiu o Secretário!

A greve da Polícia Civil do Estado de Alagoas acabou derrubando o Secretário.

Aliás, uma medida comum quando existem conflitos entre as instituições públicas e o governo estadual, politicamente a opção mais comum é exonerar o ocupante do cargo político intermediário.

No Rio de Janeiro o exonerado foi o Comandante Geral da Polícia Militar, sob a alegação de que não impediu a nossa marcha democrática, ordeira e pacífica.

E como no Rio de Janeiro o normal é o anormal, Policiais Civis fizeram uma passeata para protestar contra os baixos salários - realmente, muito baixos - pararam o trânsito, pintaram os rostos, colocaram nariz de palhaço e pediram esmolas dentro de ônibus e nas vias públicas.

O que não foi suficiente para provocar a exoneração de Chefe da Polícia Civil.

Paradoxal.

Anormal, porém tudo está na maior normalidade na nossa segurança pública.

Será?

Quem acredita nessa normalidade?

Uma passagem de Comando Geral entre quatro paredes.

Um Comandante Geral que não fala.

Assinaturas de Coronéis e de Tenentes Coronéis que nada valem.

O factóide da assunção de um Coronel do Exército no Comando Geral da Polícia Militar, com todo ônus político que isso provocaria.

Tenentes Coronéis ocupando cargos que sempre foram de Coronéis.

Comandantes, Chefes e Diretores que pedem exoneração e são mantidos contra a sua vonta nas funções.

Mais uma vez, o aceno de gratificações para alguns e nada sobre dito a respeito da concessão de um salário digno.

E as viaturas multicoloridas da Polícia Militar e da Polícia Civil, em razão de cada governador escolher a cor de sua preferência, uma marca do seu governo.

Fuzis da Marinha para a guerra do Complexo do Alemão, com risco iminente de morte de Policiais e de pessoas de bem, como anunciou o Comandante do 1o Comando de Policiamento de Área.

A verdade é uma só!

A segurança pública no Estado do Rio de Janeiro vive a maior crise da história desse estado.

O que está acontecendo na Polícia Militar é o reflexo da crise estrutural e conjuntural que atravessa a nossa Segurança Pública.

Estrutural porque a Secretaria de Segurança nem deveria existir, um modelo ortoxo e ineficiente como já comprovamos.

Estrutural porque não temos a indispensável autonomia das Instituições Policiais Estaduais, o que aconteceria com a criação das Secretarias Estaduais da Polícia Militar e da Polícia Civil, aumentação a interação entre as Instituições, sem esse ente intermediário custoso e desnecessário - a SESEG.

Conjuntural porque pela enéssima vez - nesse estado -os responsáveis pela condução dos destinos da política de segurança pública resolveram escolher a tática do enfrentamento, mesmo com o risco iminente da morte de Policiais e de pessoas de bem.

A Polícia Militar vivencia dias de completa anormalidade, apesar do governo estadual tentar "tapar o sol com a peneira", conforme o ditado popular.

E tem a seu favor - infelizmente - parte da mídia.

Os jornalistas, os repórteres, os fotógrafos, os cinegrafistas e as equipes de apoio das redes de televisão, rádios, jornais e revistas que convivem conosco esse pesadelo que atravessamos na Polícia Militar, conhecem a real dimensão do problema, que nem sempre passa pelo "filtro" das editorias.

Essa é a regra do jogo, regra que conhecíamos antes do início da luta.

E tínhamos a nossa estratégia traçada.

Após o surgimento dos Coronéis Barbonos - que ganhou grande espaço na mídia - os "filtros" editorias começaram a nos esconder do noticiário.

E quando isso começou, lançamos a nossa arma secreta.

Sabíamos que os blogs eram fundamentais, pelo fato de não sofrerem ação de qualquer "filtro", a não ser o dos autores dos blogs.

E foi por essa razão que criamos o blog dos Coronéis Barbonos (www.coroneisbarbonos.blogspot.com) e depois, eu criei o meu blog pessoal (www.celprpaul.blogspot.com).

Aliás, o Coronel ESTEVES também possui um blog pessoal, esse com acesso restrito.

Hoje, os nossos blogs são lidos por todo o Brasil e inclusive no exterior, sendo cada um deles - um porta voz da nossa mobilização cívica pelo resgate da cidadania do Policial Militar e do Bombeiro Militar.

Recebemos apoio e incentivo de Policiais Militares, Bombeiros Militares, Policiais Civis e integrantes da Forças Armadas de todo o nosso país continente.

A sociedade fluminense lê os nossos blogs e fica conhecendo a "versão não oficial" para os fatos - ficam conhecendo a verdade.

A nossa marcha democrática que será realizada no próximo domingo, dia 17 de fevereiro de 2.008, nos fará recordar das grandes mobilizações populares que aconteceram no Brasil.

O apoio da sociedade será o fator decisivo.

É o cliente da segurança pública conhecendo o problema e exigindo soluções.

Nós precisamos criar e solidificar no Brasil essa cultura de mobilização popular, como aconteceu no caso do IPTU, como está acontecendo na nossa mobilização cívica.

Ou aprendemos a nos mobilizar, ou o Brasil será sempre o "país" dos cartões corporativos, dos mensalões, das licitações fraudadas, etc.

A internet é a grande ferramenta de divulgação, a ferramenta das mobilizações cívicas.

