terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O GLOBO - 19/02/2.008 - SEM LIGAÇÃO COM A ÁREA DE ENSINO...

COMUNICADO DO PROFESSOR NELSON MACULAN

Foi com a consciência de enfrentar um grande desafio que assumi a incumbência de dirigir a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, responsabilidade que aceitei pela importância que sempre conferi à Educação e pela experiência acumulada durante minha vida profissional. Desempenhando à época o cargo de Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, aceitei o convite do então recém-eleito Governador Sérgio Cabral, atraído por suas propostas de valorização do magistério e de melhoria da qualidade do ensino, com as quais sempre me identifiquei.
Ao aqui chegar com minha equipe, encontramos uma Secretaria completamente desestruturada, com um enorme déficit crônico de professores e escolas abandonadas.
Entre as ações desenvolvidas ao longo destes 14 meses, gostaria de destacar algumas, das quais muito me orgulho:
Fizemos o primeiro Plano Estadual de Educação, após intenso e participativo debate que envolveu toda a sociedade, plano este que define as políticas educacionais para o Estado.
Efetivamos 6.300 professores concursados em 2007 e estamos efetivando mais 8.900 professores em 2008, dos quais 2.000 já foram convocados.
Realizamos o primeiro concurso público para professores inspetores, desde a criação deste cargo, permitindo a retomada das atividades de inspeção escolar, há muito relegadas.
Realizamos concurso para professor docente do magistério, que teve sua primeira prova objetiva anulada por fraude identificada na FESP e cujo resultado final ainda não pode ser homologado, devido a atrasos de publicação e erros na lista de resultados divulgados pela FESP.
Estes fatos, lamentavelmente, provocaram atrasos na convocação dos professores e geraram um início de aulas com o quadro de professores ainda incompleto, contrariando o planejamento e o desejo desta Secretaria.
Adquirimos 31.000 laptops para serem distribuídos aos professores docentes I da rede estadual, como forma de valorizar a ação dos docentes nas escolas. A distribuição destes computadores será iniciada na próxima semana.
Desapropriamos a antiga Escola Suíça em Santa Tereza, que entrou em funcionamento nesta semana, abrigando o ensino médio diurno e que irá absorver os alunos de escolas compartilhadas com o município nesta região.
Criamos o Colégio Estadual José Leite Lopes, em parceria com a Oi Futuro, que irá oferecer uma nova proposta pedagógica para o ensino médio integrado à educação profissional na área tecnológica.
Equipamos e colocamos em funcionamento mais de 200 laboratórios de informática nas unidades escolares, fomentando uma nova política de inclusão digital.
Implantamos um programa de recuperação das escolas, destinando recursos adicionais volumosos para melhoria de suas condições físicas.
Municipalizamos 101 escolas de ensino infantil e do primeiro segmento do ensino fundamental.
Realizamos o enquadramento por formação dos professores com especialização e pós-graduação.Apesar de todas estas ações, encontramos fortes resistências e não conseguimos avançar em questões importantes para uma verdadeira transformação da qualidade do ensino no estado:
A democratização da gestão escolar.
A recuperação dos salários dos professores.
A incorporação da gratificação do programa Nova Escola.
A implantação do plano de carreira do magistério.
A Educação deve ser um projeto de longo prazo, com políticas marcadas pela continuidade.
Não há milagre possível, o que deve haver é vontade política.
Sem valorizar o professor, sem capacitá-lo e sem remunerá-lo dignamente, jamais conseguiremos atingir uma Educação de qualidade e que transforme verdadeiramente o nosso País.
Nelson Maculan
19 de Fevereiro de 2008

Parabéns, Nelson Maculan!
Investir no servidor público da segurança, da saúde e da educação, eis a solução!
Porém, valorizar o servidor público não faz parte das políticas governamentais em desenvolvimento no Rio de Janeiro.
E só nos resta torcer para que uma analista de sistemas resolva esse óbice, ou seja, a valorização do magistério estadual.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

2 comentários:

Anônimo disse...

QUEM SABE ELA NÃO CRIA UM "PROGRAMA MILAGROSO" QUE IRÁ RESOLVER O GRAVE PROBLEMA DA EDUCAÇÃO?
SERÁ QUE O PROFESSOR ERA INCOMPETENTE?

Anônimo disse...

É a esposa do Tito Ryff?
Hummm... já entendi...