segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

AGORA SÓ FALTA VOCÊ - REUNIÃO NA AME/RJ - 26/02/2008 - TERÇA-FEIRA - 19:00 HORAS


Você que tem comparecido regularmente às reuniões realizadas na AME/RJ.
Você que eventualmente tem comparecido às reuniões realizadas na AME/RJ.
Você que ainda não compareceu às reuniões realizadas na AME/RJ.
Você não pode falta à reunião que se realizará nessa data, às 19:00 horas, esse é o seu compromisso, para que todos nós possamos construir a POLÍCIA QUE QUEREMOS!
Os “CORONÉIS BARBONOS” e os “40 DA EVARISTO” fizeram a sua parte, escreveram seus nomes na história da Polícia Militar, porém fazem parte do passado, conforme decisão da última reunião.
Hoje, vivenciamos a grande “MOBILIZAÇÃO CÍVICA PELO RESGATE DA CIDADANIA DO POLICIAL MILITAR E DO BOMBEIRO MILITAR!”
É a hora de cada um participar!
É a hora de todos participarem!
Ativos e inativos.
Compareça a reunião e participe da construção de UMA POLÍCIA CIDADÃ, FORMADA POR CIDADÃOS!
Os nossos objetivos primordiais continuam sendo a cidadania do Policial Militar e do Bombeiro Militar, através da concessão de salários dignos e da disponibilização de adequadas condições de trabalho.
O SALÁRIO DIGNO CONTINUA SENDO FUNDAMENTAL E URGENTE!
Esse é o nosso primeiro objetivo e por ele estamos mobilizados e estaremos cada vez mais mobilizados.
Hoje analisaremos e votaremos todos os aspectos relacionados ao próximo ATO CÍVICO, que ocorrerá no final de semana.
E ainda, analisaremos e votaremos a realização de ATOS CÍVICOS SIMULTÂNEOS e outras estratégias da MOBILIZAÇÃO CÍVICA.
Porém, vamos começar a construir UMA POLÍCIA CIDADÃ, FORMADA POR CIDADÃOS, através de uma gestão contemporânea, valorizando o nosso patrimônio - o Policial Militar - analisando e votando a respeito das seguintes mudanças, dentre outras:
- Propor a fixação o soldo do Soldado nunca inferior ao salário mínimo nacional (regional), aplicando o escalonamento vertical para as graduações e os postos.
- Humanizar a carga horária de serviço do Policial Militar, permitindo o descanso, o lazer e a instrução de manutenção;
- Propor um novo Regulamento Disciplinar da Polícia Militar, em consonância com os princípios constitucionais;
- Propor a distribuição de vales refeição;
- Propor o arrendamento do rancho das Organizações Policiais Militares para empresas privadas, principalmente nos estabelecimentos de ensino;
- Propor o Estatuto dos Militares Estaduais, cumprindo a Constituição Estadual (extinguindo o EPM e o EBM);
- Propor a criação do Instituto da Pensão Militar Estadual;
- Rever todos os currículos dos Cursos de Formação e de Aperfeiçoamento da Polícia Militar;
- Não escalar os alunos de cursos de formação em serviços externos, o que só deverá ocorrer na fase de estágio, no final do curso.
- Promover todas as ações necessárias para priorizar o exercício da Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública na defesa da vida e da cidadania; e
- Propor mudanças estruturais na Segurança Pública Estadual, inclusive com a extinção da Secretaria de Segurança Pública e a criação da Secretaria Estadual de Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Polícia Civil, permitindo maior interação entre as Instituições Policiais Estaduais, privilegiando a economicidade, o tecnicismo e a eficácia.

Você não pode faltar!
Você é imprescindível para que todas essas mudanças e ainda outras a serem propostas, possam se transformar em realidade.


JUNTOS SOMOS FORTES!



PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

8 comentários:

Anônimo disse...