Todo cidadão brasileiro precisa aprender que só mobilizados, unidos, poderemos reverter o caos que se transformou o nosso Brasil - um lugar onde o escândalo político de hoje, por maior que seja, será superado pelo escândalo político de amanhã!

Por derradeiro, convido a releitura do artigo anterior - extraído do ex-blog do César Maia.

Leiam com atenção, quem sabe nele não encontraremos a reposta para duas das inúmeras perguntas sem resposta:

- Por que o Chefe da Polícia Civil não foi exonerado após a passeata da Polícia Civil e o Comandante Geral da Polícia Militar foi exonerado após a marcha democrática?

- Por que o Secretário de Segurança não pode ser exonerado?

Leiam o artigo novamente, ele é um convite à reflexão!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

3 comentários:

Anônimo disse...

CORONEL PAÚL, PARABENS, QUEM ME DERA MINHA CORPORAÇÃO TER UM OFICIAL COMO O SENHOR.
ADMIRO E MUITO SUA CORAGEM E DETERMINAÇÃO.
INFELISMENTE NEM TODOS SÃO CORONEIS MILITAR.
ALGUNS ATÉ TEM ESTRELAS MAS VIVEM NO CÉU.
QUEM ME DERÁ AUMENOS UMA VEZ, ACREDITAR QUE NO MUNDO A HOMENS COMO A GENTE, E MESMO ASSIM, SABER QUE ALGUNS SÃO FEITOS, FEITOS HOMENS SEM CORAGEM.

TENHO ATÉ VERGONHA DE COLOCAR QUALQUER APELIDO.

Anônimo disse...

VAMOS UM POUCO PARA O MUNDO DA FANTASIA, DO FAZ DE CONTA.... VAMOS FINGIR QUE ACREDITAMOS QUE O NOSSO COMANDANTE GERAL TENHA CAÍDO POR CAUSA DE NOSSA MARCHA DEMOCRÁTICA, QUE POR SINAL É AMPARADA PELA CARTA MAGNA...
SERÁ QUE O ATUAL COMANDO GERAL TAMBÉM CAIRÁ APÓS A MARCHA DE SÁBADO PRÓXIMO???

VOLTADO A REALIDADE...
QUANTOS DOS SENHORES JÁ SERVIU AS FORÇAS ARMADAS??? ACREDITO QUE A MAIORIA...
ALGUÉM JÁ VIU DE PERTO O ESTRAGO CAUSADO POR UM FUZIL CALIBRE 7.62???
TOMANDO POR BASE CONSTRUÇÕES DE ALVENARIA, UM PROJÉTIL DESSA ARMA É CAPAZ DE ATRAVESSAR UMA PAREDE, SEM PEDIR LICENÇA AO MORADOR...
É CAPAZ DE ATRAVESSAR DEZ CORPOS HUMANOS.... ISSO MESMO....
SE COLOCÁSSEMOS DEZ CORPOS HUMANOS ENFILEIRADOS, TAL PODER DE FOGO DESSA ARMA SERIA CAPAZ DE ATRAVESSAR DEZ CORPOS...
IMAGINE O ESTRAGO CAUSADO EM UMA FAVELA... POR MAIS QUE UM POLICIAL SEJE BEM TREINADO E ACERTE O SEU ALVO, ESSE PROJÉTIL CONTINUA A SUA TRAJETÓRIA COM ENORME FORÇA E VELOCIDADE, E SOMENTE PARA APÓS CERCA DE UM QUILÔMETRO...
IMAGINEM...
(NESSA HORA APARECE OS DIREITOS HUMANOS E COLOCA A CULPA NO PM !!!)

ISSO SEM LEVAR EM CONTA QUE AS ARMAS DE NOSSA GLORIOSA MARINHA DO BRASIL, BEM COMO DAS FORÇAS ARMADAS EM GERAL, ESTÃO BASTANTE UTILIZADAS. PARA QUEM NÃO SABE, ARMA DE FOGO TAMBÉM TEM VIDA ÚTIL... QUANTO MAIS JÁ ATIROU, MENOR A SUA PRECISÃO E MENOR A SUA SEGURANÇA...

PARA SE TER UMA IDÉIA, É NORMAL NOS QUARTEIS DO EXÉRCITO BRASILEIRO, VERMOS PISTOLAS CALIBRE .45 DANDO "RAJADA", TAMANHO O DESGASTE DE SUAS PEÇAS...

CLARO QUE SOMOS MUITO GRATOS PELA DOAÇÃO, MAS SE NÃO SERVE MAIS PARA ELES, PORQUE SERVIRIA PARA NÓS???

PORQUE NÃO ABRIR LICITAÇÃO PARA ADQUIRIR ARMAMENTO MAIS MODERNO PARA A PMERJ E PCERJ???

NÓS NOS VIRAMOS COM O RESTO, É ISSO MESMO??? COM DOAÇÕES DO QUE NÃO SERVE MAIS PARA OUTRO... SOMOS O "PRIMO POBRE" DA HISTÓRIA???

EM IGUAL SITUAÇÃO FICAM OS COMPANHEIROS DA PCERJ, QUE MUITAS DAS VEZES ACAUTELAM CONSIGO ARMAMENTO DO DFAE PARA TEREM UMA CONDIÇÃO MENOS PIOR DE TRABALHO...

JUNTOS SOMOS FORTES !!!

Anônimo disse...

São perguntas cujas respostas não podem vir a público; não só estas duas como também aquela: "a quem interessa um policial militar ganhando menos de 30,00 ao dia?"

Turma 76