quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

BOMBEIROS MILITARES - MENSAGEM DO COMANDANTE GERAL DO CBMERJ ( ? ).

COMENTÁRIO POSTADO:
"Mensagem do Comandante - 14/12/2011 Imprimir E-mail
Qua, 14 de Dezembro de 2011 13:29
Senhores e Senhoras oficiais e praças,
Este Comando completou, no último dia 04 de dezembro, seis meses na gestão de nosso Corpo de Bombeiros. Neste período, centramos as nossas ações no implemento de uma série de medidas administrativas com vistas à melhoria das condições salariais de nossa tropa. Criamos condições para a promoção de oficiais e praças, encaminhamos vários entendimentos para o fortalecimento operacional, adotamos medidas efetivas para significativos avanços na área de ensino e instrução.
Neste momento, concluímos uma proposta de mudança em nossa lei de vencimentos e trabalhamos contra o tempo numa proposta de redução dos interstícios para a promoção de praças. Em todas as nossas iniciativas, contamos com o apoio incondicional do Governador Sérgio Cabral.
Temos a convicção de que empregamos os nossos melhores esforços na busca do atendimento às nossas necessidades.
Pois agora, justo no momento em que retomamos os valores e tradições de uma Corporação Militar, evidenciando a nossa unidade corporativa, somos surpreendidos por uma nova manifestação com características de baderna, conduzida de forma leviana e irresponsável, a soldo de interesses políticos. Desta vez, a estratégia é diferente. Ao que parece, não haverá invasão, depredação do cassino de Cabos e Soldados, saque ao depósito de alimentos ou bloqueio à saída de viaturas de socorro como no passado recente.
Os representantes desta ação - que desonra a longa história desta Instituição Militar -, agora, absurdo dos absurdos, covardemente, incitam à greve.
Como Bombeiro, com uma carreira inteira dedicada à Corporação, não admito esta afronta. Afirmo, com a convicção de que tenho o apoio da tropa, que o nosso Corpo de Bombeiros não será manchado por esta desonra.
Dirijo-me a todos os Bombeiros de verdade, os que honram a nossa farda, os que respeitam a nossa história, para dizer que confio no profissionalismo e na responsabilidade que temos com esta Corporação sagrada e, principalmente, no compromisso com a sociedade.
Saibam que a única razão que me trouxe ao Comando da Corporação é o compromisso inarredável com as nossas causas e nossos ideais. Enquanto aqui estiver, lutarei incansavelmente pela melhoria de nossas condições.
Repito, não estou aqui para pedir votos. O que peço é a confiança de todos para que possamos seguir adiante em nossos legítimos propósitos.
Sérgio Simões - Coronel Bombeiro Militar
Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro
CBMERJ".
Eu recebi essa mensagem na forma de comentário e resolvi postá-la de uma lan house, em face da importância do seu conteúdo, embora não tenha confirmado a sua autenticidade. Logo que retornar para minha residência, verificarei e comentarei. Todavia, como nunca fico em cima do muro,  pois como  Coronel de Polícia não tenho esse direito, preliminarmente, devo destacar que nenhum servidor público naturalmente almeja fazer greve, essa ação é oposta ao nosso compromisso de servir ao povo. No caso das organizações militares, esse incômodo é maior ainda, entretanto, em algumas situações (não estou afirmando que esse seja ou não o caso dos Bombeiros Militares do Rio de Janeiro) não existe outra alternativa, como ocorreu e ocorre em vários entes corporativos, diante do posicionamento dos políticos que nos governam. Ontem, ao ser perguntado por um BM na ALERJ, qual o caminho certo na minha opinião, eu respondi: 
Sinceramente, não sei qual é o certo, mas sei qual é o errado. O errado é o caminho que adotamos na PMERJ há mais de 200 anos e no CBMERJ há mais de 150anos, pois esse caminho nos conduziu a sermos os PMs e BMs mais mal pagos do Brasil, portanto, esse caminho não pode ser o certo.
É hora de união. 
Oficiais + Praças.
Hora de conversarmos e de buscarmos - JUNTOS - as melhores respostas, mas acima de tudo, a hora é de deixarmos de ser miseráveis, nada justifica que após cinco anos de governo, após tantas promessas do governador (candidato), ainda caiba a nós - HERÓIS DO RIO - o pior salário do Brasil na área da segurança pública. 
É isso!
Juntos Somos Fortes!

