RIO DE JANEIRO
21 de fevereiro de 2008
Eu, Paulo Ricardo Paúl, cidadão brasileiro, natural do Rio de Janeiro, nascido em 27 de julho de 1957, Coronel de Polícia do serviço ativo, incorporado em 26 de fevereiro de 1976, lotado na Diretoria Geral de Pessoal, sem função e tendo como última função a de Corregedor Interno, publicamente, solicito aos Coronéis de Polícia do Brasil, no exercício da função de Comandantes Gerais, que desenvolvam as seguintes providências, em respeito à honra pessoal, ao decoro da classe e ao pundonor Policial Militar:
1. Reúnam os Comandantes, Chefes e Diretores de todas as Organizações Policiais Militares e leiam essa Carta Aberta;
2. Determinem que cada Comandante, Chefe ou Diretor reúna os Oficiais sob suas ordens e leia essa Carta Aberta;
3. E que os Oficiais reúnam todos os Praças sob suas ordens e leiam essa Carta Aberta.
“A gloriosa e heróica Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, gênese de todas as Polícias Militares do Brasil, se encontra sob "intervenção" do Poder Executivo Estadual.
Uma "intervenção" que tem por objetivo manter excluídos da cidadania os Militares de Polícia, que percebem salários famélicos e que trabalham sob as piores condições possíveis.
Essa foi a resposta dada à mobilização cívica promovida pelos “Coronéis Barbonos” e pelos “40 da Evaristo”, que cobravam o resgate da cidadania do Policial Militar, através da concessão de salários dignos e de adequadas condições de trabalho.
O Policial Militar do Estado do Rio de Janeiro arrisca a sua vida diariamente em defesa do cidadão fluminense, recebendo menos de R$ 30,00 (trinta reais) por dia, metade do que recebe uma diarista para limpar uma residência de classe média.
O Chefe do Poder Executivo, diante das justas reivindicações feitas para o resgate da cidadania do Policial Militar - que recebe o segundo pior salário do Brasil -, responde com a inércia própria dos que esquecem as promessas, o que faz com que a mobilização cívica ganhe as ruas e receba o apoio da Sociedade Fluminense.
Atos cívicos ocorreram ordeira e pacificamente, comparecendo Oficiais e Praças, todos de folga, em trajes civis e desarmados.
A população aplaude os nossos pleitos.
Os nossos direitos constitucionais estavam sendo exercidos sem causar qualquer transtorno ao cidadão fluminense.
Impotente para reverter o maciço apoio da Sociedade Fluminense, surge o autoritarismo e o arbítrio, como tentativas de enfraquecer a nossa mobilização cívica.
O nosso digno e competente Comandante Geral - Coronel de Polícia Ubiratan de Oliveira Angelo - foi “arrancado” da função no terrível dia 29 de janeiro de 2008.
Sob um “regime intervencionista”, a troca do Comando Geral ocorreu sob as vistas do Secretário de Segurança e entre quatro paredes, longe da tropa, da população fluminense e da mídia, impedida de cobrir o evento.
Um ato de autoritarismo sem precedentes na história brasileira e na heróica história das Polícias Militares.
No auge do exercício de uma postura antidemocrática, é imposto como Comandante Geral da PMERJ um dos Coronéis Barbonos, coronel que desde o início da mobilização cívica participou de todos os atos e assinou todos os documentos, inclusive o compromisso de não assumir o Comando Geral, em nenhuma hipótese.
Ele assume e simultaneamente fere de morte a sua honra pessoal, o que determina a sua indicação para submissão à análise ética do Conselho de Justificação, na conformidade da lei, o que não ocorrerá nesse período de exceção.
E a partir desse dia, com a imposição de um comando sem qualquer legitimidade junto aos Oficiais e aos Praças, temos assistido toda a sorte de arbitrariedades e de oportunismos, interna corporis.
A honra pessoal foi posta de lado, como se pudesse ser guardada no armário do alojamento.
Tenham certeza, Policiais Militares do Brasil, temos lutado contra tudo isso, com todas as armas que a legislação permite e que a dignidade exige.
Temos buscado o Judiciário e o Ministério Público, além de todos os recursos administrativos.
Porém, essa é uma luta muito difícil, uma luta contra o poder!
Um poder que tudo pode na sua onipotência.
Um poder que faz e desfaz decretos segundo os seus interesses pessoais, com o claro objetivo de constranger os Oficiais mobilizados civicamente.
Ameaças passam a fazer parte do vocabulário castrense, com o objetivo de cercear a nossa cidadania.
E a palavra “traição” passou a habitar a caserna.
Lutamos uma “guerra” contra a opressão civil, uma verdadeira “ditadura de terno e gravata”.
