quarta-feira, 24 de junho de 2009

O EXCLUÍDO FARDADO (SOLDADO PM OU BM) FEZ SUCESSO NA ESQUINA DO QUARTEL GENERAL DA PMERJ.

ESCALA DE SERVIÇO:
DATA: 24 de junho de 2009.Cor do texto
HORÁRIO: 08:00 às 12:15 horas.
LOCAL: RUA EVARISTO DA VEIGA (antiga Rua dos Barbonos) COM RUA SENADOR DANTAS, próximo ao Quartel General da Polícia Militar (antigo Quartel dos Barbonos).
MISSÃO: Panfletar, informando à sociedade civil sobre a grave situação da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro (10.000 cidadãos fluminenses assassinados ou desaparecidos por ano), bem como, a respeito dos salários famélicos pagos aos Policiais Militares e aos Bombeiros Militares.





RELATÓRIO:
O serviço transcorreu normalmente, local seguro, pacífico e ordeiro.
Foram distribuídos cerca de 550 (quinhentos e cinquenta) panfletos aos cidadãos fluminenses, sendo que 4 (quatro) pessoas se recusaram a receber, ao longo de todo o serviço.
Os cidadãos foram informados sobre a tragédia da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro e ficaram indignados ao saberem que um Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, recebe cerca de R$ 30,00 (trinta reais) por dia para arriscar a própria vida em defesa da sociedade.
Informamos o número de Policiais Militares mortos em serviço no governo Sérgio Cabral, explicando a projeção de as vítimas serem mais de 100 até o final do governo, em 2010.
Por volta das 11:30 horas, compareceu ao local uma equipe de reportagem do jornal O Povo do Rio, que nos entrevistou. As perguntas formuladas respondemos com a verdade, como é nosso costume, chega de enganar o povo fluminense.
Falamos sobre os objetivos do "Movimento Cívico Juntos Somos Fortes!" e dos nossos planos para o futuro, principalmente, os grandes atos cívicos previstos para o Município de Niterói e depois, para o Município de Petrópolis, ambos em fase de planejamento, pelas respectivas lideranças locais.
Por derradeiro, relatamos que fomos cientificado de que estaremos de folga amanhã e que na sexta-feira, estaremos de serviço nas proximidades da Secretaria de Segurança Pública (Prédio da Central do Brasil) no horário das 10:00 às 14:00 horas.
Assinado: O Excluído Fardado.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

4 comentários:

Mônica Reis. disse...

Cel Paúl, foi uma honra para nós podermos comparecer a esse exemplo de CIDADANIA, de luta, de garra. Qdo tantos se calam, tantos se omitem, ou pior, qdo tantos VENDEM suas consciências, ver que alguns fortes, permanecem unidos, levando sua voz e indignação contra tantos desmandos. Foi muito bom poder conversar com as pessoas, olhando nos olhos e relatando que está chegando o momento onde não dará mais para esconder "sob o tapete" tantos corpos vitimados pela insegurança, pela falta de políticas públicas de segurança, saúde e educação. Chegará uma hora que se calarmos, as vítimas da violência serão tantas, que estas falarão por nós. Obrigada Cel Paúl por ser esta lição de DETERMINAÇÃO.

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

Gostaria de saber se "O Excluído" terá seus direitos assegurados, uma vez que grande maioria de Praças anda perdendo a folga.

Sabemos que ele não pode pensar, sentir, reclamar , exigir... Mas que pelo menos sua "folga" seja assegurada!

Ah! Agora O SÍMBOLO DE NOSSA LUTA, é também excluído digital, se for um BM... Aff!

Beijos ao meu amigo excluído!

Um fraterno abraço,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Joana disse...

Em tempo: Qdo eu perguntava para as pessoas se elas tinham consciência que os números de vítimas do Rio de Janeiro eram números de uma guerra civil, muitas pessoas se mostravam surpresas, pois várias apesar de saberem da violência, desconhecem o enorme contingente de pessoas que desaparecem ou morrem por nossa (in)segurança pública. Qdo eu perguntava quem tinha a melhor atuação a PF ou a PM, muitos respondiam que a PF, então eu perguntava: "vc conhece as condições de trabalho, de salário, de vida, de um e de outro? Vc acha que se vc ganhasse por volta de 30 reais por dia para arriscar sua vida, e sendo abandonado em suas condições de trabalho, vc poderia ter o mesmo desempenho de quem além de bons salários tem boas condições de trabalho ? Os PMs são uns heróis, pois arriscam a vida e nem sempre os valorizamos como devem ! VC acha que ser PM no Rio é tarefa fácil ? e ainda com o salário que ganham ? Pq cobramos tanto dos policiais e o governo oferece tão pouco a eles ? Vc já foi procurar saber como vive e trabalha quem arrisca a vida por nós ? pela nossa segurança ? A quem interessa que o PM não tenha as condições de trabalho que merecem e que necessitam para realizar totalmente o que deles esperamos ?

Alexandre, The Great disse...

Chegamos justamente nessa hora em que "O Povo na Rua" fazia uma cobertura do manifesto.
Constata-se 2 coisas: a grande mídia, os jornalões, estão domesticados e... nem TODA a mídia está na "folha de pagamentos" do governo. Ainda bem!