quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

POLÍCIA MILITAR - GREVE - POLICIAIS MILITARES DA PARAÍBA PODEM SER O ESTOPIM DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL.

JORNAL O NORTE
Últimas
Edição de quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Decisão // Policiais anunciam greve geral
Os policiais militares anunciaram uma greve para a próxima segunda-feira, dia 28, caso o Governo do Estado não apresente uma proposta referente ao pagamento do reajuste salarial, conhecido popularmente como "PEC 300". A decisão sobre paralisar as atividades foi tomada após uma sessão especial realizada na tarde de ontem na Assembleia Legislativa.
Após o término do debate no legislativo, os policiais se reuniram e decidiram entrar em greve. O cabo Bastos, um dos representantes da categoria, informou que foi tomada a decisão de aguardar um posicionamento do Governo do Estado até segunda-feira. "Caso não seja apresentada uma proposta de pagamento da PEC 300, todo o sistema de segurança do estado vai paralisar as atividades na segunda-feira", afirmou.
O deputado oposicinista Frei Anastácio (PT), autor da proposta de sessão especial, disse que está preocupado com o impasse entre Governo do Estado e policiais. Ele relatou que pretende criar uma comissão parlamentar para tentar abrir um canal de diálogo entre as duas partes.
Já o deputado da situação Junduhy Carneiro (PPS) explicou que o Governo do Estado não pode pagar o aumento porque este fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe a concessão de reajuste salarial durante período eleitoral. A sessão especial contou com a participação de 11 deputados da oposição e dois da situação.
A Secretaria de Segurança Pública informou, através da assessoria de comunicação, que o órgão não vai se pronunciar sobre a possibilidade de paralisação.
COMENTO:
A insatisfação dos Policiais e Bombeiros Militares da maioria dos estados brasileiros é muito grande em face dos péssimos salários que recebem.
Tal realidade significa que os quartéis estão em ebulição, sobretudo em estados do Norte e Nordeste do Brasil, onde as tropas sempre demonstaram idealismo e destemor. Na Região Sudeste a maior mobilização é dos Bombeiros Militares do Rio de Janeiro, que estão completamente insatisfeitos com o governo Sérgio Cabral, já tendo inclusive vaiado por duas vezes o governador, em uma cerimônia oficial, algo sem similar no Brasil.
O certo é que uma greve dos profissionais de segurança pública em um ou dois estados federativos, poderá desencadear um efeito cascata e se alastrar por todo o país, com desdobramentos imprevisíveis.
No Rio temos uma Grande Marcha marcada para o dia 27 FEV 2011, às 10:00 horas, na Praia de Copacabana (Posto 6), exatamente na véspera da anunciada possibilidade de greve.
Certamente, os mobilizados do Rio manifestarão apoio aos mobilizados da Paraíba.
A pólvora está nos pátios, todo cuidado é pouco.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

DESCULPA A VERGONHA QUE PASSEI. disse...

PQ SERÁ QUE UM CABO VAI LIDERAR A GREVE?
EM MINAS TAMBÉM NÃO FOI UM CABO?

E NO RIO, QUAL PRAÇA REPRESENTA A CLASSE?

ONDE ESTÃO OS NOBRES DEPUTADOS DO RIO QUE NÃO FAZEM O MESMO?

ORA, ATÉ ¨COMANDANTE GERAL¨ UM SE DIZ SER. OUÉ REALMENTE, POIS, SÓ FALA, FALA, FALA E NADA PRODUZ.

QUANDO O MAL NÃO CONSEGUE AFOGAR O GANSO. AFOGA O BOTTO.
PRAÇA SEM NOÇÃO.

Paulo Ricardo Paúl disse...

No Rio temos inúmeros Praças da PM e do BM partyiciando das mobilizações nas ruas.
Juntos Somos Fortes!