Lutamos e continuaremos lutando, pois não conhecemos derrotas.
E continuaremos lutando até o restabelecimento da honra institucional e da nossa honra pessoal, não tenham dúvidas sobre isso.
As ofensas dirigidas publicamente a Coronéis de Polícia, citados como chatos, sindicalistas, irresponsáveis e que não desejam trabalhar, não ficarão sem respostas a altura, tenham certeza.
Realizaremos tantos atos cívicos quantos forem necessários para mobilizar toda a sociedade fluminense – o cliente dessa insegurança pública – na luta pelo resgate da cidadania do Policial Militar.
Por derradeiro, esclareço a motivação dessa “Carta Aberta”: o pedido para que tomem todas as providências cabíveis para evitar que os dias de terror vivenciados na gloriosa e heróica Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro nunca ocorram na Polícia Militar que vocês escolheram para servir, para amar e para morrer, se preciso for!
Façam ecoar o nosso brado por todo esse país continente, esse Brasil que afunda no lamaçal dos escândalos políticos de cada dia, nos escândalos de terno e gravata:
“JUNTOS SOMOS FORTES!”
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO
20 comentários:
JAMAIS DESISTIREMOS!
NÃO NOS CALARÃO, NÃO ADIANTA.
JUNTOS SOMOS FORTES!
Turma 76
Eles estão com medo, a cada dia nossa mobilização está crescendo, Coronel Chame as Praças para participarem de pelo menos algumas reuniões, para eles sentirem a nossa força.
juntos somos fortes!!!
De nós,Policiais e quase Cidadãos, para vocês, Cidadãos
Algo precisa ser feito e agora para que esse estado de coisas mude.
Precisamos nos unir. Todos. E mudar isso tudo. De uma forma ou de outra.
Vai o cidadão cheio de problemas a uma Delegacia de Polícia, onde espera contar com nossa ajuda e é atendido por um QUASE CIDADÃO com mais problemas do que ele!
Você sabia?
- Que o Policial Civil está até agora sem receber o tícket refeição de R$ 8,00, relativo a Janeiro e Fevereiro, pago a estes servidores por não contarem com os Ranchos como os Bombeiros e Políciais Militares?
Você sabia?
- Que os Policiais Civis NÃO RECEBEM nenhum auxílio transporte para se deslocar?
Você sabia?
- Que os Policiais Civis não recebem ADICIONAL NOTURNO?
Você sabia?
- Que os Policiais Civis não recebem por HORAS EXTRAS trabalhadas, sendo constantemente convocados em SUAS FOLGAS para atuar em Operações as mais variadas?
Você sabia?
- Que os Policiais Civis não podem ter MAIS DE UMA matrícula, não sendo facultado prestar outro concurso para COMPOR os seus vencimentos, como ocorre com Professores e Médicos?
Você sabia?
- Que 67% do efetivo da Polícia Civil do Rio de Janeiro tem formação de Nível Superior e que outros 7,5 % possuem Mestrado e Doutorado?
Você sabia?
- Que centenas de Policiais Civis não conseguem tirar férias há vários anos, porque não existe efetivo suficiente para manter o serviço policial em dia?
Você sabia?
- Que ao morrer nas ruas, sendo assaltado, a família do Policial Civil não recebe sua pensão integral porque isso não é considerada MORTE EM SERVIÇO?
Você sabia?
- Que os POLICIAIS (Civis e Militares) são os únicos Servidores que MORREM pelo Serviço Público?
E aí? Você sabia?Sabia que os vencimentos de nossa Polícia é o SEGUNDO PIOR do Brasil, apesar do nosso estado ser o SEGUNDO mais rico da Federação?
Sr. Cel Paúl:
Parabéns!
Mais uma vez o Sr. com um olhar abrangente sobre a crise que a Segurança Pública do Rio de Janeiro vem passando e como cidadão pleno e Militar honrado, legitimiza os acontecimentos com esta 'CARTA ABERTA".
Não será por falta de informação certa, que os Comandantes das PM's de outros Estados passarão pelo mesmo problema.
Espero, por ainda acreditar na mudança de pensamento e posicionamento dos homens, pois sempre será tempo de voltar atrás, que talvez um fato pontual possa ser o começo da valorização e respeito da Família Militar Estadual.
Um abraço,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS
É ISSO AÍ CORONEL,MEUS PARABENS.JUNTOS SOMOS FORTES.
ESTE DESGOVERNO É UMA VERGONHA,CADA VEZ MAIS ESTE ESTA FICANDO ENCRENCADO E SEM MORAL.
JOÃO DO MEIER
Nossas co-irmãs entenderão o recado, sem dúvida.
