segunda-feira, 11 de abril de 2011

A POLÍCIA MILITAR SEM RUMO – COMENTÁRIO.

Uma pergunta que não quer calar: Por que o 3º Sargento PM concursado (promovido por merecimento) leva 6 (seis) anos para ser promovido à graduação de 2º Sargento PM se o 3º Sargento PM juruna (promovido por tempo de serviço) leva apenas 5 (cinco) anos para passar de uma graduação à outra?
No CBMERJ isso não acontece...
O problema é o seguinte: o PM estudioso, que conquistou a divisa de 3º Sgt, leva mais tempo para chegar a 2º Sgt do que o PM acomodado, que apenas esperou o tempo passar e ganhou a divisa de presente.
Como pode o PM se tornar superior hierárquico e depois passar a ser subordinado? É uma injustiça que não existe em nenhuma Instituição do mundo, só na PMERJ!
O RIO DE JANEIRO É UMA VERGONHA
Anônimo
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

22 comentários:

Anônimo disse...

É por causa dessas patéticas birras, tipo "eu sou de curso" etc e tal que todos cagam nas nossas cabeças...

Não importa quem é de tempo ou de curso, a Polícia é uma só e dessa maneira, caro graduado cursado (minúsculo mesmo) jamais seremos respeitados e reconhecidos, pois internamente nos duelamos por tão pouco...

Desafio ao graduado de curso (provavelmente um 70 milhão na vida) a comandar um GAT.

Torço pelo seu sucesso e que os "ensinamentos" ministrados em seu curso de divisa lhe ajudem a estar a frente de uma fração de tropa, na verdadeira hora de fazer polícia.

Ou talvez você prefira alguma seção burocrática em seu Batalhão, e deixe de lado o combate para aqueles que são de carreira.

Não esqueça que muitos não "fazem curso" não porque não querem, e nem são menos inteligentes que outros.

Simplesmente os baixos salários os levam ao segundo emprego, que toma todo o seu tempo de folga, tudo isso para dar dignidade a sua família.

Tudo isso vem em efeito cascata: Baixos salários, segundo emprego, dinheiro extra, falta de tempo para dedicação ao estudo.

Acredito ainda que, nos dias de hoje, aquele companheiro que não se dedica a um segundo emprego, seja ele qual for, se prende a duas justificativas:

Ou vem de família rica (o que acredito que não é o seu caso, senão serias um promotor, engenheiro, etc...) ou se sujeita aos acertos sujos de um batalhão.

Assim terias tempo e dinheiro extra para estudar e galgar mais rapido os degraus de uma carreira militar.

Quem se sujeita a passar madrugadas acordado ou em pé na porta de um comércio, tudo para garantir um dinheiro extra, com certeza não se curva ao "canto da sereia".

Não encare essas linhas como crítica. Como se diz, "cada um sabe onde o seu calo aperta".

Torço para que minha opinião passe pelo crivo do Sr Cel Paúl, e que inicie um debate construtivo nesse espaço democrático.

Obs. Eu sou de TEMPO e não de curso, e nem por isso sou mais ou menos culto que você. Aprenda a se unir com seus pares, sejam eles de curso ou não, pois JUNTOS SOMOS FORTES !

sgt paulo cesar disse...

PARABÈNS ao anõnimo acíma, não exíste curso melhor do que os morros e favelas!
o melhor curso é a PRÁTICA. no meu caso, foram (11 anos) no antigo 22º.

hoje inátivo.

Anônimo disse...

rs... se voce chegar a primeiro tenente então, vai ver aspiranti chegar a cap primeiro que voce!!!!!

Anônimo disse...

São caras como esse que chegam rapidamente ao oficialato, imagina só.

Anônimo disse...

Senhor Coronel PAÚL. Sou leitor assíduo do seu blog, pois considero esse espaço democrático, entretanto, sou contra o comentário em lide, e sei que o Sr. também dá ênfase a essa questão, mais precisamos ter os pés no chão, falar de algumas realidades que nesse momento estam sendo esquecidas, por culpa, e quem sabe até por dolo.
O Senhor, como cansa de dizer, passou boa parte de sua carreira a frente de órgãos correcionais e, infelizmente, temos o dever, a obrigação de admitir, que a Administração Pública é falha, e nas muitas de suas falhas, ocasionam prejuízos notórios aqueles que estam no confronto direto e diário. Com todo o respeito à todos os companheiros, mais o que seria da PMERJ se todo o seu efetivo servisse cafezinho em gabinite? Ou fossem motoristas, ou quem sabe pintor, pedreiro ou axiliar de serviços gerais em locais particulares de Oficiais, ou será que tudo isso é novidade para o Sr.?
Não vou nem dizer a pessoa do Senhor, mais quantas praças primeiro foram punidos para SOMENTE DEPOIS ser apurado e, consequentemente, ser constatado sua inocência, ou o Senhor nunca ouvir que tal fato acontece dentro da nossa Corporação?
Penso que é chegada a hora da hipocrisia!!!!
Por fim, antes que eu me esqueça, sou 3º SGT PM JURUNA, Bacharel em Direito e Pós Graduando em Direito Administrativo, e sobretudo, um dos vários prejudicados com a nossa falha PMERJ, pois se não fosse isso, certamente seria eu um CONCURSADO E TODOPODEROSO SGT PM.