20 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Um velho mestre nos ensinou: "Nunca peça aquilo que não possa EXIGIR."
Tal ensinamento mostra, claramente, que não existe pleito sem uma força que se oponha a negativa.
Se ao pedirmos aumento salarial, obtemos um NÃO como resposta, temos que OPOR com algo mais forte. Assim agimos ao longo de toda a História, contra todos os tiranos e déspotas, não existe governo eterno. Todos são efêmeros, temporários. Os ideais de idealismo e destemor irão prevalecer sobre a perfídia, a mentira, a corrupção e o descaminho dos que ora ocupam o poder.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

É sempre a mesma história.
Só esqueceram de dizer uma coisa: quem tem culpa de tudo isso está acontecendo é a minha mãe!
É isso. A minha mãe, e apenas ela, é a culpada pelo descalabro que tomou conta do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro!

ANDRÉ SCHIRMER disse...

Coronel Paúl, o texto é legítimo, está no site do CBMERJ.
Respondo ao Coronel Simões com uma pergunta, será que bombeiro de verdade é aquele que ficará assistindo passivamente nossa família passando necessidade enquanto o Governador se articula para que um aumento do salário dele e de seus asseclas seja aprovado na ALERJ denotando um escárnio fenomenal e uma total falta de respeito com a nossa classe??

Senhor Comandante Geral, se isso é ser bombeiro, sinceramente, não tenho palavras para externar meu pesar.
O Governador, além de não ter demonstrado nenhuma boa vontade para tentar reverter o quadro atual, com suas atitudes ainda põe mais lenha numa fogueira que já está incandescente, sendo assim, o que mais poderemos esperar dele??

Anônimo disse...

Porra porque ele ainda nao assinou entao,queremos dignidade salarial,chega de sacanagem,pede pra sair.

Alexander disse...

Boa noite, pelo que li, percebi que isso é mais uam estrategia para eles tentarem colocar os que estão indecisos contra o movimento, não estamos tentando destruir a imagem de nada, simplesmente queremos uma vida digna para nossas familias, queremos ver nossos filhos crescendo, nossos filhos tendo orgulho do corpo de bombeiros, infelizmente não é isso que ocorre hoje em dia, mais ira mudar, somos um corpo e não é uma comandante geral que ganha 10 mil reais de gratificação que ira dizer que estamos manchando a imagem de uma corporação que seus militares estão lutando por dignidade; viva o movimento.

Anônimo disse...

Gostaria que o senhor cmt e o desgovernador dissessem o q fizeram d bom para os bombeiros nesse ano. Curso a distancia nao ajuda ninguem. Queremos salario

Anônimo disse...

