Uma grande polêmica causou a publicação do artigo "A POLÍCIA MILITAR SEM RUMO – COMENTÁRIO" (leiam), no qual um Sargento de curso reclamava sobre a possibilidade de ser ultrapassado por um Sargento promovido por tempo de serviço.
Os comentários chegaram a ser ácidos, alguns alegando que a verdadeira escola seriam as ruas, o que não deixa de ter o seu lado verdadeiro, porém, não podemos nos apartar da verdade: a Polícia Militar desvirtuou por completo o objetivo das promoções por tempo de serviço, causando sérios transtornos institucionais, os quais não serão solucionados tão cedo.
Eu vivi o início dessa ideia na PMERJ, a qual nasceu com o objetivo de premiar os Policiais Militares em final de carreira, diante da realidade de que na época, após mais de trinta anos de serviço, muitos chegavam na inatividade ainda como Soldados, pelo fato de não passarem nos concursos para os cursos de formação ou de simplesmente não se interessarem em participar de tais concursos, preferindo continuar trabalhando nas ruas.
A intenção inicial era que ao final da carreira o PM fosse promovido pelo menos uma vez. O tempo passou e nada avançou, quando repentinamente resolveram politicamente criar um "plano de carreira", baseado no tempo de serviço e mais um parto prematuro aconteceu na PMERJ, sendo todas as críticas vencidas pelos interesses políticos, como ocorre até a presente data nesta corporação ajoelhada para os políticos.
Criaram uma sequência de promoções por tempo de serviço que provoca um completo absurdo: O PM entra Soldado e sai Subtenente sem abrir um livro, considerando que os próprios cursos de confirmação de divisas, quando ocorrem, não passam de uma série de serviços nas ruas.
Obviamente, isso desqualifica inteiramente a Corporação.
A solução completamente equivocada nada solucionou e gerou uma série de problemas.
A PMERJ deveria ter equacionado o fluxo de carreira dos Praças, ativando os concursos internos e regularizando as promoções por merecimento e por antiguidade.
O processo ensino-aprendizagem se desenvolve nas salas de aula e nas ruas, achar que um local consegue suprir a existência do outro, não guarda qualquer coerência com a verdade.
Longe de encerrar o tema, lembro que devemos respeitar todas as opiniões e respeitar os direitos de todos, assim sendo, regularizar o fluxo de carreira é a providência imediata a ser implementada. Enquanto isso não ocorrer o quadro continuará se agravando a cada dia.
Por derradeiro, deixo um questionamento que há muitos anos já preocupava os que não pensam com a cabeça dos políticos:
Logo, a Polícia Militar só terá inativos com salários de Oficiais, pois os Subtenentes recebem como Tenentes, imaginem o impacto da folha dos inativos e das pensionistas.
Tal verdade sem dúvida dificultará ainda mais a concessão dos aumentos futuros.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO
Os comentários chegaram a ser ácidos, alguns alegando que a verdadeira escola seriam as ruas, o que não deixa de ter o seu lado verdadeiro, porém, não podemos nos apartar da verdade: a Polícia Militar desvirtuou por completo o objetivo das promoções por tempo de serviço, causando sérios transtornos institucionais, os quais não serão solucionados tão cedo.
Eu vivi o início dessa ideia na PMERJ, a qual nasceu com o objetivo de premiar os Policiais Militares em final de carreira, diante da realidade de que na época, após mais de trinta anos de serviço, muitos chegavam na inatividade ainda como Soldados, pelo fato de não passarem nos concursos para os cursos de formação ou de simplesmente não se interessarem em participar de tais concursos, preferindo continuar trabalhando nas ruas.
A intenção inicial era que ao final da carreira o PM fosse promovido pelo menos uma vez. O tempo passou e nada avançou, quando repentinamente resolveram politicamente criar um "plano de carreira", baseado no tempo de serviço e mais um parto prematuro aconteceu na PMERJ, sendo todas as críticas vencidas pelos interesses políticos, como ocorre até a presente data nesta corporação ajoelhada para os políticos.
Criaram uma sequência de promoções por tempo de serviço que provoca um completo absurdo: O PM entra Soldado e sai Subtenente sem abrir um livro, considerando que os próprios cursos de confirmação de divisas, quando ocorrem, não passam de uma série de serviços nas ruas.
Obviamente, isso desqualifica inteiramente a Corporação.
A solução completamente equivocada nada solucionou e gerou uma série de problemas.
A PMERJ deveria ter equacionado o fluxo de carreira dos Praças, ativando os concursos internos e regularizando as promoções por merecimento e por antiguidade.
O processo ensino-aprendizagem se desenvolve nas salas de aula e nas ruas, achar que um local consegue suprir a existência do outro, não guarda qualquer coerência com a verdade.
Longe de encerrar o tema, lembro que devemos respeitar todas as opiniões e respeitar os direitos de todos, assim sendo, regularizar o fluxo de carreira é a providência imediata a ser implementada. Enquanto isso não ocorrer o quadro continuará se agravando a cada dia.
Por derradeiro, deixo um questionamento que há muitos anos já preocupava os que não pensam com a cabeça dos políticos:
Logo, a Polícia Militar só terá inativos com salários de Oficiais, pois os Subtenentes recebem como Tenentes, imaginem o impacto da folha dos inativos e das pensionistas.
Tal verdade sem dúvida dificultará ainda mais a concessão dos aumentos futuros.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO
46 comentários:
nem quero comentar sobre o que o senhor escreveu, apenas reflita sobre o que escreveu e nunca mais tenha dúvidas pelo qual os praças não gostam de oficiais, para não haver dúvidas na reflecção.
lembre-se de um tempo recento, ou melhor nos seus ultimos dias na ativa. Onde foi que o senhor ficou?
o que o senhor produzil?
quantos dos seus pares estavam lotados lá sem produzir?
qual a finalidade de tantos coroneis, tenentes coroneis e majores?
não é o maior disperdicio de dinheiro publico que o senhor já viu?
se o praça reformava sd, não era por burrice, e sim por falta de oportunidade, pois o senhor nunca deve ter feito uma prova para cabo onde são oferecidos 100 vagas para 15 000 homens, não existe vagas para todos como é o caso dos nobres oficiais.
se os oficiais tivessem que fazer provas, muitos dos que hoje são coroneis, ainda seriam aspirantes.
pode até atrazar um pouco a promoção, mas ate ten cel, todos vão.
porque o senhor não falou do oficial QOA? sabe quantas vagas são para tenente? menos do que o concurso para aluno CFO. O senhor acha justo?
perder 3 anos do dinheiro publico para se formar mais de uma centenas de jovens sem experiencia e excluir essas oportundade aos sub que conhecem de tudo?
não tem vaga para primeiro e muito menos para cap aos QOA que já ultrapassaram o prazo de promoção. mais para o qoc não atraza.
a ALERJ mudou a lei 3.157/2003. diminuindo o numero de vagas de cabo para auentar o numero de gavas de segunto tenente qoc, para que os aspirantes fossem promovidos. mas não aumentou em nem uma vaga o de qoa.
assim se segue a vida.
os que tem tudo, se incomodam os que nada tinhame hoje pouco tem.
muitos reclamam de ganhar mais de 5000, outros sofrem por ganhar apenas 1000, e a esperança de ganhar 1200 em 8 anos, incomoda os que ganham muitas promoções com 8 anos. enquanto um soldado rala 8 anos para sair cabo. quantas promoções os oficias qoc ganham em 8 anos?
não precisa publicar, não faço media, apenas mostro o que vivo.
O Sargento concursado é o único que contou com as duas formas de aprendizado (nas salas de aula e nas ruas). Para diminuir o impacto da folha dos inativos e das pensionistas, a PMERJ deveria lutar para acabar de vez com as promoções de praças por tempo de serviço. O Soldado tem que fazer prova para Cabo e o Cabo tem que fazer prova para Sargento, critério utilizado por todas as Polícias Militares do Brasil. O Rio de Janeiro é a única exceção! O juruna acaba desqualificando a graduação de Sargento (é um Soldado velho).
Caro cel.Paul, venho acompanhando o Sr. e evitando postar, mas quero deixar claro que respeito a opnião do Sr. mas me reservo o direito de discordar.
O Sr. pode até achar presunção minha, pois sou 3º SGT.PM.REF. por invalides,recebendo proventos de
2º TEN.,ai vem a questão para eu discordar, pois se tivéssemos um salário decente, respeitando o escalonamento vertical, um salário condígino com o perigo de vida que nós corremos, pois muitas vezes saímos de casa e não sabemos se voltaremos para nosso lar.
Se tivéssemos concursos internos, sem apradinhamentos onde todos teriam chances iguais, talvez seria diferente.
