sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

OS BRASILEIROS, SUA CULTURA E SEUS HERÓIS - JORGE PY


Somos um povo que tem atrás da porta do guarda-roupas, fotos de cantores e artistas.
Nossos ídolos!
Sabemos quem casou e separou destes ídolos.
Acompanhamos e estudamos suas biografias em detalhes.
Não vivemos sem manchetes sensacionalistas!
Precisamos delas e apoiamos dando audiência mesmo que saibamos, que nem sempre retratam a realidade.
Nos jornais o que mais se lê, são o futebol, a crônica policial e as colunas sociais, além dos classificados, é claro.
Os assuntos populares pelos quais somos reconhecidos no exterior são o carnaval, o futebol e as desigualdades sociais, sem falar na corrupção.
Talvez por nos sentirmos impotentes frente a tantas mazelas políticas e sociais neste país, já cansados, nos drogamos sem mais acreditar, com estas festas populares e assuntos fúteis.
Imaginem que após um mês, os Big Brothers viram ídolos nacionais, fazendo vender nas mídias suas biografias e tudo mais relacionados a eles.
Na marcha que realizamos pelo resgate da cidadania e reconstrução da moral e ética, foram 1.000 e nos paredões do Big Brother, votam 20.000.000 de brasileiros.
É muito triste esta realidade, mas estamos plantando uma semente que vai virar uma grande floresta, tenho certeza.
Perguntem a algum brasileiro os nomes dos Big Brothers, ou perguntem quem está namorando o jogador Roger, ou ainda, o que aconteceu na novela das 20:00h?
Todo mundo responderá com precisão.
Porém pergunte quem foi ou se ainda está vivo o Celso Furtado?
Ninguém saberá!
Nunca ouviram falar!
Um povo impotente que ficou dormente e acovardado!
Bem, aí chegam às eleições!
Os jornais alardeiam que o país da uma lição de democracia e cidadania.
Uma festa democrática!
Os eleitos assumem com seus grupos e a imagem de seus governos, serão comprovadas em índices.
Legal!
Números!
Índice de alunos em sala de aula, índice de desistência escolar, índice de aprovação, índices de pacientes atendidos pelo SUS, índices, índices e números...
Assim se comparam os governos.
Os índices são usados na próxima campanha eleitoral.
Ninguém vai questionar os números.
Ninguém buscará saber se do aumento dos alunos em sala de aula, estes tiveram boas condições de estudo e professores motivados e satisfeitos, ou foi tão somente, uma orientação governamental para a rede pública de ensino, aceitasse alunos acima de sua real capacidade, somente para melhorar seus índices.
Ninguém buscará saber se o índice de desistência escolar diminuiu somente pela melhora do programa e didática educacional ou foi pela alimentação oferecida aos alunos que não tem o que comer em casa, tendo em vista a necessidade de ampliar seus índices.
Ninguém buscará saber se o índice de aprovação se deu pela melhora do ensino e a real capacitação dos alunos e professores, ou não, se foi tão somente uma orientação governamental para não reprovar, usando técnicas duvidosas, visando somente uma melhora em seus índices.
Ninguém buscará saber se o número de atendimentos do SUS se deu com competência em boas condições, ou fora só para acumular números e neste caso, ninguém perguntará destes atendimentos quantos morreram nas filas ou nos corredores.
Mas nada disso importa, senão os índices divulgados pelos meios de comunicação que também tem seus interesses em determinadas ações de âmbito político.
E vem o carnaval!
Talvez no próximo, alguma escola de samba convide o governo estadual, para participar com suas frotas de viaturas da PM do RJ, cada uma de cor diferente, seria bem divertido!
E seguimos a vida, anestesiados e chorando emocionados pelos desfechos do futebol, da novela da Globo, do carnaval, do Big Brother e etc.
Isso é tudo que nos preocupa!
Reivindicaremos somente quando um membro familiar for morto.
Mas não temos como enfrentar o sistema corrupto e tendencioso que por anos convivemos e que nos escraviza.
Aprendemos a nos calar pelas ameaças e até mesmo pelas retaliações, truculência e risco de vida.
E seguimos a vida, impotentes pela manhã na ida ao trabalho e humilhados na volta do mesmo.
Isso, no caso de estarmos empregados e se conseguirmos retornar com vida para nossas casas.
Reclamar a quem?
Mas podemos fazer algo decisivo!
Nos unir, todos, para reconstruir este país.
Meu coronel, estamos juntos nesta marcha!
Sob esta liderança, grito ao vento para todo ouvirem: “JUNTOS SOMOS FORTES”, em nome e pelo comando de Deus.
Força aí que eu forço aqui e todos forçarão onde estiverem.
Juntos podemos tudo!