As propostas elencadas vão AO encontro dos anseios da população fluminense, a qual clama por uma POLÍCIA CIDADÃ que lhe proporcione a segurança necessária para viver e trabalhar, sem a angústia de sair sem saber se volta para casa.
A forma como o estado trata os seus policiais e bombeiros é a gênese da atual situação caótica que enfrentamos, apesar dos "discursos oficiais" anunciarem a "normalidade".


JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

Parece que a razão alcançou os corações. Parabéns! Pois nunca é tarde para reconhecer que erramos. Há muito os policiais militares vêm sofrendo com os desmandos e a falta de governo. Há muito a parte mais frágil desta relação Governo e PMERJ, Vêm sendo aviltada e tendo sua auto-estima reduzida a zero. Quando ingressei, através de concurso público para a PMERJ pensei esta realizando um sonho, mas aos poucos alguns policiais, e devo reconhecer que a maioria se compunha de oficiais, fizeram que este sonho se tornasse um pesadelo horrível. Nunca fui capaz de entender o motivo pelo qual me tratavam com ódio, pois era isso que parecia, ou ao menos deixavam parecer. Sempre me tratavam como inimigo, e quando se dirigiam a mim, mesmo que para pedir favores, nunca usavam as palavras,”por favor, ou obrigado". Nunca entendi o por quê? Talvez falte de educação? Talvez aborrecimentos? Ou quem sabe uma lobotomia sofrida dentro da APM? Bem. Quem pode responder? Em última analise sobre o comportamento destes "colegas" comecei a reparar um recalque e elevada prepotência, claro que associada ao ego, vaidades e egocentrismo. Talvez por ser Soldado e já possuir nível superior? Houve o caso de um tenente falar perto de mim que _ Estudei Três anos e não entendo a polícia. Momento em que eu virei e disse. _ Que direi eu que estudei cinco! Bem. Nem preciso dizer como ele engoliu a seco o que acabei de dizer
Continuei minhas observações e pude constatar algo: O Estado é omisso e maltrata o servidor público (seja qual for) e por conseqüência os servidores que detêm certa “autoridade sobre outros” tiram suas mágoas encima destes. Só poderia ser isto. Mas mesmo assim ficava uma dúvida. Porquê eu o cara que é maltratado não se une ao outro e inverte a situação? Será que ele prefere se enganar, comendo em um lugar com um pratinho diferente ou andando em uma VTR melhorzinha, ou posando de líder, ao invés de viver uma realidade para todos? Ai que veio a resposta. “Ego”. Muitos dos nossos problemas já poderiam ser revistos há muito tempo. Não o foram por falta de competência e maldade de outros, que agora reconhecem que sem nós (praças) nada podem fazer ou mover.
Se quiserem mudanças comecem por mudar suas casas. Tratem bem o servidor que está sobre seu comando. Tratem com homem e lembrem-se sempre. Se nem os dedos das mãos são iguais, porque tratarei os policiais de forma igual? Tratarei bem aquele que for bom, e aos errados o rigor da lei. Hãm!! “E ela vale para mim.”
Mudanças já!!! Querem exemplos? Leiam o RD de Minas e me digam o que acham.
Dr. Praça

Anônimo disse...

ACRESCENTE AINDA, A DIMUNUIÇÃO DO INTERTÍCIO PARA A PROMOÇÃO DOS PRAÇAS, SENDO 4 ANOS DE SOLDADO PARA CABO E 08 ANOS DE CABO PARA SARGENTO. NÃO ESQUEÇA DE DEBATER SOBRE O TEMA DOS 155% QUE ATÉ HOJE SÓ FOI PAGO AOS CORONÉIS. INCLUA AINDA A CONFIRMAÇÃO DE DIVISAS SENDO FEITA A DISTÂNCIA. POSSIBILIDADE DE PROVA PARA QOA DESDE 3º SARGENTO.

Pietro Paolo disse...

Do Blog da Segurança Pública

O Prêmio Tesouro Nacional estimula a pesquisa na área de finanças públicas e agracia os melhores trabalhos com prêmios em dinheiro, bem como com a publicação da pesquisa.

