quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

OS MENSAGEIROS REAIS E A TECNOLOGIA. DE PONTA

O nosso mundo é "no stop", não pára por uma fração de segundo.
Os avanços tecnológicos se sucedem a uma velocidade assustadora, o computador mais avançado comprado hoje, começa a ficar obsoleto na fila do caixa para pagamento do produto.
O mundo está conectado, uma grande aldeia, onde conseguimos conversar em tempo real com quase todas as partes do planeta, o que facilita muito a vida da quase totalidade dos seres humanos.
As modernas formas de comunicação mudaram bastante o relacionamento humano em todas as atividades que desenvolvemos rotineiramente.
No comércio, alguns séculos atrás, os reis tinham que mandar seus emissários (mensageiros) para realizar acordos de compra e venda, por exemplo. Longas viagens de ida e de volta, nem sempre produtivas. Hoje, uma vídeo conferência ou uma simples ligação telefônica, permite que esses mesmos acordos sejam fechados em um piscar de olhos.
As relações entre compradores e fornecedores se agilizaram, aumentando o lucro e o risco.
Infelizmente, tudo tem seu lado bom e seu lado mau, a mesma tecnologia que permite o uso de aparelhos de telefonia celular para a celebração de acordos envolvendo os reis modernos e os seus fornecedores, permite que a conversação seja gravada e utilizada posteriormente para diferentes fins.
Tal realidade tem produzido um efeito estranho, alguns reis dos nossos dias não utilizam o telefone, temem os chamados grampos legais (autorizados judicialmente) e ilegais. Fogem dos telefones como o diabo foge da cruz, conforme o dito popular.
Diante do problema esses reis voltaram ao passado e se utilizam dos bons e velhos mensageiros reais, que promovem os acordos conversando pessoalmente com os fornecedores reais.
Os mensageiros passam a funcionar como os olhos, os ouvidos, a boca e as mãos do rei. Eles são preferidos à tecnologia em razão de deixarem poucos rastros, normalmente, embora volta e meia um apareça na TV negociando com um fornecedor, em nome do rei e revelando acordos fraudulentos.
Os reis ficam protegidos em seus palácios, enquanto os mensageiros fazem o trabalho "sujo".
No Brasil, a mídia noticia um grande escândalo desse a cada quinzena.
Quem diria que no século XXI, um simples telefone poderia se transformar em um terrível inimigo, algo a ser evitado.
Convém destacar que a própria tecnologia fornece mecanismos de defesa para esses reis amedrontados, como os telefones criptografados, os bloqueadores de celulares, as salas seguras, etc. Todavia, assim mesmo, eles preferem os seus confiáveis mensageiros que seguem ganhando fama.
Mundo engraçado esse nosso, o passado resolvendo os problemas do futuro.
Pelo menos tentando...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Anônimo disse...

Estado de alerta no Palácio Guanabara



A “tropa de choque” de Cabral na ALERJ dormiu no ponto e o deputado Paulo Ramos (PDT) conseguiu aprovar na Comissão de Segurança, a convocação do secretário José Mariano Beltrame para dar explicações sobre a crise e a corrupção na Polícia Civil.

O deputado André Lazaroni (PMDB) foi o que mais se debateu tentando evitar a convocação. Chegou a dizer que a crise acabou e que este não é o momento pra convocar Beltrame. Ah, não? E quando seria o momento? No dia de são nunca?

Bem, o desespero de André Lazaroni faz sentido. Ele é investigado pelo MP por suspeita de associação eleitoral com o tráfico da Rocinha. Dizem que ele é o herdeiro político do falecido vereador Claudinho da Academia, o braço-direito do traficante Nem. Como a Operação Guilhotina flagrou um esquema fortíssimo na Rocinha está preocupado, deve saber bem por que.

Mas o fato é que a convocação de Beltrame nem passava pela cabeça de Cabral, que ficou irritadíssimo com o “cochilo feio” de sua “tropa de choque”. Agora Beltrame terá que ir à ALERJ e responder questionamentos dos deputados. É disso que Cabral e sua turma têm medo.

Anônimo disse...

Decisão: Policiais anunciam greve geral
Paraíba - Os policiais militares anunciaram uma greve para a próxima segunda-feira, dia 28, caso o Governo do Estado não apresente uma proposta referente ao pagamento do reajuste salarial, conhecido popularmente como "PEC 300". A decisão sobre paralisar as atividades foi tomada após uma sessão especial realizada na tarde de ontem na Assembleia Legislativa.

Após o término do debate no legislativo, os policiais se reuniram e decidiram entrar em greve. O cabo Bastos, um dos representantes da categoria, informou que foi tomada a decisão de aguardar um posicionamento do Governo do Estado até segunda-feira. "Caso não seja apresentada uma proposta de pagamento da PEC 300, todo o sistema de segurança do estado vai paralisar as atividades na segunda-feira", afirmou.

O deputado oposicinista Frei Anastácio (PT), autor da proposta de sessão especial, disse que está preocupado com o impasse entre Governo do Estado e policiais. Ele relatou que pretende criar uma comissão parlamentar para tentar abrir um canal de diálogo entre as duas partes.

Já o deputado da situação Junduhy Carneiro (PPS) explicou que o Governo do Estado não pode pagar o aumento porque este fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe a concessão de reajuste salarial durante período eleitoral. A sessão especial contou com a participação de 11 deputados da oposição e dois da situação.

A Secretaria de Segurança Pública informou, através da assessoria de comunicação, que o órgão não vai se pronunciar sobre a possibilidade de paralisação.

Alexandre, The Great disse...

Assim como os mensageiros reais de outrora, os atuais, não raro, chantageiam seus reis. A conta quem paga, como sempre, é a população, o contribuinte.

Anônimo disse...

24/02/2011 10:31

O escândalo milionário do aluguel dos aparelhos de ar condicionado do governo Cabral
Reprodução de O Globo
Reprodução de O Globo



Está aí mais um caso que foi amplamente denunciado por este blog, em 2009, e que na campanha eleitoral do ano passado, o nosso candidato (PR) ao governo do Estado, Fernando Peregrino cansou de bater nessa tecla cobrando explicações de Cabral e ninguém deu ouvido.

O governo Cabral continua pagando aluguel por aparelhos de ar condicionado que não foram instalados. Só no ano passado Cabral pagou R$ 18 milhões no aluguel dos aparelhos. Está pagando até pelos que deviam estar instalados há mais de um ano e também pelos que foram colocados, mas nunca funcionaram. Milhões de reais do dinheiro público estão indo pelo ralo.

Só a instalação da parte elétrica em cada escola custou R$ 116 mil. É um escárnio. Das 1457 escolas estaduais, só 906 receberam aparelhos de ar condicionado e em muitas não funcionam, como é o caso do Colégio Estadual Bangu, onde professores fizeram um rateio do próprio bolso para instalar um aparelho de ar condicionado que funcione na diretoria.

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Chamem a Defesa Civil. Sinto algo ruir.

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo.
Cel RR Esteves

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
É um prazer tê-lo conosco, meu irmão Esteves.
Juntos Somos Fortes!