Senão tivéssemos estas malditas gratificações onde fere a hierarquia, digo que pode existir casos do subordinado receber mais que o seu superior.
Se tivéssemos uma política de valorização do ser humano que é um profissional de segurança pública talvez seria diferente.
É por essas e outras razões é que eu concordo com as promoções por tempo de serviço, onde o POLICIAL MILITAR vai ter na realidade um aumento de salário.
Fique com DEUS e estou sempre lha acompanhando.
JUNTOS SEREMOS SEMPRE FORTES.
Caro cel.Paul, venho acompanhando o Sr. e evitando postar, mas quero deixar claro que respeito a opnião do Sr. mas me reservo o direito de discordar.
O Sr. pode até achar presunção minha, pois sou 3º SGT.PM.REF. por invalides,recebendo proventos de
2º TEN.,ai vem a questão para eu discordar, pois se tivéssemos um salário decente, respeitando o escalonamento vertical, um salário condígino com o perigo de vida que nós corremos, pois muitas vezes saímos de casa e não sabemos se voltaremos para nosso lar.
Se tivéssemos concursos internos, sem apradinhamentos onde todos teriam chances iguais, talvez seria diferente.
Senão tivéssemos estas malditas gratificações onde fere a hierarquia, digo que pode existir casos do subordinado receber mais que o seu superior.
Se tivéssemos uma política de valorização do ser humano que é um profissional de segurança pública talvez seria diferente.
É por essas e outras razões é que eu concordo com as promoções por tempo de serviço, onde o POLICIAL MILITAR vai ter na realidade um aumento de salário.
Fique com DEUS e estou sempre lha acompanhando.
JUNTOS SEREMOS SEMPRE FORTES.
Ora cel, é muito bonito dizer que promoçoes por tempo foram pensadas para contornar oincomodo do cara reformar soldado. mentira p@ano de carreira foi criado para atender a justa demanda por um salario digno sem botar a mao no bolso, que se virem os proximos governantes.
É obvio que a longo prazo seria menos oneroso ao erario apenas dar um salario digno; pergunte a tropa se é melhor ser sd em brasilia ou sub no rio? so que preferiu se fazer graça com o dinheiro futuro, atitude irresponsavel q sequer levou em consideraçao a demanda por aumento de efetivo
agora o problema nao se resume somente as praçasm no oficialato é pior, tendo em vista que proporcionalmente tem muito mais gente sem produzir, jogando erario ralo abaixo. sei que a pm precisa de tenentes e capitaes, mas pra que tanto cel? que empresa promove alguem a diretor sem vaga na diretoria?
Tudo isso administrado com competencia seria simples; far se ia um levantamento de cargos e funcoes, e as pessoasm quer praças ou oficiais so seriam promovidos se vagas houvesse. isso é cuidar do nosso dinheiro.
E mais, exercer a funcao para a qual vc foi preparado é sua obrigaçao. pq coroneis ganham gratificacoes para comandar? nao foi para isso que se prepararam toda a vida? o estado gasta com cursos e vc so da retorno se tiver um a mais no seu salario?
Nao somos pi, tudo bem, mad ha que se ter mais parcimonia com odinheiro publico, e isso passa por uma melhor administracao. concordo que uma folha de inativos so com subs seja pesada, assim como o deve ser uma com muitos coroneis.
Administrativamente falando é preciso ter coragem, coragem para acabar com as carreirasm mas nao sem antes nos dar um salario digno. so acabar com o plano com um soldado ganahndo 1000 seria covardia. repito, que empresa promove pessoas para ficarem ou fazendo nada ou fazendo a funcao anterior?
Sim porque tem praça q reclama do cel na varanda, mas ele mesmo é sargento pra dirigir ou varrer. salario de encarregado pra ser faxineiro. outra coisa é pq nao se centaliza tudo num "dep. pessoal", esvaziando a p1 de gente para as ruas, assim como o rancho?
E pra que aquelemonte de batalhao no centro da cidade? nao bastaria um? se o transito é caotico a pm deve investir em motocicletas nos batalhoes; no horario do rush chegam rapido aos locais da ocorrencia dando a populacao a sensacao de celeridade; pq nao setor com motos no lugar de carros?
Ta bom Coronel, o que o senhor acharia de terminar a sua carreira como Tenente?
Plano de carreira para os Oficiais e para os Pracas nao?