Anônimo disse...

É Sgt cursado por merecimento, acho que você perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado !!! Rssss....

Anônimo disse...

Não companheiro de curso, não ganhei a minha divisa de presente. Ao ingressar na Corporação ne foram apresentadas as regras do jogo. E essa é a regra. Se isso tanto te incomoda, o que faz aqui na PMERJ? Ah, um detalhe... não se muda a regra no meio do jogo, ok? E nem me venha falar em expectativa de direito, pois ao galgar o primeiro degrau na carreira, a promoção automatica por tempo deixa de ser uma expectativa e passa a ser um fato !!!

Anônimo disse...

Olá Sargento de curso por merecimento. As inscrições para os correios estão abertas... Rssss....

cabo de policia disse...

AO ANÔNIMO DAS 18:12,CONCORDO EM GENERO ,NÚMERO E GRAU COM VC COMPANHEIRO!E REENTERO AINDA QUE A LUTA DO CORONEL PAUL É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO POR TODOS NÓS,PORÉM É INEGÁVEL AS COVARDIAS FEITAS PELO SENHOR CORONEL PAÚL QUANDO NA CORREGEDORIA.HOJE ENTENDO QUE O MESMO DEVA TER RECONHECIDO ALGUNS EQUÍVOCOS E É NOBRE A SUA LUTA!QUANTO AO TODO PODEROSO SARGENTO,É RIDICULO AS PONDERAÇÕES DO MESMO!DIGNO DE PENA, NEM MERECE COMENTÁRIOS!!!!!!!!

Anônimo disse...

O que mais se lê no Blog "Militar Legal, do corajoso e competente Cap Melquisedec, é essa eterna baboseira.
Acredito, devido a sua constância, que tais comentários tenham a intenção de fomentar a discórdia, dividir a categoria e desviar o foco da principal questão.
Enquanto se discutem questões secundárias e mais fáceis de resolver, perdemos a oportunidade de ler sugestões e de avaliar estratégias empregadas pelos profissionais da segurança pública de outras Unidades Federativas, como Sergipe.
Parabéns ao autor do 1º comentário!
É HORA DE UNIÃO!!!!

Anônimo disse...

COMPANHEIRO EM QUANTOS GABINETES SERVITES CAFEZINHO FUNÇÃO DE PM MUITO NOBRE .O HOMEM NÃO CRESSE SO NO TAMANHO . FALTA ALGO EM VOCE

Anônimo disse...

PARECE ATÉ QUE É ERRADO ESTUDAR...

Esse problema foi sanado no CBMERJ com a criação do DECRETO Nº 39.109, DE 04 DE ABRIL DE 2006. Incentivar o estudo na corporação, investindo em concursos internos e valorizando os Sargentos concursados, é uma medida fundamental para melhorar o nível de conhecimento da tropa.

O PLANO DE CARREIRA NO RIO DE JANEIRO É INJUSTO. As Promoções de Praças por Tempo de Serviço, para serem justas, deveriam considerar o TEMPO NA GRADUAÇÃO, pois assim elas beneficiariam também os PMs promovidos por bravura ou por concurso interno.

Espero realmente que seja editado um novo Decreto, em substituição aos Decretos 22.169/96 e 23.673/97, que tratam da Promoção de Praças por Tempo de Serviço. Se não beneficiarmos os bons PMs, a tropa ficará nivelada por baixo. A promoção não pode ser vista apenas como uma forma de melhoria salarial, pois, como está escrito na parede da APM, "O Comando cabe ao mais digno e competente".

O Major PM Goulart havia dito: "DIVISAS NÃO SÃO GANHAS, SÃO CONQUISTADAS!" Eu concordo plenamente com as suas palavras.

Anônimo disse...

MUDAR É PRECISO

Se o CBMERJ mudou, beneficiando os concursados sem prejudicar os jurunas, a PMERJ também pode mudar!

Como pode o PM se tornar superior hierárquico e depois passar a ser subordinado? Parece até piada! Esse "erro institucional" deve ser corrigido.

Anônimo disse...

O PM se tornar superior hierárquico e depois passar a ser subordinado é, sem dúvida, um ERRO INSTITUCIONAL.

Anônimo disse...