Não caiam nessa falácia. Todo comandante e delegado de polícia civil estão lá e ganhando muito bem exatamente para ficarem cozinhando o galo, enganando os subordinados para que estes aguardem pacientemente a hora em que o pior governador que o RJ já teve se digne a nos conceder reajustes dignos e, antes disso, prometidos por ele mesmo.Tanto é assim que em janeiro próximo existe uma assembleia agendada no Sindpol/RJ ( ver no blog Sindicato dos Policiais Civis) na qual fatalmente será decretada a greve pelos mesmos motivos: enganação há 5 anos. Inclusive o mote dessa grave será " A Polícia Civil somos nós " haja vista que nenhum delegado, assim como comandantes, dão a mínima para nós e querem nos ver como seus escravos e, por tabela, escravos de um governador que mentiu até não poder mais, cometeu crimes passíveis de cassação e quer, agora, na Alerj, proibir que deputados tenham acesso a dados da governança, como manda a lei. É um homem perigoso; adora o poder e odeia os funcionários. É ardiloso, mentiroso e só pensa em si e nos seus asseclas. Bola pra frente, bravos bombeiros! Não acreditem em ninguém e só em vcs mesmos. Eles estão ganhando 19 mil reais por mês fora as mordomias e vcs (nós) esse salário de fome. Assim como na Civil, são vcs quem carregam o piano e dessa forma tem sim legitimidade para exigirem tratamento decente, digno do político que é o segundo a arrecadar no país e é o que pior paga.Se a saída for a greve então GREVE neles.Outros vários estados fizeram esse movimento e nada aconteceu. Não se deixem levar por oficiais que acham que são deus; que sabem tudo e lhes ameaçam com prisões e expulsões pois há até parecer de desembargador que aponta ser a greve restrita às forças armadas apenas. Consultem em último caso um advogado. Eles estão com o boi na sombra, com bons carros, boas casas, vida social em dia,sem problemas financeiros e nós nessa situação vergonhosa. Avante bombeiros. Greve neles. Nenhum passo deem atrás!

Anônimo disse...

Não caiam nessa falácia. Todo comandante e delegado de polícia civil estão lá e ganhando muito bem exatamente para ficarem cozinhando o galo, enganando os subordinados para que estes aguardem pacientemente a hora em que o pior governador que o RJ já teve se digne a nos conceder reajustes dignos e, antes disso, prometidos por ele mesmo.Tanto é assim que em janeiro próximo existe uma assembleia agendada no Sindpol/RJ ( ver no blog Sindicato dos Policiais Civis) na qual fatalmente será decretada a greve pelos mesmos motivos: enganação há 5 anos. Inclusive o mote dessa grave será " A Polícia Civil somos nós " haja vista que nenhum delegado, assim como comandantes, dão a mínima para nós e querem nos ver como seus escravos e, por tabela, escravos de um governador que mentiu até não poder mais, cometeu crimes passíveis de cassação e quer, agora, na Alerj, proibir que deputados tenham acesso a dados da governança, como manda a lei. É um homem perigoso; adora o poder e odeia os funcionários. É ardiloso, mentiroso e só pensa em si e nos seus asseclas. Bola pra frente, bravos bombeiros! Não acreditem em ninguém e só em vcs mesmos. Eles estão ganhando 19 mil reais por mês fora as mordomias e vcs (nós) esse salário de fome. Assim como na Civil, são vcs quem carregam o piano e dessa forma tem sim legitimidade para exigirem tratamento decente, digno do político que é o segundo a arrecadar no país e é o que pior paga.Se a saída for a greve então GREVE neles.Outros vários estados fizeram esse movimento e nada aconteceu. Não se deixem levar por oficiais que acham que são deus; que sabem tudo e lhes ameaçam com prisões e expulsões pois há até parecer de desembargador que aponta ser a greve restrita às forças armadas apenas. Consultem em último caso um advogado. Eles estão com o boi na sombra, com bons carros, boas casas, vida social em dia,sem problemas financeiros e nós nessa situação vergonhosa. Avante bombeiros. Greve neles. Nenhum passo deem atrás!

Anônimo disse...

Olá a todos. Sou Subten PM. Fui 3º,2º, 1º SGT e ainda tenho muito tempo para tirar, pois sou de curso. Mas, troco todas as minhas promoções por um salário digno. Sem ter a menor vergonha de ser SOLDADO, com SALÁRIO DIGNO.

Anônimo disse...

Eu respondo ao nobre Exmo. Sr. Cel BM Sec de Est e Cmt G do CBMERJ. Se tens tanto amor aos seus bravos e destemidos súditos como o quer fazer crer na sua missiva. Incorpora em si um Soldado BM, e venha residir no subúrbio, cumprir horário, gerenciar uma família e, ganhar esse miserável salário. Este teste deverá ser por 30 dias. Resultado irá se suicidar de desespero.

val disse...

