sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ASSASSINATO DE POLICIAL MILITAR - QUEM SERÁ RESPONSABILIZADO?

COMENTÁRIO POSTADO:
"Boa noite Cel Paúl, com certeza o SD D Fernandes estava levando seu fardamento na mochila, fato este que pode ter influenciado em sua identificação como policial, pois como já é de conhecimento de todos nós, não existem armários para todo o efetivo dos GPAEs (UPPs) principalmente para ele que fora transferido recentemente".
Anônimo

COMENTO:
Milhares de cidadãos fluminenses foram mortos em Angra dos Reis, Morro dos Prazeres (RJ), Morro do Bumba (Niterói) e Região Serrana, salvo melhor juízo, por uma conjugação de fatores: causas naturais + causas humanas.
São o que chamamos de CAUSAS CONCORRENTES, que contribuem para o resultado final.
Infelizmente, temos ignorando as causas humanas e não estamos responsabilizando os governantes, insistimos em responsabilizar as chuvas e as vítimas.
Em passado recente, um helicóptero da Polícia Militar teve que fazer um pouso forçado após ter sido atingido por PAF, fato que só aconteceu em razão da aeronave não ter a blindagem adequada. Além disso, os PMs do GAM que morreram queimados não estavam vestindo o uniforme antichamas, em face do governo não ter fornecido.
Logo, tanto quem não forneceu os uniformes, quanto quem determinou o uso de uma aeronave imprópria para a missão, concorreram para o resultado.
Eu comuniquei o fato ao Ministério Público, mas não recebi qualquer comunicação sobre o indiciamento dos responsáveis.
No caso específico do assassinato do jovem PM da UPP do Andaraí cabe destacar que por diversas vezes escrevemos sobre os problemas dos Super GPAEs (UPPs) que são inaugurados de qualquer jeito e que os PMs são jogados nas comunidades, sem qualquer infraestutura, em algumas faltam sanitários e até água potável para os PMs beberem.
Outro problema grave é a falta de armários nos quartéis para esses PMs, o que obriga que diariamente eles transportem suas fardas e seus equipamentos, o que acaba expondo todos eles a serem identificados como PMs e executados em caso de assaltos nas ruas e no interior de coletivos.
Escrevemos várias vezes sobre o perigo da falta de armários, mas parece que nada foi feito.
O extinto Sd D Fernandes pode ter sido vítima desse descaso governamental, mas isso certamente não será investigado, a não ser que a mídia de São Paulo compre a briga e cobre.
A mídia do Rio poderia ajudar muito, perguntando hoje aos PMs na inauguração dos dois novos GPAEs (UPPs) no Centro do Rio, se eles receberam armários no batalhão.
Vida que segue, PMs que morrem.
São apenas números.
"O Policial Militar é o maior patrimônio da Polícia Militar".
Por favor, gestores da modernidade, apaguem essa frase dos nossos quartéis, deixemos de ser hipócritas.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: