sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

ESCLARECIMENTOS FUNDAMENTAIS

Ontem, na Associação dos Militares Estaduais do Rio de Janeiro, estiveram presentes todos os órgãos da mídia fluminense.
Dezenas de profissionais de imprensa, cidadãos brasileiros, como nós - Policiais Militares.
Falei exaustivamente sobre a necessidade de seriedade na condução do processo, pois a situação era muito grave.
E por diversas vezes, falei que a emoção estava conduzindo alguns atos governamentais e que isso estava acirrado o ânimo da tropa aos extremos.
Expliquei que a entrevista do Secretário de Segurança Pública - Delegado de Polícia Federal Mariano Beltrame - no último domingo - o dia da caminhada democrática, ofensiva à corporação tinha sido muito mal recebida por todos os Militares de Polícia.
A exoneração do Coronel Ubiratan de Oliveira Angelo acirrou mais ainda.
O fato da passagem do Comando da PMERJ sido realizada no Gabinete ofendeu aos Militares de Polícia.
Detalhadamente, demonstrei as reportagens equivocadas de parte da mídia, que estavam contribuindo para piorar a situação.
Falei da ORDEM DE GRANDEZA DECRESCENTE: POLÍCIA MILITAR (POVO FARDADO - HERÓI SOCIAL), muito maior que um Cargo Político (Função de Secretário de Segurança) e que um cargo eletivo transitório (Governador do Estado).
Falei de RESPONSABILIDADE.
Falei que não adiantava manter ou trocar COMANDOS se a TROPA NÃO OS CONSIDERASSE LEGÍTIMO, não tendo legitimidade o COMANDO não comanda.
Falei que a tropa está ao lado da mobilização, sou testemunha viva disso ao ser abraçado em todas as Organizações Policiais Militares que compareço e aproveito para agradecer agora ao APOIO QUE RECEBI NO HOSPITAL CENTRAL DA POLÍCIA MILITAR, no dia de ontem.
Todos os outros CORONÉIS que fazem parte da mobilização estão recebendo o mesmo apoio.
Todos os outros que ERAM, POIS PEDIRAM EXONERAÇÃO (e não foram exonerados pela atual administração, como a mídia insistia ainda em publicar ontem) COMANDANTES, CHEFES E DIRETORES que participam dessa mobilização.
Falei que a CRISE ERA NA SEGURANÇA PÚBLICA e NÃO NA POLÍCIA MILITAR, QUE NUNCA ESTEV TÃO UNIDA NOS SEUS QUASE DUZENTOS ANOS DE EXISTÊNCIA.
Falei da GRAVIDADE DA SITUAÇÃO.
Falei de HONRA.
Falei sobre a preservação da MINHA FAMÍLIA.
Falei dos desmantelamento de toda minha vida pessoal em razão dessa minha exposição midiática e da exposição midiática de todos os Oficiais e Praças mobilizados.
Falei sobre estar me sentindo CONSTRANGIDO E AMEAÇADO.
Estavam presentes dois Advogados e o Deputado Estadual Paulo Ramos.
E ainda todos os representantes da mídia - cidadãos brasileiros - com os quais esclareci pessoalmente e em conversas informais a REALIDADE DOS FATOS.
Falei que eles eram os REPRESENTANTES DO POVO BRASILEIRO naquele momento, considerando que o que sai nos jornais e revistas, bem como, o que é veiculado na mídia televisiva e nas rádios, SOFRE EDIÇÃO, portanto é submetida a algum tipo de FILTRO.
Clamei que alguma autoridade pública (Judiciário, Ministéro Público ou Legislativo) deveria intermediar a condução do processo, sob risco do agravamento da situação.
Falei que os jovens oficiais não estavam mais comparecendo à reunião, em razão de desejarem ações mais drásticas.