SR CMT,DO CORPO DE BOMBEIROS, FAÇO SABER AO SR, QUE ,NÓS BOMBEIROS ATIVOS E INATIVOS, JAMAIS TIVEMOS A INTENÇÃO DE PRATICAR BADERNAs principalmente a de causar danos a nossa casa, o que ocorreu naquele dia ,foi ATOS extranho a nossa causa ,E quem ali se encontrava foi envolvido no auge do clamor, não era intençao da maioria dos que ali se encotrava queA entrada ao QG. fosse daquela forma ,FALTOU A DECISÃO DO EX CMT,APRESENTAR AO GOV. O PEDIDO DOS BMS BEM COMO SOLICITAR DO GOVERNADOR UMA SOLUÇAO JUSTA A CAUSA DA TROPA.COMO REFORMADO ESPERO QUE VSA DIGNISSIMA PESSOA A FRENTE DO COMANDO DA NOSSA CORPORAÇAO, APRESENTE, AO SR GOVERNADOR O PEDIDO DE PRESTIMA ATENÇÃO AS REINDIVICAÇAO DOS BOMBEIROS ATIVOS, JÁ QUE SOMOS MILITARES NOSSOS VENCIMENTOS SEJA EQUIPARADO AO DOS BMS DO D,F,EQUE SEJA EXTINTA A REFORMA DE PODER PROVER MEIOS DE SUBSISTENCIA AOS BMS REF, POR ACID, DE SERV, CAUSAS E EFEITOS, BEM COMO O DIREITO DOS PRAÇAS REF. POR ACID. DSE SERV.TENHAM DIREITO A PROMOÇÃO VITALICIA ATE O POSTO DE SEG-TENENTE OBEDECENDO VITALICIAMENTE O INTERTICIO DA LEI 22169/96,E AOS REFORMADOS ANTES DA HOmLUGAÇÃO DA lei, sejam promovidos a seg-tenente vitalicio sem retroatividade financeira,reparando assim a injustiça de terem tirado a paridade e a 28 anos sem aumento, os praças ativos de hoje serao os inativos e reformados amanha ,sr cmt. nos temos o pior salario do Brasil, e todo trabalhador é digno de ter salario justo, reinvidicar não e crime ,sendo que nossa missao nunca foi e nem deixarÁ DE SER CUMPRIDA PELOS PRAÇAS ATIVOS E REFORMADOS MESMO INCAPACITADOS nos INTERFiRiMos NOS SOCCORROS IMEDIATOS AOS CIDADOES,eu mesmo incapacitado intervi em muitos acidentes e intervenho se necessario mesmo em risco de minha vida , pois enquanto eu viver jamais deixarei de ser bombeiro,apezar de ter po pior salario e ser tratado como escoria, pelos dep, e governadores. que não reconhece que estamos incapacitados por ter sido fiel a nossa missao,de vidas alheias e riquezas salvar,tal atitudes dos dep, e gov. não e de se extranhar já que nossos oficiais medicos negam nossos direitos e os oficiais da tropa nos olham com desprezo. atenciosamente .falso terceiro sgt valmir, respeitosamente feliz 20112

Anônimo disse...

É indigno a um comandante com o estatus de secretário pedir a seus subordinados que continuem a sofrerem em nome de uma instituição que só maltrata a estes e, ao contrário, bem faz a ele, secretário. Diria imoral, até. Um verdadeiro líder tem q lutar por todos e não apenas pelo patrão. Deflagrem essa greve para ver se o tom do discurso não muda.

Anônimo disse...

EU COMO MORADORA RJ EU APOIO A GREVE DOS BOMBEIRO, E CORPORAÇAO MUITO BONITA QUE O GOVERNADOR NAO DA VALOR.GOVERNADOR SERGIO CABRAL SO SABER SER CORRUPTO, VIAJAR COM DINHEIRO DO POVO,E O JUDICIARIO,MINISTERIO PUBLICO RJ,LESGELATIVO SER FIRGEM DE CEGO.BOMBEIRO VOCES MERECER SIM DIGNIDADE.