Nao se equeca que nao se muda a regra do jogo no meio de um campeonato.
Como bem disse um companheiro na discussao de topico acima citado, nao de pode falar em expectativa de direito, pois a partir da primeira promocao por tempo, o direito passa a ser adquirido.
E nao foram os Pracas que criaram ou inventaram isso nao.
Voces seres pensantes assim o fizeram.
Fala em enchurrada de Pracas terminando a carreira como Tenente?
E o bando de Coroneis que estao com o paleto pendrado na DGP, ganhando muito mais sem nem dar as caras do QG (alguns a anos)?
E os outros tantos que estao adidos?
O que gera maior deficit na folha de pagamento Senhor Coronel, um Praca que combateu durante toda a sua vida na caserna, e foi embora com uma merecida promocao ou um bando de Oficiais Superiores (nao sei superiores em que pois muitos nao tem nivel superior) que mamam nas tetas do estado sem nada produzir?
Acredito que nao se pode falar daquele que esta ao nosso lado quando o nosso telhado tambem e de vidro.
Volto a repetir... enquanto existirem essas birras jamais conseguiremos algo, pois nos duelamos internamente e esquecemos de algo maior, a uniao.
Comeco a dar razao a um senhor que a muitos anos atras ombreou na Corporacao, cujo RG era 11.XXX. Ele me disse uma vez... A policia e deles (coroneis)... Agora comeco a acreditar.
Chega senao vou ser preso
Boa noite!!! Como o srº mesmo disse , é importante respeitar a posição de todos, mas, vou lhe apresentar a situação que ocorre com minha turma:
Sou 3ºSGT PM de curso do ano de 2005, quando saí 3ºSGT a turma de 54.000 que não passou no cfs eram Cabos, agora eles são 2º SGT, e nos continuamos 3º SGT, aguardando os abençoados 06 anos de intertício.
Te pergunto isso é justo?
E ainda tem mais, como tem um CAS previsto para novembro, eles possivelmente irão se aperfeiçoar na nossa frente, e que sa sair 1º SGT, enquanto nos que nos dispomos a estudar para passar em um concurso, frequentar penosos meses de curso no CFAP,m simplesmente somos deixados de lado. Que valor é este que a atuasl gestão diz dar ao estudo?
quando o Coronel Paul comenta que "logo, a Polícia Militar só terá inativos com salários de oficiais... imaginem o impacto da folha dos inativos e das pensionistas...sem dúvida dificultará ainda mais a concessão dos autmentos futuros." denota que o mesmo se preocupa apenas com seu umbigo, pois está preocupado em não engordar ainda mais sua aposentadoria de Coronel, que diga-se de passagem deve ser bem gordinha... Como pode ele se dizer a favor dos praças e não ficar satisfeito que nas corporações PMERJ e CBMERJ todos reformem no mínimo como subtenentes, com soldo de 2º Ten? Acho que pelo radicalismo de sua fala, é que não se consegue grandes conquistas para os praças. Ele até tem boas idéias... mas de boas idéias o (...) tá cheio.
(a) um praça que tá cansado de ser enganado.
Seguindo essa linha de raciocinio, creio que o senhor deve concordar então que os Oficiais deveriam ser promovidos somente mediante concurso interno, afinal de contas ele estudou para ser tenente, mas exerce como Juiz, Promotor e Defensor Publico, alem de varias promoções automaticas...Entrei para a PMERJ, e meu CMT de CIA era Tenente, hj sou Cabo e ele é Major...MERECEU a tah!!!
Ué? cadê o meu comentário? pensei que esse Blogger fosse imparcial? A verdade não é o seu objetivo Coronel?
falei do cabide de emprego que é a DGP, das dezenas de coronéis adidos... Vai postar não?
O Interstício do Sargento PM concludente do CFS deveria ser:
4 (quatro) anos de permanência na graduação de 3º Sargento PM;
3 (três) anos de permanência na graduação de 2º Sargento PM;
2 (dois) anos de permanência na graduação de 1º Sargento PM.
Interstício previsto no DECRETO Nº 39.109, DE 04 DE ABRIL DE 2006.