JUNTOS SOMOS FORTES!
OS HERÓIS QUE NÓS CRIAMOS.
O SER HUMANO TEM UMA CAPACIDADE INCRÍVEL DE GERAR DA NOITE PARA O DIA HERÓIS, QUE NA MAIORIA DAS VEZES NÃO PASSAM DE HERÓIS DE PAPEL. AS VEZES CHEGAMOS AO ABSURDO DE CONFUNDIR O TEMPO QUE ALGUÉM PASSA AO NOSSO LADO, COM A AMIZADE. ISSO TAMBÉM SE DEVE A CRIAÇÃO DE HERÓIS QUE SÃO NECESSÁRIOS AO NOSSO VIVER. QUANDO SE TRATA DO BRASIL, ESSA NECESSIDADE É AINDA MAIOR. DIGO ISSO, PORQUE SENTIMOS FALTA DE VERDADEIROS HERÓIS. NUM PAÍS, QUE PARA SER INDEPENDENTE, PRECISOU QUE UM ESTRANGEIRO DESSE O GRITO DE INDEPENDÊNCIA, NÃO É DIFÍCIL ENTENDER A NECESSIDADE DE HERÓIS. PORÉM, O QUE ENCONTRAMOS NA PMERJ E NO CBMERJ, SÃO HERÓIS DE PAPEL. HOMENS QUE COMPRAM COM O PODER COERCITIVO, O "RESPEITO" DOS SEUS SUBORDINADOS. ISSO PORQUE, NUNCA OUVIRAM FALAR QUE TUDO QUE ENVOLVE SENTIMENTO, NÃO PODE SER COMPRADO, DEVE SER CONQUISTADO. É ASSIM NO RELACIONAMENTO DE PAIS E FILHOS. MARIDO E MULHER,AMIGOS,ETC. EU NÃO POSSO SIMPLESMENTE EXIGIR O RESPEITO DOS MEUS FILHOS, EU PRECISO CONQUISTÁ-LO. O RESPEITO ADQUIRIDO PELA FORÇA É FORJADO, O ADQUIRIDO PELA CONQUISTA É REVESTIDO DE FIDELIDADE. O TEMPO, SENHOR DA RAZÃO, MOSTRARÁ QUE OS ELEFANTES PASSARAM A RACIOCINAR.
PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO, LEIA A SEGUINTE ILUSTRAÇÃO:
"CORAGEM RUMO AO SUCESSO"
Um treinador de circo consegue manter um elefante aprisionado, porque usa um truqe muito simples:
Quando o animal ainda é um filhote, ele amarra uma de suas patas num tronco muito forte. por mais que tente, o elefante não consegue soltar-se. Aos poucos, vai se acostumando com a idéia de que o tronco é mais poderoso do que ele. Quando adulto, é dono de uma força descomunal, porém, basta colocar uma corda no pé do elefante e amarrá-la num graveto que ele nem tenta libertar-se, porque se lembra que já tentou muitas vezes, e não conseguiu.
Assim como os elefantes, nossos pés estão amarrados em algo frágil,mas, como desde criança nos acostumamos com o poder daquele tronco, não ousamos fazer nada, sem saber, que basta um simples gesto de coragem para descobrir todo NOSSO PODER DE REALIZAÇÃO.
LIBERTE-SE DOS SEUS TRONCOS. USE SUA CORAGEM COMO UM CAMINHO PARA REALIZAÇÃO DOS SEUS SONHOS, DO SEU SUCESSO E A CAMINHO DA FELICIDADE.
OS ELEFANTES ESTÃO DESCOBRINDO, EM TEMPO, A FORÇA QUE TÊM. O GRITO DE LIBERDADE ESTÁ SENDO DADO A CADA DIA E ALCANÇANDO OS LUGARES MAIS REMOTOS. EM BREVE A NOSSA VOZ SERÁ A VOZ DE MILHÕES E MILHÕES, E ENTÃO, SABERÃO QUE O VALOR DA VIDA VAI ALÉM DO DINHEIRO. O HOMEM SE COMPLETA POR UM CONJUNTO DE SITUAÇÕES QUE PASSAM POR DIGNIDADE, RESPEITO,RECONHECIMENTO,ETC. ISSO TUDO SOMADO A UMA BOA REMUNERAÇÃO, FAZ O PROFISSIONAL DE POLÍCIA E DOS BOMBEIROS TRABALHAR COM A CERTEZA DE QUE AQUILO QUE ELE MAIS AMA(A SUA FAMÍLIA), ESTÁ AMPARADA.
ESSES SÃO MAIS ALGUNS PENSAMENTOS DESSE SARGENTO DE POLÍCIA, QUE É APENAS UM BEIJA-FLOR TRABALHANDO NESSSE INCÊNDIO. QUE DEUS NOS ABENÇOE.