Classificado em terceiro lugar na categoria “Qualidade dos gastos públicos”, o trabalho de Brunet, Berte e Borges mede a qualidade dos gastos do governo dos 26 estados e do DF, comparando a despesa total e o retorno, em forma de melhoria na qualidade de vida da população.

No quesito segurança pública, foram avaliados o orçamento total da segurança (incluindo salários) em comparação com os seguintes índices: homicídios, roubos, furtos e óbitos em acidentes de trânsito por grupo de 100 mil habitantes.

As conclusões são aterradoras para moradores do DF e RJ:

Ao se observar o resultado do IQGP para as unidades da federação, apresentado na tabela 4, chega-se à conclusão de que, talvez, a função Segurança Pública devesse ser repensada pelos governos das unidades da federação.

De forma geral, embora antagônica, unidades da federação com maiores índices de Insumo [recursos] apresentam menores índices de Bem-Estar e, portanto baixa qualidade de gasto público.

Das dez unidades da federação com o maior Índice de Insumo (DF, RJ, AC, AP, RO, SC, MG, RR, MT e MS), sete ( DF, RJ, AC, AP, RO, RR e MT) apresentam IQGP menor do que um. Exemplos típicos dessa situação são o Distrito Federal e o Rio de Janeiro, que ocupam o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, em relação ao Índice de Insumo. Entretanto em relação ao Índice de Bem-Estar, o Distrito Federal é o último colocado e o Rio de Janeiro, o penúltimo.

Esse fato coloca essas duas unidades da federação com os piores índices de Qualidade do Gasto Público.

Veja a tabela com os dados, de 2005, dos 27 estados e DF (clique na figura para ampliar):

tabela-4.JPG

A pesquisa, por mais que tenha suas limitações metodológicas, reflete de maneira acadêmica o que vem sendo dito no nosso e nos demais blogs policiais Brasil afora: as políticas de segurança pública atuais são inócuas e o dinheiro público é ridiculamente mal gasto.

À título de ilustração, o RJ paga o segundo pior salário do país a seus policiais, ao passo que o DF tem os maiores salários de todos. Em comum, a incompetência na gestão dos recursos públicos e na administração dos organismos responsáveis pelo controle social.

Agora é só esperar as autoridades governamentais e de segurança virem contestar a metodologia da pesquisa para dizer que gastam bem os recursos disponíveis. Ou então, como sói ocorrer, usarem a tática do avestruz, enfiando a cabeça em um buraco e fingindo que nem tomaram conhecimento dos fatos.

Anônimo disse...

Parabéns, Cel Paúl!
As propostas nada mais são do que as mesmas que se encontram na "Carta dos Barbonos", evidenciando a COERÊNCIA (discurso + ação). Infelizmente existem aqueles que JAMAIS a leram e agora que vêem este excerto da mesma acham que o "discurso mudou".
É assim mesmo. Nem o DEUS vivo agradou a todos.
Estaremos lá amanhã(mais uma vez).

JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

PACTO INTERNACIONAL DE DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS....ART 19:

Ninguém pode ser inquietado pelas suas opiniões.
Toda e qualquer pessoa tem direito à liberdade de expressão; este direito compreende a liberdade de procurar, receber e expandir informações e idéias de toda espécie...por qualquer meio a sua escolha...

O Direitos Humanos são para TODOS, INCLUSIVE para os POLICIAIS MILITARES....Exerçam-no....

Anônimo disse...

Não existe e nunca vai existir polícia cidadão dentro do regime militar. É imperioso que, para o policial que trabalha nas ruas em contato direto com o cidadão, o militarismo seja extinto. Não li essa reivindicação no rol das mudanças propostas. Outro ponto que mereceria discussão é a unificação das polícias civil e militar. Com certeza, facilitaria o serviço de segurança pública desenvolvido por quem trabalha na Atividade-Fim. Haveria maior integração entre as forças do estado. Pensem nisso!

Anônimo disse...

Cel repita este artigo, por favor....
juntos somos fortes.