Levando em consederação que depois de 15(quinze) anos na Pmerj, foi possivel fazer apenas 01(uma) prova CFS(2006),tendo participado perto de 20.000(vinte mil)candidatos,entre soldados e cabos sem divisa confirmada, e que a exigencia dos concursos anteriores para CFS ter exigência da graduação de cabo com divisa confirmada, "qualquer duvida é so fazer a consulta nos concursos anteriores", limitou-se por completo as oportunidades para ascenção profissional,isso torna a promoção por tempo de serviço mais que merecida.

Anônimo disse...

A Turma "A" do CFS 2006 foi composta pelos 150 primeiros colocados e os 150 mais antigos aprovados entre os 20.000 (vinte mil) candidatos do concurso (é a chamada "Turma dos 300"). A nota mínima para ingressar nessa turma por merecimento foi de 8,88. Esta sim é uma promoção merecida! As primeiras turmas (CFS 2004, CFS 2005 e CFS "A"/2006) poderiam ser promovidas com facilidade, pois são poucos graduados para muitas vagas.

Anônimo disse...

As Promoções de Praças por Tempo de Serviço, para serem justas, deveriam considerar o TEMPO NA GRADUAÇÃO, pois assim elas beneficiariam também os PMs promovidos por bravura ou por concurso interno para o CFC ou CFS. Em todos os níveis profissionais, a acomodação é condenável. No CBMERJ, esse problema foi sanado com a criação do DECRETO Nº 39.109, DE 04 DE ABRIL DE 2006.

O Senhor Comandante Geral da PMERJ, "o 01 (zero um)", poderia sugerir ao Governador do Estado do Rio de Janeiro um DECRETO semelhante ao que foi feito em 2006 e exigir a aplicação do salário mínimo nacional (que vai para R$ 540,00 em Janeiro de 2011) ao soldo do menor grau hierárquico (Soldado). A gestão Cabral tem que corrigir essa injustiça da ex-governadora ROSINHA GAROTINHO.

Incentivar o estudo na corporação, investindo em concursos internos e valorizando os Sargentos concursados, é uma medida fundamental para melhorar o nível de conhecimento da tropa. É justo dentro do mesmo Estado os Sargentos concursados do CBMERJ e da PMERJ terem promoções diferenciadas?? O CONCURSO INTERNO TEM QUE SER VALORIZADO NA PMERJ, COMO É NO CBMERJ!

O Interstício do Sargento PM concludente do CFS deveria ser:
4 (quatro) anos de permanência na graduação de 3º Sargento PM;
3 (três) anos de permanência na graduação de 2º Sargento PM;
2 (dois) anos de permanência na graduação de 1º Sargento PM.

A função de Sargento na PM poderia ser preenchida somente através de concurso interno para a referida graduação. Seria bem melhor para a corporação. Se não beneficiarmos os bons PMs, a tropa ficará nivelada por baixo. A promoção não pode ser vista apenas como uma forma de melhoria salarial, pois, como está escrito na parede da APM, "O Comando cabe ao mais digno e competente".

Anônimo disse...

A turma de 2005 do CFS já deveria ter sido promovida antes dos 54.000. Quem não deveria ser nem 3º SGT chegou a 2º SGT e os que lograram êxito no concurso ficaram para trás...

06 anos deveria ser o interstício do juruna, não do concursado!

PARECE ATÉ QUE ESTUDAR É ERRADO...

Anônimo disse...

quero ver o cara com este monte de extras que o policia tire de graça se ele tem tempo p/ estudar,por tempo por curso estamos todos no mesmo barco ganhando o pior salario do brasil...que diferença faz.

Anônimo disse...

O 3º SGT PM JURUNA, Bacharel em Direito e Pós Graduando em Direito Administrativo, que postou um comentário às 18h12min do dia 11 de abril de 2011, precisa melhorar a escrita. Sargento não pode escrever mal!

Anônimo disse...

A PROMOÇÃO DE PRAÇAS POR TEMPO DE SERVIÇO TEM QUE ACABAR! A PMERJ E O CBMERJ NÃO PODEM PROMOVER TODO MUNDO... EM NENHUMA EMPRESA, PÚBLICA OU PRIVADA, ACONTECE ISSO. PELO MENOS PARA AS MUDANÇAS DE CICLOS DEVE HAVER CONCURSOS INTERNOS! POR EXEMPLO, SOLDADO, SEM PROVA, VAI NO MÁXIMO A CABO. CHEGANDO A CABO, PRESTA CONCURSO PARA SARGENTO. E O GRADUADO, PARA IR A OFICIAL, DEVE POSSUIR CURSO SUPERIOR COMPLETO.

Anônimo disse...

A ÚNICA INSTITUIÇÃO DO MUNDO QUE COMETE ESSA INJUSTIÇA NAS PROMOÇÕES É A PMERJ. VIROU BAGUNÇA!