Falei que a tropa estava com o Coronel Ubiratan e favorável à mobilização pela cidadania do Policial Militar.
TUDO ISSO DEVIDAMENTE GRAVADO!
E agora, alguns ESCLARECIMENTOS FUNDAMENTAIS AO POVO BRASILEIRO, ÀS AUTORIDADES PÚBLICAS (PODER JUDICIÁRIO, PODER LEGISLATIVO E PODER EXECUTIVO FEDERAL) À MÍDIA, AOS POLICIAIS MILITARES, AOS BOMBEIROS MILITARES, AOS POLICIAIS CIVIS:
1. Não estou tilizando mais qualquer telefone celular, pois ambos "DEVERIAM" estar GRAMPEADOS.
2. Não tenho mais condições de ler os emails encaminhados para o endereço celprpaul@yahoo.com.br, quem desejar encaminhar um email para mim ou para qualquer outro CORONEL, por favor encaminhe para o endereço do blog dos CORONÉIS BARBONOS: grupodosbarbonos@yahoo.com.br
3. Quem desejar se comunicar comigo use os COMENTÁRIOS DO MEU BLOG, pois eu MODERO TODOS ELES. Não se preocupem se eu demorar a responder através dos artigos que postarei, pois com o número de viistantes atuais o blog fica muito pesado.
4. Ontem, O DIA insistiu em acirrar os ânimos ao publicar (dia 1 de fevereiro de 2.008 -02:01:00)uma foto do GOVERNADOR e do Cel Pitta, ambos sorrindo, certamente em algum evento que não tinha qualquer relação com os problemas que estamos vivenciando na AREA DA SEGURANÇA. Isso foi um grave desrespeito ao Cel Pitta, que foi exposto de forma grave. Eu liguei para 2 (dois) jornalistas, uma autoridade pública, meu advogado e para o Superior de Dia à Polícia Militar, solicitando que o mesmo informasse o fato ao Cel David e ao Cel Pitta, bem como a Equipe de Permanência do EMG/PM-2 e não interrompi a ligação até o momento que o Tenente Coronel falasse com a equipe. Eu utilizei o celular funcional (96133663), que será entregue hoje no QG.
5. Nessa manhã fui informado por uma amiga que ela leu em um jornal do Rio de Janeiro que eu estava sendo seguido há dois meses. ISSO É MENTIRA! EU ESTOU SENDO SEGUIDO E MONITORADO HÁ MUITO MAIS TEMPO, MUITO MAIS TEMPO MESMO... ISSO É ASSUNTO PARA OUTRO ARTIGO.
6. Em razão da exposição pública de todos nós, peço que me concedam o DIREITO DA PRESSUNÇÃO DA INOCÊNCIA (o que normalmente o Policial não têm), pois serei alvo que graves acusações montadas. Aliás, Eu, o Coronel Fialho, o Coronel Menezes e o Coronel Estaves já estamos sendo alvo de uma dessas acusações montadas. Todos os Comandantes que ouviram essas acusações devem refletir sobre tudo o que está acontecendo e aconselho reavaliarem o posicionamento.
7. Rogo que os Policiais Militares presos no Batalhão Especial Prisional interrompam a GREVE DE FOME, por favor, não piorem a situação de vocês, a mensagem já foi dada à Sociedade Brasileira. Agradecemos o seu sacrifício. Por favor, se alimentem.
8. CORONEL FOGAÇA, POR FAVOR, DESCULPE A TODOS NÓS, ESTAMOS NO LIMITE MÁXIMO DO ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL. O QUE ESTÁ SENDO IMPOSTO À POLÍCIA MILITAR PARECE O MAIS TERRÍVEL PESADELO DE NOSSAS VIDAS, QUANDO IREMOS ACORDAR!
POVO BRASILEIRO - O MAIS IMPORTANTE - AO INICIARMOS O GRUPO DOS CORONÉIS BARBONOS, NAS PRIMEIRAS REUNIÕES, EU AFIRMEI QUE ESSE MOVIMENTO ÉTICO NÃO IRIA MUDAR APENAS A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, IRÁ MUDAR O BRASIL E JÁ COMEÇOU.

