domingo, 20 de fevereiro de 2011

FAXINA NA PMERJ: SE BELTRAME DEU REALMENTE A ORDEM, MÁRIO SÉRGIO NÃO DEVE TER GOSTADO.

JORNAL O GLOBO
BLOG REPÓRTER DE CRIME
Enviado por Jorge Antonio Barros - 20.2.2011
Faxina na polícia
Coronel Mário Sérgio pede mais ação da corregedoria da PM

Pau que dá em chico dá em francisco. Assim como a nova chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, assumiu afirmando que vai fortalecer a corregedoria, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, já deve ter sinalizado o mesmo para o comando-geral da PM. No mesmo dia em que Martha afirmou que vai manter o corregedor, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Rio, coronel Mário Sérgio Duarte, reuniu seu estado-maior para pedir a corregedoria interna da corporação maior rigor e implementar novas medidas de combate a desvios de conduta. O corregedor, coronel Ronaldo Menezes, o mais antigo em atividade na PM, está preparado para dar uma dura na tropa.
Caveira de número 37, de uma época em que o Bope era batalhão acima de qualquer suspeita, Mário Sérgio, sugeriu que os policiais da corregedoria dêem geral até nos armários de praças e oficiais. Como não se conseguiu guardar sigilo dessa medida, imagino que muito policial já tenha feito a limpa em seus armários, nos batalhões, no fim de semana. Em vez de pirotecnia, o mais eficaz seria começar pelos sinais exteriores de riqueza de oficiais que frequentemente são denunciados por suspeita de corrupção pelo Twitter @bocadesabao, considerado infelizmente arquiinimigo da cúpula da PM porque põe o dedo na ferida. Se a Corregedoria da Polícia Civil acompanhasse o twitter do Boca de Sabão, por exemplo, já teria com bastante antecedência os nomes dos PMs adidos que praticavam toda a sorte de crimes nas delegacias especializadas da Polícia Civil. O Boca de Sabão é um dos mais confiáveis Wikileaks da polícia.
É bom lembrarmos que a origem da crise na Polícia Civil foram os PMs adidos, presos em maior número do que os civis. Do total de presos, 22 eram PMs e 9 civis. E qual foi a resposta da corporação para esse problema?
COMENTO:
Caso Mário Sérgio tenha efetivamente recebido tal ordem de Beltrame, deve ter ficado contrariado, considerando que ao assumir a cadeira 01 da PMERJ, a sua primeira providência foi enfraquecer a Corregedoria Interna da Polícia MIlitar, como denunciamos nesse e blog e comunicamos ao Ministério Público, que ao que tudo indica arquivou a nossa comunicação.
Infelizmente, alguns bopeanos não gostam da Corregedoria Interna, sobretudo após o dia em que se fez necessário cercar o BOPE para uma operação correcional na unidade, quando foram revistados armários de algumas guarnições que estavam sob investigação.
Alguns dizem que esse "não gostar" foi o motivo para Mário Sérgio enfraquecer e engessar a nossa Corregedoria Interna, mas só ele sabe a real razão de ter agido dessa forma, o que favoreceu em muito à banda podre da Polícia Militar.
Como diz o ditado, antes tarde do que nunca, assim devemos festejar a libertação da CIntPM, que certamente sob as ordens do Coronel de Polícia Menezes, Coronel Barbono, irá causar sérios danos na banda podre, basta esperar um pouco.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Espero que tambem apure os abusos de autoridade, parcialidade e prevaricação praticados por superiores. Urge tambem maior fiscalização nos Relatores, pois, os responsaveis em dar solução certamente não lêem os Autos.

Anônimo disse...

ALÉM DE APURAR O ABUSO DE AUTORIDADE,CONTRANGIMENTO ILEGAL E DERRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS PODERIA FAZER-SE UM REGULAMENTO ÚNICO E IGUAL PARA PRAÇAS E OFICIAIS,ALÉM DE PUNIR-SE POLÍTICOS E AUTORIDADES QUE ROUBAM DESCARADAMENTE.

Anônimo disse...

Tá bem Coronel.... Coloquem a Corregedoria para trabalhar...

Coloque a Corregedoria para fazer revista em batalhões e investigar a fundo oficiais e praças.

O BOPE é um alvo, e ganha 1.500,00 de gratificação...

As UPP vem começando a ser alvo de denuncias, e ganha 500,00 de gratificação...

A gratificação do GAM então, nossa, nem se fala...

E a Corregedoria? Mais uma vez irá expor seus militares, que com certeza darão o seu sangue em prol da corporação, sem incentivo algum?

Não me venha com aquele discurso que somente tropas especializadas ganham gratificação...

O serviço correcional não é um serviço diferenciado e especializado? Será que não?

Entenda, sou a favor de salario justo, e não de gratificação, mas se salario não tem, e quem é alvo é gratificado, porque não, então, também, a corregedoria participar desse seleto time?

Paulo Ricardo Paúl disse...

Eu sou contra gratificações, penso que tudo deve ser incorporado aos salários de ativos, inativos e pensionistas. Poré, concordo com vc, tanto que quando fui Corregedor tentei que a CIntPM fosse valorizada, o que não ocorreu.