NÓS PRAÇAS PASSAMOS POR ESTA SITUAÇÃO DESDE O DIA QUE INCORPORAMOS.
DEUS NOS MOSTRA A DURAS PENAS O SOFRIMENTOS DOS OUTROS,TUDO O QUE OS OFICIAIS ESTÃO PASSANDO É PARA QUE SINTAM NA PELE O QUE PASSAMOS.
DEIXE DEUS NO COMANDO E ESCUTEM O QUE ELE DIZ.
SOMOS TODOS IGUAIS INDEPENDENTE DE POSTO OU PATENTE.
DEUS FALA CONOSCO DE VARIAS FORMAS.
CORONEL PAÚL ESCUTE O QUE ELE DIZ.
ESTAMOS DO LADO DE DEUS, QUEREMOS ESTAR AO LADO DOS JUSTOS, PENSE EM NÓS.
REESCALONAMENTO VERTICAL EM CIMA DO BRUTO DO CORONEL.
30% PARA SOLDADO, CHEGA DE INDEFENÇAS. SOMOS TODOS IGUAIS.
OU REMAMOS JUNTOS OU AFUNDAMOS JUNTOS MESMO SEPARADOS.
DEUS SEMPRE ESTÁ NO COMANDO.
CABO EVANDRO
PRAÇA MILITAR
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO.
Srº Cel PM Paúl, gostaria de externar neste momento, a minha, como a de outros companheiros irmãos, a satisfação de poder ter um "LIDER" como o senhor tem sido por estes dias nesta luta por dignidade e reconhecimento daqueles que nos confiarão a missão de servir e proteger, mesmo com o sacrifício da própria vida. Convidando-o ainda à participar efetivamente da Comunidade no Orkut, "JUNTOS SOMOS FORTES" (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=36980641), projetada tão somente para demonstrar as agruras de nossa Instituição Policial Militar, nascida desde o momento em que decidimos não mais aceitar a indiferença, daquele que um dia confiamos o nosso voto. Saudações Cel, minha continência.
Uma pergunta:
por quê a troca de Comando do Batalhão de Choque foi realizada nos parâmetros militares (tropa formada, guarda de honra, convidados, imprensa, discursos, etc.) e o mesmo não se viu na TROCA DE COMANDO DA CORPORAÇÃO?
Por quê?
Hein, por quê?
JUNTOS SOMOS FORTES
"LUTANDO CONTRA O TEMPO"
(SARGENTO DA PMERJ)
SEMPRE QUE ME PROPONHO A FAZER UM COMENTÁRIO, TOMO O CUIDADO DE NÃO ME DEIXAR INFLUENCIAR PELOS ACONTECIMENTOS MAIS RECENTES. ISSO PORQUE, UM HOMEM DOMINADO POR INFLUÊNCIAS, PERDE A PERSONALIDADE, E FALA DO QUE NÃO CONHECE, SE TORNANDO ASSIM, UM REPETIDOR DE IDÉIAS. SENDO ASSIM, ME PROPONHO A FALAR NESTE MOMENTO SOBRE UM TEMA QUE É ESPECIAL PARA TODOS(PMERJ E CBMERJ), O TEMPO. ISSO PORQUE, ESTAMOS VIVENDO UMA CONTAGEM REGRESSIVA NO TOCANTE A ALCANÇARMOS AQUILO QUE PLEITEAMOS. O PRAZO SE ESGOTA NO DIA 05/04/2008; E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, SÓ QUEM GANHA COM AS DIVERGÊNCIAS INTERNAS, QUE JOGAM PRAÇAS CONTRA OFICIAIS, E VICE-VERSA, SÃO AQUELES QUE ESTÃO INTERESSADOS EM NÃO NOS CONCEDER AQUILO QUE ALMEJAMOS. DISSE O GRANDE MESTRE JESUS: "UM REINO DIVIDIDO NÃO SUBSISTE"; E POR MAIS TRISTE QUE POSSA PARECER, É ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO CONOSCO(PMERJ E CBMERJ). EM MUITAS