O CORONEL VIVAS TINHA RAZÃO:






"DEUS ESTÁ NO COMANDO"




PAULO RICARDO PAÚL

CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

16 comentários:

Wallace Tavares disse...

Ilustre sr. Cel. Paulo Ricardo Paúl, somos participantes de instituições memoráveis, históricas, justas e que buscam a perfeição da humanidade, através da Justiça, com o seu trabalho. Sou civil, mas na minha família, por uma série de motivos, fui o único a não servir ao Exército, pois estava na faculdade na época - entrei cedo - com a ajuda de um irmão de sangue, hoje, Coronel-PM reformado, que opto por não escrever o seu nome, pois ainda não conversei com ele - mas, com certeza, o senhor o conhece.
Gostaria de registrar o meu apoio à causa dos senhores e desejar sorte e vitória, como conheci a PM - TREME TERRA - conheço os problemas dos senhores por conversa com meu irmão e acompanhamento na mídia impressa e televisiva, mesmo sabendo que ela não está apoiando a atitude dos senhores por uma série de motivos, que não cabe aqui ressaltar. O motivo de lhe escrever é que eu e minha esposa, pelo menos, mais duas pessoas, também apoiamos o seu trabalho e dos "Barbonos".
Deixo o meu e-mail para contato para poder me apresentar melhor ao senhor, mas, de antemão, lhe parabenizo pela coragem, o que faltava no RJ.
Com respeito pela sua patente,
Wallace Tavares

Wallace Tavares disse...

Perdoe-me, mas esqueci-me de deixar o e-mail para contato:
compsoer_wallace@yahoo.com.br
Com respeito,
Wallace Tavares

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM A FRASE: "...ESSE MOVIMENTO ÉTICO NÃO IRIA MUDAR APENAS A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, IRÁ MUDAR O BRASIL E JÁ COMEÇOU."

Já era hora!

JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

Como não há espaço para postar aqui o que enviei para a sua caixa postal ontem à noite, farei a entrega em mãos na próxima oportunidade que encontrá-lo.

JUNTOS SOMOS FORTES!

Turma 76

Anônimo disse...

Nunca duvidei disso, e nunca duvidem disso, DEUS é o nosso Comandante Geral.
Coronel Paúl "Ninguém pode derrotar-nos, a menos que, em primeiro lugar, derrotemo-nos a nós mesmos". (D.D. Einsenhower)

"A fé inabalável não admite a possibilidade do insucesso". (Leonio Kaseff)

"A mais bela coragem é a confiança que devemos ter na capacidade do nosso esforço". (Coelho Neto)

Anônimo disse...

Sr Cel Paúl e demais Coronéis Barbonos. Meus respeitos!

Essa causa é de todos nós Policiais Militares, independente de Cargo, Função, Posto ou Graduação, pelos interesses pessoais e de bem servir a sociedade, o que permanece sendo o verdadeiro ideal. Sabemos que toda mudança gera expectativa, insegurança, desconfiança e resistência. É sempre previsível. Pela natureza imperfeita do ser humano em evolução, momentos dessa natureza são objeto de escárnio, desabafo,interesses políticos e comerciais. Não espere dos oportunistas outra reação. Até o momento tudo foi realizado de forma prudente, objetiva, sensata, transparente, ordeira, leal, legal etc. Eu tenho certeza que não seria de forma diversa. Parabéns a todos os "BARBONOS" e sábias são as palavras do Cel Vivas: "DEUS ESTÁ NO COMANDO". É o DEUS de JUSTIÇA. A causa é justa e todos sabem disso.

HIRAN QUINTANILHA - TEN PM

Anônimo disse...