SOU CABO DE POLÍCIA COM 14 ANOS DE PMERJ,TIVE APENAS UMA OPORTUNIDADE DE FAZER CONCURSO PARA SARGENTO,TIREI 8.0 EM NI E 6.0 EM PORTUGUÊS,FIQUEI REPROVADO.QUANDO ENTREI JÁ EXISTIA O PLANO DE CARREIRA,MUDAR AS REGRAS NO MEIO DO JOGO,AINDA MAIS PARA PREJUDICAR É COVARDIA!NAS FORÇAS ARMADAS TEM CONCURSO TODO ANO PARA SARGENTO E O QUADRO ESPECIAL PARA SARGENTOS DE FORMA ORGANIZADA.AGORA NA PMERJ PARECE CASA DA MÃE JOANA,TODO MUNDO QUER MANDAR.EU ACHO QUE O PLANO DE CARREIRA NÃO DEVE ACABAR E SIM MELHORAR O QDE PARA OS SARGENTOS CONCURSADOS,E NADA MAIS JUSTO DEPOIS DE TRINTA ANOS O POICIAL IR PARA RESERVA COM PROVENTOS DE SEGUNDO TENENTE.E MAIS ESTA COLOCAÇÃO DO CEL PAUL MOSTRA REALMENTE O QUE ELE SEMPRE FOI NA POLICIA,NUNCA TENTOU FAZER NADA DE BOM PARA OS PRAÇAS.
Blog do Deputado Garotinho
12/04/2011 14:50
Cabral reaparece só para as câmeras de televisão
Fotos do site da assessoria de Comunicação Social de Sérgio Cabral
O sargento Alves e seus colegas cabos Denilson e Edinei mereceram ser promovidos por bravura. Mas mereciam mais. Deveriam ter recebido o reconhecimento dos colegas, com a tropa formada no pátio, e a família policial militar presente. Mas Cabral descartou a idéia. Segundo fui informado o governador temia ser vaiado ou que alguém gritasse alguma coisa contra ele, como já fizeram famílias de bombeiros militares, no Maracanãzinho, e de policiais militares, numa cerimônia de formatura.
Por isso a cerimônia, mesmo com a presença do vice-presidente Michel Temer, foi realizada numa sala fechada do QG da PM, com acesso restrito. Diante dessa postura covarde e envergonhada de Cabral esperar alguma solidariedade dele às vítimas, como visitá-las no hospital ou ir aos velórios era querer mesmo o impossível.
DESCUPE-ME CEL PAUL FIZ UM COMENTARIO E NÃO FOI PUBLICADO NUNCA DESRESPEITEI NINGÉM,MESMO COMO ANONIMO,MAS OS OFICIAIS ENTAM COMO CADETES E VÃO ATÉ CEL,OS PRAÇAS DEVERIAM SE IGUAIS,OU TODOS ENTRAM COMO SOLDADOS GALGANDO ATÉ O POSTO DE CEL,OU OS OFICIAIS ENTRAM COM FORMAÇÃO SUPERIOR,OU TODOS ENTRAM COM FORMAÇÃO SUPERIOR,OU OS OFICIAIS TEM QUE FAZER PROVA PARA SER PROMOVIDO AOS POSTOS SEGUINTE,POR QUE PAU QUE DA EM CHICO,NÃO DÁ EM FRACISCO!!!!
Grato pelos comentários.
Postei um artigo sobre plano de carreira.
Juntos SomosFortes!
Discordo do anônimo das 15:40 de ontem (12 de abril de 2011).
Tenho certeza que não há apradinhamento nos concursos internos, todos têm chances iguais!
Concordo com o Sargento concursado das 18:42 horas de ontem.
A turma de 2005 do CFS já deveria ter sido promovida antes dos 54.000. Quem não deveria ser nem 3º SGT chegou a 2º SGT e os que lograram êxito no concurso ficaram para trás...
06 anos deveria ser o intertício do juruna, não do concursado!
A Turma "A" do CFS 2006 foi composta pelos 150 primeiros colocados e os 150 mais antigos aprovados entre os 20.000 (vinte mil) candidatos do concurso (é a chamada "Turma dos 300"). A nota mínima para ingressar nessa turma por merecimento foi de 8,88. Esta sim é uma promoção merecida! As primeiras turmas (CFS 2004, CFS 2005 e CFS "A"/2006) poderiam ser promovidas com facilidade, pois são poucos graduados para muitas vagas.
Onde se lê: intertício
Leia-se: interstício
O que precisa ser feito é o seguinte:
Redução de interstício para as promoções dos Sargentos concursados (concludentes do CFS), vide Decreto Nº 39.109/2006.
