quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A ARMA DO SOLDADO DA UPP E O RIO CADA VEZ MAIS PACIFICADO DA DUPLA CABRAL-BELTRAME.

SITE G1
Soldado de UPP e coronel do Exército são mortos no subúrbio do Rio
De acordo a PM, os dois foram vítimas de tentativas de assalto.

Polícia acredita que militares tenham sido mortos por quadrilhas distintas.
Em duas tentativas de assalto em horários distintos, um soldado da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro São João, no Engenho Novo, no subúrbio do Rio, e um coronel de artilharia do Exército foram mortos, na noite desta terça-feira (22), em localidade próximas, no Méier, subúrbio do Rio. A informação foi confirmada pelo comandante do 3º BPM (Méier), coronel Rui França.
A polícia acredita que os crimes foram praticados por quadrilhas diferentes, mas as duas armas dos militares foram roubadas (leiam).
COMENTO:
Os leitores do blog sabem que um dos problemas dos PMs que trabalham nas UPPs é a dificuldade em comprar armamento para a defesa pessoal, a maioria deles não possui arma própria e como a Polícia Militar não acautela arma para os PMs, como faz a Polícia Civil para os seus, isso faz com que a maioria ande desarmado pelas ruas do Rio de Janeiro, um grande fator de risco pessoal.
Além disso, como nossos leitores sabem, a situação fica mais complicada diante do fato de que muitos Soldados que trabalham em UPPs não possuem armário para guardar seus uniformes e equipamentos, fazendo com que circulem pelo Rio desarmados e com os uniformes e equipamentos na mochila, o que os torna vítimas fáceis dos criminosos quando identificados como PMs.
Diante do exposto, penso que tudo deve ser esclarecido e a mídia investigativa tem essa missão:
O PM tinha arma própria?
Tinha armário no quartel para guardar o fardamento?
No momento do crime o PM transportava seu fardamento e equipamentos?
A lamentável morte desse herói pode ter sido fruto da violência no Rio pacificado da dupla Cabral-Beltrame, mas também pode ser uma morte anunciada, como escrevemos no blog diversas vezes.
Com a palavra a imprensa do Rio (ou de São Paulo).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber o por que (justificativa)JURIDICA para não se acautelar armas para PMs.Moro em Friburgo e naquele caos dos dias 12 , 13 e 14 de janeiro eu presenciei no mínimo 3 saques a lojas. Como financeiramente nao consegui ainda comprar minha arma que foi furtada junto com meu carro assim como minha carteira de policia ,tal fato deu-se por motivo de saude do autor desta (justificavel).Eu liguei para o 11 BPM pedindo um acautelamento e fui informado que existe uma lei federal que impede esse acautelamento.´E um absurdo a proibiçao, seria mais um policial ajudando a manter a Segurança. O que se acha? que eu venderia a arma? que eu nao saberia usa-la? que iria expor a terceiros? é preciso que isso seja revisto principalmente para situaçoes como a que citei acima. Deve-se partir da premissa que sou um policial/oficial, aprendi a conduzir e utlizara arma e qdo não utilizar uma arma, outra premissa é a de que sou honesto-ético.Acho que poderia caber ao Cmdo da unidade apos conversa ,para avaliar a necessidade ou outro qualquer impedimento comigo e acautelar ou nao a arma.
Eduardo
JSF

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

O noticiário jornalístico mostra o itinerário percorrido pelos assassinos e afirmam que fora mortos pela mesma quadrilha. Não entendo o pronunciamento da policia dizer que foram praticados por quadrilhas diferentes. Tenho pena dos militares do exército que agora enfrentarão mais esse risco, o de serem mortos nas ruas como os PMs vem sendo, por participarem de projetos de UPPs que não mata nem prende bandidos em sua implantação.