Cel. Paul sou um grande admirador seu porque demonstra ser um homem de fibra,competente,verdadeiro e honrado, estive em v�rias reuni�es e infelizmente chegou a hora de ser tomada uma atitude mais concreta do que tentar manchar a imagem do governador, devemos olhar para o passado quando medidas dr�sticas gerar�o resultados como em 1980 no governo chagas e n�o muito longe daqui no estado de MG houve um aquartelamento e hoje as condi�es de trabalho e sal�rios deles est�o bem melhores, olhe para a hist�ria. Cel hoje n�s temos a internet e a tropa est� do nosso lado n�o podemos recuar. com exce�o da RECORD as outras emissoras est�o abafando o caso, devemos criar um outro fato para n�o deixar morrer o movimento lembre-se que o Governador � um ditador dif�cil de mudar de opini�o � s� lembrar dos 25% ele demorou muito para recuar, olha que at� seus principais amigos como Picciani teve dificulade para convencer o cabral, temos que analisar as caracter�sticas dele para tentar vencermos!!!
n�o desista cel. Paul
Por �ltimo sinto vergonha de meus comandantes Bombeiros n�o estarem participando do movimento que � in�dito no pa�s, Parab�ns cel. PAUL
pela coragem e determina�o.



JUNTOS SOMOS FORTES.
TEN BM ANDR� BARBOSA.

andresb47@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Sr Cel PM Paulo Ricardo Paúl os policiais do interior do nosso amado Estado do Rio de Janeiro estão tristes com resposta dos ... com relação a solicitação urgente e necessária que os Barbonos fizeram. E esses policiais estão pedindo socorro com a situação que estam vivendo. Amam a polícia militar, se dedicam de verdade e precisam de um aumento de no mínimo 50% para este ano. Confiaram no governador e agora precisam de alguém que possam enchugar suas lágrimas. Muitos PPMM di interior estão sofrendo por ter que viverem individados, não tem vida, vivem para a PM e não sabem e nem querem fazer outra coisa, pois conhecem sua história e querem honra-la como fizeram os bravos dos 12 e 31 de voluntários. Precisam, e suas famílias também precisam desse aumento. O choro de um soldado guerreiro está berrando no interior e ninguém escuta.
Seje um herói do século, faça sorrir a família militar do interior, faça sorrir a PM. Pode contar com esses PPMM. Creio que o levantou para essa missão. Realize esta grande obra. Deus é contigo e toma cnta de sua família. Mil carão ao teu lado 10 mil a tua direita mas tu não será atingido.

Anônimo disse...

SR CEL PAÚL NÃO PARE CONTINUE FIRME. CONTE COM OS PPMM DA REGIÃO DOS LAGOS.

Flit Paralisante disse...

Excelentíssimo Coronel quero parabenizá-lo pela sua coerência e circunspecção; mais que cidadania aqui se exerce deveres de um Oficial em relação aos seus pares, sua tropa; sua Instituição.

LIGEIRINHO disse...

Caro senhor coronel de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro acompanho pelos blogs e pelas noticias de jornal/TV o falatório sobre o assunto:- REAJUSTE SALARIAL ao que parece caro senhor os mandatários do Estado do Rio de Janeiro julgam aspiração remuneratória, um crime... nós sabemos que político ganha bem, e como ganham
Sou policial civil em São Paulo, aqui tivemos também a nossa campanha reivindicatória... com greve e tudo o mais, inclusive com chiadeira de ambas as partes.
E deu no que deu, vencemos... passamos a mão em míseros 80 paus.
Coronel, desculpe, será que alguém em sã consciência acredita que para resolver o caso da debandada geral dos coronéis da PM do rio, bastaria solicitar os bons préstimos dos coronéis do exercido, pelos quais tenho um respeito imensurável, para tomarem frente aos quartéis esvaziados? Será?
Como seria isso?
Quero ver o Governador do Rio de Janeiro explicar como?
Será que o comando Militar do Rio Mudou de mãos?
Torço para que o senhor e os seus, saiam vencedores nesta batalha árdua, mostrando aos políticos do Rio, Governador, Secretário de Segurança entre outros, com quantos paus se faz uma canoa, ou com quantos coronéis se faz uma reivindicação ordeira e pacífica, como ao que parece é a de vocês, nós paulista torcemos por vocês.
Quero registrar o meu apoio à causa dos senhores policiais do lindo e amado Rio, pois ele (Rio) não merece o Governador que tem e nem um Secretário deste naipe. Boa sorte e boa vitória.
Contamos com vocês esperamos aprender com vocês, pois o país esta de olho, pois falou no Rio, falou no Brasil, quem sabe assim inicia-se uma nova era de reivindicações salariais, justas por sinal.
PS Coronel do exercito não é bobo não, Tão de olho no Governador do Rio, e ninguém merece abraçar um pau podre destes!
Marco Vinícius Ferreira
RG 6.908.044 SSP/SP

Anônimo disse...