OCASIÕES, ESTAMOS DEIXANDO DE LADO O FOCO PRINCIPAL DA NOSSA LUTA, PARA FICARMOS TROCANDO ACUSAÇÕES QUE NÃO RESULTARÁ EM NADA. PROPONHO A TODOS UMA REFLEXÃO MAIS AGUÇADA DO PROPÓSITO EM JOGO. PENSO QUE ESSE É O MOMENTO DE ASTEARMOS UMA BANDEIRA BRANCA EM TODOS OS SEGUIMENTOS DAS NOSSAS INSTITUIÇÕES(PMERJ E CBMERJ), E CONQUISTARMOS O MÁXIMO DE AMIGOS POSSÍVEL PARA FORTALECER A NOSSA LUTA. DIGO NOSSA, PORQUE NÃO VEJO ESSA LUTA COMO SENDO DE UMA PESSOA SÓ. ELA NÃO É EXCLUSIVA DO CEL PAUL, NEM DO MAJOR WANDERBY, NEM DO TENENTE MELQUISEDEQUE, E NEM DOS BARBONOS. ESSA LUTA É NOSSA. É ISSO MESMO. ESSA LUTA É DE CADA UM DE NÓS QUE SAÍMOS AS RUAS, FANTASIADOS DE ALVO MÓVEL(OU MUITAS VEZES FIXO), PARA EXPOR O NOSSO BEM MAIOR(A VIDA), POR MENOS DE R$30,00 POR DIA. O VALOR DO HOMEM É AFERIDO POR ELE MESMO. ISSO PORQUE, ALGUÉM ATÉ PODE PAGAR O PREÇO QUE PENSA SER JUSTO, MAS CABE A CADA UM DE NÓS DIZER QUE NÃO ESTAMOS À VENDA. ESSE É O MOMENTO DE SOMARMOS FORÇA, PARA MULTIPLICARMOS RESULTADOS. QUANDO MUITO QUEREMOS, POUCO OU NADA CONQUISTAMOS. COMPANHEIROS, ESTOU PEDINDO A DEUS QUE ILUMINE A MENTE DE CADA UM DE NÓS, PARA QUE POSSAMOS ENTENDER QUE AO GANHARMOS A CAUSA PRINCIPAL(NÃO ÚNICA)PELA QUAL LUTAMOS(MELHORES SALÁRIOS), ESTAREMOS NOS FORTALECENDO PARA LUTARMOS POR OUTRAS CONQUISTAS(FIM DO RDPM,DESARRANCHAMENTO, DIMINUIÇÃO DO INTERTÍCIO,REESCALONAMENTO,ETC). UMA COISA É CERTA. NÃO TEMOS MUITO TEMPO. ALIÁS, ESTAMOS LUTANDO CONTRA O TEMPO, E PRECISAMOS FOCAR AS NOSSAS FORÇAS NO NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO. PARA AS DEMAIS ASPIRAÇÕES, TEREMOS O TEMPO GIRANDO À NOSSO FAVOR. PORÉM, PARA ESSA PRIMEIRA BATALHA, TEMOS POUCO TEMPO. E,COMO ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA: "A BENÇÃO DEMORADA ENFRAQUECE O CORAÇÃO". SENDO ASSIM, NÃO PODEMOS PERDER ESSA LUTA, COM BRIGUINHAS QUE NADA NOS ACRESCENTARÃO. PRECISAMOS FOCAR O NOSSO OBJETIVO, POIS SE NÃO OBTIVERMOS ÊXITO,ACREDITEM, SERÁ MUITO DIFÍCIL LUTAR COM O CORAÇÃO ENFRAQUECIDO, DESESPERANÇOSOS DE MUDANÇAS. NÓS ATÉ PODEMOS NÃO SABER DISSO, MAIS OS NOSSOS ADVERSÁRIOS SABEM. E É POR ISSO QUE ENQUANTO NOS DEGLADIAMOS INTERNAMENTE, ELES PULAM DE SATISFAÇÃO POR PERCEBEREM QUE NÃO ESTÃO PRECISANDO FAZER FORÇA PARA NOS DERROTAR, POIS NÓS MESMOS ESTAMOS FAZENDO ISSO. ESPERO QUE CADA AMIGO LEITOR DESSAS LINHAS POSSA MEDITAR, E ENTÃO, SE MOBILIZAR PARA MARCHAR JUNTO CONOSCO,NÃO COMO OFICIAIS E PRAÇAS, MAS COMO POLICIAIS E BOMBEIROS QUE CONHECEM O PRÓPRIO VALOR. ELES PODEM ATÉ PENSAR QUE SOMOS APENAS UM BEIJA-FLOR, MAS NÃO CANSEMOS DE FAZER A NOSSA PARTE. AFINAL, ESTÁ ESCRITO: "NÃO DESVANEÇA A OBRA DAS VOSSAS MÃOS, PORQUE HÁ UMA RECOMPENSA". QUE DEUS NOS ABENÇOE.
Cel Paúl e demais Barbonos!
