segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

HOSPITAL SOUZA AGUIAR ESTÁ PRONTO PRA SER FECHADO.

SITE CAOS CARIOCA - UMA CIDADE SEM RUMO E SEM ORDEM.
Souza Aguiar está pronto pra ser fechado.

Ontem, para completar meu Domingo de Sol a beira da piscina fui presenteado com umas mordidas caninas. Como com o perigo de raiva não se brinca fui eu atras de vacinação anti tetânica e anti rábica. Destino: Souza Aguiar. Um dos principais Hospitais publica da cidade, em pleno centro Carioca.
Cheguei ao local as 19:55. Do lado de fora do “Pronto Atendimento Adulto” havia uma porção de gente sentada, e a porta de entrada estava fechada com um segurança do lado de dentro. Perguntei ao mesmo se ali era o atendimento e ele respondeu positivamente, porem eu precisaria esperar do lado de FORA da sala de espera ate que eu fosse chamado. O próprio segurança chamava quem esperava do lado de fora pelas especialidades que haviam disponibilidade (Ortopedia e Oftalmologia). Somente quase meia hora depois apareceu uma médica na porta e perguntou as pessoas da fila o que cada um tinha. E assim fui encaminhado ao guichê de atendimento.
Nome, Nascimento, Endereço, Telefone. Carteira de identidade em algum momento foi requerida. Se eu quisesse ser Dom Pedro II não haveria qualquer empecilho. E assim fui encaminhado ao segundo andar para a sala de sutura. Onde havia 2 enfermeiros fazendo absolutamente nada. Não por opção própria, mas é que não havia nenhum médico para prescrever procedimentos e assinar os prontuários. De 20:30 ate as 21:30 chegaram diversos pacientes. Queda de motocicleta (3), Corte na mão pro briga no bar, corte profundo de faca no braço, idosas necessitando de eletrocardiograma. Todos a espera de algum médico, os enfermeiros nesse meio tempo haviam puxado o bonde deles para sabe-se lá onde.
Quando finalmente fui atendido por um medico esse me prescreveu o obvio tratamento: Antirrábica e Antitetânica e me encaminhou para uma sala junto a entrada do hospital. La fui prontamente atendido e tomei minha bateria de agulhadas. Ultimo passo, ficar por ali durante uma hora, aguardando no saguão do hospital para ver se não haveria alguma reação à medicação tomada.
E ai me ficou claro porque o segurança mantinha as pessoas do lado de fora. Porque o mesmo saguão que é a “recepção” é onde pacientes já atendidos esperam pelo próximo atendimento, ou aguardam para serem liberados. Falta portanto um local apropriado para servir de recepção de fato. Também nesse local era vedado que acompanhantes ficassem com os pacientes a não ser que estes estivessem incapacitados.
Mas os problemas do hospital vão muito alem do atendimento caótico. Infelizmente a bateria do meu celular acabou e não pude tirar mais fotos. Mas a do saguão mostra as manchas no forro. Em toda saída de ar condicionado do local pode se ver extensas manchas de fungos e mofo. Não me espantaria em saber que o sistema de ar condicionado não tem a limpeza dos dutos em dia. As portas que levam as salas de atendimento estão TODAS velhas e caindo aos pedaços. As cadeiras de roda do hospital são deploráveis assentos de metal sobre 4 rodas. As macas idem. Nos corredores há portas e divisórias não usadas encostadas pelos cantos. A mangueira de incêndio, velha e mal enrolada na caixa de emergência que já não tinha mais o vidro da porta. O Banheiro do saguão (somente havia um por gênero) estava encharcado, sem papel higiênico e sem papel para secar as mãos.
A conclusão é que o Souza Aguiar esta pronto para fechar. É vergonhoso que um dos principais Hospitais da cidade do Rio de Janeiro se encontre em estado tao deplorável. O minimo que se espera de um Hospital é um ambiente limpo e organizado, e esse não é nem de longe o caso. Mofo e Fungos no forro do hospital é um atestado de descaso com o cidadão que depende do atendimento médico da rede publica. A prefeitura tem MUITO que fazer nessa área para chegar a níveis mínimos de qualidade. Vergonhoso (fotos).
COMENTO:
A saúde pública no Rio de Janeiro é um caso de polícia que já deveria ter dado muita cadeia.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: