domingo, 7 de junho de 2009

BLOGOSFERA POLICIAL - JORNAL O DIA ARRANCA AS MORDAÇAS.

JORNAL O DIA

PMs caem na rede
Blogs de policiais militares viram fenômenos de discussão sobre a segurança na Internet e passam a ser estudados por universidade
POR VANIA CUNHA, RIO DE JANEIRO
Rio - No lugar do fuzil e da ordem de prisão, um computador e muitas ideias na cabeça. Os blogs na Internet estão na mira de policiais militares do Rio e de outros estados, que invadiram a rede para trocar experiências e discutir a
segurança pública. O mundo virtual já conta com 76 ‘blogueiros de farda’ de 16 estados, que serão alvo de um estudo inédito do Centro de Estudos e Segurança da Cidadania, da Universidade Cândido Mendes, em parceria com a Unesco.
Para a pesquisadora Sílvia Ramos, a proliferação dos blogs de PMs é um fenômeno. “Surgiram em pouco tempo e se multiplicaram pelo País. E, pela primeira vez, os maiores entendidos no assunto tomaram a palavra. Fico impressionada com o grau profundo de reflexão deles”, analisa ela, que enviou aos blogueiros questionário com 35 perguntas. Em grupo, como ocorre no Blog da Segurança, do DIA Online (www.odia.com.br/blogdaseguranca), ou em páginas individuais, a tendência é tornar a segurança pública um assunto para além dos muros dos quartéis.
“Queremos um relacionamento com o cidadão. Promover a discussão para mostrar o que precisa ser feito”, explica o cadete baiano Danillo Ferreira, dono da ‘Abordagem Policial’, com mais de mil acessos diários.
Para confirmar que a onda veio para ficar, foi criada a Blogosfera Policial, página que reúne informações, comentários e links de todos os sites desse tipo.
“Nós ajudamos e fortalecemos a democracia”, resume o soldado de Goiás Robson Niedson.
O Rio é pioneiro e recordista de blogs de agentes de segurança, com 20 páginas na rede. Mas o comando da PM não permitiu que seus subordinados falassem.
“O sistema que está aí não quer que se discuta segurança”, critica o coronel e ex-corregedor Paulo Ricardo Paúl. Além da página virtual, ele criou o blogfone, para receber sugestões.
“É do confronto de ideias que surgem soluções. Tenho filho e temo que seja vítima de violência”, diz o major Wanderby Medeiros, que responde a sindicância por seus comentários polêmicos.
LEIA MAIS:
- Blogosfera Policial: reúne mais de 60 blogs. (www.blogosferapolicial.com.br).
- Blog do Coronel Antônio Elias: É o do comandante-geral da PM de Goiás. (www.coronelantonio.com.br)
- Diário do Stive: Blog pioneiro da PM goiana. ( www.stive.com.br)
- Abordagem Policial: Página do cadete Danillo Ferreira. (www.abordagempolicial.com.br)
- Wanderby Medeiros: Página do major da PM do Rio. (www.wanderbymedeiros.blogspot.com)
- Blog do Coronel Paúl: Blog do coronel e ex-corregedor da PM do Rio, Ricardo Paúl. (www.celprpaul.blogspot.com)
Comandante criou página por sugestão de soldado
Inspirado nos blogs de policiais, o soldado goiano Robson Niedson foi além: convenceu o comandante da corporação a entrar na discussão virtual com sua própria página. Robson passa as madrugadas atualizando o diário campeão de audiência, com até 4 mil acessos todo dia.
“Não estou quebrando regras, mas criando oportunidades. A polícia precisa buscar o apoio da sociedade sem restrição. Toda sugestão é importante, e o blog dá oportunidade de interação”, afirma o coronel Antônio Elias, primeiro comandante-geral a virar blogueiro.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso é que eu chamo de ociosidade e falta do que fazer.

Vão trabalhar e proteger o cidadão ao invés de blábláblá de internet.

Novos Cesar Maia estão surgindo, agora na PMERJ. PMs virtuais não seguram a bandidagem.

Fui!!!!!!!!

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr. Cel. Paúl:

Ao "ocioso" anônimo das 16:31 hs .

Pois é...
Ter um Blog e colocar suas opiniões, em sua concepção é "ociosidade"...

E bisbilhotar um Blog? Podemos chamar de que?

Hum... Já sei!
Parabéns amigo!!!
Continue em sua tentativa de sair da inércia!
Sabemos que errar é humano, persistir no erro é que é uma tremenda... Sei lá!
Como vou dizer?
Sim...
Uma tremenda BOBAGEM
!

Abraço fraterno!
CHRISTINA ANTUNES FREITAs