sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CARTA ABERTA AOS CAPITÃES E TENENTES DO CBMERJ – MAJ BM MÁRCIO GARCIA.

"Blog do Major BM Márcio Garcia.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Carta aberta aos capitães e tenentes.
Meus amigos praças, boa tarde. Leia ou não, tanto faz, mas encaminhe para os oficiais.
Senhores oficiais,
Inicialmente pretendo me apresentar aos que não me conhecem. Sou o Maj Marcio Garcia. Ingressei no CBMERJ em 1996 na antiga EsFAO, cursei os 3 anos com a 39° Turma de Oficiais com os lendários e emblemáticos Maj Rossi, Cap Bento, Cap Gustavo e muitos outros oficiais. Ao me formar fui servir no quartel de irajá, onde tive a oportunidade de Comandar o Destacamento de Parada de Lucas, ainda como aspirante, o que na época não era tão incomum. Como 2º Ten fui transferido para guadalupe, inicialmente na Escola de Bombeiros Coronel Sarmento, mas já imediatamente passei a ministrar instruções no CFAP, posteriormente fui transferido para o CFAP onde permaneci por 8 anos. Já como Capitão solicitei transferência para o quartel de araruama, assumi a função de subcomandante e mais tarde comandante de saquarema. Em pouco tempo meu comandante me indicou para assumir a função de Coordenador da Defesa Civil de Rio Bonito, assumi e em menos de um ano passei a acumular a função de coordenador do SAMU de Rio Bonito. As circunstâncias que me levaram a minha exoneração ainda são um mistério, mas me orgulho de ter colaborado e participado da inauguração do quartel em Rio Bonito, de ser o primeiro município a habilitar o serviço de motolancia/SAMU, de aumentar a número de atendimentos do SAMU em 60% etc. Agora estou na 1° Seção do CBA capital/Méier. Fiz muita coisa fora dos quartéis. Formei-me bacharel em direito, fui professor de curso preparatório, dei treinamento para brigada de incêndio, virei corretor de imóveis, tive uma lan house etc.
Contudo alguns anos atrás um grupo de coronéis da PM (Barbonos) e Oficiais da PM e BM, me fez acordar para uma realidade. Recebemos o pior salário do Brasil.
Sei que sua condição financeira é muito melhor que a dos praças. A maioria de vocês ainda não casou e se o fez ainda não tem filho. Eu por exemplo só fui me casar com quase 30 anos, não tenho nenhum empréstimo, e levo uma vida simples e sem luxo. Mas isso não significa que eu e minha família não merecem uma vida melhor. Não é porque estou numa condição estável que vou ignorar o sofrimento vivido injustamente pelos meus amigos. Por esse motivo participei das manifestaçoes e perdi um cargo em comissão municipal que me rendia R$ 3.600. Nossos bombeiros estão atolados em empréstimos e pensões alimentícias. Daí a naturalidade com que o movimento se alimenta entre os praças. Desesperados e sem esperança, já que por muitos anos (157) eles depositaram sua confiança no comando da corporação que tem a missão de representar os interesses dos bombeiros com o governo estadual. Acredito que os comandos anteriores fizeram, como o nosso comandante agora está fazendo, mas a cabeça do político não opera com a mesma lógica que a minha e a sua cabeça.
Para eles(políticos) só os votos interessam. O político olha para o bombeiro e não vê o porquê de investir mais x milhões de reais em salário. Na cabeça do político opera uma lógica que relaciona o dinheiro com voto, como se ele fosse capaz de equalizar o retorno do investimento em votos. Por exemplo. Se construirmos 1 praça vamos ganhar 500 votos, se der o aumento para os bombeiros vou ganhar quantos votos? Nenhum. Pode até ser que algum bombeiro resolva votar nesse político, mas via de regra, vai ser bem difícil dos bombeiros mudarem de opinião. Entendida a lógica de funcionamento da cabeça deles podemos, ou melhor devemos, traçar estratégias para que nosso aumento de salário tenha algum valor para eles, o que significa dizer que nosso aumento tem que render-lhe votos.
O serviço dos bombeiros já é qualificado pela população como uma das melhores prestações de serviços, com isso posso afirmar que nosso trabalho diário rende muitos votos, ou seja, já rende muitos votos do jeito que está. Então por que precisa dar aumento bombeiro? Não precisa. Precisaria se nosso serviço fosse ruim e o aumento salarial fosse usado para motivar uma prestação mais eficiente.
A solução vem do estudo dos fatos históricos que rodeiam as corporações em outros estados que já conquistaram aumentos significativos, e nós colocam na amarga condição de pior salário do Brasil. Olhando para os estados vizinhos percebemos que foi construída uma relação inversa de raciocínio. Na medida em que o questionamento que ganhou destaque foi: “Quantos votos podemos tirar do político X?” Vejam bem, a população está do nosso lado, somos os heróis do povo, e temos que usar isso para conquistar nossa dignidade e continuar a dar a população o que eles merecem, a excelência de nossos serviços, mesmo com o sacrifício de nossas vidas. A população precisa saber disso e a manifestação é a única forma.
Não fui candidato em nenhum pleito eleitoral, não sou candidato e não pretendo ser. Obviamente que muitos foram, são e serão. Mas o fato de pessoas se aproximarem para auferir benefícios não diminui a minha motivação por defender uma remuneração digna para nossos bombeiros. A verdade é que os políticos eleitos e com pretensões eleitoreiras adoram aparecer nesses momentos de crise para nos usar enquanto nós usamos eles. Trata-se de uma simbiose onde nós que não temos pretensão políticas nos aliamos aos que tem. Eles querem nossos votos e nós nossos salários.
O que esperar dos Comandantes?
Não esperem muito de seus comandantes. Não que sejam covardes, omissos ou corruptos, muito pelo contrário, mas eles vão preferir se manter no comando, algo mais do que natural, afinal somos formados para comandar. A maioria vai reagir às manifestações dos bombeiros cumprindo cegamente as ordens dos seus superiores transmitidas em reuniões que antecedem as manifestações, então uma atividade sempre proveitosa é estimular seu comandante a pensar, a raciocinar, a questionar etc.
Nesse momento existe uma possibilidade razoável de que ele entenda o funcionamento do sistema e assim ele não criará muitos obstáculos aos atos reivindicatórios, mas manterá adequadamente a postura de repressão para limitar os excessos.
Raciocine.
Precisamos demonstrar nossa insatisfação à população, mas não precisamos matar ninguém. Vocês sabem o que fazer. Fiquem com os bombeiros, afinal antes de oficiais somos BOMBEIROS. E ESSE É O CORPO DE BOMBEIROS!!!!!!
Sejam fortes, estejam unidos e sairemos vitoriosos!!!
Desculpe-me pelos erros de ortografia, mas não tenho tempo para corrigi-los.
Boa Sorte
marciobarretodossantosgarcia@gmail.com
21 8198-6559"
Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