Muito me entristece o fato de ver o nosso País passar por esse retrocesso político. Voltamos aos tempos autoritários da "ditadura", que antes era militar, e agora usa terno e gravata. A opressão para coibir a participação de cidadãos plenos, em manifetações pacíficas, ordereiras e legais, é algo indigno de qualquer representante público que se diz democrata. Quando deixamos de estar sob o domínio de um regime repressor, acreditei que iríamos entrar em gozo de liberdade plena. E o que vemos???? Tentativas ardilosas, com o empenho dos policiais militares em atividades extraordinárias para esvaziar a manifestação. Isso é "VIL". Digno de mentes ardilosas, maquiavélicas e disposta a vencer até mesmo sem ética. Isso é desprezível. Esse cidadão (C.G.)"É DESPREZÍVEL".
Estou com você "TURMA 76". Não nos calarão jamais.
JUNTOS SOMOS FORTES
Cel Paúl e demais Barbonos!
Muito me entristece o fato de ver o nosso País passar por esse retrocesso político. Voltamos aos tempos autoritários da "ditadura", que antes era militar, e agora usa terno e gravata. A opressão para coibir a participação de cidadãos plenos, em manifetações pacíficas, ordereiras e legais, é algo indigno de qualquer representante público que se diz democrata. Quando deixamos de estar sob o domínio de um regime repressor, acreditei que iríamos entrar em gozo de liberdade plena. E o que vemos???? Tentativas ardilosas, com o empenho dos policiais militares em atividades extraordinárias para esvaziar a manifestação. Isso é "VIL". Digno de mentes ardilosas, maquiavélicas e disposta a vencer até mesmo sem ética. Isso é desprezível. Esse cidadão (C.G.)"É DESPREZÍVEL".
Estou com você "TURMA 76". Não nos calarão jamais.
JUNTOS SOMOS FORTES
EM TEMPO:
Quanto tempo dura um cargo político?? E quanto tempo dura uma carreira na Polícia Militar?? Quantos outros já vimos passar! Daqui a bem pouco tempo ele vai estar desempregado e seus asseclas desprezados pelos demais companheiros!!!!!
JUNTOS SOMOS FORTES
Eles estão com medo, já está surtindo efeito a nossa mobilização,está sendo ventilado nos bastidores que o secretário de segurança jose mariano beltrame deve assumir a senasp, eles estão com medo,vamos continuar, está surtindo efeito, afinal eles são políticos e políticos não gostam de contrariar o povo, perder votos!
JUNTOS SOMOS FORTES!!!
Com certeza essa Carta será lida e comentada do Amapá ao Rio Grande do Sul pois em TODOS os Estados da federação há PMs que acessam o Blog. Ademais há uma expectativa muito grande acerca da conquista de cidadania NA PRÁTICA que stamos aprendendo com os colegas da PMERJ.
Está muito claro que POLÍTICO menospreza o cidadão, ainda mais o cidadão POLICIAL...
É muito enfática a explanação daquele Sr quando ainda era candidato e peregrinava "dando tapinhas nas costas de PMs" durante a campanha. Vimos cópia de discurso "forte" no Blog e nada se realizou, ao contrário, hoje ao que parece tenta desclassificar qualquer busca pelo que foi "empenhado com a palavra".
Com certeza a vida política de alguns não acabará daqui a três anos e todos devm "trabalhar" para que haja contra os "enganadores" um insucesso, um DESPREZO quando procurar Associações e que tais...
Devmos exrer a cidadania LEMBRANDO-NOS nas pr´ximas elições de como estamos, todos os PMs do Brasil, sendo tratados com "descartáveis"....
Coronel, a pm paulista jamais irá tomar uma atitude similar a esta tomada pela PM carioca. Aqui, em São Paulo, estamos há mais de 20 anos nas "mãos" de governos do PMDB e PSDB. Este, há 14 anos no poder paulista.
Aqui, não se respeita a Constituição Federal no que se refere á reposição das perdas inflacionárias de cada ano. Nunca se cumpriu o Art. 37 da Magna Carta. O resultado desse descaso é o salário achatado e indigno, com policiais (praças) se dividindo entre as escalas desgastantes de 12 horas (mais as escalas extras) e o "bico proibido". Quem sofre sempre, além dos praças, é a sociedade.
O salário do policial paulista é o terceiro pior do Brasil (R$ 474,00 de piso). Acrescente-se a esta miséria algumas vantagens que, por doença, por exemplo, podem ser descontadas, mesmo contrariando uma Lei Complementar paulista. Nem o Estado ou a pm paulista cumprem as leis vigentes!
Como o Regulamento Disciplinar medieval impede qualquer ato contrário a esses descumprimentos das leis, o desânimo e a desmotivação são as conseqüências reais a afetar os policiais, fazendo com que a sociedade seja a válvula de escape para dar vazão a esses sentimentos negativos e destrutivos. Pobre cidadão!