JORGE PY


JUNTOS SOMOS FORTES!



PAULO RICARDO PAÚL

CORONEL DE POLÍCIA

CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

3 comentários:

Anônimo disse...

Alguém poderia me explicar o que isso significa na prática?...Será que foi algum Assessor jurídico Papa Mike que redigiu esse projeto?caso positivo,não dá mesmo para acreditar que a coisa é séria...Lembrem-se aqui é o Rio de Janeiro...A galinha Carioca cisca para frente...

Reforma do estatuto enfraquece aliados de ex-comandante e fortalece oficiais de confiança do governo


Gustavo de Almeida



Rio - O projeto que será apresentado pelo secretário José Mariano Beltrame na tarde desta sexta-feira muda todo o sistema de promoções e atinge grande parte dos tenentes-coronéis ligados ao ex-comandante-geral da PM, coronel Ubiratan Angelo. Por serem todos da turma com número de registro começando por 29.000, e estarem perto de completarem seis anos no posto, os oficiais serão transferidos para a inatividade.

A mensagem enviada para o governador ainda não prevê a aposentadoria aos 32 anos para coronéis sem função, mas a previsão é de que deputados da base governista na Alerj apresentem um substitutivo com este objetivo.

O projeto basicamente altera a Lei Estadual 443 (Estatuto da PM), de 1º de julho de 1981. Ao longo dos anos, diversos governadores fizeram alterações na lei.

A partir da aprovação da mensagem do governador, quando o coronel PM do Quadro de Oficiais completar quatro anos de permanência no posto e tiver 30 anos de serviço efetivo na PM, será imediatamente transferido para a inatividade.

Quando os demais oficiais superiores completarem seis anos como tenente-coronel e 30 anos de serviço, perderão o direito à chance de promoção imediatamente e irão para o quadro de inativos.

A mensagem, no entanto, apesar de atingir oficiais da turma de academia do coronel Ubiratan, não atinge a maioria dos Barbonos, já que a maioria dos coronéis tem pouco tempo no posto - o mais novo, o coronel Ronaldo Menezes, foi promovido no ano passado.

O tenente-coronel que tiver 30 anos de serviço, entrar quatro vezes na lista para promoção a coronel e não for promovido ao último posto na quarta vez, vai para a inatividade.

Na reforma do estatuto, este ano e no ano que vem devem permanecer conde estão todos os oficiais superiores ocupantes de cargos na secretaria de Estado, na Coordenadoria Militar do Palácio, do chefe de gabinete do comando geral, da Diretoria Geral de Apoio Logístico, da Diretoria Geral de Finanças e da Corregedoria Interna.

Também não passam para a inatividade este o comandante-geral, Gilson Pitta Lopes e seu Estado-Maior, coronel Antonio Carlos Suarez David.


--------------------------------------------------------------------------------

Anônimo disse...

Cel Paúl publique em seu blog o comentário do sargento.. é o último artigo do Major...

Anônimo disse...

Receita simples e caseira para se começar a "mudar as coisas em segurança pública":

_Educação crítica para os cidadãos e não essas "lavagens cerebrais de incultura tipo Big Brother"

_Imprensa Ética e sem ranços contra a PM

_Mudança de gerenciamento dos recursos humanos e materiais nas Polícias, COM VALORIZAÇÃO E motivação DO HOMEM POLICIAL

_SALÁRIO DIGNO AO PM...MAIS IMPORTANTE...

O CAMINHO PARA ISSO JÁ ESTÁ ABERTO COM A MARCHA DEMOCRÁTICA E MOVIMENTO DE SEGURANÇA CIDADÃ...AGUARDAM-SE APOIO MACIÇO DOS BONS PMs.....