OS RISCOS DE SE TER OFICIAIS/POLICIAIS DA ÁREA DE "INFORMAÇÕES" EM ALTOS POSTOS EXECUTIVOS!
1. Quando a hierarquia funcional e o principio da autoridade, sofrem um dano crítico, embora difícil de pesquisar?
Isso ocorre quando a autoridade superior se inibe em relação a um subordinado seu, por qualquer razão, especialmente quando este tem informações que comprometem a autoridade superior ao qual está subordinado.
2. Há um caso clássico que é regra em grandes empresas: um parente próximo não deve estar na linha direta de subordinação de seu chefe. Esse é o caso mais simples e de menor risco. Napoleão foi um caso limite.
3. O caso mais grave, no outro extremo, é um chefe de executivo, por exemplo, um presidente ou primeiro-ministro, ter entre seus ministros, alguém oriundo da cúpula da área de informações. Mesmo nos regimes autoritários que se excedem na área de informações, esse cuidado é adotado. Por isso mesmo, as agencias de informações ocupam posições de assessoramento e consulta.
4. Num regime democrático com alternativa de poder, a "atenção" dedicada aos adversários sempre gera informações -privadas e publicas sobre aqueles- algumas vezes comprometedoras. Um oficial de informações uma vez ascendido a uma posição ministerial terá informações sobre seus pares e sobre o primeiro mandatário, que certamente inibirão a autoridade deste em relação a esse seu ministro. Basta um olhar ou um resmungo para que o superior se iniba.
5. A exceção em relação ao executivo é quando o chefe da agencia de informações se torna diretamente chefe de governo, sem ocupar pasta ministerial, podendo ter ocupado mandato parlamentar ou não. Os presidentes Bush-pai e Figueiredo são exemplos disso.
6. Esse tipo de escolha -no entanto- transfere a inibição para o legislativo, pelas mesmas razões citadas.
7. Num regime presidencial vertical como o nosso, esse equívoco pode afetar gravemente a autoridade do chefe do executivo, em qualquer instância de governo. O que ele pensa ser poder seu sobre seus adversários e subordinados, se inverte.
Atração fatal!"
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO
2 comentários:
ENQUANTO NO RIO OS PMS SE MOVIMENTAM POR MELHORES DIAS AQUI NO CEARÁ É INERCIA TOTAL.
ATÉ AGORA NÃO CONSEGUI ENTENDER A RAZÃO PARA QUE O CEL. UBIRATAN REPITA CONSTANTEMENTE QUE NÃO FAZ PARTE DOS BARBONOS. TAMBÉM NÃO CONSEGUI ENTENDER AINDA O SIL~ENCIO DO DEPUTADO WAGNER MONTES EM RELAÇÃO A REUNIÃO REALIZADA ONTEM(11/02/2008) E TAMBÉM SOBRE A PASSEATA QUE SERÁ REALIZADA NO PRÓXIMO DOMINGO E ELE NADA FALOU. POSSO ATÉ ESTAR ERRADO, MAS ACREDITO QUE ESSE SERIA O MOMENTO IDEAL PARA O CEL. UBIRATAN DIZER: " EU ÃO FAZIA PARTE DOS BARBONOS EM RAZÃO DO CARGO DE COMANDANTE GERAL, MAS AGORA FAÇO, COM MUITO ORGULHO. E VOU MARCHAR À FRENTE DA TROPA"....SERIA TAMBÉM O MOMENTO IDEAL PARA O DEPUTADO WAGNER MONTES FALAR TODOS OS DIAS SOBRE A PASSEATA, INCLUSIVE CONVOCANDO A TROPA, COMO NUNCA ANTES FOI FEITO, PARA PARTICIPAR MACISSAMENTE EM BUSCA DE MELHORES SALÁRIOS. COMO DISSE O CEL. PAUL NÃO EXISTE ESSE NEGÓCIO DE ESTAR EM CIMA DO MURO. OU ESTÁ JUNTO, OU ESTÁ CONTRA. FALAR SÓ DEPOIS QUE O OBJETIVO FOI ALCANÇADO É FÁCIL. NÃO ME CONVENCEU NEM UM POUCO A FORMA COMO FOI COMUNICADA A REUNIÃO NA SEXTA-FEIRA E MUITO MENOS ME CONVENCE O SILÊNCIO DO DEPUTADO E APRESENTADOR NESTA SEMANA DECISIVA PARA A PMERJ. DOMINGO É O DIA. E COM CERTEZA ESSE DIA MARCARÁ A MAIOR MANIFESTAÇÃO JÁ REALIZADA POR POLICIAIS NO NOSSO PAÍS. ESSE DIA ETERNIZARÁ O NOME DE MUITOS NA HISTÓRIA E LANÇARÁ NO ESQUECIMENTO E NO OSTRACISMO O NOME DE OUTROS. ESSA É A NOSSA VEZ. POLICIAIS MILITARES, BOMBEIROS E TODA A SOCIEDADE JUNTOS NUM MOVIMENTO QUE VAI MARCAR A HISTÓRIA. ESPERO VOCÊS LÁ. CONVIDEM AMIGOS, FAMILIARES E ESPERO QUE ENCONTREMOS POR LÁ O CEL. UBIRATAN MARCHANDO A FRENTE DA TROPA. E JUNTO COM ELE OS POLICIAIS CIVIS, MÉDICOS, PROFESSORES E TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE FORAM VITIMAS DAS MENTIRAS DESSE GOVERNO. NÃO ESQUEÇAM. O MESTRE JESUS FALOU: " AQUELE QUE LANÇA MÃO DO ARADO E OLHA PARA TRÁS, NÃO É APTO PARA O REINO DE DEUS" (LUCAS 9:62). ATÉ DOMINGO. JUNTOS SOMOS FORTES.
Postar um comentário