Cel Paúl
Tive o prazer de servir ao seu comando e o admiro muito. O Sr. me fez acreditar que é possivel mudar a polícia e que é possivel mudar nossa sociedade doente. Mesmo passando por lutas e traições.
Acredito no seu ideal e estarei nesta luta até ao fim.

Ten Juliana sua eterna Comandada

Anônimo disse...

Minha continência, mas
..."Isso foi um grave desrespeito ao coronel Pitta, que foi exposto de forma grave." Confunde-me esta assertiva diante das circunstâncias.

Unknown disse...

PM e as mães da Plaza de Mayo

Todas as quintas-feiras às 15:30 H a partir de 1977 mães argentinas reinvindicando notícias de seus filhos desaparecidos (30.000 pessoas) protestavam pontualmente em frente a Casa Rosada (residência do presidente argentino) contra a ditadura militar da época. Essa tática de protesto foi um dos principais motivos da derrubada do regime militar argentino. Com a caça de policiais,feito pela atual governo fluminense, que ousam cobram por um salário (e condições de trabalho) mais justo essa tática de protesto vem a se adequar de forma muito oportuna. Seja feita pelos próprios policiais ou por seus familiares. Sugiro que seja feita todo domingo na porta da casa do governador no Leblon. Aposto que a patroa e os filhos do governador irião ficar muito invocados com esse alarde todo domingo. Como sabiamente sugere o jornalista da TV Bandeirantes Ricardo Boechat, protesto para ter efeito não se faz atrapalhando a vida da população (como interrompendo o trânsito, por exemplo), mas na porta da casa do político infernizando a vida desse infeliz. Que tal ???

Unknown disse...

PM e as mães da Plaza de Mayo

PM e as mães da Plaza de Mayo
Todas as quintas-feiras às 15:30 H a partir de 1977, mães argentinas reinvindicando notícias de seus filhos desaparecidos (30.000 pessoas) protestavam pontualmente em frente a Casa Rosada (residência do presidente argentino) contra a ditadura militar da época. Essa tática de protesto foi um dos principais motivos da derrubada do regime militar argentino. Com a caça de policiais,feito pela atual governo fluminense, que ousam cobrar por um salário (e condições de trabalho) mais justo essa tática de protesto vem a se adequar de forma muito oportuna. Seja feita pelos próprios policiais ou por seus familiares. Sugiro que seja feita todo domingo na porta da casa do governador no Leblon. Aposto que a patroa e os filhos do governador irião ficar muito invocados com esse alarde todo domingo. Como sabiamente sugere o jornalista da TV Bandeirantes Ricardo Boechat, protesto para ter efeito não se faz atrapalhando a vida da população (como interrompendo o trânsito, por exemplo), mas na porta da casa do político infernizando a vida desse infeliz. Que tal ???

Anônimo disse...

OLÁ CEL! ADMIREI MUITO A INICIATIVA DE TODOS EM MOBILIZAÇÃO PELAS MELHORES CONDIÇOES DE TRABALHO DOS POLICIAS, SEJA ELA FINANCEIRA OU REFERENTE A ARMAMENTO E VIATURAS E SEGURANÇA DO POLICIAL MILITAR.
MAS PERCEBO QUE O SENHOR ANDA UM POUCO SUMIDO PRINCIPALMENTE AQUI NO BLOG. ESPERO QUE NÃO TENHA NOS LARGADO NESSA CAUSA TÃO NOBRE E IMPORTANTE.
UM ABRAÇO DE UM SUBORDINADO QUE SE ORGULHA DESTE SUPERIOR.
SGT PM FREITAS