As Promoções de Praças por Tempo de Serviço, para serem justas, deveriam considerar o TEMPO NA GRADUAÇÃO, pois assim elas beneficiariam também os PMs promovidos por bravura ou por concurso interno para o CFC ou CFS. Em todos os níveis profissionais, a acomodação é condenável. No CBMERJ, esse problema foi sanado com a criação do DECRETO Nº 39.109, DE 04 DE ABRIL DE 2006.
O Senhor Comandante Geral da PMERJ, "o 01 (zero um)", poderia sugerir ao Governador do Estado do Rio de Janeiro um DECRETO semelhante ao que foi feito em 2006 e exigir a aplicação do salário mínimo nacional (que vai para R$ 540,00 em Janeiro de 2011) ao soldo do menor grau hierárquico (Soldado). A gestão Cabral tem que corrigir essa injustiça da ex-governadora ROSINHA GAROTINHO.
Incentivar o estudo na corporação, investindo em concursos internos e valorizando os Sargentos concursados, é uma medida fundamental para melhorar o nível de conhecimento da tropa. É justo dentro do mesmo Estado os Sargentos concursados do CBMERJ e da PMERJ terem promoções diferenciadas?? O CONCURSO INTERNO TEM QUE SER VALORIZADO NA PMERJ, COMO É NO CBMERJ!
O Interstício do Sargento PM concludente do CFS deveria ser:
4 (quatro) anos de permanência na graduação de 3º Sargento PM;
3 (três) anos de permanência na graduação de 2º Sargento PM;
2 (dois) anos de permanência na graduação de 1º Sargento PM.
A função de Sargento na PM poderia ser preenchida somente através de concurso interno para a referida graduação. Seria bem melhor para a corporação. Se não beneficiarmos os bons PMs, a tropa ficará nivelada por baixo. A promoção não pode ser vista apenas como uma forma de melhoria salarial, pois, como está escrito na parede da APM, "O Comando cabe ao mais digno e competente".
Nunca vi oficial fazer prova para receber promoção.DE ASPIRANTE À CAPITÃO NÃO TEM CONCURSO, SÓ CURSO.Depois vão "CURSAR",SEM CONCURSO,para Major e depois recebem a de Ten Cel ainda SEM CONCURSO.Depois "CURSAM", SEM CONCURSO, para receber a de Coronel.SÃO SEIS PROMOÇÕES SEM CONCURSO,no máximo tem curso.Praças recebem a de cabo com oito anos, a de 3ºSgt com quinze anos,a de 2ºSgt com vinte anos, E SE QUISER SER PROMOVIDO À 1ºSGT,TERÁ QUE FAZER CONCURSO.É ISSO MESMO,CONCURSO.Passando no concurso e se não for pego pela compulsória,receberá a de SubTen e irá para a reserva.Três promoções iguais as dos oficiais,e DUAS SOMENTE APÓS CONCURSO.Não tem moleza não,SE NÃO PASSAR NO CONCURSO DO CAS,VAI PARA CASA COMO 2º Sgt,com três promoções somente em trinta anos de serviço.Espero que futuramente oficial tenha que fazer concurso também para ver que no ...dos outros é refresco.Pensem nisso.Um abraço a todos.JUNTOS REALMENTE SOMOS FORTES.
O "anônimo 13 de abril de 2011 20:15" deve ser civil(ou mal intencionado mesmo), pois não sabe que para CURSAR o CAO e o CSP os Oficiais TEM QUE PRESTAR CONCURSO SIM. E mais: muitos ficam REPROVADOS e são cangalhados pelos mais modernos que ESTUDARAM e PASSARAM nos CONCURSOS.
Discordo do anônimo das 15:40 de ontem (12 de abril de 2011).
Tenho certeza que não há apradinhamento nos concursos internos, todos têm chances iguais!
13 de abril de 2011 16:17
AO AMIGO QUE POSTOU ACIMA, DE QUAL POLÍCIA VOCÊ ESTÁ FALANDO?
tÁ DE BRINCADEIRA DIZER QUE NÃO TEM APADRINHAMENTO.
No CFS com certeza não teve apradinhamento! Quem foi aprovado cursou.
NÃO TEVE APADRINHAMENTO!
Os derrotados sempre querem tirar o mérito do sucesso alheio.
Que inveja!!
No CFS com certeza não teve apadrinhamento! Quem foi aprovado cursou.