Anônimo disse...

CMT dos Bombeiros,está na hora de tomar Vergonha na Cara,seu salário é de mais de 20.000( Vinte Mil Reais)e o do Soldado 1.000 Mil reais,a verdade é que as gratificações,fazem com que todos fequem de JOELHOS diante do desgovernador sergio Cabral.Isso é uma VERGONHA!!!Greve Geral JÁAAAAAAAAA !!!

Anônimo disse...

GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE GREVE

Wilson César Ferreira disse...

Sr CEl Sérgio Simões, com todo respeito que tenho por Vs, discordo de algumas colocações na missiva dirigida a Corporação. As-
sisti sua palestra no Clube dos Subten e Sgts, quando falou do es-
forço para mudança de intertício,
melhora nas condições de trabalho,
defendeu o governo, quando no que
diz respeito as finaças do estado,
e principalmente trantando o mov
mento como político. O que seja, o
que o Sr está fazendo, quando de
afende, o governo, não pé polí-
tico (CLARO QUE SIM). Cmt em 6 me-
ses, muita coisa poderia ter sido feita, principalmente naquilo que é reivindicado pelo movimento,nin-
guém, Cmt, quer somente promo-
ção, gratificação, o que se quer é
salário digno, o porque só agora
que a vaca está indo para o brejo
o Sr faz mensão em sua missiva, fo
ram 6 mese Sr Cmt, confesso espera
va um pouco mais do Sr Cmt. Mas
ainda há tempo, hoja e amanhã, motre grande, vá ao governador e se coloque dinate dele como se Sol
dado fosse, mostre a ele o que não
é possivel alguém sobreviver com os mísereos salários que estão vi-
vendo os Militares do Rio de Janei
ro. Cmt Sérgio Simões, ainda há
tempo. Deixe de discurso ae faça o
deve ser feito. ACREDITO NO SR,va-
mos juntos Cmt, mudar esse quadro
que aí está e fazer desta Corpora-
ção, verdadeiraamente GRANDE.

Anônimo disse...

O cmt do corpo de bombeiros é um fanfarrão se teceu esses comentários,ninguém que ser cb sgt,ten,o q adianta ser ten no RJ e ganhar igual ao sd de MG,quero ser cmt geral ou delegado ,isso eu quero ser balela ,tentar mexer com o meu sentimento ,apoio a greve ,turma boto.

Anônimo disse...

Já que este militar se referiu a mim, isto é: verdadeiro BOMBEIRO MILITAR. Aceito seu pedido de demissão. Tenho o pior salário do Brasil e ainda tenho que ler que é o melhor que pode fazer? Como acusa os verdadeiros BOMBEIROS de quebrar cassino? já tem os culpados? Já identificou quem deu tiro de fuzil? E o bombeiro que afirmaram na TV que portava uma pistola, cade ele? Quando a nossa casa foi invadida por estranhos, onde estava os temidos coronéis? Em casa com seus vultosos salários e gratificações? Se qualquer um invadir a minha casa, eu sendo o chefe da minha família, largo tudo e vou socorrer meus filhos, seja legitimos, adotados ou emprestados, pois entreguei a vida vida em um lema: VIDAS ALHEIAS E RIQUESAS SALVAR.
SOMENTE QUEM É BOMBEIRO MILITAR DE VERDADE, ENTENDE, POIS ISSO VEM DO SANGUE VERMELHO E NÃO DE FARDA.

BOMBEIRO MILITAR DE VERDADE.

Anônimo disse...

Esse coment[ario das 11 47 h me encheu os olhos de l[agrimas. Purissima verdade.

Anônimo disse...

Anônimo do dia,15 de dezembro de 2011 08:37

Parabéns pelo comentário,resumiu tudo em poucas palavras!