Esses talvez sejam os maiores motivos que desestimulam o trabalho do policial militar paulista que lida direto com a população nas ruas. Outros, também relevantes, interferem na missão do policial. O desrespeito às folgas e por extrensão à família do militar, o tratamento desumano no intramuros dos quartéis, a soberba no relacionamento entre os oficiais e os praças (daqueles para com estes), etc, etc, etc.
Aqui em São Paulo, talvez diferente do Rio de Janeiro (perdoe-me a ignorância no assunto), os oficiais têm como aumentar os próprios salários através de verbas de representação, de gabinete, horas/aulas, incorporações diversas, entre outras. E são corporativistas! Tudo isso proporciona aumentos salariais consideráveis no contracheque, em detrimento dos praças que estão nas ruas mantendo a ordem e o cumprimento das leis.
Então, num primeiro momento é imprescindível que a distância abissal que separa oficiais e praças dentro da pm paulista seja extinta, colocando-os no mesmo patamar das necessidades de sobrevivência digna, ética e moral.
Para que isso aconteça, é imperioso dar o primeiro passo em direção à desmilitarização das polícias militares. Note que toda a problemática que envolve essa relação (ou falta dela) reside no militarismo extemporâneo e fora da realidade democrática que se constrói no Brasil. O militarismo não faz companheiros de luta, não irmana e não permite o respeito mútuo. Ao contrário, desagrega, gera inimizades ou inimigos e alimenta a insensatez.
Creio que nas polícias militares do Brasil não haja muita diferença. Devem ser todas iguais, com regulamentos arcaicos e procedimentos ultrapassados análogos.
Sou obrigado a não fornecer meu nome porque o RD é autoritário, desumano e covarde para uma democracia incipiente, mas que começa a ganhar forças com essas atitudes dos policiais (oficiais e praças) cariocas.
"O PODER DA VERDADE"
(SARGENTO DA PMERJ)
POR INCRIVEL QUE PAREÇA, EXISTEM ALGUMAS PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM SE IDENTIFICAR COM A VERDADE. ISSO PORQUE, A VERDADE TRÁS À TONA, A PARTE INVISIVEL DO HOMEM. ISSO ACONTECE, PORQUE A VERDADE FAZ PARTE DO CARÁTER DE DEUS. EIS O PORQUE DA BÍBLIA DIZER: "CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ"(JOÃO 8:32). DIZER A VERDADE TEM O SEU PREÇO. MOSTRAR A VERDADE, TORNA O PREÇO AINDA MAIOR. AINDA MAIS QUANDO A MENTIRA QUE PREVALECE,TRÁS BENEFICIOS INCALCULÁVEIS PARA UMA MINORIA. O PROCESSO É LONGO QUANDO SE BUSCA A TRANSPARÊNCIA, PORÉM, ELE NÃO É INTRANSPONÍVEL. SABEMOS QUE EM NOSSA LUTA, MUITOS TERÃO QUE PAGAR UM PREÇO ALTO EM FAVOR DA MAIORIA. ISSO SERÁ FEITO, E EM MUITAS OCASIÕES NEM SERÁ PERCEBIDO, OU ENTENDIDO POR TODOS, MAS SERÁ FEITO. ALIÁS, JÁ ESTÁ SENDO FEITO. EIS O PORQUE DE TANTAS PERSEGUIÇÕES NAS ENTRANHAS DA TROPA. QUANDO O HOMEM NÃO PODE PREVALECER PELA RAZÃO, ELE DESCE AO NIVEL MAIS BAIXO EM SUAS ATITUDES, PARA MANTER O PODER QUE DETÉM, MAS QUE NA VERDADE, NÃO LHE PERTENCE, É DE TODA TROPA. TROPA ESTA,QUE SÓ EXISTE COMO UM TODO, NUNCA NO SENTIDO SINGULAR. INFELIZMENTE, ESSA VERDADE NÃO É COLOCADA EM PRÁTICA. E QUANDO ISSO ACONTECE, SE FAZ NECESSÁRIO ALAVANCAR AS ATITUDES DAQUELES QUE SÃO OS VERDADEIROS INTERESSADOS EM MUDANÇAS. EIS AÍ O PORQUE DE ESTAR DIGITANDO ESSAS LINHAS. SÓ PARA DIZER A CADA POLICIAL E