A PROMOÇÃO DE PRAÇAS POR TEMPO DE SERVIÇO TEM QUE ACABAR! A PMERJ E O CBMERJ NÃO PODEM PROMOVER TODO MUNDO... EM NENHUMA EMPRESA, PÚBLICA OU PRIVADA, ACONTECE ISSO. PELO MENOS PARA AS MUDANÇAS DE CICLOS DEVE HAVER CONCURSOS INTERNOS! POR EXEMPLO, SOLDADO, SEM PROVA, VAI NO MÁXIMO A CABO. CHEGANDO A CABO, PRESTA CONCURSO PARA SARGENTO. E O GRADUADO, PARA IR A OFICIAL, DEVE POSSUIR CURSO SUPERIOR COMPLETO.
Alexandre, The Great, os oficiais prestam sim concursos interno, mais alem de ser tão molezinha e muito menos disputados que concursos de praças, pois a relação de candidatos por vaga e baixissima(tem pouco oficial e muita vaga), quando não passam , vã por indicação, ou seja, um dia vão, todos sabem que chegam pelo menos ate Ten Cel, é só esperar... alem de saber que o CSP não esta sendo exigido para CMT de Batalhão...
A ÚNICA INSTITUIÇÃO DO MUNDO QUE COMETE ESSA INJUSTIÇA NAS PROMOÇÕES É A PMERJ. VIROU BAGUNÇA!
Não sei pq esses Sgts de curso ficam reclamando da promoção por tempo, vocês fizeram a prova como soldado,algo que há cinco anos era impossível...tinha que ser CABO !!!Nós não tivemos oportunidade que vocês tiveram !!! A PMERJ não os obrigou a fazerem o CFS, a porta está aberta !!!
A sociedade não está nem aí sobre a promoção de tempo de serviço,ela que um policial HONESTO,DIGNO e que PROTEJA A SOCIEDADE, o que adianta um sargento CFS cheio de pose,medroso e corrupto...Os sgts de curso na verdade têm medo de perder a pose e o orgulho de ser ultrapassado por um policial mais experiente. O policial mais antigo sabe trabalhar na rua. O de curso na maioria das vezes são policiais internos que não sabem nada o que é a rua...Mas já que esses policiais passaram no CFS tem que ser respeitado o interstício de cinco anos na graduação!!!Acaba com o CFS e promove esses policiais que passaram no CFS de cinco em cinco anos até chegar TenPM.Acho que seria o mais justo
Pelo amor de Deus parem com essa briga idiota, é isso que eles querem...ninguem foi obrigado a fazer CFS,pq não ficaram soldado?quando forem fazer prova façam pra EsFO !!
Eu acho sacanagem essa promoção por tempo, porque nós que somos inteligentes e passamos nas provas esses burros ficam sem estudar.sem contar que podemos dar voz de prisão pra eles e depois eles passam a gente, se o melhor é mandar nos jurunas.soldado e cabo tem que ser tratado a ferro e fogo, tinha que tomar as divisas dos jurunas e os de cursos teriam que chegar ao posto de ten cel.
vcs estão com raiva porque deve ser cabo ou sd velho, se eu estudei e sou de curso eu tenho é que mandar em vcs e têm que passar por mim e prestar continência. Sou sgt de curso de cb pra baixo é porrada...e minha função não é só essa tenho que mostrar meus oficiais que está mossegando...SENTIDO !!!
3ºsgt disse...
vcs não podem me passar, antes disso tenho que descer o sarrafo em vcs(jurunas)porque fiz juz quando passar quero que se enquadrem pra mim pois sou de curso....ainda bem que vai acabar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
OS JURUNAS NÃO PODEM ME PASSAR
Os jurunas vão me passar, tenho que sair segundo logo, nem consigo dormir direito. estudei muito pra isso,fiquei longe da família no CFS,o decreto tem que ser 20 anos terceiro e trinta anos segundo, seria mais justo para os inteligentes. É sacanagem os 57,58,59,60,61,63,64,65,66,67,68,68 e 69 milhão vão me passar...sempre prestaram continência pra mim e agora vão me chamar pelo nome.Tem que mudar o intertício dos concursados o mais rápido possível, colocar a promoção para os CFSs de 3 em 3 anos. Pra chegarmos TenCel. O pior de tudo que por RG são mais antigo mais sempre mandei neles, não é justo me passarem
Postar um comentário