Anônimo disse...

O CAPITAO LAURO BOTTO AVISOU QUE O SEU BLOG DIARIO DO BOMBEIRO MILITAR VOLTOU!!! ELE FOI TRANSFERIDO PARA O CSM.

Anônimo disse...

Senhores, por favor, vamos aprender, vamos ser inteligentes...... por favor...... o CAP LAURO BOTTO, não é e nunca foi do movimento, basta uma busca rápida, ele e sua noiva (na época) estavam ao meu lado no carro de som e por diversas vezes solicitei que ele desse uma palavra, alguem se recorda da voz dele no dia, ele não adentrou o QG, ele não foi a Brasilia junto conosco, ele casou vc´s sabem, PERGUNTEM A ELE QUE FOI O PADRINHO DE CASAMENTO, CEL S I M Õ E S, isso mesmo, CEL SIMÕES, e pq está sendo transferido para o CSM, ocorre que o CSM não aguenta mais as covardias, e iniciaram essa etapa, então ninguem melhor que o lobo fantasiado de cordeironho para conversar com leões, esperem e verá.. por favor peço que divulgue

Anônimo disse...

Parabéns, Major.
"A vida é combate
que o fraco abate
que o forte, o bravo
só pode exaltar"

Anônimo disse...

Parabéns, Major.
"A vida é combate
que o fraco abate
que o forte, o bravo
só pode exaltar"

Alexandre, The Great disse...

Este é um OFICIAL digno da sua patente e da sua espada!
Parabéns, bravo MAJ BM MARCIO GARCIA!