A CADA BOMBEIRO QUE AS LÊ, QUE SE FAZ NECESSÁRIO DESEJAR A VERDADE. MAIS DO QUE ISSO, SE FAZ NECESSÁRIO AMAR A VERDADE, PORQUE ELA LIBERTA. QUANDO LIDAMOS COM O DESCONHECIDO, AGIMOS COMO VAQUINHAS DE PRESÉPIO, PARECENDO SERES INANIMADOS E SEM VONTADE PRÓPRIA. NO ENTANTO, QUANDO CONHECEMOS A VERDADE, PASSAMOS A ADQUIRIR UMA COURAÇA QUE NOS DEFENDE DOS DARDOS DO INIMIGO. SENDO ASSIM, PROCURE INVESTIGAR MAIS DE PERTO O QUE ESTÁ SE PASSANDO ALI, É ALI, BEM DEBAIXO DOS SEUS OLHOS. E, SE VOCÊ FOR UM BOM OBSERVADOR, VAI DESCOBRIR MANOBRAS IRREGULARES, ORDENS ABSURDAS, DOCUMENTOS ILEGAIS, TRANSAÇÕES ILÍCITAS, ETC. NESTE DIA, ONDE OS OLHOS DE CADA UM DE NÓS ESTARÁ A SERVIÇO DA VERDADE, NOS TORNAREMOS UMA FORÇA INVENCÍVEL. FORÇA ESSA QUE NÃO PRECISARÁ GRITAR PARA SE IMPOR, PELO SIMPLES FATO DE SER FORTE POR SI SÓ. COMO DIZ A CANÇÃO: "EU QUERO TER UM MILHÃO DE AMIGOS E BEM MAIS FORTE PODER CANTAR". UM DIA AMIGOS A NOSSA VOZ SERÁ A VOZ DE UM MILHÃO DE AMIGOS. UM MILHÃO DE AMIGOS LUTANDO PARA VER A VERDADE PREVALECER. E NESSE DIA QUE NÃO ESTÁ TÃO DISTANTE, ESSA MULTIDÃO SABERÁ TRAÇAR A DIFERENÇA ENTRE HERÓIS E BANDIDOS, VALENTES E COVARDES, DESTEMIDOS E OMISSOS, AMIGOS E JUDAS. A VERDADE VAI PREVALECER, PORQUE A VERDADE É DEUS. E DEUS NÃO PERDE BATALHA. UM ABRAÇO A TODOS. QUE DEUS NOS ABENÇOE.
Domingo, 24 de Fevereiro de 2008
WAGNER MONTES E MILITAR LEGAL QUEREM A LEI DOS 32 ANOS PARA OS QOA
Em conversa mantida na manhã deste domingo, 24 Fev 2008, entre o Presidente da Amae, Tenente Melquisedec Nascimento e o Deputado Estadual Wagner Montes, sobre a grave situação pela qual passam os oficiais QOA, aqueles que iniciaram a carreira como soldado, decidiu-se então pela apresentação de uma emenda parlamentar à mensagem do Governador Sérgio Cabral que, em tese, se propõe a "oxigenar a PMERJ".
A chamada "lei dos 32 anos", que atualmente só beneficia os oficiais QOPM(QOC) será devidamente alterada, por iniciativa do deputado Wagner Montes, a fim de beneficiar TAMBÉM os oficiais QOA. Wagner está seriamente preocupado com a injusta situação pela qual passam os oficiais QOA,os quais estão sem promoções há uma média de 06(seis) anos.
Quando um Oficial QOA não é promovido a seu tempo, ele impede a promoção das praças, razão pela qual Wagner Montes irá apresentar a alusiva Emenda à Mensagem que o Governador está enviando à ALERJ , a qual da forma que está sendo apresentada , só irá "oxigenar" os oficiais QOPM e não a PMERJ, como está sendo divulgado. Com a apresentação desta Emenda, será corrigida mais essa iminente e injusta ação contra os QOA e as Praças.
Convoco a todos os oficiais QOA e às Praças para que acompanhem aqui no Militar Legal todo o andamento desse processo, para não sermos ludibriados,lembrando-vos que o vosso apoio é absolutamente necessário para que a Emenda do Deputado Wagner Montes seja aprovada.
A PMERJ E O CBMERJ SÃO INSTITUIÇÕES QUE PRESTAM UM SERVIÇO INDISPENSÁVEL À POPULAÇÃO CARIOCA E DEVEM SER VALORIZADAS,CONCORDO E APÓIO TODAS AS FORMAS DE REIVINDICAÇÃO ADOTADAS PELOS "BARBONOS" E ACHO QUE O POVO DO RIO TEM O DEVER DE COMPARECER EM TODAS AS PASSEATAS E EVENTOS REALIZADOS PELO GRUPO.A NOSSA SEGURANÇA ESTA EM JOGO,PRECISAMOS DE POLICIAIS BEM PAGOS E MOTIVADOS PARA O SERVIÇO,ISSO É RESPONSABILIDADE DE TODOS.
Postar um comentário